Priming. Açúcar invertido ou mel.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

david_jr

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
162
Reaction score
40
Terça feira devo fazer o priming e envasar minhas primerais cervejas. Será uma wit. Tenho aqui em casa mel de laranjeira e pensei em usá-lo para o processo. Alguém já usou mel? Saberia me dizer quanto tenho que colocar de mel para 18 litros de cerveja? O mais indicado seria o açucar invertido mesmo?

David

Coloquei no lugar errado, a dúvida deveria estar na envase
 
Cara, o mais tranquilo é usar açúcar mesmo, pois no priming o que justamente não queremos é alterar o sabor da cerveja. Se é pra usar mel pra alterar a característica, então é preferível usar na fervura.

Abraço!
 
Pessoal, na minha segunda brassagem, resolvi fazer uma Pilsen, usando levedura Ale. Errei em diversas partes do processo que não vem ao caso, mas fiz o primming com açúcar mascavo. Como não medi exatamente a quantidade de cerveja final que eu teria, fiz o cálculo do primming para 25 litros e acabei engarrafando somente 18 litros. E pra piorar ainda coloquei entre 9 e 11 gramas de açúcar por litro (considerando os 25 litros)... não sei como explicar, mas o açúcar mascavo deu uma complexidade diferente para a cerveja e mudou completamente o gosto.

Aí pergunto pra vocês, o que será que aconteceu?

Tenho algumas teorias, entre elas eu não permiti que o açúcar fosse totalmente convertido e por isso influenciou no gosto da cerveja.

O que acham?
 
Eduardo, já utilizei várias vezes o mascavo no priming.
Realmente o perfil é totalmente diferente, inclusive senti uma leve acidez a mais.
Mas o que você sentiu de diferença?
Ainda está doce?
 
Na verdade essa cerveja já terminou há um bom tempo Monich, só fiquei com a curiosidade de entender o que aconteceu com a cerveja.

De fato a cerveja ficou levemente doce, mas o gosto frutado ficou bem forte.
 
Pessoal.
Em relação a usar açúcar diretamente ou o açúcar invertido. Faz diferença? Tenho usado o açúcar invertido feito com o refinado.
Abraços
 

Latest posts

Back
Top