Priming e ácio paracético.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DanielDant

Active Member
Joined
Jul 13, 2017
Messages
43
Reaction score
4
Pessoal, procurei algo a respeito aqui, mas não encontrei nada nesse sentido. Vamos ver se alguém já teve alguma experiência semelhante.

Nas oportunidades anteriores, utilizava sempre a estrutura de amigos. A minha última brassagem estreei a minha nano-micro-cervejaria. Ontem realizei o priming e o engarrafamento de uma APA.

Entretanto, ao experimentar a clada de duas garrafas que sobraram, notei um gosto muito forte de ácido paracético, apesar de todo o cuidado que eu tomei ao escoar essa solução das garrafas (não tenho aquele hack em que as garrafas ficam de boca para baixo).

A pressão já está subindo, então minha preocupação é com as possíveis consequências em relação ao sabor da cerveja.

Eu sei que vou descobrir isso daqui há uns dias, mas alguém tem alguma sugestão do resultado disso ou já teve alguma experiência nesse sentido??
 
Moral da história: construa um rack de PVC. Sai barato e você não terá mais esse problema

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Tem uma nano-micro-cervejaria e não tem escorredor de garrafas? :(
Recomendo comprar uma ou fazer de PVC como o amigo acima sugeriu, vai te ajudar muito!!

Quanto a experiencia de contaminação do ácido peracético na cerveja não poderei te ajudar.
 
Alguém pode me falar algo que eu já naõ descobri? kkkkkk

E essa micro-nan-cervejaria é = a minha casa, para consumo próprio (mais próprio dos amigos)... kkkk
 
Se vc está sentindo gosto do peracético, o problema não é resíduo que não escorreu. Tenho certeza que sua diluição está incorreta, acarretando uma hiperconcentração do soluto. Ou seja, respeite a concentração indicada pelo fabricante.
Se vc precisa diluir 1g em determinado volume e pesa 1,3g(quase nada a mais), sua solução final estará com 30% a mais de soluto. É muuuuuuita coisa.
 
Se vc está sentindo gosto do peracético, o problema não é resíduo que não escorreu. Tenho certeza que sua diluição está incorreta, acarretando uma hiperconcentração do soluto. Ou seja, respeite a concentração indicada pelo fabricante.
Se vc precisa diluir 1g em determinado volume e pesa 1,3g(quase nada a mais), sua solução final estará com 30% a mais de soluto. É muuuuuuita coisa.

Alex, pode ser. Procurei diluir 1 parte por 10 de água. Vou rever essa concentração, porque eu senti um gosto muito forte na calda.
 
Amigo
se vc usa o PAC200, a indicação de diluição é de 1 grama em 1 litro de água. Certamente não é 1 parte em 10... isso dá 10% de concentração.
serve para temperar salada e clarear o cabelo.
 
Amigo
se vc usa o PAC200, a indicação de diluição é de 1 grama em 1 litro de água. Certamente não é 1 parte em 10... isso dá 10% de concentração.
serve para temperar salada e clarear o cabelo.

Bah, fica a dica. Vou economizar no salão da patroa. :rockin:
 
Dando seguimento:

O paracético que eu uso já esta´em estado líquido concentrado.

Hoje resolvi abrir uma das garrafas e não notei qualquer traço de CO2. O sabor da cerveja estava ótimo, sem qualquer traço de paracético. Hoje vou aumentar a temperatura para 20 graus para ver se acordo o fermento, caso ele esteja apenas em "coma", mas se não funcionar, vai ser uma judiação, pq o sabor dessa APA está ótimo.

Quem sabe eu não as tome sem gás, mesmo...

Mas fica o aprendizado.
 
cara
foi a primeira vez na vida que vi alguém bebendo calda de priming.
 
Puts Daniel, tomar breja sem gás é tenso...

pode aumentar essa temperatura pra uns 24~25ºC sem problemas, espera mais uns 15 dias pra abrir e verificar o CO².
 
Dando um folow up: domingo ia jogar fora a cerva não carbonatada de todas as garrafas, depois de consumir 4 sem gás entre sexta e sábado (o gosto estava bom) e percebi que havia um indício de CO2 na garrafa que abri.

Olhei o manômetro e ele havia subido um tiquinho de nada. Resolvi deixar elas mais uma semana paradas. Resultado, hoje está com 2kg e subindo.

Alguém tem alguma sugestão do que aconteceu?

Será que a calda ácida teria matado a maioria das células de levedura e as que sobraram foram se multiplicando até até atingirem uma quantidade suficiente para dar conta de carbonatar a cerveja?
 

Latest posts

Back
Top