Primeiro Envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JNTTO

Member
Joined
Dec 8, 2020
Messages
8
Reaction score
1
Location
Natal-RN
Para realizar meu primeiro Envase vi três técnicas para adicionar o açúcar.

O primeiro foi fazer a calda com a proporção 1 medida de açúcar para 3 de água, adicionar aos poucos no balde e mexer a superfície, a cada lote embasado mexer novamente o balde para que a calda não se concentre no fundo.
Não usei essa técnica pois meu fermentador é um galão e eu não fiz transferência para um maturador justamente para evitar o contato com oxigênio.

A segunda técnica foi usar sachê de açúcar, vi que o aguçar do sachê já é sanitizado e não precisa fazer calda. Não usei essa técnica pois não me programei para comprar o açúcar em sachê.

Terceira, a que utilizei, fiz a calda na proporção 1/3 e fui colocando as porções fracionadas após adicionar a cerveja na garrafa.


Fiz certo? Fiz a calda pela questão da sanitização do açúcar.
 
Só uma pergunta: você utilizou água quente? Ou só diluiu o açúcar na água a temperatura ambiente mesmo?
 
Só uma pergunta: você utilizou água quente? Ou só diluiu o açúcar na água a temperatura ambiente mesmo?

Eu fiz a proporção 1/3, adicionei um pouco mais de água e fervi por pouco tempo para sanitizar a solução.
 
Correto, mas creio que tem pouco açúcar, pois esta proporção dá aprox 3g/l. Eu faço o primming normalmente com 5,5g/l. Fica a sugestão. Depois comente o que aconteceu!
 
Correto, mas creio que tem pouco açúcar, pois esta proporção dá aprox 3g/l. Eu faço o primming normalmente com 5,5g/l. Fica a sugestão. Depois comente o que aconteceu!

Esse 1/3 significa 1 porção de açúcar para 3 de água.

6g/L de açúcar para 18ml de água, por e exemplo.
 
Isso mesmo! Me desculpe, entendi errado pois estava pensando em outra coisa... Quanto ao processo pelo o que eu entendi está tudo ok!
 
Este é o processo que utilizo... entretanto, uso uma proporção menor.... tipo 100 g/100 ml.... fica menor o volume calculado e dá para aproveitar melhor a seringa para "benzer" garrafa por garrafa... nunca tive problemas de carbonatação... sempre dá certo... só respeite o prazo de pelo menos 10 dias... as minhas ficam top com 15 dias.... sempre em temperatura ambiente.... que normalmente passa dos 35 graus na minha região....
 
Este é o processo que utilizo... entretanto, uso uma proporção menor.... tipo 100 g/100 ml.... fica menor o volume calculado e dá para aproveitar melhor a seringa para "benzer" garrafa por garrafa... nunca tive problemas de carbonatação... sempre dá certo... só respeite o prazo de pelo menos 10 dias... as minhas ficam top com 15 dias.... sempre em temperatura ambiente.... que normalmente passa dos 35 graus na minha região....

Próxima vez vou diminuir o volume de água.

Vou aguardar no mínimo 10 dias, mas vou guardar algumas garrafas para testar no período de 15/20/25 dias. Como sou novo na cozinha cervejeira, quero analisar esse período.
 
Para realizar meu primeiro Envase vi três técnicas para adicionar o açúcar.

O primeiro foi fazer a calda com a proporção 1 medida de açúcar para 3 de água, adicionar aos poucos no balde e mexer a superfície, a cada lote embasado mexer novamente o balde para que a calda não se concentre no fundo.
Não usei essa técnica pois meu fermentador é um galão e eu não fiz transferência para um maturador justamente para evitar o contato com oxigênio.

A segunda técnica foi usar sachê de açúcar, vi que o aguçar do sachê já é sanitizado e não precisa fazer calda. Não usei essa técnica pois não me programei para comprar o açúcar em sachê.

Terceira, a que utilizei, fiz a calda na proporção 1/3 e fui colocando as porções fracionadas após adicionar a cerveja na garrafa.


Fiz certo? Fiz a calda pela questão da sanitização do açúcar.

Ja fiz muito assim e realmente funciona.

Mas numa próxima vez tente usar os saches é MUITO mais pratico, na minha ultima produção com primming usei saches e garrafas PET de 1l foi muito mais tranquilo que das outras vezes.
 
100g açucar/100 ml de água, ferver um pouquinho (cuidar para não ferver demais e diminuir muito o nível de água), deixar uns 15 dias pra mim funciona muito bem, exceto no inverno que demora uns 20 dias.
 
Back
Top