Priming com açúcar ou açúcar invertido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandrondias

New Member
Joined
Oct 23, 2017
Messages
4
Reaction score
0
Olá pessoal, sou novo no fórum e queria compartilhar da minha pouca experiência, ainda fiz 5 brassagens e na minha quarta brassagem resolvi usar sachês de açúcar ao invés de açúcar invertido, e o resultado foi na minha experiência melhor do que o açúcar invertido por não deixar aquele retrogosto maldito de fermento, sim com açúcar usei 2 gramas para as Caçulinha de 300 ml e 4 gramas para garrafas de 600 ml, o tempo de carbonatação demorou 2 semanas porém não senti o gosto de fermento, queria saber se realmente alguém já percebeu isso é se realmente tem a ver isso, nas outras brassagens com açúcar invertido todas apesar de estarem com FG baixo ficaram com esse dulçor estranho do fermento.


Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk
 
Boa noite.

Faço a trasfega para um outro balde onde já se encontra a quantidade correta de calda de açúcar quente....
Conforme a cerveja vai caindo já vai sendo misturada na calda.

Nunca inverto o açúcar. Acho desnecessário.

Depois de tudo misturado no balde de envase, aí é só engarrafar.
 
Boa noite.

Faço a trasfega para um outro balde onde já se encontra a quantidade correta de calda de açúcar quente....
Conforme a cerveja vai caindo já vai sendo misturada na calda.

Nunca inverto o açúcar. Acho desnecessário.

Depois de tudo misturado no balde de envase, aí é só engarrafar.
Entendi DBosan essa calda quente seria açúcar com água quente? Em qual temperatura? Depois que envasou formou algum sedimento mole no fundo? Pergunto porque da vez que usei sachês de açúcar em garrafa por garrafa formou apenas um sedimento ralo firme aí fundo da garrafa

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk
 
Boa noite.

Faço a trasfega para um outro balde onde já se encontra a quantidade correta de calda de açúcar quente....
Conforme a cerveja vai caindo já vai sendo misturada na calda.

Nunca inverto o açúcar. Acho desnecessário.

Depois de tudo misturado no balde de envase, aí é só engarrafar.
Entendi DBosan essa calda quente seria açúcar com água quente? Em qual temperatura? Depois que envasou formou algum sedimento mole no fundo? Pergunto porque da vez que usei sachês de açúcar em garrafa por garrafa formou apenas um sedimento ralo firme aí fundo da garrafa

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk
 
Entendi DBosan essa calda quente seria açúcar com água quente? Em qual temperatura? Depois que envasou formou algum sedimento mole no fundo? Pergunto porque da vez que usei sachês de açúcar em garrafa por garrafa formou apenas um sedimento ralo firme aí fundo da garrafa

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk

Eu ACHO que esse sedimento no fundo da garrafa é só a levedura que ainda estava em suspensão na cerveja, e ela é necessária pra refermentação... Acredito que tenha mais a ver com o seu processo de clarificação (quantidade de levedura levada pra garrafa) do que se o açúcar está puro, dissolvido em agua ou invertido!
Eu já fiz colocando açúcar invertido garrafa por garrafa com seringa e do jeito que o DBOSSAN mencionou ai em cima (sem inverter o açúcar) e pra mim o resultado foi o mesmo. Nunca fiz só jogando o açúcar puro la dentro, mas se funciona igual também, acho que não deve ter um jeito mais certo de fazer, apenas o que vc prefere.

Só lembrando que essa é a minha visão, mas ainda estou começando tbm, não tenho experiência!
 
Eu ACHO que esse sedimento no fundo da garrafa é só a levedura que ainda estava em suspensão na cerveja, e ela é necessária pra refermentação... Acredito que tenha mais a ver com o seu processo de clarificação (quantidade de levedura levada pra garrafa) do que se o açúcar está puro, dissolvido em agua ou invertido!
Eu já fiz colocando açúcar invertido garrafa por garrafa com seringa e do jeito que o DBOSSAN mencionou ai em cima (sem inverter o açúcar) e pra mim o resultado foi o mesmo. Nunca fiz só jogando o açúcar puro la dentro, mas se funciona igual também, acho que não deve ter um jeito mais certo de fazer, apenas o que vc prefere.

Só lembrando que essa é a minha visão, mas ainda estou começando tbm, não tenho experiência!
Sepesaraiva pode ser mesmo, mas pensava que esse sedimento era a levedura multiplicada em decorrência da carbonatação na garrafa ou seja porque ou foi muito fermento para garrafa ou porque ainda haviam muitos açúcares a fermentar, da próxima vou deixar fermentando 2 semanas e faz a transfega antes do envase e usar açúcar refinado ainda acho que o açúcar invertido acorda mais leveduras selvagens e faz ficar aquele gosto de fermento em decorrência da refermentação na garrafa....

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk
 
Entendi DBosan essa calda quente seria açúcar com água quente? Em qual temperatura? Depois que envasou formou algum sedimento mole no fundo? Pergunto porque da vez que usei sachês de açúcar em garrafa por garrafa formou apenas um sedimento ralo firme aí fundo da garrafa

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk

Trata-se de uma calda de açúcar na proporção de 3 de água para 1 de açúcar.

Deixo ferver e homogeneizar e depois jogo direto no balde de envase ainda quente. Sobre ele verto a cerveja já clarificada que será envasada. A cerveja vai caindo e mistura-se com esta calda já realizando a homogeneização cerveja+ calda. depois é só mexer mais um pouquinho lentamente para não oxidar a cerveja e proceder para o envase em garrafa.

Após a carbonatação em garrafa é comum que fique uma fina capa de fermento no fundo da garrafa. Ao por na geladeira a tendencia é que sua cerveja vá limpando devido inclusive a temperatura mais baixa e a pressão do gás no interior da garrafa.

Abraço,

Att. Daniel Bossan:tank:
 
Back
Top