Priming direto na garrafa e do balde fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Seu recipiente é pressurizado? Tem válvula de alívio de pressão? Se não, não vai rolar...

Tem loja que vende kit pra fazer o que está querendo mas usando um barril de inox como tanque. Dê uma olhada em brewmetal no Google.

Abraço!

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Acho que você entendeu errado @leosantos.
O que ele quer fazer é somente mover a cerveja no engarrafamento, para isso vai adicionar açúcar garrafa a garrafa e não o invertido no balde.

Dá para fazer, eu mesmo faço esse procedimento quando estou com todos baldes ocupados, alem de que acho menos provavel errar. Uso aqueles medidores de colher para cozinhar, em garrafas de 300 ml uso a segunda menor colher que dá aprox 2,4g de açúcar cristal (8g/L) e para grandes pego uma medida maior que dá 4,8g (8g/L).

Há quem diga que o açúcar pode contaminar sua cerveja, realmente pode se ele estiver sujo, com formigas e tal, mas em geral açúcar seco não é um bom meio de propagação de bactérias (elas precisam de meio aquoso! E bem menos concentrado que uma gota de liquido em um montão de açúcar, vide geléia, compotas e mel).

Vai com fé que se for isso que descrevi funciona sim.

PS: antes que alguem venha falar que pode estressar a levedura por causa do açúcar não vir invertido e tal, a levedura faz o processo de inversão pro ela mesma e esse tanto de açúcares não vai gerar nenhum off flavor por "forçar" a levedura a inverter por si própria.
 
Acho que você entendeu errado @leosantos.
O que ele quer fazer é somente mover a cerveja no engarrafamento, para isso vai adicionar açúcar garrafa a garrafa e não o invertido no balde.

Dá para fazer, eu mesmo faço esse procedimento quando estou com todos baldes ocupados, alem de que acho menos provavel errar. Uso aqueles medidores de colher para cozinhar, em garrafas de 300 ml uso a segunda menor colher que dá aprox 2,4g de açúcar cristal (8g/L) e para grandes pego uma medida maior que dá 4,8g (8g/L).

Há quem diga que o açúcar pode contaminar sua cerveja, realmente pode se ele estiver sujo, com formigas e tal, mas em geral açúcar seco não é um bom meio de propagação de bactérias (elas precisam de meio aquoso! E bem menos concentrado que uma gota de liquido em um montão de açúcar, vide geléia, compotas e mel).

Vai com fé que se for isso que descrevi funciona sim.

PS: antes que alguem venha falar que pode estressar a levedura por causa do açúcar não vir invertido e tal, a levedura faz o processo de inversão pro ela mesma e esse tanto de açúcares não vai gerar nenhum off flavor por "forçar" a levedura a inverter por si própria.

Amigo eu não sei de onde tirou que açúcar seco não é um bom meio para propagação de bactérias. O que ocorre é que os riscos de contaminação são menores, pois já há presença de álcool na cerveja e lúpulo além do pH não ser propício para a proliferação.

Apesar disso, não deu errado para vc, ok. Porém não é recomendável.

O ideal é sempre inverter o açúcar, fervendo para esterelizá-lo.

Se quer colocar garrafa a garrafa, basta inverter o açúcar e colocar com seringas...

Como em muitos casos não temos como analisar a presença de contaminantes nos nossos insumos, a fervura irá garantir que nada de errado aconteça.

Lembrando que uma garrafa contaminada pode explodir...

Nossa que exagero? Acredite, não é tão incomum assim...
 
Amigo eu não sei de onde tirou que açúcar seco não é um bom meio para propagação de bactérias. O que ocorre é que os riscos de contaminação são menores, pois já há presença de álcool na cerveja e lúpulo além do pH não ser propício para a proliferação.

Sou engenheiro químico e trabalho em uma fábrica de açúcar que chega na mesa da sua casa. Não se inverte açúcar por ferve-lo e sim as gotinhas de limão que você coloca deixando o meio ácido.

Açúcar armazenado de forma porca vai contaminar assim como qualquer coisa que seja guardada de forma porca, mas açúcar NÃO é um bom meio para bactérias procriarem, faça o teste na sua casa... deixe o pote de açúcar aberto. O pior que ocorrerá será proliferação de formigas e não verá uma única colonia se formar. Em meio aquoso com concentração "baixa" de açúcar isso pode ocorrer, do contrário esquece.

Sempre que escrevo isso sempre há alguém falando de "contaminantes" etc. Mas fato é que você fazer uma solução e resfria-la, adicionar, agitar entre outros processos você está dando muito mais margem para bactérias e mais uma vez, ainda sim é difícil contaminar.
 
Geralmente, depois de clarificar, eu transfego a cerveja para outro reservatorio, e aí, misturo com minha solução de açucar invertido. Acho que dá muito trabalho fazer priming em cada garrafa, principalmente, se costuma usar diferentes tamanhos de garrafa. Porém, cada um tem sua preferência.
Procuro misturar bem a solução de açucar com a cerveja, e minhas cervejas sempre carbonatam ok. Também já usei solução de sacarose sem inverter, e carbonatou ok, porém, leva um pouco mais de tempo, comparado a carbonatação com açucar invertido.
De qualquer forma, é bom usar agua previamente fervida, e sanitizar tudo que for entrar em contato com a cerveja.
 
Sou engenheiro químico e trabalho em uma fábrica de açúcar que chega na mesa da sua casa. Não se inverte açúcar por ferve-lo e sim as gotinhas de limão que você coloca deixando o meio ácido.

Ok. Calda de açúcar então, para você ficar mais feliz...

Açúcar armazenado de forma porca vai contaminar assim como qualquer coisa que seja guardada de forma porca, mas açúcar NÃO é um bom meio para bactérias procriarem, faça o teste na sua casa... deixe o pote de açúcar aberto. O pior que ocorrerá será proliferação de formigas e não verá uma única colonia se formar. Em meio aquoso com concentração "baixa" de açúcar isso pode ocorrer, do contrário esquece.

Sempre que escrevo isso sempre há alguém falando de "contaminantes" etc. Mas fato é que você fazer uma solução e resfria-la, adicionar, agitar entre outros processos você está dando muito mais margem para bactérias e mais uma vez, ainda sim é difícil contaminar.

Amigo, uma cerveja não é contaminada somente por bactérias, mas também por fungos.

Não é questão de ser porco para uma formiga conseguir entrar em um pote...Existem formigas minúsculas. E você deve saber que formigas comem de tudo, desde açúcar até cadáveres...

Leveduras selvagens estão presentes no ar em busca de qualquer tipo de açúcar disponível. Ok precisa ser um meio aquoso para se proliferarem, mas quanto maior a exposição de um pote de açúcar, a colher que irá usar para mexer a calda e etc, maiores os riscos de essas leveduras selvagens se depositarem sobre qualquer meio.

Nunca deu errado para vc? Blz...Só tome cuidado antes de recomendar algo para alguém, pois o correto é sim, sempre sanitizar, ferver, esterelizar, qualquer coisa que entre em contato com a cerveja. Como eu disse, depois de fermentada e com presença de álcool, os riscos são muito menores, mas ainda irão existir.

Adicionar açúcar diretamente na garrafa não é uma prática recomendada.
 
Nunca deu errado para vc? Blz...Só tome cuidado antes de recomendar algo para alguém, pois o correto é sim, sempre sanitizar, ferver, esterelizar, qualquer coisa que entre em contato com a cerveja. Como eu disse, depois de fermentada e com presença de álcool, os riscos são muito menores, mas ainda irão existir.

Essa coisa de "tome cuidado"... toda prática que fazemos tem que ter cuidado pra falar... o primeiro forista respondeu como se a pergunta fosse absurda sem nem ter entendido o que o OP perguntou.
Ele perguntou se dá, dá! Existe risco? Existe. Com açúcar fervido há risco? Existe, afinal a maioria das geladeiras tá cheia de fungos esperando temperatura ideal pra proliferar e se formos pensar que a pessoa é a mais cuidadosa do universo com limpeza e conservação, caímos na decisão que ambas são sem risco.

Creio que alguem fazendo cerveja sabe quem tem que ser tudo limpo e se caso ver algum inseto no açúcar duvido que o consumiria.
 
Bom dia
Agradeço a todos, irei fazer com o açúcar direto na garrafa e depois posto os resultados.
Já havia feito trasfegando para outro balde e adicionando o priming porém acho mais trabalhoso.
 
Essa coisa de "tome cuidado"... toda prática que fazemos tem que ter cuidado pra falar... o primeiro forista respondeu como se a pergunta fosse absurda sem nem ter entendido o que o OP perguntou.
Ele perguntou se dá, dá! Existe risco? Existe. Com açúcar fervido há risco? Existe, afinal a maioria das geladeiras tá cheia de fungos esperando temperatura ideal pra proliferar e se formos pensar que a pessoa é a mais cuidadosa do universo com limpeza e conservação, caímos na decisão que ambas são sem risco.

Creio que alguem fazendo cerveja sabe quem tem que ser tudo limpo e se caso ver algum inseto no açúcar duvido que o consumiria.

Na verdade o problema maior não está no que vemos e sim no que não vemos...Por isso a recomendação é sempre ferver o açúcar para garantir.

Não conseguimos garantir 100% uma cerveja livre de outros fungos e bactérias, principalmente em casa...isso é um fato.

Mas a neura de sanitização deve existir...afinal impacta no produto final.
 
Bom dia
Agradeço a todos, irei fazer com o açúcar direto na garrafa e depois posto os resultados.
Já havia feito trasfegando para outro balde e adicionando o priming porém acho mais trabalhoso.

Minha opinião: Eu não faria dessa forma...

Pq?

Pra mim dá muito mais trabalho calcular a quantidade correta de açúcar em cada garrafa do que simplesmente ferver o açúcar e homogenizar com a cerveja. Dessa forma você garante que todas as garrafas tenham se não extamente, praticamente a mesma carbonatação.

Sem transfega, as últimas garrafas tenderão a ser mais turvas, com mais levedura na garrafa.

Vantagens: Menos riscos de oxidação da cerveja e menos riscos de contaminação.

Hoje eu faço carbonatação forçada.

Mas pra mim é muito mais fácil lavar e sanitizar o balde do que colocar açúcar em cada garrafa...uma a uma...
 
Tomazela, eu colocaria aqueles saches que o Lamas vendem, direto nas garrafas, o que acha???
 
Tomazela, eu colocaria aqueles saches que o Lamas vendem, direto nas garrafas, o que acha???

Se a quantidade for oq você espera pra a carbonatação, ótimo.
Agora se precisar fazer uma Weiss por exemplo ou uma Wit, talvez uma bala seja pouco e duas sejam mt...aí cai na trabalheira...

Eu sou a favor de que o melhor método é o método que a pessoa se sinta mais confortável...mas sinceramente não vejo muita vantagem no lance de garrafa x garrafa...

Misturando no balde é só envasar e fechar...com certeza o envase vai ser mt mais rápido do que adicionar uma a uma...
 
Back
Top