Primeira Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

damigol

Well-Known Member
Joined
Sep 13, 2017
Messages
244
Reaction score
61
Pretendo fazer minha primeira lager essa semana, mas duas coisas estão me quebrando a cabeça:

1) Aeração do mosto após o resfriamento:
Para inocular a levedura na faixa de temperatura da fermentação, a única forma que eu consigo levar o mosto até 12°C, é resfriando com o chiller de imersão até cerca de 40°C, levar para o fermentador e deixar na geladeira o mosto resfriando por 10h. Até aí

Só que está me deixando inseguro deixar o mosto resfriando na geladeira 10h sem inocular para só então aerar o mosto após inocular. Alguém já fez essa técnica?

2) Não achei zinco e nutrientes para levedura, de modo a ajudar na fermentação.

Será que terei problemas?
 
1) Nunca fiz essa técnica, mas acredito que não deve ter problema não...

2) Mora aonde? Não consegue comprar servomyces não?
 
1) Nunca fiz essa técnica, mas acredito que não deve ter problema não...

2) Mora aonde? Não consegue comprar servomyces não?

Sobre a aeração, obrigado.
Moro em Porto Alegre, Servomyces está bem caro nas brewshop...
 
Meu processo padrão para Lagers é resfriar via Chiller até algo como 28c e deixar resfriar na geladeira (previaente gelada) até 2c abaixo da temp de fermentação, ou seja, geralmente até uns 8c. Tipicamente termino a brassagem no fim da tarde e inoculo na manhã seguinte.

Sou muito cauteloso com sanitizaçã e nunca tive problemas. Só faço a aeração após inocular e busco aplicar todos os procedimentos de LoDo que me são acessíveis.
 
Pretendo fazer minha primeira lager essa semana, mas duas coisas estão me quebrando a cabeça:

1) Aeração do mosto após o resfriamento:
Para inocular a levedura na faixa de temperatura da fermentação, a única forma que eu consigo levar o mosto até 12°C, é resfriando com o chiller de imersão até cerca de 40°C, levar para o fermentador e deixar na geladeira o mosto resfriando por 10h. Até aí

Só que está me deixando inseguro deixar o mosto resfriando na geladeira 10h sem inocular para só então aerar o mosto após inocular. Alguém já fez essa técnica?

2) Não achei zinco e nutrientes para levedura, de modo a ajudar na fermentação.

Será que terei problemas?

Sempre resfrio até a temp ambiente (+- 25ºC), coloco na geladeira e inoculo no dia seguinte. Esta técnica é utilizada por muitos homebrewers, só exige cuidado com a sanitização para não haver proliferação de outro microorganismo até inocular a levedura. Faça oxigenação (com o2 puro ou sacudindo) no momento que for inocular, não na noite anterior!

abs
 
Obrigado amigos, suas contribuições me ajudaram. Sobre a técnica de resfriamento para Lager na geladeira já tinha estudado no forum, mas sempre faltava a explicação sobre a aeração.
 
Back
Top