Primeira Weissbier - Contribua, por favor!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nandofraga

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2016
Messages
45
Reaction score
7
Bom pessoal, resolvi brassar uma Weiss e gostaria de compartilhar com vocês!

Montei a seguinte receita no BeerSmith:

Baggins Weissbier
Qtd Nome Tipo
2,30 kg Pilsner (2 Row) UK (2,0 EBC) Grão 47,9 %
2,50 kg Wheat Malt, Ger (3,9 EBC) Grão 52,1 %
20,00 g Saaz [3,75 %] - 8,6 IBUs
25,00 g Fuggle [4,50 %] - 5,4 IBUs
1,0 pkg Safbrew Wheat (DCL/Fermentis #WB-06) [Starter 250,00 ml]

Fervura:
Saaz 60,0 min
Fuggle 12,0 min

Rampas:
Parada Ferúlica: 43,0 C 20 min
Parada protéica: 58,0 C 10 min
Passo da Mostura: 68,0 C 70 min
Mash Out: 78,0 C 10 min
Aqui nas rampas, eu optei por uma rápida parada protéica porque no BS a OG estimada está quase que ultrapassando o estilo e aumentar o álcool que está abaixo do que eu queria, 4,7% enquanto eu almejo 5,1~5,3%. Acham realmente necessário? Tenho medo de perder espuma que é crucial em Weiss.

Abaixo seguem os parâmentros esperados, simulados:
Est Original Gravity: 1,052 SG
Est Final Gravity: 1,017 SG
Estimated Alcohol by Vol: 4,7 %
Bitterness: 14,0 IBUs
Est Color: 5,8 EBC

Pretendo ir postando aqui a caminhada dessa minha Weiss, da brassagem até a degustação! :mug:
Valeu, abraço! :)
 
Cuide as temperaturas de fermentação para os aromas e sabores desejados: mais cravo(temperaturas menores) ou mais banana (temperatura mais alta)

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Cuide as temperaturas de fermentação para os aromas e sabores desejados: mais cravo(temperaturas menores) ou mais banana (temperatura mais alta)

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Muito obrigado jeanpaullopes! Saberia me dizer a faixa que abrange cada um dos flavors?
 
De cabeça agora não, mas se não me engano abaixo de 17oC favorece os fenóis(principalmente com a para felurica) -cravo - e próxima a 25oC para esteres -banana.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Bom pessoal, resolvi brassar uma Weiss e gostaria de compartilhar com vocês!

Montei a seguinte receita no BeerSmith:

Baggins Weissbier
Qtd Nome Tipo
2,30 kg Pilsner (2 Row) UK (2,0 EBC) Grão 47,9 %
2,50 kg Wheat Malt, Ger (3,9 EBC) Grão 52,1 %
20,00 g Saaz [3,75 %] - 8,6 IBUs
25,00 g Fuggle [4,50 %] - 5,4 IBUs
1,0 pkg Safbrew Wheat (DCL/Fermentis #WB-06) [Starter 250,00 ml]

Fervura:
Saaz 60,0 min
Fuggle 12,0 min

Rampas:
Parada Ferúlica: 43,0 C 20 min
Parada protéica: 58,0 C 10 min
Passo da Mostura: 68,0 C 70 min
Mash Out: 78,0 C 10 min
Aqui nas rampas, eu optei por uma rápida parada protéica porque no BS a OG estimada está quase que ultrapassando o estilo e aumentar o álcool que está abaixo do que eu queria, 4,7% enquanto eu almejo 5,1~5,3%. Acham realmente necessário? Tenho medo de perder espuma que é crucial em Weiss.

Abaixo seguem os parâmentros esperados, simulados:
Est Original Gravity: 1,052 SG
Est Final Gravity: 1,017 SG
Estimated Alcohol by Vol: 4,7 %
Bitterness: 14,0 IBUs
Est Color: 5,8 EBC

Pretendo ir postando aqui a caminhada dessa minha Weiss, da brassagem até a degustação! :mug:
Valeu, abraço! :)

A ultima que fiz, mosturei da seguinte forma:

3kg malte pilsen
3kg malte trigo

1,5kg do pilsen mosturei a 42graus por 15 minutos

Restante dos maltes mosturei a 52 por 10 minutos
Mosturei a 72 graus por 30 minutos.

Fermentacao:WB-06
Iniciei a 18 graus e no terceiro dia fui subindo ate 22 graus.

Resultado: retencao da espuma até o ultimo gole.
Cravo e banana bem balanceados e presentes
Baixa turbides, pelo fato de eu ter maturado a 10 graus por 10 dias.
 
A ultima que fiz, mosturei da seguinte forma:

3kg malte pilsen
3kg malte trigo

1,5kg do pilsen mosturei a 42graus por 15 minutos

Restante dos maltes mosturei a 52 por 10 minutos
Mosturei a 72 graus por 30 minutos.

Fermentacao:WB-06
Iniciei a 18 graus e no terceiro dia fui subindo ate 22 graus.

Resultado: retencao da espuma até o ultimo gole.
Cravo e banana bem balanceados e presentes
Baixa turbides, pelo fato de eu ter maturado a 10 graus por 10 dias.
No caso você fez a parada ferúlica só com os 1.5kg de pilsen e depois adicionou o resto?

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Eu gostaria de algum parecer sobre essas rampas... Se é coerente com minha forma de pensar, se são desnecessarias... alguém?

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Queres notas de cravo? Daí a rampa de 40oC tem sentido.

Eu usaria 67oC na última rampa, alfa e beta equilibrados.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Queres notas de cravo? Daí a rampa de 40oC tem sentido.

Eu usaria 67oC na última rampa, alfa e beta equilibrados.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Sim, quero destacar as notas de cravo, inclusive ajustar minha fermentavao para isso [emoji2]

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Bom, fiz a brassagem hoje.

Tive complicação com a bazooka que entupiu.

Resultado final, muito péssimo perto do que eu esperava. Minha eficiência foi lá em baixo e creio que por causa da mostura. Fiz o teste do iodo ao final de 70min, terminei a 68 graus, negativo. Botei no fermentador, coletei, medi OG ... me vem um 1,035. Agora fiquei sem entender nada kkkkkk, eficiência que eu tive de 65% na primeira bassagem caiu pra 50% na segunda, dá uma desanimada mas vamos esperar e ver o que dá.

Com essa OG, minha cerva deve ficar por volta de 3,3% ABV, alguém poderia dar alguma sugestão de correção?

--- EDIT---
Foi normal uma lag time de umas 12h na minha primeira cerveja (usei o monstrinho do Nott). Agora... nessa, o WB-06 ta dando atividade no airlock em menos de 2h!
 
o wb06 é bem rapido mesmo... o que tu pode fazer é aprender com os erros e toca pra frente! boa sorte!
 
Fiz uma Weiss tb na quinta, BiaB, com 60% de trigo. Minha eficiência tb caiu em relação as outras brassagens só com cevada. Pesquisando no fórum cheguei a conclusão que o problema pode ser a moagem do trigo. Os grãos de trigo são menores, então tem de ajustar a moagem. Da próxima vez vamos ver se acerto.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Fiz uma Weiss tb na quinta, BiaB, com 60% de trigo. Minha eficiência tb caiu em relação as outras brassagens só com cevada. Pesquisando no fórum cheguei a conclusão que o problema pode ser a moagem do trigo. Os grãos de trigo são menores, então tem de ajustar a moagem. Da próxima vez vamos ver se acerto.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
No caso, ajustar a moagem pra mais fina? Porque eu acabei moendo no liquidificador por falta de moedor. Acabei fazendo uma parte de farinha, o que achei que fosse aumentar a eficiência, mas o que aconteceu foi que ela caiu.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Bem, aí vc me pegou. Tb não tenho muita experiência. Essa foi a minha quarta brassagem. Vc tem controle do pH da mostura? Talvez tenha sido isso. O seu entupimento tb pode ter te prejudicado.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Bem, aí vc me pegou. Tb não tenho muita experiência. Essa foi a minha quarta brassagem. Vc tem controle do pH da mostura? Talvez tenha sido isso. O seu entupimento tb pode ter te prejudicado.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Não, o único controle de pH que eu ainda tenho é procurar uma água mineral que esteja ausente de cloro e que tenha um pH abaixo de 7, preferencialmente abaixo de 6. Com isso a água que eu uso, tem pH = 5,8. Agora, como ele fica durante a mosturação eu já não sei, não faço correções, não é uma coisa que eu venho focando estudar muito por agora. Pode ser que tenha influenciado mesmo.

Sobre o entupimento, como procedi:
Retirei a bazooka (no meu caso é encaixada), e fiz uma filtragem em bag, espremendo até extrair o máximo possível de mosto. Meu erro crucial pode ter sido não ter feito lavagem desses grãos prensados, achando que aquele mosto expremido era suficiente em comparação com o método dando certo, onde fica muita água retida nos grãos, na panela. Me fez refletir agora...
 
Em http://www.brewersfriend.com/ tem uma ótima calculadora (a versão completa) de pH. É meio complicado de entender no começo, mas qdo vc pega o jeito fica simples.

Basicamente vc digita a quantidade de água, a quantidade que vai na mostura e a quantidade que vai na lavagem.

Depois vc digita a quantidade de minerais e pH da água, como consta no rótulo.

Mais pra baixo tem a adição de sais. Eu pulo essa parte é vou pra parte onde vc pode entrar com a quantidade de grãos q vc vai usar. Tem de saber a cor em Lovibond. Pelo q lembro, quanto mais escuro ou quanto mais grãos escuros menor vai ser o pH.

Depois q ele calcular o pH vc pode voltar mais acima e brincar com as adições de sais e ver oq acontece.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
De agora pra frente, apostando na fermentação pra trazer sabor pra cerveja. Comecei a fermentação a 16 graus pra tentar trazer notas de cravo, pretendo a partir do quarto dia começar a subir de vagar até atenuar por completo e entrar na fermentação secundária. Dessa vez não vou fazer purga de fermento.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Bom, depois de algum tempo, eis que venho trazer como prometi, do começo ao fim, o resultado da minha segunda brassagem, minha primeira weiss.
A cerveja em si ficou leve, os aromas característicos ficaram bacanas para mim, na tentativa de trazer flavors de cravo acabei trazendo um aroma de banana que fica presente por minutos após beber, achei muito legal! Embora eu ter passado por problemas com a filtração, no final obtive uma cerveja que eu gostei. O problema é que nunca farei igual novamente UHASUHAS. Obrigado a todos que ajudaram!
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2016-08-23 at 23.01.29.jpeg
    WhatsApp Image 2016-08-23 at 23.01.29.jpeg
    96.9 KB · Views: 53
Ficou bem translúcida, mas com uma carbonatação boa e uma espuma bem formada.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Back
Top