Priming e Envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulofilho

Well-Known Member
Joined
Aug 8, 2016
Messages
80
Reaction score
8
Boa noite, pessoal.

Fiz minha primeira cerveja sozinho (já havia feito algumas vezes com um amigo mais experiente). Minha receita é uma PALE ALE 20 litros e a brassagem foi tudo ok, conforme as orientações da receita.

Um pouco da historia: Pra variar, tive problemas de vedação com meu balde fermentador e não houve uma vedação 100%. No inicio, parecia que estava começando querer ter atividade no airlock pois eu colocava um peso em cima da tampa e o alcool do airlock não ficava nivelado. Parecia que estava querendo borbulhar mas a força não era suficiente.

Bom deixei 15 dias fermentando e agora vou abrir o balde torcendo para que tenha fermentado a cerveja!

Minha duvida é com relação ao priming e o envase pois das vezes que fiz cerveja com meu amigo, participei poucas vezes do processo.

OBS: Vou fazer o priming com acucar invertido e de garrafa em garrafa com uma seringa.

Ele sempre me orientou a fazer o priming para esta receita da Pale Ale da seguinte forma:

1) Colocar 200g de açucar em uma caneca.
2) Ferver agua e adicionar nesta caneca até completar 300ml.
3) 5 gotas de limão.

Fazer o priming garrafa a garrafa usando uma seringa e colocando 5ml tanto para garrafas de 500ml e 600ml.

Está 100% correto esse processo? A carbonatação sempre ficou show de bola dessa forma.

Na receita da minha Pale Ale está escrito que para o priming devo usar 8g/L.
Eu calculei e tem aproximadamente 19,5 L de cerveja, contando o fermento do fundo.
Pelo que pesquisei, achei algumas informações com proporçoes diferentes da que meu amigo usa.

1) Para 19,5L de cerveja e 8g/L, então devo usar um total de 8*19,5 = 156g de acucar.
2) A quantidade de agua deve ser 3x a quantidade de açucar. Então 3*156g = 468ml
3) Como calcular a quantidade de ml do açucar invertido por garrafa de 500ML, 600ML e 300ML?

Esta correto este modo de priming também? Qual dos dois seria melhor utilizar?

Obrigado pessoal.

Att.

Paulo
 
Bom dia,

Também faço igual ao seu processo. Para ~20 l eu fervo 300ml de água, adiciono em seguida o açúcar (8g/l) e acrescento umas 4 gotas de limão (há quem diga que não precise, eu faço) e deixo fervendo por uns 10 min, porém, diferentemente de você eu adiciono todo este "açúcar" na cerveja (acho bem mais prático), mexo delicadamente e depois envaso. Até então em minhas levas, nunca tive problemas com a carbonatação e nem inomogeneidade de umas mais carbonatadas que outras.

Apenas um relato de meu processo. Mas certamente alguém mais experiente aqui do grupo terá algo a mais para acrescentar e colaborar com você!!

Saudações e boas brassagens.
 
Bom dia! Então eu não coloco todo açucar direto pois eu não faço o trasporte do fermentador para o balde de maturação... assim, eu não posso jogar o açucar e mexer pois tem residuo de fermento no fundo e isso vai deixar a cerveja turva!

Eu li que nesse meu cenario, eu tenho cerveja e o fermento no fundo... então calcular a quantidade de açucar me baseando no conteudo total não é o correto!

Nao sei se isto está correto pois ainda estou começando...

Muito obrigado pelo retorno! cadona!
 
Bom dia, melecajou!

Eu comprei meu kit recentemente e confesso que o densímetro eu deixei para comprar depois...eu entendo a importância do instrumento mas como fiz varias brassagens e com meu amigo.. nos orientamos sempre pelo airlock pois agente sempre conseguia vedação. Acontece que nessa leva que eu fiz sozinho... não tenho a mesma experiencia e não consegui vedar... ai fiquei na mão.

Aconteceram alguns casos tambem quando fiz receitas com este amigo... nesses casos agente não mexia e deixava 15 dias no fermentador e graças a deus não perdemos receitas.

Agente sempre seguiu as receitas e condições de temperatura a risco...

Mas eu vou comprar um densímetro e comecar a usar... vou abrir meu fermentador no domingo e vou ver no que... primeira brassagem sozinho... vamos ver.

E sobre o priming? o que me diz?

abraço! valeu pela resposta
 
Bom dia, melecajou!

Eu comprei meu kit recentemente e confesso que o densímetro eu deixei para comprar depois...eu entendo a importância do instrumento mas como fiz varias brassagens e com meu amigo.. nos orientamos sempre pelo airlock pois agente sempre conseguia vedação. Acontece que nessa leva que eu fiz sozinho... não tenho a mesma experiencia e não consegui vedar... ai fiquei na mão.

Aconteceram alguns casos tambem quando fiz receitas com este amigo... nesses casos agente não mexia e deixava 15 dias no fermentador e graças a deus não perdemos receitas.

Agente sempre seguiu as receitas e condições de temperatura a risco...

Mas eu vou comprar um densímetro e comecar a usar... vou abrir meu fermentador no domingo e vou ver no que... primeira brassagem sozinho... vamos ver.

E sobre o priming? o que me diz?

abraço! valeu pela resposta

Seguinte meu caro. Provavelmente vai sair cerveja. Confesso que no início também fazia sem densímetro. Porém compre um densímetro urgentemente, sem ele tu não tem absolutamente nenhum controle da cerveja que está fazendo, não sabe a densidade original, não sabe a densidade final, não sabe a graduação alcoólica, não sabe se terminou de atenuar, enfim, não sabe se o que você planejou deu certo.

Quanto ao priming, de novo, deve funcionar. Porém aconselho a fazer a trasfega para outro balde, a partir da quantidade de cerveja calcular a quantidade de açúcar para o priming, misturar o priming na cerveja e só então engarrafar. Já fiz das duas formas e da segunda maneira consegui uma carbonatação muito mais homogênea (comparando as garrafas).

Abraços.
 
Seguinte meu caro. Provavelmente vai sair cerveja. Confesso que no início também fazia sem densímetro. Porém compre um densímetro urgentemente, sem ele tu não tem absolutamente nenhum controle da cerveja que está fazendo, não sabe a densidade original, não sabe a densidade final, não sabe a graduação alcoólica, não sabe se terminou de atenuar, enfim, não sabe se o que você planejou deu certo.

Quanto ao priming, de novo, deve funcionar. Porém aconselho a fazer a trasfega para outro balde, a partir da quantidade de cerveja calcular a quantidade de açúcar para o priming, misturar o priming na cerveja e só então engarrafar. Já fiz das duas formas e da segunda maneira consegui uma carbonatação muito mais homogênea (comparando as garrafas).

Abraços.

Realmente eu me senti dessa vez cego no processo justamente por não ter esse acompanhamento. Vou comprar o densímetro na próxima semana... mas esta vou acabar engarrafando sem fazer essas medições.

Agora uma duvida:

Eu estou pensando em fazer o priming com 200g de acuçar e misturar com agua fervendo totalizando 300ml. Para garrafas de 500 e 600ml, vou usar 5 ml do açucar invertido. E para garrafas de 300ML, posso usar 2,5ML? Isso é o suficiente?

Obrigado!
 
Realmente eu me senti dessa vez cego no processo justamente por não ter esse acompanhamento. Vou comprar o densímetro na próxima semana... mas esta vou acabar engarrafando sem fazer essas medições.

Agora uma duvida:

Eu estou pensando em fazer o priming com 200g de acuçar e misturar com agua fervendo totalizando 300ml. Para garrafas de 500 e 600ml, vou usar 5 ml do açucar invertido. E para garrafas de 300ML, posso usar 2,5ML? Isso é o suficiente?

Obrigado!

Usa 6ml pra garrafa 600, 5ml pra garrafa 500, 3ml pra garrafa 300...
 
Usa 6ml pra garrafa 600, 5ml pra garrafa 500, 3ml pra garrafa 300...

Bacana! Vou fazer dessa forma!

Estava lendo em blog sobre os processos de produção de cerveja e lá eu li que é errado fazer o envase direto após a fermentação. Eu já vi pessoas dizendo que não tem problema fazer isso porem bastante gente falando que é errado.

O que me diz? É mais correto fazer o processo de fermentação, transfega para outro balde onde será feita a maturação e por ultimo o envase.

Ou depois da fermentação, fazer o envase e deixar maturar na garrafa?

Obrigado pelas dicas!
 
Bacana! Vou fazer dessa forma!

Estava lendo em blog sobre os processos de produção de cerveja e lá eu li que é errado fazer o envase direto após a fermentação. Eu já vi pessoas dizendo que não tem problema fazer isso porem bastante gente falando que é errado.

O que me diz? É mais correto fazer o processo de fermentação, transfega para outro balde onde será feita a maturação e por ultimo o envase.

Ou depois da fermentação, fazer o envase e deixar maturar na garrafa?

Obrigado pelas dicas!

A diferença é que se tu engarrafar logo após a fermentação certamente irá levar mais "sujeira" para as garrafas. Eu prefiro deixar alguns dias perto de 0ºC e só então engarrafar. Referente a questão da trasfega, faço apenas no dia do envase. Transfiro a cerveja para outro balde, deixando a lama para trás e então engarrafo. Não há necessidade de trocar de balde quando baixar a temperatura, pode deixar no mesmo balde.
 
Boa Tarde! Galera ontem envasei minha Pale Ale e deixei uma garrafa com o Manômetro, com quanto tempo eu já consigo medir a pressão?
 
A diferença é que se tu engarrafar logo após a fermentação certamente irá levar mais "sujeira" para as garrafas. Eu prefiro deixar alguns dias perto de 0ºC e só então engarrafar. Referente a questão da trasfega, faço apenas no dia do envase. Transfiro a cerveja para outro balde, deixando a lama para trás e então engarrafo. Não há necessidade de trocar de balde quando baixar a temperatura, pode deixar no mesmo balde.

Bacana! Seria errado engarrafar logo após 15 dias de fermentação, colocar as garrafas dentro da geladeira a uma temperatura mais baixa da fermentação e deixar por mais um 15 dias? A duvida é se teria problema em deixar maturando com o priming e dentro da garrafa! Pois de acordo com processo que tenho visto, pessoal deixa 15 dias fermentando e depois mais um tempo maturando no balde e depois só engarrafa.

Valeu pelas dicas e pelas duvidas que você me tirou!
 
Bacana! Seria errado engarrafar logo após 15 dias de fermentação, colocar as garrafas dentro da geladeira a uma temperatura mais baixa da fermentação e deixar por mais um 15 dias? A duvida é se teria problema em deixar maturando com o priming e dentro da garrafa! Pois de acordo com processo que tenho visto, pessoal deixa 15 dias fermentando e depois mais um tempo maturando no balde e depois só engarrafa.

Valeu pelas dicas e pelas duvidas que você me tirou!

Se você colocar as garrafas na geladeira direto depois de envasar, elas não irão carbonatar. Você precisa fazer o priming e deixar as garrafas alguns dias (eu deixo no mínimo 15) na mesma temperatura da fermentação (pode ser até acima um pouco) para que haja a refermentação na garrafa e o gás carbônico gerado seja absorvido pela cerveja.

Quanto a ser errado ou não maturar na garrafa: não é errado, mas como te respondi anteriormente, certamente levará muito mais partículas para as garrafas, que irão formar uma lama grossa no fundo e provavelmente na hora de servir virá bastante sedimento junto.

Isso que estamos chamando de maturação na verdade é um período em que deixamos a cerveja numa temperatura mais baixa, afim de clarificar através da sedimentação das partículas. A maturação em si ocorre durante toda a vida da cerveja, pois é o processo de amadurecimento da mesma.

Resumindo: se quiseres pular a etapa de clarificação, pode. Porém terá uma cerveja mais "suja".
 
Boa Tarde! Galera ontem envasei minha Pale Ale e deixei uma garrafa com o Manômetro, com quanto tempo eu já consigo medir a pressão?

Se o priming foi feito corretamente e o manômetro colocado bem apertado, já deves observar alteração na pressão.
 
Bom Dia! com dois dias não estava vendo o manômetro com alteração e dava me deixando louco, ontem cheguei e dei uma olhada em tudo e vi que estava mal encaixado, só foi refazer tudo de novo o começou a subir a pressão, coisa linda...rsrsrsrs......
 
Se você colocar as garrafas na geladeira direto depois de envasar, elas não irão carbonatar. Você precisa fazer o priming e deixar as garrafas alguns dias (eu deixo no mínimo 15) na mesma temperatura da fermentação (pode ser até acima um pouco) para que haja a refermentação na garrafa e o gás carbônico gerado seja absorvido pela cerveja.

Quanto a ser errado ou não maturar na garrafa: não é errado, mas como te respondi anteriormente, certamente levará muito mais partículas para as garrafas, que irão formar uma lama grossa no fundo e provavelmente na hora de servir virá bastante sedimento junto.

Isso que estamos chamando de maturação na verdade é um período em que deixamos a cerveja numa temperatura mais baixa, afim de clarificar através da sedimentação das partículas. A maturação em si ocorre durante toda a vida da cerveja, pois é o processo de amadurecimento da mesma.

Resumindo: se quiseres pular a etapa de clarificação, pode. Porém terá uma cerveja mais "suja".

Perfeito! Entendi! Muito obrigado por tirar todas as minhas duvidas! Agora vou para a pratica e engarrafar uma leva hoje! Obrigado!! Abraço!
 
Perfeito! Entendi! Muito obrigado por tirar todas as minhas duvidas! Agora vou para a pratica e engarrafar uma leva hoje! Obrigado!! Abraço!

Bom dia! ontem engarrafei minha primeira leva e achei alguns pontos estranhos.

1) É normal ter algumas particulas suspensas na cerveja ou só deveria ter a lama no fundo?

2) Eu deixei fermentando por 15 dias e maturando no mesmo balde por mais 10 dias. Eu provei a cerveja na hora de engarrafar e achei ela um pouco fraca, já tinha álcool e com um amargor razoável mais talvez inferior ao que deveria ser.

É normal isso? após fazer o priming e engarrafar isso vai melhorar?

A coloração também achei um pouco mais clara do que as PaleAle que fiz com meu amigo.

3) Essas particulas suspensas podem ser "coadas"?

Obrigado!
 
Boa noite, pessoal.

Fiz minha primeira cerveja sozinho (já havia feito algumas vezes com um amigo mais experiente). Minha receita é uma PALE ALE 20 litros e a brassagem foi tudo ok, conforme as orientações da receita.

Um pouco da historia: Pra variar, tive problemas de vedação com meu balde fermentador e não houve uma vedação 100%. No inicio, parecia que estava começando querer ter atividade no airlock pois eu colocava um peso em cima da tampa e o alcool do airlock não ficava nivelado. Parecia que estava querendo borbulhar mas a força não era suficiente.

Bom deixei 15 dias fermentando e agora vou abrir o balde torcendo para que tenha fermentado a cerveja!

Minha duvida é com relação ao priming e o envase pois das vezes que fiz cerveja com meu amigo, participei poucas vezes do processo.

OBS: Vou fazer o priming com acucar invertido e de garrafa em garrafa com uma seringa.

Ele sempre me orientou a fazer o priming para esta receita da Pale Ale da seguinte forma:

1) Colocar 200g de açucar em uma caneca.
2) Ferver agua e adicionar nesta caneca até completar 300ml.
3) 5 gotas de limão.

Fazer o priming garrafa a garrafa usando uma seringa e colocando 5ml tanto para garrafas de 500ml e 600ml.

Está 100% correto esse processo? A carbonatação sempre ficou show de bola dessa forma.

Na receita da minha Pale Ale está escrito que para o priming devo usar 8g/L.
Eu calculei e tem aproximadamente 19,5 L de cerveja, contando o fermento do fundo.
Pelo que pesquisei, achei algumas informações com proporçoes diferentes da que meu amigo usa.

1) Para 19,5L de cerveja e 8g/L, então devo usar um total de 8*19,5 = 156g de acucar.
2) A quantidade de agua deve ser 3x a quantidade de açucar. Então 3*156g = 468ml
3) Como calcular a quantidade de ml do açucar invertido por garrafa de 500ML, 600ML e 300ML?

Esta correto este modo de priming também? Qual dos dois seria melhor utilizar?

Obrigado pessoal.

Att.

Paulo
Boa tarde Paulo.

Também fiz minhas primeiras brassagens 09 e 23/10 (Weiss 'Erdinger').

Na primeira tive problema com chama amarela que preteou todas as panelas e com uma bazooka que eu havia feito com tela dobrada. Depois de trocar os injetores dos queimadores e colocar uma bazooka com tela simples resolvi os problemas.

Ao engarrafar a primeira leva antes de iniciar a segunda brassagem, utilizei o mesmo método de Priming que você usou: seringa, garrafa por garrafa, pois já ouvi e fui orientado que jogar toda a solução no balde fermentador/maturador ou colocar açúcar direto em cada garrafa não homogeniza.

Calcula-se de 6 a 8 gramas de açúcar por litro de cerveja que está no fermentador. Para 19,5 litros de cerveja, você deveria ter usado por volta de 156g (19,5 x 8) de açúcar diluídos em 468ml de água (156 x 3). Sempre pra cada grama de açúcar calcula-se 3ml de água.

Depois, para cada tipo de garrafa a ser utilizada, deve-se aplicar uma regra de três simples:

1- Serão 468ml de solução para os 19500ml. Dessa forma:

2 - Para as garrafas de 300ml: 468ml x 300ml /19500ml = 7,2ml;

3 - Para as garrafas de 500ml: 468ml x 500ml /19500ml = 12ml;

4 - Para as garrafas de 600ml: 468ml x 600ml /19500ml = 14,4ml;

Também estou aprendendo e espero ter ajudado.
 
Volta e meia rola o tal do papo de priming por seringa... a galera gosta mesmo de complicar o que é fácil....

Olha a quantidade de contas malucas que vcs tão fazendo! Gente para e pensa se isso faz sentido!

Parafraseando o @Guenther, se tu vais fazer 10 copos de 100ml de suco em pó... não é mais fácil misturar o pó todo numa jarra com 1 litro de água e depois servir os 10 copos do que dividir o conteúdo do pacote em 10 pra dai fazer o suco?

Quanto ao "me disseram que misturando no balde não homogeniza" quem te falou isso só não sabe fazer o processo direito... não tem segredo. Coloca a calda no balde e mistura, pronto... ou então coloca a calda no balde de envase e joga a cerveja pronta por cima... duvido que não mistura...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Volta e meia rola o tal do papo de priming por seringa... a galera gosta mesmo de complicar o que é fácil....

Olha a quantidade de contas malucas que vcs tão fazendo! Gente para e pensa se isso faz sentido!

Parafraseando o @Guenther, se tu vais fazer 10 copos de 100ml de suco em pó... não é mais fácil misturar o pó todo numa jarra com 1 litro de água e depois servir os 10 copos do que dividir o conteúdo do pacote em 10 pra dai fazer o suco?

Quanto ao "me disseram que misturando no balde não homogeniza" quem te falou isso só não sabe fazer o processo direito... não tem segredo. Coloca a calda no balde e mistura, pronto... ou então coloca a calda no balde de envase e joga a cerveja pronta por cima... duvido que não mistura...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vou copiar o que acabei de postar num outro tópico, hehehe...
Amigo, faço primming direto na garrafa e posso lhe afirmar que particularmente considero esse método mais preciso em relação a quantidade de açúcar. Colocando primming e misturando no balde, não consigo ter certeza se a homogenização é perfeita e ainda existe o risco de oxidação por ter que ficar fazendo transferência de balde. Único problema em ter que colocar por garrafa é o trabalho, mas não me importo com isso, portanto o que digo aqui é opinião pessoal...
Não tem como misturar recipiente por recipiente ser mais preciso, comparando com misturar tudo junto (de maneira correta).... é justamente por isso que o Palmer cita isso como melhor técnica no livro How to Brew.

O grande problema é que muita gente comete um grande erro.......... misturam a calda quente, na cerveja.

Eu pergunto, o que acontece quando você larga uma gota de uma calda quente, com açúcar derretido, em algo frio? O açúcar cristaliza na HORA.

É o mesmo que pegar chocolate quente, derretido, e jogar uma gota na água gelada, ou deixar cair em uma superfície fria..... ele cristaliza.

Ou seja, sempre quando resfriamos bruscamente um líquido com alta concentração de açúcar, há tendências de cristalização, então se pegamos a calda e misturamos na cerveja, sempre há chance dela cristalizar em pedaços pequenos e ir pro fundo do fermentador, e mesmo que depois a gente misture com uma colher, o açúcar fica no fundo.

Qual a forma correta de fazer? Misturar a cerveja na calda.

Quando começamos a misturar a cerveja lentamente na calda, não há choques de concentração, nem de temperatura..... a calda basicamente vai sendo diluída aos poucos, e trocando de temperatura aos poucos, loco..... cristalização zero.

Esse é o único motivo de cervejeiros terem problemas de homogeneização misturando tudo junto.

------

Gosto pessoal, é gosto pessoal, e isso não se discute, cada um faz do jeito que preferir.......... porém tem muita gente que, quando faz de um jeito, quer defender que aquele jeito é o melhor... não é bem assim.

Quando vamos discutir genericamente, e respeitosamente, "qual a técnica tem menos chance de erros"..... aí eu sempre cito o seguinte exemplo, que aliás, tinha acabado de citar em outro tópico:

Digamos que eu tenha que fazer café (água + café solúvel) pra 50 pessoas, sendo que os tamanhos das xícaras são aleatórios, e eu tenho que fazer café igual pra todas (mesmo teor de café independente da xícara). Eu tenho duas opções:

Opção A - Pra cada uma das 50 pessoas, eu calculo/peso/meço a quantidade de café que preciso colocar na xícara, então coloco o café cuidadosamente, depois coloco a água e misturo.

Opção B - Coloco todo o café numa jarra com água, misturo, e sirvo todas as 50 pessoas... tanto faz o tamanho da xícara.

Abraço,
 
Vou copiar o que acabei de postar num outro tópico, hehehe...


Abraço,

Após algumas brassagens, estudos, pesquisas, bate papo com colegas, entendi que realmente misturar o priming direto no balde é a melhor opção e com certeza, a tendencia é que todas garrafas fiquem carbonatadas de forma igual ou pelo menos bem próximo do igual!

Eu na verdade faço o priming com seringa hoje mais por insegurança na transfega de balde pois tenho receio de contaminação e de adicionar muito oxigênio na cerveja.

Alguns dizem que é mais fácil contaminar fazendo o priming com seringa e outros não... atualmente eu prefiro fazer dessa forma. Mas é como o @Guenther mencionou anteriormente, cada um tem sua técnica e forma de fazer...

Eu pretendo começar a fazer testes com priming direto no balde pois em minha ultima leva, houve uma diferença grande carbonatação entre as garrafas. Umas carbonataram mais que outras.

Tudo é preciso testar e verificar... acho que a questão as vezes é que nós ficamos utilizando uma mesma técnica sempre pois ja estamos familiarizados e acabamos não experimentamos outras formas que podem ser mais eficientes ou não!

Valeu! galera!
 
Como vocês fazem pra controlar a temperatura da refermentação? Na fermentação, eu colo o sensor do termostato no balde e cubro com isopor e fita isolante. Não sei se dá pra fazer o mesmo e colar o sensor em uma garrafa pra medir a temperatura do líquido...
 
Como vocês fazem pra controlar a temperatura da refermentação? Na fermentação, eu colo o sensor do termostato no balde e cubro com isopor e fita isolante. Não sei se dá pra fazer o mesmo e colar o sensor em uma garrafa pra medir a temperatura do líquido...

Temp ambiente em local fresco e ao abrigo da luz.
 
Temp ambiente em local fresco e ao abrigo da luz.

O ideal não seria na mesma temperatura da fermentação? Até porque temperatura ambiente é um tanto quanto subjetivo. Aqui no RS, em algumas épocas do ano, tu acorda com a temperatura de 10°C e, ao longo do dia, ela vai a 30°C!! É muita variação!! A minha dúvida é como controlar a temperatura depois que a cerveja estiver engarrafada.
 
O ideal não seria na mesma temperatura da fermentação? Até porque temperatura ambiente é um tanto quanto subjetivo. Aqui no RS, em algumas épocas do ano, tu acorda com a temperatura de 10°C e, ao longo do dia, ela vai a 30°C!! É muita variação!! A minha dúvida é como controlar a temperatura depois que a cerveja estiver engarrafada.

Pra refermentação na garrafa não é tão importante "medir a temperatura do líquido", como fazemos durante a fermentação com poço termométrico ou com o sensor colado na parede do balde. Além disso, se vc mantiver em um ambiente fechado (tipo um armário) a tendência é que a variação seja mais suave.

Porém, se vc quer controlar a temperatura durante a refermentação, use sua geladeira com o sensor do termostato solto mesmo, coloque a temperatura que vc quer (por ex: 20ºC), e pronto.
 
Pessoal, boa tarde.

Uma duvida que não encontrei muita gente falando sobre isso...

Quando nós calculamos o priming, fala-se em quantidade de açucar por litro, 3x a quantidade açucar em agua e deixar ferver me media 5 minutos.

Bom, fervendo por esse tempo, a perda é pequena ou talvez seria um valor que nao deve ser considerado?

Para 20L, considerando 6g/L, tenho 120g de açucar. Como minha quantidade de agua é 3x isso, tenho então 360 mL de agua.

A duvida é:

Faz diferença eu ferver 360mL de agua com acuçar ja por 5 minutos (onde terei perda) ou ferver uma quantidade x de agua e depois misturar somente os 360 mL no açucar?

Ou seja... misturando a agua somente depois de fervida, nao terei perda. Faz diferença isso?

Valeu!
 
Paulofilho
Vc ferve a solução para "esterilizar" o priming. Pouco importa a quantidade de água evaporada, já que vc adicionará ao balde para envase. Ferva o açúcar junto. Ferver apenas a água e misturando depois o açúcar, sua solução pode ficar contaminada.
 
É isso aí que meu xará escreveu. Se vc for despejar o priming num balde e misturar a cerveja, não faz tanta diferença essa perda de volume.

Porém, se sua intenção é adicionar o priming garrafa por garrafa com uma seringa, aí vc tem que saber o volume novo após a fervura (dependendo do quanto diminuiu) pra poder calcular certinho a concentração da sua solução pra saber quantos ml vão em cada garrafa.
 
Revivendo o tópico..

Estou indo pra minha primeira brassagem e lendo todos os posts concluí que o ideal é ter dois baldes: um para fermentação/maturação e outro para envase (onde será feito o priming), correto?

Neste caso, a transfega deve ser feito com mangueira atóxica normalmente, evitando oxigenação?

Se for isso, vou ter que comprar mais um balde :/

Abraço!!!

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 
Revivendo o tópico..

Estou indo pra minha primeira brassagem e lendo todos os posts concluí que o ideal é ter dois baldes: um para fermentação/maturação e outro para envase (onde será feito o priming), correto?

Neste caso, a transfega deve ser feito com mangueira atóxica normalmente, evitando oxigenação?

Se for isso, vou ter que comprar mais um balde :/

Abraço!!!

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

Se você for envasar em vasilhames iguais (ex: apenas garrafas de 600ml), pode colocar o primming com uma seringa diretamente na garrafa e dispensa esse passo de transferir a cerveja para outro balde e misturar na calda.
 
Pode ser feito isso de por o primming direto na garrafa, porém acho isso mais difícil, pois vai ter de ver a concentração de açúcar na sua calda, EXEMPLO 300ml de calda com 100g de açúcar, cada ml vai ter x gramas de açúcar. Pra vc colocar a quantidade correta em cada garrafa.
utilizando outro balde vc faz a calda sem preocupação com volume, EXEMPLO 200ml ou 230ml ou 327ml de calda tendo as 100g açúcar ta file. Vai dar certo de qualquer forma e, todas as garrafas vao ter a mesma concentração de açúcar

André Wenderosck
 
Back
Top