Priming no Post Mix...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alanlisboa

Well-Known Member
Joined
Jun 24, 2014
Messages
237
Reaction score
43
Pessoal, boa noite...

Sou novo tanto no fórum quanto na lida cervejeira...

Fiz quatro levas até agora, evoluindo de extrato >>> extrato + lúpulo >>> extrato e grãos... em seguida vou tirar minha primeira brassagem completa all grain...

Estou querendo adquirir um post-mix, mas por diversos motivos prefiro nesse momento não comprar o cilindro de gás... gostaria de carbonatar direto via priming.

Sei que ao natural não dá certo no post porque ele só veda sob pressão... Minha dúvida é a seguinte... eu posso usar a pistola de gás, como existe na LamasBrew para aumentar a pressão no barril e vedar corretamente o post, usando depois o priming para carbonatar corretamente??
 
Ae cara, bem vindo.

Vc tem razão quanto ao problema de vedação das tampas pra fazer o priming.

Eu acho que não vai dar certo a ideia de usar o cartuchinho de CO2. A pressão dele até pode fazer a vedação num primeiro momento, mas essa pressão que fica no espaço vazio la dentro do barril logo vai equilibrando com o líquido (ele absorve o CO2) e daí a pressão baixa e pode ocorrer novamente o vazamento...

Nem todos post-mix não vedam na ausencia de pressão, alguns poucos até vedam e poderia dar certo, mas é um sorteio e é dificil ganhar esse... poderia considerar adquirir um barril keg normal, nesses dá pra fazer priming tranquilo...
 
Eu já carbonatei direto no postmix (usando açúcar refinado comum) sem dar pressão antes e funcionou perfeitamente.
O que eu costumo fazer para ter uma vedação perfeita na tampa é molhar o o-ring com solução sanitizante (iodophor, no meu caso) e colocar a tampa. Antes de trava-la, eu puxo a tampa para cima, giro ela de um lado para o outro (pouquíssima coisa!!) para o o-ring assentar bem na sede dele e aí sim eu travo.

O único porém vem na hora de servir. Além de não poder agitar o barril (até o transporte pode misturar o sedimento de levedura), o primeiro copo precisa ser descartado, e você ainda precisa de um sistema que insira CO2 no barril conforme a cerveja é consumida.
 
O maior problema em fazer primming no barril é que você terá que controlar perfeitamente o head-space. O tamanho do head-space afeta diretamente a carbonatação, e então eu não posso dizer "faça isso" ou "faça aquilo" porque pra isso teríamos que usar exatamente o mesmo volume de head-space, tal qual todos fazem nas garrafas.

Já hora de servir, como já mencionaram, é um inferno.... com a pressão normal não dá pra servir, e baixando a pressão.. uma hora ela vai acabar. Além de tudo isso, tem a grande quantidade de borra que vai ficar no fundo.

Ou seja... fica a óbvia recomendação de partir pra carbonatação forçada, que normalmente é um caminho sem volta pela grande praticidade depois que se adquire experiência.

Abraço,
 
Colegas, pretendo fazer a carbonatação em um keg de 5 litros. Qual é o head space que devo respeitar?
 
Colegas, pretendo fazer a carbonatação em um keg de 5 litros. Qual é o head space que devo respeitar?
Tenho essa dúvida também, no meu caso tem 10L de capacidade.
A ikeg diz que a carbonatação forçada pode ser a 25psi, o proming dá mais pressão que isso? Porque perguntei no fale conosco deles qual a pressão máxima suportada e não me responderam.
 
Imaginando uma carbonatação de 2,5vol (média de boa parte das cervejas), com garrafas em temperatura ambiente (25ºC), teríamos uma pressão interna de 2,27 Bar (ou 33 Psi).

Minhas tampas ball lock que uso nos barris iKeg começam a abrir entre 35-40 Psi, então tenho como esse o limite do meu equipamento. Certamente o equipamento aguentaria o priming.
 

Latest posts

Back
Top