Priming individual ou direto no balde?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu faço como o Guilherme, porém coloco 2 gotinhas de limão na água, isso vai fazer com que a água não "caramelize" o açucar.
 
Eu faço como o Guilherme, porém coloco 2 gotinhas de limão na água, isso vai fazer com que a água não "caramelize" o açucar.

Pelo contrário, o ácido do limão (como qualquer ácido) aumenta a caramelização do açucar, porque desidrata ele (remove água).

Mas esse tipo de coisa não chega a acontecer na fervura do açucar se tem água o suficiente pra diluir ele.
 
Pelo contrário, o ácido do limão (como qualquer ácido) aumenta a caramelização do açucar, porque desidrata ele (remove água).

Mas esse tipo de coisa não chega a acontecer na fervura do açucar se tem água o suficiente pra diluir ele.

Perdão, vc tem razão... as gotas eu uso para o açucar invertido, pra ajudar na quebra das moléculas de sacarose em frutose e glicose.

abss
 
Eu sempre fiz o primming seguindo os preceitos básicos do Palmer, que na minha opinião segue sendo o mais simples, seguro e efetivo. Fervo o açúcar com água até diluir completamente, coloco no outro balde que vou usar pra engarrafar, trasfego a cerveja do fermentador para este balde utilizando um sifão (assim posso pegar o máximo de cerveja possível), misturo tudo novamente no outro balde pra homogeneizar, e já era!

Abraço,

Eu faço desse jeito tb, porém só faço a transferência para as garrafas depois de umas 8 a 12 horas, espero o lag time passar no balde. Isso gera algum problema? Ou é indiferente?
 
hehe, não há? pois acreditava que sim, sendo que o mosto estava a 0° e até as leveduras se retivarem não seria um lag time?

Acho um trabalho desnecessário.. poderia terminar o serviço direto. Como problema, só consigo imaginar o caso de você demorar demais e "perder" CO2.
O seu intuito é diminuir o tempo de carbonatação? Creio que não fará diferença
 
Eu faço desse jeito tb, porém só faço a transferência para as garrafas depois de umas 8 a 12 horas, espero o lag time passar no balde. Isso gera algum problema? Ou é indiferente?
Bom, primeiro... lag-time nesse caso é praticamente inexistente. Lag-time é o tempo que o fermento que estava em um meio leva para se adaptar ao outro quando o inoculamos.

Nesse caso, o fermento já está na cerveja, logo......... adaptação zero.

E a questão da temperatura estar a zero.... é só o tempo da cerveja esquentar.

Resumindo, só estás te prejudicando fazendo isso, seja por aumentar risco de contaminação, ou de carbonatar menos do que deveria tuas cervejas.

E aí eu pergunto...... de onde tu tirou essa técnica????? Quem foi o maluco que te disse pra fazer isso, hehehe?

Abraço,
 
Cara, o maluco foi eu msm, kkkkkk, foi suposição minha msm, kkkk, de haver esse lagtime. Por ser uma refermentação, como ocorre todas etapas da fermentação, supuz que tb deveria haver esse lagtime tb.
Valeu as correções e estamos aqui para compartilhar conhecimentos e aprendizados.
 
Eu faço o mais trabalhoso mesmo, meço a mistura de primming e com uma seringa coloco em cada garrafa a quantidade necessária. Acredito que isso evita o problema de distribuição diferente do primming e evita a contaminação e oxidação ao ficar transferindo e mexendo a cerva.

Bom dia Alex. Cara, estou com dúvidas sobre como fazer o priming garrafa por garrafa. Por exemplo... tenho que fazer uma solucao de 140g de açucar para 20L de cerveja. Logo, vou fazer uma solução de 140 g de açúcar em 240 ml de água, mas minha dúvida é a seguinte.... Quanto dessa solução eu vou usar em cada garrafa? quantos ml na seringa vc usa? Abraços.
 
Galera... quanto de solução de açúcar invertido usar no priming garrafa por garrafa? Digo... quando for fazer a solução de priming, quantos ml usar na seringa(se for o mais eficaz), para cada garrafa. Vejo todo mundo falando que usou na seringa,mas ninguém diz quanto ou como se dá o processo_Obrigado pessoal.
 
Galera... quanto de solução de açúcar invertido usar no priming garrafa por garrafa? Digo... quando for fazer a solução de priming, quantos ml usar na seringa(se for o mais eficaz), para cada garrafa. Vejo todo mundo falando que usou na seringa,mas ninguém diz quanto ou como se dá o processo_Obrigado pessoal.


Cara imagina o trampo que é fazer o priming na seringa garrafa por garrafa. Só se gostasse de ter trabalho a toa que fazer priming assim. Com ctz o mais prático e vc fazer o priming direto no balde ou fermentador que tenha. Calcule a quantidade de açúcar para o estilo cerveja, procura no Google calculadora para priming, aí faça a solução do açúcar invertido e joga no balde antes da trasfega. Depois faça a trasfega e por fim de uma mexida suave por 1 min. Mari tem erro, depois envasa na sequência.
 
Cara imagina o trampo que é fazer o priming na seringa garrafa por garrafa. Só se gostasse de ter trabalho a toa que fazer priming assim. Com ctz o mais prático e vc fazer o priming direto no balde ou fermentador que tenha. Calcule a quantidade de açúcar para o estilo cerveja, procura no Google calculadora para priming, aí faça a solução do açúcar invertido e joga no balde antes da trasfega. Depois faça a trasfega e por fim de uma mexida suave por 1 min. Mari tem erro, depois envasa na sequência.
Fernando, o trabalho é mínimo. Eu acho muito prático e faço. Nunca tive problemas com primming no balde de envase, mas depois que testei na seringa não faço de outra forma.


Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
Cara imagina o trampo que é fazer o priming na seringa garrafa por garrafa. Só se gostasse de ter trabalho a toa que fazer priming assim. Com ctz o mais prático e vc fazer o priming direto no balde ou fermentador que tenha. Calcule a quantidade de açúcar para o estilo cerveja, procura no Google calculadora para priming, aí faça a solução do açúcar invertido e joga no balde antes da trasfega. Depois faça a trasfega e por fim de uma mexida suave por 1 min. Mari tem erro, depois envasa na sequência.
Fernando, o trabalho é mínimo. Eu acho muito prático. Nunca tive problemas com primming no balde de envase, mas depois que testei na seringa não faço de outra forma.


Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
Fernando, o trabalho é mínimo para levas pequenas. No meu caso, engarrafo até 25 litros e acho prático. Nunca tive problemas com primming direto no balde de envase, mas depois que testei na seringa não faço de outra forma.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
Felipe o calculo da quantidade é tranquilo. Eu preparo o primming em uma quantidade maior do que seria necessário. Uma vez pronto, aplico regra de três para saber quantas gramas de açúcar tenho por mililitro e quanto é necessário em cada garrafa.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
Felipe o calculo da quantidade é tranquilo. Eu preparo o primming em uma quantidade maior do que seria necessário. Uma vez pronto, aplico regra de três para saber quantas gramas de açúcar tenho por mililitro e quanto é necessário em cada garrafa.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
Vlw Cláudio consegui encontrar um artigo comentado. Abraços.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
 
Não vejo nenhuma vantagem em fazer garrafa por garrafa.

Ortiz, minha duas primeiras levas fiz no balde, levou residuo pra caramba pra garrafa, ao ponto do ultimo copo mudar de cor... quando faço direto na garrafa, posso virar a garrafa de cabeça pra baixo que não fica nenhum residuo.. Mas é mais trabalhoso realmente, o que vc faz quando mistura no balde e levanta todo o resduo novamente?
 
Outra dúvida, é que vi que alcool 70% não é tão sanitizante assim..
Eu estou usando pra lavar as garrafas antes de engarrafar (minhas duas ultimas fiz assim, não tive problemas) Mas existe alguma possibilidade de contaminar? Tipo o alcool não ser tão efetivo..

A primeira fervi as garrafas, todas na panelas.... puta trabalho.
Depois comecei a usar iodo, outra coisa chata tbm pois faz muita espuma, e o trabalho fica prolongado até tirar tudo.
Então estou no Alcool 70
 
Outra dúvida, é que vi que alcool 70% não é tão sanitizante assim..
Eu estou usando pra lavar as garrafas antes de engarrafar (minhas duas ultimas fiz assim, não tive problemas) Mas existe alguma possibilidade de contaminar? Tipo o alcool não ser tão efetivo..

A primeira fervi as garrafas, todas na panelas.... puta trabalho.
Depois comecei a usar iodo, outra coisa chata tbm pois faz muita espuma, e o trabalho fica prolongado até tirar tudo.
Então estou no Alcool 70

Eu uso Iodophor, e depois dou umas borrifadas de álcool 70 para tirar o resto da espuma das garrafas.

Antes de engarrafar, tem que trocar de balde, e deixar todo o resíduo de fermento / lúpulo no outro balde, mandando só a cerveja limpa para o balde de envase. Aí sim misturar o prime.
 
Dica.. esqueça álcool 70 pra sanitizações críticas.

Eu sempre suspeitei disso.. mas existe um motivo pelo qual nos EUA e nas literaturas nem se cogita álcool 70 como sanitizante..... ele nem se compara aos outros.

Inclusive, pararam de usar em hospitais depois de alguns estudos mais recentes que atestam a eficácia total dele (mesmo assim muito menor que os outros) somente com FRICÇÃO.

Ainda quero achar um estudo conclusivo.

Abraço,

Sobre o álcool 70, minha esposa é farmacêutica e a primeira coisa que ela disse quando me viu utilizando álcool 70 para sanitizar foi exatamente isto: que sem fricção não tinha efeito.

Ela não citou nenhum estudo conclusivo, mas pelo que entendi trata-se de um conhecimento comum para quem trabalha em laboratório, uma espécie de boa prática associada ao álcool 70.
 
Ortiz, minha duas primeiras levas fiz no balde, levou residuo pra caramba pra garrafa, ao ponto do ultimo copo mudar de cor... quando faço direto na garrafa, posso virar a garrafa de cabeça pra baixo que não fica nenhum residuo.. Mas é mais trabalhoso realmente, o que vc faz quando mistura no balde e levanta todo o resduo novamente?

Não entendi.... você não passa pra um novo balde antes de fazer o priming ?

Tem que passar, caso contrário vai levar muito resíduo mesmo.
 
Não entendi.... você não passa pra um novo balde antes de fazer o priming ?

Tem que passar, caso contrário vai levar muito resíduo mesmo.

Eu só troco o balde da fermentação para maturação, quando acaba a maturação já jogo direto pra garrafa. No caso deveria fazer mais uma troca de balde, 2 no total?
 
Eu só troco o balde da fermentação para maturação, quando acaba a maturação já jogo direto pra garrafa. No caso deveria fazer mais uma troca de balde, 2 no total?

Quando voce baixar a temperatura vai decantar mais um monte de fermento e fica difícil fazer priming nesse balde.
Eu troco de balde somente na hora de fazer o priming e fica bem limpa a breja.

Acho desnecessária essa trasfega entre fermentação e maturação, mas cada um faz o que acha melhor.

abc.
 
Pessoal, produzi minha primeira leva de 40l de Weiss no sábado passado (17/09), inoculei o fermento após colocar na bombona, coloquei na geladeira com temperatura controlada a 20° e 2hr depois o "airlock" estava borbulhando.

Na foto abaixo está o esquema que fiz para não utilizar o air lock tradicional e não precisar furar a tampa e correr o risco de perder a pressão (minha bombona tem duas tampas, uma que tem borracha e veda e outra com rosca para pressionar a primeira e manter a vedação, se fizesse furo por cima não daria conta de encaixar o airlock). Minha bombona cabem 50l e vou fazer levas de no máximo 40l por segurança.

-nmtA69X5-q7fCOaCpP8memST1BRN6aqmsoZfzoXVHreWyHqW9WSU7DX6BLTl0Kso5TrjnErYn1Ep_3ZZZNiNnh0MXRQjuWwb3PE5WSHGtltp_aHr6h7KMgxde0P81W66z57JLo60H-e7WCmHpkoo3fjUpnC9EpcJJzVsJUMk0ZO-bmPiq-CIm_XSGRvH1BQPjoPcQGUjDCS8mDjPnpXPaDsaMSYySBbuNN7o_glSlCaqA9SrK8KZ-seQj6DrEhHdUMJ8PsohPFuArhvXWYN4tuzDapiP4OQwwWkgzgaTI2dVcxhsEshlIS-9KHR3jyP12b1mw0iLKucPLraiFKGpkL38mwGMGsw123iEgxxAEaroBDodVlOL9IsfeO5_qcB3lA_dWdKaDrCwNV7Atk8DDkXceOH2aGkNCeHhVm3-dp5mJaScQAQe32ZaFTP22Di9ut_h6D8N3Lyiud0rTg0agg4WCkpipRqcvb4QENk_QEzRb5jAXBE6vHsXgbGZ8DZfs2r7CYkE8YDu_UAB7Xed_31EyyO_8o4C_hGtDkqgH1sb4mqS4Gfhj0J0hw8tlo10qTIzeIix0q9ioXDSE3FHMA-kzCGTwGD34yJrvkbrY4OQYvJ=w514-h912-no


Tenho uma outra dessa, com o mesmo sistema e pelo que percebi a lama de fermento vai ficar bem abaixo da torneira, possivelmente perderei muita cerveja se não utilizar o sifão para fazer a transfega.

A dúvida é? Posso utilizar uma mangueira devidamente sanitizada como sifão? E o que utilizaria para fazer a sucção e iniciar a transfega? (não queria investir num sifão daqueles da WE se realmente não for necessário).

Sobre o envase, vou fazer o priming com 7g de açúcar por litro de cerveja no segundo balde e encher as garrafas com a válvula própria. Vou ferver esse açucar com 300ml de água por uns 5 minutos depois de diluir por inteiro.

Desde já agradeço.
 
Eu não misturo um pouco..... eu faço 1 ml de iodophor por litro..... só que esse "litro" é de álcool 70, e não água.

Guenther, como praticamente tudo o que você posta tem embasamento em alguma (ou várias) literatura, o que eu acho excelente, para este assunto você tem alguma leitura recomendada ou é baseado somente em experiencia própria tua?

Achei interessante a técnica e vou tentar na minha próxima sanitização. Mais uma vez obrigado pela dica. :mug:,

Edit: Uma dúvida que tive foi se a concentração numa mistura com água é igual se misturado no Alcool 70. Se os mesmo 1ml/L para iodo 2.25% (Biofor) darão as mesmas 22.5ppm que dão em 1L de água.

[ ] 's
 
Guenther, como praticamente tudo o que você posta tem embasamento em alguma (ou várias) literatura, o que eu acho excelente, para este assunto você tem alguma leitura recomendada ou é baseado somente em experiencia própria tua?

Achei interessante a técnica e vou tentar na minha próxima sanitização. Mais uma vez obrigado pela dica. :mug:,

Edit: Uma dúvida que tive foi se a concentração numa mistura com água é igual se misturado no Alcool 70. Se os mesmo 1ml/L para iodo 2.25% (Biofor) darão as mesmas 22.5ppm que dão em 1L de água.

[ ] 's
Cara, é conhecimento próprio mesmo pois se você der uma pequena pesquisada (só colocar "álcool iodado no Google) vai ver que esse é um produto largamente utilizado, pois o iodo se solubiliza melhor no álcool.

Sobre a concentração... 1ml por litro gera uma concentração entre 12,5 a 25ppm de iodo livre (o que realmente importa) com iodophor da Kalykim.

Com outros, você vai precisar descobrir a concentração de iodo livre, e fazer as contas. Eu não fiz com outros pq só uso o da Kalikym onde moro.

Abraço,
 
A dúvida é? Posso utilizar uma mangueira devidamente sanitizada como sifão? E o que utilizaria para fazer a sucção e iniciar a transfega? (não queria investir num sifão daqueles da WE se realmente não for necessário).

Para fazer a sucção eu utilizo uma "seringa de 60 ml com bico cateter". O bico da seringa encaixa perfeitamente na mangueira de silicone que eu uso.


Guilherme C.
 
A dúvida é? Posso utilizar uma mangueira devidamente sanitizada como sifão? E o que utilizaria para fazer a sucção e iniciar a transfega? (não queria investir num sifão daqueles da WE se realmente não for necessário).

Para fazer a sucção eu utilizo uma "seringa de 60 ml com bico cateter". O bico da seringa encaixa perfeitamente na mangueira de silicone que eu uso.


Guilherme C.
É só pré encher a mangueira com água filtrada.

A chance de vc ter uma contaminação com água pura da torneira filtrada tende a zero.

Já fiz isso muitas e muitas dezenas de vezes.
 
É só pré encher a mangueira com água filtrada.

A chance de vc ter uma contaminação com água pura da torneira filtrada tende a zero.

Já fiz isso muitas e muitas dezenas de vezes.
Valeu a dica @guenter, vou tentar dessa forma. Ainda estou esperando a fermentação da minha primeira leva de Weiss. Já vou fazer uma segunda de APA pra não ficar muito tempo entre uma receita e outra. A idéia é fazer duas brassagens de 40l por mês.

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 
Alguém utiliza um sifão desses mais simples. Do tipo para aquários ou especificamente precisa ser um desses vendidos em lojas específicas.

Enviado de meu LG-D392 usando Tapatalk
 
Back
Top