Primeiro Starter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Joined
Jan 18, 2015
Messages
843
Reaction score
405
Hoje comecei meu primeiro starter, estou fazendo um starter de 1L para uma leva de 20 litros, conforme números do Brewersfriend.

Minha dúvida é em relação em como inocular esse starter. Livros, fórums, etc. todos falam de várias maneiras, isso me leva a conclusão de que não existe apenas uma forma correta, por gostaria de saber de quem faz starters frequentemente, qual a opção que funciona melhor para você? (inocular apenas o krausen, inocular todo o starter, deixar decantar e inocular apenas o liquido sobrenadante, etc)

Obrigado.
 
Irmão Ipera,

Vou tentar te ajudar com a minha prática, escolhida após pesquisa. Eu sempre deixo o starter no mínimo 12h bem gelado meu para decantar o máximo de levedura, no intuito de descartar aquela brejinha fraca e oxidada e inocular o máximo que foi produzido com ele.

No highkrausen, apesar de serem as células mais ativas e saudáveis, vc vai ter uma quantidade de células menor do que a calculada.

Mas é aquela velha máxima, faço pq pra mim tem trazido resultados satisfatórios.

Abraço e bem vindo ao mundo das leveduras, etapa sensacional desse hobby.
 

Latest posts

Back
Top