Iniciando com carbonatacao forçada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Dá sim, só despressurizar antes que o tubo sai por cima tb.
PS: a outra resposta era para o Roberto, não pra vc...

Tava cheio de lupulo no Poppet, impedindo a mola de se movimentar, limpei o poppet ficou otimo o fluxo ...
Pergunta pra galera como vocês envasam brejas lupuladas com dry hop alto (no meu caso 10g/L) vocês colocam algum tipo de filtro no sifão ??

Nas proximas vezes, pensei em colocar um hop bag em cada ponta do sifão tentando evitar depassar os lupulo ... fiz uns 5 dias de cold crash mas não coloqueoi gelatina por ser uma NEIPA, e eu queria ela bem turva ... mas não contava com o lupulo entupindo tudo ....
 
Tava cheio de lupulo no Poppet, impedindo a mola de se movimentar, limpei o poppet ficou otimo o fluxo ...
Pergunta pra galera como vocês envasam brejas lupuladas com dry hop alto (no meu caso 10g/L) vocês colocam algum tipo de filtro no sifão ??

Nas proximas vezes, pensei em colocar um hop bag em cada ponta do sifão tentando evitar depassar os lupulo ... fiz uns 5 dias de cold crash mas não coloqueoi gelatina por ser uma NEIPA, e eu queria ela bem turva ... mas não contava com o lupulo entupindo tudo ....
Cara,

Dizem que esse filtro resolve, não clareia a breja e segura esses restos de trub e lupulo que diz. Procura na GETEL ou ML
 

Attachments

  • Getel.jpg
    Getel.jpg
    16.8 KB · Views: 4
Tava cheio de lupulo no Poppet, impedindo a mola de se movimentar, limpei o poppet ficou otimo o fluxo ...
Pergunta pra galera como vocês envasam brejas lupuladas com dry hop alto (no meu caso 10g/L) vocês colocam algum tipo de filtro no sifão ??

Nas proximas vezes, pensei em colocar um hop bag em cada ponta do sifão tentando evitar depassar os lupulo ... fiz uns 5 dias de cold crash mas não coloqueoi gelatina por ser uma NEIPA, e eu queria ela bem turva ... mas não contava com o lupulo entupindo tudo ....
Foi exatamente o que aconteceu comigo. Sempre que fiz DH usei o hopbag e não passou lúpulo, talvez a malha do seu possa ser maior.
 
Foi exatamente o que aconteceu comigo. Sempre que fiz DH usei o hopbag e não passou lúpulo, talvez a malha do seu possa ser maior.

Você coloca o hop bag no Dry hop, ou coloca o hop bag no sifão/torneira para evitar que o lupulo vá para o Post mix ??
EU acho que o dry hop é melhor sem hop bag, mas dai tenho de filtrar de alguma forma, pq sempre vai alguma coisa ...
 
Utilizei este filtro pela primeira fez no meu último envase. Foram 25 litros de IPA com DH sem hop bag. Envasei por gravidade, sem pressão, com aquele esquema de circuito fechado. Bombona para PM no ball lock de líquido (filtro nesta linha), PM para bombona no ball lock de gás (pela entrada do esterilock). Tudo fechado para evitar O2.
O primeiro PM foi de boa. O último PM não, tive q desmontar o filtro para limpar. Mas aí tinha menos breja para forçar o filtro mesmo.
Com pressão deve ir liso.
Recomendo.
 
Bruno, mas esse filtro vai onde ? A utilização dele é durante a trasfega para o postmix ?
Então,
Tem gente que usa na trasfega como o amigo acima e tem gente que usa no serviço. Tem que ficar esperto pois conforme dito tem que acompanhar e limpar o filtro. Eu to pra comprar um faz um tempo então não posso opinar muito bem. Digo o que venho lendo. Acho que vale o valor.
 
Tava cheio de lupulo no Poppet, impedindo a mola de se movimentar, limpei o poppet ficou otimo o fluxo ...
Pergunta pra galera como vocês envasam brejas lupuladas com dry hop alto (no meu caso 10g/L) vocês colocam algum tipo de filtro no sifão ??

Nas proximas vezes, pensei em colocar um hop bag em cada ponta do sifão tentando evitar depassar os lupulo ... fiz uns 5 dias de cold crash mas não coloqueoi gelatina por ser uma NEIPA, e eu queria ela bem turva ... mas não contava com o lupulo entupindo tudo ....
Meu cold é em freezer, então vou até 0°C basicamente, em ponto de quase congelar a breja. Isso decanta os pedaços pequenos tb sem gelatina, claro q com gelatina fica límpido , mas nem sempre quero assim.
Não uso filtro, mas desmonto o pm com certa frequência para limpar e trocar os vedantes dos popets, pois meu sistema de envase por beergun não aceita nenhum microvazamento se não espuma tudo.....
O Leandro do canal cerveja fácil usa meia calça na trasfega. E tem ótimos resultados.
Enfim, cada situação é única e cada cervejeiro tem a sua solução. Nos conte depois qual doi a sua!
Abraços e boas brejas!
 
Eu coloco um hop bag na ponta da mangueira que vai dentro do postmix, não passa nada de lupulo do balde para lá e até hoje nunca tive nenhum problema de entupimento. 80% das minhas levas são IPA's e faço DH jogando os pallets direto no balde sem hop bag ou qualquer coisa do tipo.
 
Você coloca o hop bag no Dry hop, ou coloca o hop bag no sifão/torneira para evitar que o lupulo vá para o Post mix ??
EU acho que o dry hop é melhor sem hop bag, mas dai tenho de filtrar de alguma forma, pq sempre vai alguma coisa ...
Sim, coloco o lúpulo dentro do hopbag e deixo de 48 a 72 horas no balde ou postmix em torno de 18 graus. Depois só puxo ele.
Tenho feito é dividir o hopbag amarrando com fio dental, dessa forma ficam porções menores de lúpulo e fica mais espalhado.
 
Utilizei este filtro pela primeira fez no meu último envase. Foram 25 litros de IPA com DH sem hop bag. Envasei por gravidade, sem pressão, com aquele esquema de circuito fechado. Bombona para PM no ball lock de líquido (filtro nesta linha), PM para bombona no ball lock de gás (pela entrada do esterilock). Tudo fechado para evitar O2.
O primeiro PM foi de boa. O último PM não, tive q desmontar o filtro para limpar. Mas aí tinha menos breja para forçar o filtro mesmo.
Com pressão deve ir liso.
Recomendo.

Addyson, sem pressão, só por gravidade vc consegue transferir usando o ball lock mesmo com um filtro no meio ?

É alguém já fez transferência de bombona para Post Mix com pressao? Como seria isso ?
 
Addyson, sem pressão, só por gravidade vc consegue transferir usando o ball lock mesmo com um filtro no meio ?

É alguém já fez transferência de bombona para Post Mix com pressao? Como seria isso ?
Isso mesmo. Fiz a primeira vez agora. PM fechado, com purga de O2.
 
Ainda não tive coragem. Heheheh
Mas isso me permitiria fazer o envase direto da geladeira. Já ouvi relatos de bombona explodindo. Não tem margem pra erro. Vou arriscar.
aqui nunca deu problema (uso aquelas bombonas com lacre na tampa)... Inclusive já fiz isso com contra pressão no keg acima do nível da bombona e transferiu normal.. nas primeiras vezes fiz com 0,3bar e deu um pequeno vazamento na torneira anti sedimento da bombona... daí fui abaixando a pressão e vi que com 0,1 não vazava e transferia numa boa.
 
aqui nunca deu problema (uso aquelas bombonas com lacre na tampa)... Inclusive já fiz isso com contra pressão no keg acima do nível da bombona e transferiu normal.. nas primeiras vezes fiz com 0,3bar e deu um pequeno vazamento na torneira anti sedimento da bombona... daí fui abaixando a pressão e vi que com 0,1 não vazava e transferia numa boa.
Obrigado. Farei isso no próximo envase.
 
Galera, comprei um post mix e um cilindro, fiz a carbonatacao da minha breja, mas agora não consigo extrair, comecei com 0.3 bar e fui aumentado até quase 2 bar, mas a cerveja quase não sai, nem espuma nem nada, tipo, pra encher um copo leva 10 minutos se eu deixo um tempo a torneira fechada, quando eu abro, sai um jato forte (mas coisa de 10/20 mls) e volta de novo pra lentidão eterna .... tenho uma torneira picnic e uma americana ligada direto no ball lock nenhuma funciona ....

alguem tem alguma idea de qual possa ser o problema ?? a cerveja ainda parece meio flat, será que ainda não carbonatou direito e esta incorporando ?? Não parece ter vazamentos, pelo menos não escuto nenhum barulho com o cilindro fechado.

Tive esse mesmo problema com minha primeira carbonatação forçada semana retrasada, fiz um keezer e na hora de extrair aconteceu exatamente a mesma coisa. O problema foi entupimento no postmix. Primeiro havia uma borracha a mais na minha válvula de saída que estava bloqueando a passagem, depois foi o próprio "pescador" que estava entupido. Removi a válavula e coloquei gás, o resultado foi um jato lindo de cerveja a um metro de altura, mas desentupiu.
 
Tive esse mesmo problema com minha primeira carbonatação forçada semana retrasada, fiz um keezer e na hora de extrair aconteceu exatamente a mesma coisa. O problema foi entupimento no postmix. Primeiro havia uma borracha a mais na minha válvula de saída que estava bloqueando a passagem, depois foi o próprio "pescador" que estava entupido. Removi a válavula e coloquei gás, o resultado foi um jato lindo de cerveja a um metro de altura, mas desentupiu.
O meu "gêiser" de cerveja já foi maior que o seu kkk... Deveria ter filmado, o ex-cabaço aqui espetou uma extratora no keg sem nada plugado na saída de líquido (esqueci de botar a tampa, era uma extratora nova)... A gozada foi de uns 4 metros 👊💦💦💦💦
 
Confrades,
Fiz meu primeiro envase usando pressão na bombona (0,1 bar), com o filtro na linha e blow off. Deu um certo medo quando a bombona começou a "engordar". Mas foi tudo de boa. Obrigado pela colaboração. Até animei encher mais a bombona/fermentador.View attachment 125119
View attachment 125118
Boa tarde Amigo!

Apenas para entender esse esquema que você fez, estou pensando em realizar o mesmo esquema, a mangueira de saída para o balde, qual a funcionalidade dela? seria para saber quando o PM estivesse cheio e assim ter a saída para o balde?

Outra coisa, sua torneira da bombona, é com a valvaula de anti sedimento, ou neste processo é melhor não ter essa válvula?

fico agradecido pela informação!
 
Boa tarde Amigo!

Apenas para entender esse esquema que você fez, estou pensando em realizar o mesmo esquema, a mangueira de saída para o balde, qual a funcionalidade dela? seria para saber quando o PM estivesse cheio e assim ter a saída para o balde?

Outra coisa, sua torneira da bombona, é com a valvaula de anti sedimento, ou neste processo é melhor não ter essa válvula?

fico agradecido pela informação!
A saída para o balde é apenas um blow off, para evitar a entrada de O2 no pm, que poderia acontecer se deixasse o conector aberto direto. O volume que entrou no pm eu meço pelo que baixa na marcação da bombona e pelo q vai condensando na parte externa do pm.
Sempre no uso a valvula anti sedimento.
Não sei se reparou, mas tem tb um filtro entre a bombona e o pm.
Tudo sem O2, zero oxidação.
 
A saída para o balde é apenas um blow off, para evitar a entrada de O2 no pm, que poderia acontecer se deixasse o conector aberto direto. O volume que entrou no pm eu meço pelo que baixa na marcação da bombona e pelo q vai condensando na parte externa do pm.
Sempre no uso a valvula anti sedimento.
Não sei se reparou, mas tem tb um filtro entre a bombona e o pm.
Tudo sem O2, zero oxidação.

Opa! Obrigado pelas informações!

Somente mais uma dúvida, como consegue visualizar o nível nessa bombona? tenho uma igual e a minha infelizmente não passa nenhuma luminosidade, queria fazer igual você fez, por essa régua de medição e tal...

Vou ver se faço a transfega na próxima desta maneira, atualmente faço por meio de sifão, mas desta maneira é mais seguro para não haver a oxidação!
 
Com uma fonte de luz dá para ver o nível do líquido. fica muito fácil à noite usando a lanterna do celular atrás ou na lateral da bombona. O líquido fica destacado. Qd comprei a bombona, comprei o adesivo de marcação, que não é muito preciso. Fiz minhas próprias marcações tb.
 
Com uma fonte de luz dá para ver o nível do líquido. fica muito fácil à noite usando a lanterna do celular atrás ou na lateral da bombona. O líquido fica destacado. Qd comprei a bombona, comprei o adesivo de marcação, que não é muito preciso. Fiz minhas próprias marcações tb.
Maravilha!

Vou fazer isso, não sabia que dava para ver o liquido!

Muito obrigado pela atenção e pelas informações!

Abraço
 
Bom dia, pessoal

Aproveitando o tópico, gostaria de algumas dicas de equipamentos, pois também estou saindo do priming e começando a adquirir equipamentos para carbonatação forçada. Estive pesquisando no post mix, mas estão bem caros, os polykegs estão quase o mesmo valor, então acredito que vou no PM mesmo. Minhas levas são de 30 litros, no final dá uns 25~27 envasados. Estou pensando em pegar 2 PM de 19L e 2 kegs de 5L, é uma boa ideia?

Além disso, quero montar um kegerator com duas saídas, uma torneira e uma com envasador contrapressão (estilo WinTap). Além de carbonatar e servir a breja, quero fazer o cold crash da bombona de 30L nela. Acredito que uma geladeira 342L dê conta do recado e ainda consiga armazenar algumas garrafas.

Mais uma questão: devo instalar um controlador de temperatura externo? Onde devo manter o sensor de temperatura, de maneira que fique adequado para os PM e para o cold crash?
 
Bom dia, pessoal

Aproveitando o tópico, gostaria de algumas dicas de equipamentos, pois também estou saindo do priming e começando a adquirir equipamentos para carbonatação forçada. Estive pesquisando no post mix, mas estão bem caros, os polykegs estão quase o mesmo valor, então acredito que vou no PM mesmo. Minhas levas são de 30 litros, no final dá uns 25~27 envasados. Estou pensando em pegar 2 PM de 19L e 2 kegs de 5L, é uma boa ideia?

Além disso, quero montar um kegerator com duas saídas, uma torneira e uma com envasador contrapressão (estilo WinTap). Além de carbonatar e servir a breja, quero fazer o cold crash da bombona de 30L nela. Acredito que uma geladeira 342L dê conta do recado e ainda consiga armazenar algumas garrafas.

Mais uma questão: devo instalar um controlador de temperatura externo? Onde devo manter o sensor de temperatura, de maneira que fique adequado para os PM e para o cold crash?

Fala Rodrigo, algumas perguntas, vou dar minha opinião sobre elas:

Quanto aos Post mix o preço dos de 19 lts são semelhantes aos de 9 lts e 5 lts. Talvez pelo tamanho da geladeira iria em 2 de 19 lts.

Possuo um controlador em meu frigobar/kegerator com controlador GAUGE que é muito bom, nunca tive problema. Quanto ao controle, na bombona na minha opiniao é essencial um poço térmico. Já quando estou com post mix cheios utilizo garrafa com agua ao lado para tentar chegar na temp, porém sempre deixa 1 grau abaixo do que quero devido a diferença de tamanho e quantidade de liquido no post mix.
 
Bom dia, pessoal

Aproveitando o tópico, gostaria de algumas dicas de equipamentos, pois também estou saindo do priming e começando a adquirir equipamentos para carbonatação forçada. Estive pesquisando no post mix, mas estão bem caros, os polykegs estão quase o mesmo valor, então acredito que vou no PM mesmo. Minhas levas são de 30 litros, no final dá uns 25~27 envasados. Estou pensando em pegar 2 PM de 19L e 2 kegs de 5L, é uma boa ideia?

Além disso, quero montar um kegerator com duas saídas, uma torneira e uma com envasador contrapressão (estilo WinTap). Além de carbonatar e servir a breja, quero fazer o cold crash da bombona de 30L nela. Acredito que uma geladeira 342L dê conta do recado e ainda consiga armazenar algumas garrafas.

Mais uma questão: devo instalar um controlador de temperatura externo? Onde devo manter o sensor de temperatura, de maneira que fique adequado para os PM e para o cold crash?
Fala Rodrigo!

Cara, minhas opiniões baseada no que funcionou para mim.

Os kegs de 5l dão mais trabalho do que recompensa. Eu uso somente para festas e tals que eu tenha que levar, pois é bem leve e compacto e extraio com bomba manual de ar mesmo, tendo em vista que vai sempre ser consumido todo o conteúdo e a oxidação não vai ter tempo de ocorrer. Se você pensa neles como envase "do que sobra" na bombona, sugiro umas pets com um carbonator, muito fácil de usar e funcional, mas difícil de extrair em um sistema de serviço completo.
Tem que usar o controlador de temperatura sim, onde vai ficar o sensor, depende da sua situação. No começo eu tentava colocar em poço térmico e tals, maior trabalho, depois tentei em garrafas de água, depois garrafas de água com glicol, enfim, todas as formas são trabalhosas. Hoje eu deixo solto no meu kegerator e no fermentador passo uma fita crepe em volta dele todo (ela cola super bem nela mesma) e prendo o sensor na lateral da bombona que acabou de entrar. Com a minha experiência nos meus equipamentos sei qual a temperatura devo setar nos controladores para obter "x" graus no líquido. Pra vc ter uma ideia, no meu sistema de serviço a temperatura está setada para -3ºC, a breja sai exatamente a 2,5ºC. No copo ela estabiliza a 4ºC que é bem bom para começar a beber qualquer estilo! Tudo aferido com uma câmera térmica! rsrsrsrs
Bem, como disse, vc vai ter que testar o seu setup e encontrar o que é melhor para vc, mas as dicas aqui dão um norte pelo menos para saber por onde iniciar.
Espero ter ajudado.
Abraços e boas Brejas!!!
 
Só para ilustrar como tenho feita a trasfega. Não é para um post mix. Também pretendo partir para co2 esse fim de ano. Essa bomba de galão chinesa com filtro foi o q funcionou melhor para mim. Abs.
05DD569A-A8B7-4183-821F-ADA32DF6F77C.jpeg
 
Last edited:
Cara, genial essa sua idéia, você acha que sem o filtro rola de fazer a transfega também? ou precisa do filtro?
Rola sem o filtro tranquilamente. O único chato desta bomba e q ela desliga automaticamente de 1 em 1 minuto. Então tem q ficar apertando o botão. Mas a vazão e boa. Transferi 20 litros em mais ou menos 10 minutos. E ainda carrega a bateria da bomba no USB. Mas até hoje não precisei carregar.
 
Rola sem o filtro tranquilamente. O único chato desta bomba e q ela desliga automaticamente de 1 em 1 minuto. Então tem q ficar apertando o botão. Mas a vazão e boa. Transferi 20 litros em mais ou menos 10 minutos. E ainda carrega a bateria da bomba no USB. Mas até hoje não precisei carregar.
Show demais! já vou providenciar uma hoje mesmo kkkkk

Obrigado pela dica e atenção!
 
Back
Top