Priming Bizarro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

neyestevao

Active Member
Joined
Jul 8, 2013
Messages
30
Reaction score
5
Bom dia.

Aconteceu uma bizarrice no nosso priming que eu imagino que seja um defeito do manômetro, gostaria de saber a opinião de vocês.

Nossa fermentação foi entre 20-22ºC e colocamos 7,3g/L de high maltose para o priming. Deixamos as garrafas em caixas de cerveja em ambientes escuros e com o termômetro ao lado. Conforme foram passando os dias (tirando os primeiros que fizeram muito frio) a pressão foi aumentando.

Comparávamos pressão e temperatura para estimar os volumes de CO2 na cerveja, pelas diversas tabelas existentes para esse fim. De acordo com as leituras, foi aumentando em média uns 0,15 volumes por dia, um pouco mais no início. Até o dia em que teve uma queda brusca na temperatura e foi ali que aconteceu a bizarrice: De acordo com a leitura de pressão e temperatura, saltou de 2,4 pra 3,2 volumes de CO2 de um dia pro outro. Achamos ultra bizarro, porque a princípio me parece que quanto mais frio estiver, menor vai ser a pressão dentro da garrafa.

Pra verificar o que estava acontecendo, abrimos algumas garrafas e constatamos que estava bem pouco carbonatada, inclusive. Pra formar espuma, só se utilizássemos um copo um pouco mais fino. Eu tomei em uma daquelas canecas de 300ml e a espuma se formou muito bem e teve uma excelente retenção, apesar de a cerveja em si estar um pouco sem gás (depois posso colocar uma foto).

Além dessa dúvida sobre qual o provável motivo dessa bizarrice, gostaria de saber se:

- com a quantidade de high maltose que colocamos, ainda teria alguma coisa a fermentar?(tirando a bizarrice e considerássemos que até os 2,4 volumes estava correto)

- Como estão suficientemente boas pra tomar, acabei colocando na geladeira. Tem algum problema de tirar elas pra ver se voltam a carbonatar?

Muito obrigado.
 
Tive um problema de temperatura baixa, e minhas cervejas com 1 semana maturando estavam quase sem espuma.

2 semanas estavam ótimas, tomei varias, eheheheheh

Recomendo deixar mais tempo fermentando, todas as cervejas ficam melhores maturando, pois ocorre uma fermentação também no priming.

Grande abraço


Atenciosamente.
Reginaldo Filippus
www.valedolupulo.com
https://www.facebook.com/valedolupulo
(47) 9181-3079 - (47) 9181-3090

"Um pouco de cerveja é um prato para um rei."
Willian Shakespeare (A Winter's Tale)
 
Pois é, acabei vendo em outros fóruns que não tem problema tirar da geladeira novamente. Só tem que ver se o fermento decantou por causa da baixa temperatura, aí é só dar uma viradinha devagar pra ele entrar em suspensão novamente

No nosso caso até agora foram 3 semanas de priming no total, sendo que ela foi realmente melhorando conforme o tempo passou.

Resolvemos abrir a garrafa piloto (que tinha umas medições bizarras que não acompanhavam o restante das garrafas) e notamos que ficou 100% carbonatada, no ponto onde queríamos. Por isso pensamos se talvez não seria a vedação das tampinhas, que poderiam estar deixando escapar alguma coisa. Mas se for esse o caso, elas não deveriam ficar totalmente sem carbonatação? Porque agora a maioria está já com alguma coisa, suficientemente boa pra tomar (e muito, inclusive).

De qualquer modo, estou deixando elas fora por um tempo e vou tomando aos poucos pra verificar como vai evoluindo.
 
Acho que se for vedação da tampa, iria sair liquido com a pressão.

É questão de tempo mesmo, quanto mais tempo ela maturando, mais saborosa ela vai ficar, vai realçar sabores e odores.

Grande abraço.
 
Back
Top