Priming dias antes do envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabiobrum

Well-Known Member
Joined
Dec 2, 2015
Messages
182
Reaction score
48
Pessoal, está me faltando tempo para envasar toda a leva de uma vez só e não queria ter que esperar mais uma semana inteira para engarrafar, com isso me veio uma ideia. Como a calda de açúcar é solúvel na cerveja e ela está sendo mantida em uma temperatura muito abaixo da temperatura de fermentação , por que não :
Fazer o priming e ir engarrafando aos poucos, conforme o tempo disponível?
Vou até mais longe, por que não fazer o priming no mesmo dia no qual adicionamos a gelatina para clarificar?

Alguém já teve alguma experiência desse tipo?

Abs
 
Pessoal, está me faltando tempo para envasar toda a leva de uma vez só e não queria ter que esperar mais uma semana inteira para engarrafar, com isso me veio uma ideia. Como a calda de açúcar é solúvel na cerveja e ela está sendo mantida em uma temperatura muito abaixo da temperatura de fermentação , por que não :
Fazer o priming e ir engarrafando aos poucos, conforme o tempo disponível?
Vou até mais longe, por que não fazer o priming no mesmo dia no qual adicionamos a geladeira?

Alguém já teve alguma experiência desse tipo?

Abs

Primeiro q priming nada mais é q o açucar invertido, q serve pra reativar ou dar mais "comida" pra levedura com a finalidade de carbonatar.

Mas quantos litros vc faz pra nao conseguir envasar tudo de uma vez?? Eu faço 60litros e envaso em 1:30 ..
 
Primeiro q priming nada mais é q o açucar invertido, q serve pra reativar ou dar mais "comida" pra levedura com a finalidade de carbonatar.

Mas quantos litros vc faz pra nao conseguir envasar tudo de uma vez?? Eu faço 60litros e envaso em 1:30 ..


Disso eu já tinha conhecimento, por isso veio a ideia. A pergunta é mais no sentido de saber se já ouve algum problema em função desse priming prévio.
Isso foge da pergunta do tópico mas ...O volume que envaso não é grande , 40 litros . Devo demorar mais pois gosto de sanitizar e limpar as garrafas e logo em seguida envasar e lacrar, durante a semana não tenho nem 1:30 e nem nesse final de semana e não queria esperar a semana toda para começar a envasar.
 
@fabiobrum , meu fechador de garrafas resolveu estragar justamente no dia do envase (um sábado) e eu já tinha diluído o priming na cerva gelada. Como não tive outra alternativa, eu voltei o balde pra geladeira (5 C°), comprei um fechador novo na segunda-feira e envasei a noite. Ficou 2 dias o priming dentro do balde e deu tudo certo, a carbonatação ficou perfeita.

Não vejo contra indicações para isso não, desde que obviamente a cerveja esteja e permaneça bem abaixo da temperatura de fermentação até ir pra garrafa.

Com relação a colocar o priming logo no momento de resfriar eu acredito não ser uma boa idéia, pois até a temperatura do líquido baixar a ponto das leveduras "dormirem" parte ou todo o seu açúcar vai ser consumido ocasionando problemas de carbonatação na sua cerveja.

Att,
Adriano.
 
@fabiobrum , meu fechador de garrafas resolveu estragar justamente no dia do envase (um sábado) e eu já tinha diluído o priming na cerva gelada. Como não tive outra alternativa, eu voltei o balde pra geladeira (5 C°), comprei um fechador novo na segunda-feira e envasei a noite. Ficou 2 dias o priming dentro do balde e deu tudo certo, a carbonatação ficou perfeita.

Não vejo contra indicações para isso não, desde que obviamente a cerveja esteja e permaneça bem abaixo da temperatura de fermentação até ir pra garrafa.

Com relação a colocar o priming logo no momento de resfriar eu acredito não ser uma boa idéia, pois até a temperatura do líquido baixar a ponto das leveduras "dormirem" parte ou todo o seu açúcar vai ser consumido ocasionando problemas de carbonatação na sua cerveja.

Att,
Adriano.


Cara , muito obrigado! Foi exatamente como imaginei.
A segunda pergunta foi errada, na verdade queria perguntar :
Vou até mais longe, por que não fazer o priming no mesmo dia no qual adicionamos a gelatina para clarificar?
 
Bom dia !

Fiz um fermentador com uma bombona, e coloquei uma válvula extratora no fundo para expurgar o fermento, porém o fermento não vai ser expurgado totalmente é claro, a dúvida é, eu posso expurgar o máximo que eu conseguir e depois colocar o priming e aguardar um ou dois dias para o fermento decantar novamente e fazer o envase.
Lembrando que a torneira fica bem acima do resto do fermento que vai sobrar.

Obrigado !
 
Pessoal, está me faltando tempo para envasar toda a leva de uma vez só e não queria ter que esperar mais uma semana inteira para engarrafar, com isso me veio uma ideia. Como a calda de açúcar é solúvel na cerveja e ela está sendo mantida em uma temperatura muito abaixo da temperatura de fermentação , por que não :
Fazer o priming e ir engarrafando aos poucos, conforme o tempo disponível?
Vou até mais longe, por que não fazer o priming no mesmo dia no qual adicionamos a gelatina para clarificar?

Alguém já teve alguma experiência desse tipo?

Abs

O problema de por o primming com a gelatina, é que vai decantar e vc vai ter que mexer para deixar homogeneo quando for envasar.. ai vai levantar toda a sujeira do fundo.
A sua ideia da certo, mas tem que ser depois da trasfega...
 
Primeiro q priming nada mais é q o açucar invertido, q serve pra reativar ou dar mais "comida" pra levedura com a finalidade de carbonatar.

Mas quantos litros vc faz pra nao conseguir envasar tudo de uma vez?? Eu faço 60litros e envaso em 1:30 ..

Bom dia João!

Você coloca o açucar invertido direto no balde ou em cada garrafa?
Obrigado pela ajuda, abraço.

Alan
 
Back
Top