Primeira Leva - Cerveja Hefeweiss iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lukas1

Active Member
Joined
Oct 13, 2015
Messages
27
Reaction score
2
Boa noite pessoal, venho mais uma vez pedir opiniões e ajuda com duvidas para eu enfim fazer a compra dos materiais para minha primeira leva.
Como ja me orientaram cerveja tipo weiss para iniciar, vou fazer uma receita que achei na internet, gostaria que opinassem.

Vou utilizar o metodo BIAB

Receita Hefeweiss 10 L

Maltes : 1,5 kg de malte trigo Claro Belga (ou posso colocar 2kg de uma vez?)
1 kg malte pielsen argentino cargil

Lupulos: HALLERTAU MAGNUM 4g 60 minutos
TETTNANG TETTNANGER 4g 20 minutos

duvida nos lupulos, voces acham que esses dois podem dar bom resultado ?

Levedura: Wb06


Estou programando 7 dias de fermentaçao , 7 dias de maturação e depois envase, com primming em cerca de 5 a 6gr de açucar por litro.

venho pedir ajuda para alguns pontos, por exemplo, quanto de agua devo utilizar , sendo que utilizarei o metodo BIAB , e farei lavagem, estou muito confuso com isso, quanto de agua devo por na panela , para depois da fervura eu obter algo proximo aos 10l da receita ?
Li num guia que devo começar com os 10 litros mesmo , e apos a fervura , completar com agua fervida o que tiver evaporado, posso fazer isso ? simples assim , depois de tudo eu completo o que evaporou ? isso pode?

e para completar, poderia colocar para fermentar numa geladeira regulada para ficar menos gelado possivel, e depois maturar nessa mesma geladeira, só regulando agora para ficar o mais gelado possivel ? pois esta muito calor no rio, nao vai dar pra fermentar a temperatura ambiente, entao pensei em fazer tudo na geladeira mesmo, mas ainda restam duvidas.

detalhe que busco uma cerveja bem suave, em media com 5% de alcool, com cor clara mesmo, bem proximo a coloraçao da pielsen.
Sou iniciante e sei que nao conseguirei atingir uma cerveja excelente , mas só de conseguir uma cerveja bebivel nessa primeira leva ja estou satisfeito kkk esperto a ajuda de voces para isso

obrigado
 
Bem, espero que alguém seja mais paciente que eu pra tratar as suas dúvidas uma a uma mas te garanto que se você, ao invés de esperar, sair lendo os tópicos fixos de cada seção pertinente, vai responder boa parte das suas dúvidas.

As respostas estão lá, digitadas, e eu poderia copiar e colar aqui e seriam resposta direta a algumas das suas perguntas, como o tópico sobre taxa de inoculação que responde a sua pergunta sobre fermento.

Boa sorte quando for fazer sua primeira cerveja!
 
Bem, espero que alguém seja mais paciente que eu pra tratar as suas dúvidas uma a uma mas te garanto que se você, ao invés de esperar, sair lendo os tópicos fixos de cada seção pertinente, vai responder boa parte das suas dúvidas.

As respostas estão lá, digitadas, e eu poderia copiar e colar aqui e seriam resposta direta a algumas das suas perguntas, como o tópico sobre taxa de inoculação que responde a sua pergunta sobre fermento.

Boa sorte quando for fazer sua primeira cerveja!

Pois é, nas últimas 2 semanas foram 2-3 tópicos novos apenas sobre quantidade de água...
 
Lukas bom dia, em relação da água eu utilizo equipamento para biab em 10 litros, água utilizo volume total na mosturação , para 10l finais início com 15,5l, ao terminar a mosturação retiro o saco e levo 14 litros para fervura de 60 minutos, quando vc retirar os grãos e não tiver os 14 litros de uma lavada neles até completar os 14... Abraço
 
Back
Top