Priming com Candi Sugar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeonardoSilva

New Member
Joined
Mar 18, 2015
Messages
2
Reaction score
0
Caros,

Boa tarde,

Estou na minha segunda leva, na primeira fiz uma cerveja de trigo, e desta vez uma tripel. Na cerveja de trigo usei açucar orgânico para fazer o açucar invertido e o priming. Deu certo, a cerveja ficou boa, com carbonatação média, da maneira que previmos.

Dessa vez, na tripel, usei Candi Sugar no final da fervura. Gostaria de saber se posso utilizá-lo no priming também e em que quantidade?

Alguém já utilizou?

Sds,

Léo
 
Caros,

Boa tarde,

Estou na minha segunda leva, na primeira fiz uma cerveja de trigo, e desta vez uma tripel. Na cerveja de trigo usei açucar orgânico para fazer o açucar invertido e o priming. Deu certo, a cerveja ficou boa, com carbonatação média, da maneira que previmos.

Dessa vez, na tripel, usei Candi Sugar no final da fervura. Gostaria de saber se posso utilizá-lo no priming também e em que quantidade?

Alguém já utilizou?

Sds,

Léo

Poder pode, mas não é muito aconselhável... a não ser que vc esteja usando um produto comercial que indique a porcentagem exata de conteúdo fermentável.

O processamento do candi sugar, seja maillard ou caramelização, cria uma quantidade de açucares não fermentáveis. Porém a proporção é desconhecida e/ou variável.

Assim vc estaria utilizando um açucar com quantidade incerta de produto fermentável, que pode gerar inconsistência na carbonatação. Se usar a mesma quantidade que a sacarose normal, que é 100% fermentável, terá geração menor de CO2, mas quanto? dificil dizer.

Além disso, pra proporcionar algum sabor de fato à sua receita, um ingrediente muito fermentável como candi sugar, mel, ou outro tipo de açucar, precisa estar presente numa proporção bastante considerável. Algo perto de 10% do peso total dos fermentáveis, no mínimo. A quantidade usada no priming provavelmente vai ser próxima de 1%, não fará diferença alguma no sabor/aroma.

O priming deve ser encarado como a etapa de carbonatação, não mais que isso, então quanto mais simples e previsível, melhor. Se é pra adicionar ingredientes que dão alguma característica e que tem um conteúdo fermentável, é melhor adicionar em alguma etapa anterior do processo.

Abraço
 
Caros,

Boa tarde,

Estou na minha segunda leva, na primeira fiz uma cerveja de trigo, e desta vez uma tripel. Na cerveja de trigo usei açucar orgânico para fazer o açucar invertido e o priming. Deu certo, a cerveja ficou boa, com carbonatação média, da maneira que previmos.

Dessa vez, na tripel, usei Candi Sugar no final da fervura. Gostaria de saber se posso utilizá-lo no priming também e em que quantidade?

Alguém já utilizou?

Sds,

Léo
Cara, no geral, refermentação na garrafa, a não ser que tenha certeza ABSOLUTA do que está fazendo, não é um momento em que queremos saborizar a cerveja.... só queremos carbonatar, deu.

Abraço,
 
Back
Top