Priming longo a temperatura ambiente pode dar off-flavor?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mario

Well-Known Member
Joined
Jan 9, 2014
Messages
74
Reaction score
6
Caros, numa pale ale com US-05, após fermentação primária e secudária com temperatura rigidamente controlada, acham possível que se gere algum off-flavor decorrente do priming longo (+/- 15 dias) a temperatura ambiente?

Abraços!
 
Oi Mario,
a quantidade de açucar de primming é bem pequena para gerar off-flavors que vão ficar na sua cerveja. Porém qual é a sua temperatura ambiente?

No caso, se for por volta dos 20ºC, um pouco a mais ou a menos, é uma temperatura boa para fazer a refermentação na garrafa sem problema algum. E 15 dias não é um tempo longo não, se tiver paciência pode deixar até mais para os sabores da cerveja "arredondarem" e vc ter uma carbonatação completa. Se não tiver paciência vá experimentando aos poucos que perceberá a melhora com o passar das semanas.
 
@motammg, a temperatura varia de 25-35 graus. Tenho feito assim, porém sempre me pergunto a respeito do prriming a temperaturas tão altas...
 
Caros, numa pale ale com US-05, após fermentação primária e secudária com temperatura rigidamente controlada, acham possível que se gere algum off-flavor decorrente do priming longo (+/- 15 dias) a temperatura ambiente?

Abraços!

Priming não gera off-flavors de fermentação, não importa a temperatura que vc use. Da mesma forma muitas cervejarias filtram sua cerveja e depois readicionam uma quantidade pequena de fermento para priming, mesmo assim, sendo um fermento diferente, não gera características.

A questão de usar altas temperaturas pro priming e depois pra guardar é a mesma questão do armazenamento ou maturação em altas temperaturas, a temperatura acelara algumas reações que podem ou não ser desejadas pra cerveja, dependendo do estilo. Mas nada a ver com o priming em si.

Abraço
 
Beleza, valeu pelas dicas @Tiago e @motammg!!

Abraços!!
 
Aqui no MT a temperatura ambiente é 30 - 35o.C. Tenho geladeira + Tic17. Fermentei 7dias a 18o.C, Maturei 5dias a 7o.C, Decantei 2dias a 0 o.C. Vou adicionar o primming, envasar e guardar. Pergunta:
a) se voltar a geladeira para refermentar a 18 o.C por 7 dias não posso brassar outra leva.
b) se deixar refermentar na garrafa a temperatura ambiente tenho medo que estrague.

Quais suas opiniões a respeito? Como refermentar?
 
Ja refermentei e gaurdei levas por uns 03 meses sem problema nenhum na temperatura do RJ uns 33°
 
Como ja disseram o priming não gera off flavors perceptiveis a maioria das pessoas
 
Aqui no MT a temperatura ambiente é 30 - 35o.C. Tenho geladeira + Tic17. Fermentei 7dias a 18o.C, Maturei 5dias a 7o.C, Decantei 2dias a 0 o.C. Vou adicionar o primming, envasar e guardar. Pergunta:
a) se voltar a geladeira para refermentar a 18 o.C por 7 dias não posso brassar outra leva.
b) se deixar refermentar na garrafa a temperatura ambiente tenho medo que estrague.

Quais suas opiniões a respeito? Como refermentar?

Se estragar em 1 ou 2 semanas que é o período de refermentação, seja a 35 ou 18ºC o problema não está nessa fase do processo ou temperatura.

Eu acredito muito que essa percepção desenvolvida por muitos cervejeiros de que condições gerais (exceto quantidade de açucar) de priming possam mudar características da cerveja é um mito e ocorre muito oorque a carbonatação da cerveja simplesmente muda a percepção dela. As vezes algum off-flavor gerado durante a fermentação não é percebido na cerveja sem gas, mas com carbonatação acaba ficando em evidência e daí o cervejeiro pode acabar apontando algum fator dessa última etapa, porque obviamente só percebeu depois dela, quando na verdade já estava lá, menos perceptível.

Fora isso, evitaria apenas temperaturas acima de 35ºC. Pelos 40ºC a levedura já começa a sofrer e pode ir morrendo. Além disso é contra-senso submeter cervejas boas de beber jovens (IPA, APA, por ex.) a uma temperatura extrema nessa faixa dos 30+ºC, novamente não por problemas de priming, mas da armazenagem a quente que vai diminuir o frescor da cerveja mesmo em 1 ou 2 semanas.

Abraço
 
Cara... priming longo, no geral..... só vai deixar a tua cerveja melhor.

Um dos maiores erros que a galera comete (e meu Deus.... como isso é frequente) é justamente deixar POUCO tempo no priming, quando no geral o mais recomendado e deixar, no mínimo, esses 15 dias para que todos os açúcares sejam devidamente consumidos, e para que o fermento inclusive consuma alguns açúcares complexos que podem ter ficado como residuais.

Ou seja, é o contrário. :)

Campanha contra a "ejaculação precoce cervejeira".

Abraço!
 
Maravilha @Guenther, fico mais tranquilo então! :)
Abraço!
 
Cara... priming longo, no geral..... só vai deixar a tua cerveja melhor.

Um dos maiores erros que a galera comete (e meu Deus.... como isso é frequente) é justamente deixar POUCO tempo no priming, quando no geral o mais recomendado e deixar, no mínimo, esses 15 dias para que todos os açúcares sejam devidamente consumidos, e para que o fermento inclusive consuma alguns açúcares complexos que podem ter ficado como residuais.

Ou seja, é o contrário. :)

Campanha contra a "ejaculação precoce cervejeira".

Abraço!



@Guenther sendo mais preciso, esses 15 dias que voce fala de priming é normalmente quando atinge a pressão de 2,5 ou são depois de atingir essa pressão?
Semana passada engarrafei minha primeira leva, uma Vienna OG 1052 FG 1013 com 5,1% de alcool. Ela esta a uma semana na garrafa e o manometro está a 1 de pressão. Acredito que esteje tudo bem, porém como sou iniciante vem a minha dúvida, eu deixo ela quietinha no canto dela no seus 15º que estão carbonatando ou realizo um procedimento para subir a temperatura para 20, 22º? A temperatura ambiente tenho certeza que não vai subir pois estou em São Joaquim - SC.

grato pela atenção!
 
Back
Top