Primeira Receita Belgian Blonde Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lukas1

Active Member
Joined
Oct 13, 2015
Messages
27
Reaction score
2
Boa tarde galera ;D
Depois de dar uma estudada rapida, cheguei a conclusao que vou iniciar a fabricaçao caseira, improvisando o maximo possivel kkkkk
Vou seguir o metodo BIAB ,com uma bolsa de voil
lembrando que sou iniciante , e nao procuro fazer uma cerveja complexa, quero algo basico, com pouca chance de erro, mas que de uma cerveja bebivel no final pelo menos kkkkk

Peguei uma receita pronta na internet de belgian blond ale, sinceramente nao conheço a funçao dos compostos , simplesmete vou executar uma receita pronta e gostaria da ajuda de voces.

Receita de 10 litros

2 kg de malte pielsen (estou pensando no alemao globalmalt)
4 gr lupulo hellertau magnun
8 gr lupulo saaz
levedura s04 ou s05 (uso hidratado ou seco ? quanto devo utilizar para 10l )

duvidas sobre a receita : pelo pouco que pesquisei nao vi nenhuma outra receita com esses lupulos , voces acham que ficara bom ?
e sobre o fermento, uso o s04 mesmo ? indicam outro ? quantas gramas utilizo para 10 litros ? pois o pacotinho vem com 11,5gr

agora vamos ao processo:

manter a agua a 68ºC, adicionar os graos, e deixar cozinhar por uma hora
depois subir a temperatura para 75ºC e deixar 15 minutos

retirar a bolsa e fazer a lavagem

começar a fervura , e ir adicionando os lupulos de acordo com o tempo informado na receita

AI VEM UMA DUVIDA SOBRE QUANTIDADE DE AGUA, SE A RECEITA É PARA 10L DE CERVEJA, QUANTO DEVO ADICIONAR DE AGUA NA PANELA , E QUANTO DEVO USAR DE LAVAGEM , PARA APOS A FERVURA EU TER APROXIMADAMENTE 10L ?

apos a fervura irei transferir o liquido para o fermentador , e adicionar o fermento.

7 dias de fermentaçao em caixa de isopor, tentando manter a temperatura um torno de 20ºC (duvida: posso fermentar dentro da geladeira e na maturaçao apenas abaixar a temperatura da geladeira ao maximo ? )

depois mais 7 dias de maturaçao na geladeira

primming com 5gr de açucar por litro

envase (acho que vou tentar essa primeira leva em garrafas PET armazenando no escuro, pois so vou poder comprar o embalador mes que vem )

Detalhe , vou fazer em um fogao comum , utilizando 2 bocas para dar força, acredito ser suficiente para 10 litros , correto ?
a panela nao sei ao certo qual o tamanho , pois irei pegar emprestado, mas com certeza sera uma panela grande suficiente para suportar 10l, estou ate preocupado de ser grande de mais
 
Comecei com uma Belgian Blonde Ale e arrependo um pouco, pois é uma cerveja pouco lupulada onde defeitos podem aparecer mais fácil e por ter um teor alcóolico maior é ideal que passe por um tempo de maturação.

Se começasse agora iria com uma American Pale Ale ou uma IPA.

O BIAB tradicional não faz lavagem, você adiciona toda a água na mostura, retira o saco, torce e se quiser deixa escorrer. A lavagem e mashout são opcionais.

Desista de engarrafar no PET, aproveite o prazo de fermentação primária, secundária e cold crash pra juntar dinheiro e comprar o arrolhador e tampinhas.

http://produto.mercadolivre.com.br/...a-arrolhadora-cerveja-caseira-e-artesanal-_JM.

Garrafas é parte mais fácil de obter.

E antes de começar estude mais o processo, leia bastante sobre sanitização, os tópicos fixos do fórum e How to Brew do John Palmer.

https://oficinaeoficio.wordpress.com/2014/11/16/how-to-brew-john-palmer-pdf-portugues/
 
o problema é que eu nao gosto de cervejas estilo IPA, sou mais adepto a cervejas menos amargas.
tem alguma outra nesse estilo que me indique ?

e ja li sobre sinitizaçao, sobre esse assunto ja estou um pouco entendido kkkk
 
Minha dica como iniciante também é: faça... Mesmo que algumas coisas aí não estão 100%, só fazendo tu vai conseguir entender melhor o que tá escrito no fórum... Enquanto tu só ler não vai conseguir visualizar o processo que se passa lá na prática... Então faz depois lê tudo que tu já leu de novo que vai ficar mais fácil... Li coisas começo do ano que achava um absurdo pra entender, e hoje já estou usando na prática, e lendo de novo e vejo que é simples...

Abraço.
 
valeu pelas dicas galera.
vou procurar outra receita
mas sem querer abusar , voces podem me dar uma ajuda, estou mt perdido na parte de quantos litros de agua preciso para ter minha receita de 10 litros, e tambem estou em duvida se posso fermentar na geladeira mesmo.
E juan, mesmo com o processo estando bem alterado kkk seria possivel fazer uma cerveja que se de para beber mesmo assim ? uma coisa que me preocupa é o fato de errar tanto a ponto de nem conseguir beber, poderia chegar a esse ponto ?
 
levando em conta que usarei uma receita de 10l, quanto de agua devo iniciar na panela , para depois de todo o processo , e depois da fervura, eu leve os mesmos 10 litros pro fermentador ?
 
Pra 10 litros coloque 17 litros de água
Comece a fervura com 14 litros, 2 evaporam, 1 vc perde no trub, vc leva 11 pro fermentador e sobra 10 finais

Agora, 2 kg de malte ? Eficiência no biab é menor, com 3,200kg faço 10 litros de cerveja com 5,5% de álcool , com 2 kg não deve dar nem 4%
 
muito obrigado pela dica amigo, vou aumentar para 3 kg de malte entao, so que irei fazer uma cerveja de trigo agora, recomenda 2kg de malte trigo claro e 1 kg de malte pielsen ??
 
E ai Lukas, Blz?
Então sobre a sua receita aonde você pegou ela?
Ela não parece nem um pouco uma belgian, os fermentos que você flw não são para cervejas Belgas (US-05, American Ale e o US-04 English Ale).
Para a belgian vc poderia usar o S-33
No forum tem um topico do guenther sobre hidratar levedura, sempre hidrate.
Você precisa entender um pouco mais sobre os processos.
Segue onde tem um resumão do estilo.
http://byo.com/mead/item/2827-belgian-blond-style-profile
 
Boa tarde galera ;D
Depois de dar uma estudada rapida, cheguei a conclusao que vou iniciar a fabricaçao caseira, improvisando o maximo possivel kkkkk
Vou seguir o metodo BIAB ,com uma bolsa de voil
lembrando que sou iniciante , e nao procuro fazer uma cerveja complexa, quero algo basico, com pouca chance de erro, mas que de uma cerveja bebivel no final pelo menos kkkkk

Peguei uma receita pronta na internet de belgian blond ale, sinceramente nao conheço a funçao dos compostos , simplesmete vou executar uma receita pronta e gostaria da ajuda de voces.

Receita de 10 litros

2 kg de malte pielsen (estou pensando no alemao globalmalt)
4 gr lupulo hellertau magnun
8 gr lupulo saaz
levedura s04 ou s05 (uso hidratado ou seco ? quanto devo utilizar para 10l )

duvidas sobre a receita : pelo pouco que pesquisei nao vi nenhuma outra receita com esses lupulos , voces acham que ficara bom ?
e sobre o fermento, uso o s04 mesmo ? indicam outro ? quantas gramas utilizo para 10 litros ? pois o pacotinho vem com 11,5gr

agora vamos ao processo:

manter a agua a 68ºC, adicionar os graos, e deixar cozinhar por uma hora
depois subir a temperatura para 75ºC e deixar 15 minutos

retirar a bolsa e fazer a lavagem

começar a fervura , e ir adicionando os lupulos de acordo com o tempo informado na receita

AI VEM UMA DUVIDA SOBRE QUANTIDADE DE AGUA, SE A RECEITA É PARA 10L DE CERVEJA, QUANTO DEVO ADICIONAR DE AGUA NA PANELA , E QUANTO DEVO USAR DE LAVAGEM , PARA APOS A FERVURA EU TER APROXIMADAMENTE 10L ?

apos a fervura irei transferir o liquido para o fermentador , e adicionar o fermento.

7 dias de fermentaçao em caixa de isopor, tentando manter a temperatura um torno de 20ºC (duvida: posso fermentar dentro da geladeira e na maturaçao apenas abaixar a temperatura da geladeira ao maximo ? )

depois mais 7 dias de maturaçao na geladeira

primming com 5gr de açucar por litro

envase (acho que vou tentar essa primeira leva em garrafas PET armazenando no escuro, pois so vou poder comprar o embalador mes que vem )

Detalhe , vou fazer em um fogao comum , utilizando 2 bocas para dar força, acredito ser suficiente para 10 litros , correto ?
a panela nao sei ao certo qual o tamanho , pois irei pegar emprestado, mas com certeza sera uma panela grande suficiente para suportar 10l, estou ate preocupado de ser grande de mais
Lukas.... tem certeza que já vai começar?

Eu pergunto porque tem MUITOS entendimentos na tua descrição que estão errados.... e a grande maioria deles, tu mesmo iria achar a resposta sozinho lendo os tópicos fixos do fórum, que pelo visto não deve ter lido, como hidratar ou não o fermento, quantidade de fermento, etc.

O negócio de "não vou fazer uma cerveja complexa"..... na realidade isso não tem nada a ver. As cervejas mais difíceis muitas vezes são as mais simples e delicadas.

Ou seja, quanto menor o teu conhecimento e estudo antes de fazer a primeira leva, menor a chance da cerveja sair boa.

Os tópicos tão aí no fórum.... basta não ter preguiça e ler.

Abração,
 
valeu pelas dicas galera.
vou procurar outra receita
mas sem querer abusar , voces podem me dar uma ajuda, estou mt perdido na parte de quantos litros de agua preciso para ter minha receita de 10 litros, e tambem estou em duvida se posso fermentar na geladeira mesmo.
E juan, mesmo com o processo estando bem alterado kkk seria possivel fazer uma cerveja que se de para beber mesmo assim ? uma coisa que me preocupa é o fato de errar tanto a ponto de nem conseguir beber, poderia chegar a esse ponto ?

Na geladeira sem o termostato não vai fermentar não... Tem que ser uns 17/18 graus... Usa uma caixa térmica e deixa temperatura ambiente que é melhor (não é o ideal ainda mas vai servir)... e vai sair cerveja sim, só tu tomar cuidado quando manipular o mosto frio por questão de contaminação que vai dar uma cerveja sim. Boa ou não é gosto daí... Mas faz cara, anota os passos pra depois tu saber o que fez, aí tu vai passar quase tudo que precisa na prática e vai entender melhor pra próxima, inclusive melhorar a receita. Valeu.
 
acabei de ler o topico sobre o fermento , obrigado pela orientaçao, estou procurando sobre a questao da agua a ser usada
 
Cara, eu fiz minhas Belgians com fermento T-58, ele é meio ruim de floculação, mas é bom.
Os lupulos eu uso o Saaz e o Styrian Goldings.
O resultados são sempre ótimos...
 
A minha primeira (e unica até o momento) cerveja foi uma Belgian Blond Ale.
Fizemos 30 litros, seguindo uma receita que um colega dono de uma loja de insumos nos passou. Como era a nossa primeira cerva, seguimos a risca sem modificações.
Não me pareceu nada muito difícil. Como o Guenther mesmo disse, a complexidade da cerveja é relativa.
Procure estudar bem os processos e os parâmetros da receita que você vai seguir. Te digo isso porque no dia da nossa brassagem, durante vários minutos ficamos se perguntando: "tá, e agora, como faz isso mesmo?".

Grande abraço.
 
Pra 10 litros coloque 17 litros de água
Comece a fervura com 14 litros, 2 evaporam, 1 vc perde no trub, vc leva 11 pro fermentador e sobra 10 finais

Agora, 2 kg de malte ? Eficiência no biab é menor, com 3,200kg faço 10 litros de cerveja com 5,5% de álcool , com 2 kg não deve dar nem 4%

Boa Tarde @ZRoberto ...so tenho uma duvida, vai por 17 litros, como eu vou chegar aos 14 depois do processo de mostura? Três litros vão embora com o saco de grãos?
 
Eu só não usaria um fermento s04 para uma Belgian Blonde Ale. Falo isso por que já utilizei... A cerveja ficou muito boa, porém faltou uma pouco de frutado. A s04 é muito neutra. Acredito que uma t-58 seria melhor para as características de uma Belgian Blonde Ale.
 

Latest posts

Back
Top