Priming com açucar mascavo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

phtobias

Well-Known Member
Joined
Feb 24, 2015
Messages
129
Reaction score
26
Salve bravos cervejeiros ! Estou querendo usar mascavo no priming e tenho algumas duvidas:
1- a quantidade é a mesma do que com açucar refinado ?
2- contribui de alguma forma com sabor e aroma ?
3- deixa a cerveja mais turva ?

Tentei achar algo no foruns , mas nao encontrei .
Valeu !!
 
Bom dia.

Pelo que sei o açucar mascavo é em quase 100% fermentável, então não mudaria a quantidade no primming.
Quanto ao sabor, acredito que mude sim... Fiz uma Strong Ale e usei ele no final da primária e deu um gostinho e um aroma na cerveja.
Quanto a turbidez, acredito que seja irrisória a diferença.
 
Bom dia.

Pelo que sei o açucar mascavo é em quase 100% fermentável, então não mudaria a quantidade no primming.
Quanto ao sabor, acredito que mude sim... Fiz uma Strong Ale e usei ele no final da primária e deu um gostinho e um aroma na cerveja.
Quanto a turbidez, acredito que seja irrisória a diferença.

Se ele é 100% fermentável, o que ele muda exatamente na cerveja?

A minha descrença/dúvida se dá ao fato de eu já ter feito priming com mascavo mais de uma vez e nunca senti uma vírgula de diferença.

Vai ver é o açucar que eu uso, mas sei lá, só deixou meu priming mais caro.

:)
 
Se ele é 100% fermentável, o que ele muda exatamente na cerveja?

A minha descrença/dúvida se dá ao fato de eu já ter feito priming com mascavo mais de uma vez e nunca senti uma vírgula de diferença.

Vai ver é o açucar que eu uso, mas sei lá, só deixou meu priming mais caro.

:)

Fala cara, tudo bem?
Então, só esqueci de um pequeno detalhe, hehehehe... Eu não usei ele no priming, eu coloquei 1kg para 25L no final da fermentação primaria. :tank:
Ele deu um gosto e aroma de frutas passas... No priming, como vc disse, a quantidade é muito pequena, acredito que não faça diferença mesmo. Porém, DIZEM que o priming com Mel trás as características do mel pra cerveja, mais no aroma. Então fico vendido.
Desculpe não ter escrito a quantidade que usei, acho que causou confusão mesmo...
Abraço!
 
Fala cara, tudo bem?
Então, só esqueci de um pequeno detalhe, hehehehe... Eu não usei ele no priming, eu coloquei 1kg para 25L no final da fermentação primaria. :tank:
Ele deu um gosto e aroma de frutas passas... No priming, como vc disse, a quantidade é muito pequena, acredito que não faça diferença mesmo. Porém, DIZEM que o priming com Mel trás as características do mel pra cerveja, mais no aroma. Então fico vendido.
Desculpe não ter escrito a quantidade que usei, acho que causou confusão mesmo...
Abraço!

Ah... ok.

Quando eu faço belgas eu jogo mascavo, cristal ou candi sugar caseiro (eu sei, não é candi sugar de verdade...) , e ai sim dá pra perceber as diferenças. :D

Mel é foda. O que não evapora, a levedura come.

Como você disse, deve ficar bacana no priming, porque o aroma fica retido na garrafa, mas eu nunca testei também. Preciso ver isso de perto qualquer hora.

Abraços.
 
Boa noite, estou pensando em fazer o priming de uma porter com açúcar mascavo, será que é pertinente colocar o açúcar in natura, direto na garrafa, sem dissolver em água e ferver? Será que teria algum efeito no gosto?
Obrigado.
 
Boa noite, estou pensando em fazer o priming de uma porter com açúcar mascavo, será que é pertinente colocar o açúcar in natura, direto na garrafa, sem dissolver em água e ferver? Será que teria algum efeito no gosto?
Obrigado.



O duro é confiar que não vai contaminar a cerveja. Já trabalhei em usina de açúcar e a coisa é feia.
 
Estou querendo fazer o priming com caldo de cana, alguém sabe quanto põe.
Eu creio que a primeira coisa é saber o brix para depois saber quanto de água coloca. Mas não sei fazer isto, alguém consegue me ajudar?
 
Boa noite, estou pensando em fazer o priming de uma porter com açúcar mascavo, será que é pertinente colocar o açúcar in natura, direto na garrafa, sem dissolver em água e ferver? Será que teria algum efeito no gosto?

Acho que não é pertinente, pois do jeito que citou, a ceva fica passível de contaminação. Eu sempre esterilizo a solução que faço no primming. Eu não correria o risco depois de ter tido tanto cuidado com a esterilização nas etapas pós fervura.
 
Boa noite, estou pensando em fazer o priming de uma porter com açúcar mascavo, será que é pertinente colocar o açúcar in natura, direto na garrafa, sem dissolver em água e ferver? Será que teria algum efeito no gosto?

Acho que não é pertinente, pois do jeito que citou, a ceva fica passível de contaminação. Eu sempre esterilizo a solução que faço no primming. Eu não correria o risco depois de ter tido tanto cuidado com a esterilização nas etapas pós fervura.
 
Pra mim açúcar mascavo e de beterraba dão gosto de sidra se usado pra primming.
 
Back
Top