Primeira Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fhenr

Well-Known Member
Joined
Nov 26, 2015
Messages
78
Reaction score
17
Pessoal, após adquirir um pouco de experiência com meu equipamento, e comprar uma geladeira e controle de temperatura, vou me aventurar pelas desconhecidas terras das lagers.

Minha primeira receita será um bohemian pilsner (vol 19 Litros). Após pesquisas, 98% aqui no fórum, vou fazer a seguinte receita:

3,50 kg Pilsner (2 Row) Ger (3,9 EBC) Grão 1 78,7 %
0,50 kg Vienna Malt (6,9 EBC) Grão 2 11,2 %
0,30 kg Cara-Pils/Dextrine (3,9 EBC) Grão 3 6,7 %
0,15 kg Carared (39,4 EBC) Grão 4 3,4 % (apenas para acertar a cor)
12,00 g Hallertau Magnum [14,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 5 22,1 IBUs
10,00 g Saaz [3,75 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 6 4,9 IBUs
15,00 g Saaz [3,75 %] - Fervura 30,0 min Lúpulo 7 5,7 IBUs
15,00 g Saaz [3,75 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 8 3,7 IBUs
20,00 g Saaz [3,75 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 9 2,0 IBUs

- OG: 1050
- FG: 1013
- Temperatura da mostura: 67 graus, em 80 min
- Mash out: 76, em 10 min
- Fervura de 90 min

Vou utilizar levedura líquida da Bio4, (Pilsner Urquell), que está com data de fabricação em 01-12-15 - Comprei 2 vials e vou fazer um starter para inoculação.

- Alguma sugestação/comentário em relação a quantidade de carapils utilizado ou dos outros grãos?
- É recomendável eu utilizar a maior quantidade de Saaz dos 30 min para o final da fervura, como está acima?
- Alguma outra dica?

Abraços,

Fábio
 
Malte caramelo assim foge um pouco ao estilo, vienna pode até ficar legal mas o clássico mesmo é 95-100% Pilsen e 0-5%carapils(que não dá mt gosto de adocicado como os outros caramelos).

Vai fazer o starter no stir plate? Quantos litros?
 
Malte caramelo assim foge um pouco ao estilo, vienna pode até ficar legal mas o clássico mesmo é 95-100% Pilsen e 0-5%carapils(que não dá mt gosto de adocicado como os outros caramelos).

Vai fazer o starter no stir plate? Quantos litros?

Valeu Raisoshi!

E para correção da cor, oque posso utilizar sem fugir muito do estilo?

Vou fazer com a agitador magnético, 1,6 Litros. (Conforme Beersmith)

Abraço,

Fábio
 
Valeu Raisoshi!

E para correção da cor, oque posso utilizar sem fugir muito do estilo?

Vou fazer com a agitador magnético, 1,6 Litros. (Conforme Beersmith)

Abraço,

Fábio

Então tá show. Correção de cor numa pilsen? Ela começa em 2SRM ou 3.9EBC, fica abaixo?

Você pode fazer uma decocção se estiver se sentindo corajoso, pra deixar ela um pouco mais escura.
 
Então tá show. Correção de cor numa pilsen? Ela começa em 2SRM ou 3.9EBC, fica abaixo?

Você pode fazer uma decocção se estiver se sentindo corajoso, pra deixar ela um pouco mais escura.

Só fiquei na dúvida, pois utilizando o Beersmith no estilo Bohemian Pilsner, ele dá como parâmetro de cor, 6,9 a 11,8 EBC. Então sem o carared ou outro malte com um pouco de cor, fiquei no limite inferior. Mas irei seguir a sua dica e retirá-lo e fazer o mais usual mesmo.

Quanto a decocção, li pouco a respeito, e parece ser um tanto mais demorado, portanto ainda não vou me aventurar. :)

Abraços,

Fábio
 
Só fiquei na dúvida, pois utilizando o Beersmith no estilo Bohemian Pilsner, ele dá como parâmetro de cor, 6,9 a 11,8 EBC. Então sem o carared ou outro malte com um pouco de cor, fiquei no limite inferior. Mas irei seguir a sua dica e retirá-lo e fazer o mais usual mesmo.

Quanto a decocção, li pouco a respeito, e parece ser um tanto mais demorado, portanto ainda não vou me aventurar. :)

Abraços,

Fábio

Quando te respondi eu olhei rapidamente o BJCP 2008, não sei se mudou no mais recente de 2015.

Isso aí, a cor é o de menos quando a cerveja é tida como uma bem clara, o que seria ruim era escurecer demais hehe.
 
Quando te respondi eu olhei rapidamente o BJCP 2008, não sei se mudou no mais recente de 2015.

Isso aí, a cor é o de menos quando a cerveja é tida como uma bem clara, o que seria ruim era escurecer demais hehe.


Valeu!!

Fábio
 
Back
Top