Primeira receita - APA - Dicas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

arumonteiro

New Member
Joined
Sep 11, 2014
Messages
3
Reaction score
0
Boa noite galera,

Meu nome é Aruã e essa é minha primeira postagem. Estou me preparando para brassar minha primeira leva.
Pesquisando aqui no forum e em alguns outros lugares decidi fazer uma APA, e por causa de algumas leituras decidi não copiar 100% uma receita e tentar montar a minha.
Baixei o beersmith e usei uma receita daqui como ponto de partida, dei uma ajustada e acho que ficou legal.
Gostaria de dicas, pitacos, sugestões e críticas para a receita:

Primeira APA

Volume engarrafado pretendido 20L

OG estimada - 1,052
FG estimada - 1,010
ABV estimado - 5,5%
IBU - 34,9
Cor - 15,2 EBC

Maltes:
Pilsen Agrária - 5Kg - 84%
Carared Weyermann - 1Kg - 16%

Brassagem:
90 min a 66 graus.

Mash out:
10 min a76 graus.

No beersmith ele manda fazer a mosturação com 15L e a lavagem com 18,9L.

Lupulagem:
20g Columbus 60'
20g Cascade 15'
20g Cascade 0'

Resolvi não fazer dry hopping para minimizar a chance de erros.

Fermento:
2pkt US-05

Fermentação, vou seguir as indicações de temperatura pra ale no post de iniciante do Guenther
Pretendo também usar gelatina pra clarificação.

O que acham?
 
Olá,
Você parece que está no caminho certo. Tão bem preparado que não tenho muitos comentários.
Como é sua primeira receita esteja pronto para os imprevistos e boa sorte.
 
Bom dia, amigo. Seja bem vindo ao fórum e ao mundo cervejeiro. Mandou bem em tentar criar sua própria receita, isso é importantíssimo. Sua receita ficou bacana, dá pra ver que você deu uma boa lida nas boas práticas... as temperaturas e tempos estão corretos, a relação OG/IBU está OK, lupulagem correta, quantidade de fermento correta, tudo certinho :)

Você pode mandar bala e brassar essa receita que vai sair coisa boa. Como você pediu algumas dicas, vou dizer o que eu faria diferente:

- Diminuiria a proporção de CaraRed para algo perto de 8% pra dar um maior destaque ao lúpulo. É importante compensar a quantidade de malte base para manter a OG 1.052.

- Se você está buscando um amargor limpo, seria interessante alterar o lúpulo de amargor para algum com uma menor quantidade de cohumuleno. Lúpulos com alto cohumuleno como o Columbus ou o Cascade são conhecidos por gerar um amargor áspero ou adstringente. Se você busca um amargor mais limpo e agradável procure lúpulos com alto AA% e baixo cohomuleno, como Magnum ou Warrior.

- Como você não vai fazer dry hopping, poderia numa boa dobrar a adição de Cascade no knockout pra acentuar ainda mais o aroma de lúpulo.

Como é sua primeira brassagem acho que seria interessante evitar a gelatina. Tente um cold crash um pouquinho maior dessa vez e então numa próxima você testa a gelatina. Você não comentou sobre a fervura, mas como você está utilizando uma grande quantidade de malte Pilsen é recomendado que faça uma fervura de 90 minutos para evitar DMS (off flavor de vegetais cozidos).

Acho que eras isso ... :fro:
 
cara, dry hopping não tem mistério.
Quando o ailock baixar bem a atividade, quase parar, tu abre a tampa e joga o lúpulo. Deixa 3 dias e baixa a temperatura pro cold crash. Eu usaria 1,5g/L de cascade.

Diferente do que foi indicado acima, eu usaria a gelatina. É um processo bem simples e muito eficaz.
 
Como é sua primeira brassagem acho que seria interessante evitar a gelatina. Tente um cold crash um pouquinho maior dessa vez e então numa próxima você testa a gelatina.

Concordo com tudo menos com a aprte da gelatina.

O processo é simples, rápido e eficiente, não vejo o porque não usar logo na primeira.

Caso você quisesse fazer algo mais complexo como uma decocção, eu até concordo que é melhor uma certa prática dos processos antes, mas gelatina é simples demais.
 
Concordo com tudo menos com a aprte da gelatina.

O processo é simples, rápido e eficiente, não vejo o porque não usar logo na primeira.

Caso você quisesse fazer algo mais complexo como uma decocção, eu até concordo que é melhor uma certa prática dos processos antes, mas gelatina é simples demais.

Assim como dry hopping. Dale pau no dry então :)
 
Se você consegue controlar sua temperatura na geladeira e tiver tempo, deixar ela umas semana a próximo de 0°C que nem vai precisar usar gelatina, e ainda dá mais tempo de sua cerva dar uma arredondada.

No mais concordo com as dicas dos colegas e sobre a porcentagem de carared, vai do que você procura. Acho legal você manter os 16% e numa outra leva, diminuir para notar as diferenças.

Abraço e boa sorte com a leva.
 
Opa, obrigado pelos elogios e opiniões.

alemonez
Eu coloquei essa proporção por causa da cor, será que valeria a pena mudar para um caramelo mais escuro e diminuir a proporção?
Tem alguma sugestão?

Acho que vou seguir sua sugestão e mudar o Columbus pro Warrior, é meio difícil porque ainda não tenho muita idéia do sabor e aroma de cada um e não sei muito o que buscar. hehehe
Acho que vou ter que experimentar e achar o perfil que gosto mais.

A fervura eu esqueci de colocar, mas pretendia fazer por 60 min.
Ai surgiu a dúvida, se eu fizer 90 min como você sugeriu, mantenho os tempos dos lúpulos ou coloco o de amargor no começo da fervura (90')?

alemonez e tiefensee
Não quero fazer dry hopping nessa primeira por dois motivos,
1° Queria fazer uma leva sem para ter parâmetro de comparação.
2° Tava lendo um post por aqui que o cara disse que as levas com dry hopping dele ficava com gosto de grama, fiquei com medo de não fazer direito e acabar com uma cerveja com gosto de grama. hehehe


Acho que vou fazer essa sem dry hopping e gelatina, e na segunda brassagem adiciono esses dois processos para comparar.

Obrigado mais uma vez pelas sugestões e dicas.
 
Eu fiz da mesma forma como tu tá pensando em fazer, a primeira leva sem dry hop e sem gelatina e na segunda fiz com tudo. Dá bastante diferença, é legal para testar!

Sobre a fervura, pode ferver por 90 min, mas a primeira adição de lúpulo de amargor entra só aos 60 min.

Abraço!
 
tua receita ta legal, so diminuiria o % de carared, pra no maximo 8%.

Se nao vai parecer mais uma brown ale do que uma APA.
E com certeza faria dry hopp e usaria gelatina.
 
Cara, tem um relato meu, de uma das minhas AIPAs que fiz um DH monstruoso de 14 dias se nao me engano, 0 gosto de grama.

Eu estou começando a achar que a qualidade (idade/conservação) do lúpulo deve influenciar muito nisso. Lúpulo é um dos insumos que eu tomo mais cuidado, sempre compro de lugares conhecidos por um armazenamento ideal e de fornecedores de boia reputação.

Obrigado.
 
Por que você optou pelo Agraria Pilsen em vez de um malte Pale Ale?
 
Cipriani
Optei pelo pilsen porque no lugar onde pretendo comprar os insumos (pode falar nome de loja aqui?) não tem pale ale no momento.

Fiz os cálculos no beersmith e com 8% do carared a cor ficaria próximo dos 12 ebc. Isso não é muito claro?

Fiquei com vontade de fazer o DH, mas acho que vou fazer como o Derek e fazer essa primeira leva sem mesmo a título de comparação.
 
Boa noite galera,

.....

Primeira APA

Volume engarrafado pretendido 20L

OG estimada - 1,052
FG estimada - 1,010
ABV estimado - 5,5%
IBU - 34,9
Cor - 15,2 EBC

Maltes:
Pilsen Agrária - 5Kg - 84%
Carared Weyermann - 1Kg - 16%

Brassagem:
90 min a 66 graus.

Mash out:
10 min a76 graus.

No beersmith ele manda fazer a mosturação com 15L e a lavagem com 18,9L.

Lupulagem:
20g Columbus 60'
20g Cascade 15'
20g Cascade 0'

....


Pergunta técnica aos colegas e já pedindo desculpas se a pergunta for meio básica demais. Estou lendo muito, estudando e ainda não fiz a minha primeira leva, por isto ainda fazendo perguntas básicas demais.

Lendo a receita percebi que o volume final pretendido é 20 litros. Ok.
Matematicamente os 15 litros da mosturação somados aos quase 19 litros de água para a lavagem dos grãos resulta em 34 litros.

Perguntinha técnica.....

"ONDE" vão estes 14 litros "sobrando" nesta receita? Durante a mosturação, a evaporação e as perdas com teste de iodo, sobras dentro das mangueiras de recirculação e trasfega poderiam somar uns 2 litros....vamos supor que as perdas por evaporação somem mais um litro. Teríamos (dos 15 litros iniciais na mosturação) apenas 12 litros "finais" na mosturação.
Ao iniciarmos a lavagem dos grãos, passaríamos estes 12 litros para a panela de fervura enquanto iniciamos (até onde li...na mesma velocidade e volume que está ocorrendo a trasfega) a lavagem dos grãos com os (segundo a receita acima) 18,9 litros de água.
Se fizermos a lavagem dos grãos com os 18,9 litros de água...na panela de fervura não ficarão 30 litros de mosto? (os 12 litros de água que sobraram da mosturação mais os 18 litros da lavagem) ?

Eu tento entender esta relação da litragem usada na lavagem MAIS o volume do mosto mas as vezes (por mais simples que possa ser) eu fico meio confuso.
Tenho muito receio de errar a mão e o mosto (na fase da fervura) ficar com uma densidade muito maior ou menor do que o esperado devido ao excesso de água usada na lavagem.

Algum macete nesta fase pra não errar tanto nesta fase?

obrigado antecipadamente aos colegas pela ajuda ! E me desculpem se usei caixa alta em algumas palavras e um monte de outras entre aspas. É o meu jeito de dar ênfase a algumas ideias na pergunta.

Grande abraço a todos ! Fernando - Ribeirão
 
Olá Fernando,

Como referência , seguem as medições de perda que tenho feito no meu sistema, tendo como target 20L no balde fermentador e receitas com OG / qtd de grãos próximas à que está descrita nesse tópico.

- Perda por absorção do Malte: ~ 1L por KG
- Perda por evaporação na Fervura: ~ 3L por hora
- Perda por Deadspace + Trub na panela de fervura: ~ 2L

Em uma receita similar , só nessa brincadeira vão 11 L.

Sobre a dica perguntada , o que tenho feito e pra mim tem funcionado bem:

A) Tiro o primeiro mosto , pré-lavagem , para a panela de fervura. Meço Volume e OG, corrigindo a temperatura. Para receitas similares à que está aqui descrita , em geral tenho ~ 1.068 e algo próximo a 11 ou 12 litros.

B) Faço a lavagem , Batch Sparge tem funcionado melhor pra mim do que Fly Sparge.

C) Vou "misturando" o líquido do "A" com o "B" na panela de fervura , medindo o volume e a densidade pré-fervura de tempos em tempos , até chegar em um equilíbrio bom de OG pré fervura (neste caso , próximo de 1.039) e volume (neste caso , próximo de 27L / 28L pré-fervura).

Nas minhas últimas levas funcionou bem , terminei com o Volume e a OG planejados.

Existem fórmulas para cálculo da diluição ("A" com "B").

Abs

Persevalli
 
Pergunta técnica aos colegas e já pedindo desculpas se a pergunta for meio básica demais. Estou lendo muito, estudando e ainda não fiz a minha primeira leva, por isto ainda fazendo perguntas básicas demais.

Lendo a receita percebi que o volume final pretendido é 20 litros. Ok.
Matematicamente os 15 litros da mosturação somados aos quase 19 litros de água para a lavagem dos grãos resulta em 34 litros.

Perguntinha técnica.....

"ONDE" vão estes 14 litros "sobrando" nesta receita? Durante a mosturação, a evaporação e as perdas com teste de iodo, sobras dentro das mangueiras de recirculação e trasfega poderiam somar uns 2 litros....vamos supor que as perdas por evaporação somem mais um litro. Teríamos (dos 15 litros iniciais na mosturação) apenas 12 litros "finais" na mosturação.
Ao iniciarmos a lavagem dos grãos, passaríamos estes 12 litros para a panela de fervura enquanto iniciamos (até onde li...na mesma velocidade e volume que está ocorrendo a trasfega) a lavagem dos grãos com os (segundo a receita acima) 18,9 litros de água.
Se fizermos a lavagem dos grãos com os 18,9 litros de água...na panela de fervura não ficarão 30 litros de mosto? (os 12 litros de água que sobraram da mosturação mais os 18 litros da lavagem) ?

Eu tento entender esta relação da litragem usada na lavagem MAIS o volume do mosto mas as vezes (por mais simples que possa ser) eu fico meio confuso.
Tenho muito receio de errar a mão e o mosto (na fase da fervura) ficar com uma densidade muito maior ou menor do que o esperado devido ao excesso de água usada na lavagem.

Algum macete nesta fase pra não errar tanto nesta fase?

obrigado antecipadamente aos colegas pela ajuda ! E me desculpem se usei caixa alta em algumas palavras e um monte de outras entre aspas. É o meu jeito de dar ênfase a algumas ideias na pergunta.

Grande abraço a todos ! Fernando - Ribeirão

Cara, sou iniciante também, mas acho que posso te ajudar.

Pra começar, cada Kg de malte absorve aproximadamente 1L de água, e isso vai embora. Com evaporação, principalmente na fervura, numa leva de 10L, 60min de fervura que é o que eu faço hoje, coloco pra ferver uns 14L, sendo que, da última vez consegui mandar uns 9L pra fermentar. Vc perde com trub, perde no resfriamento, enfim, esse 14L que vc disse estão nisso tudo aí.
Se vc usa uma proporção de 3L de água por Kg de malte, e começa, por exemplo, com 6L de água e 2kg de malte, vai ter pouco menos de 4L antes da lavagem.
O ideal é vc anotar tudo na primeira brassagem, a fim de alimentar o software com dados realistas, e conseguir mandar uma litragem o mais próxima do pretendido pro fermentador nas próximas.

Abraço.
 
Obrigado Persevalli e ChrisCarvalho pelas dicas.

Esta informação sobre as perdas eu acreditava serem menores. Achava mesmo que no máximo seriam perdidos uns 3 ou 3 litros e meio apenas. Esta perda de 1 litro para cada quilo de malte é uma informação interessante. Vou procurar mais info sobre esta etapa aí.

Eu comprei o Beersmith, comprei o registro dele..tudo certinho mas ainda não iniciei nem mesmo a customização dele no meu computador. Ainda falta comprar mais um caldeirão (meu sistema vai ser o de 3 panelas) e outros equipamentos. Vou comprar uns lúpulos, os maltes e só aí é que pretendo alimentar o programa com os dados.
Vejo que vou lendo tanta coisa....é tanta informação que a gente vai se perdendo...o negócio é começar a fazer (lógico que com os pés no chão e obedecendo as "leis" do processo) pra aprender errando.

Obrigadão pelas dicas e caso tenham contato com mais informação sobre o tema por favor compartilhem comigo.
Grande abraço a todos !
 
E me desculpe o Aruã se acabei me "apoderando" do tópico dele pra tirar as minhas dúvidas !

:)
 
Back
Top