Primeira Irish Red Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AndrePires

Member
Joined
Oct 28, 2015
Messages
9
Reaction score
0


Boa noite.

Brassei minha primeira Red Ale seguindo a receita abaixo:

3,5 kg Malte Pale Maris Otter
0,7 kg Malte Caramel/Cristal
0,3 kg Malte Vienna
0,25 kg Malte Caraaroma
0,15 kg Malte Special B
20 g East Kent Golding - 60 min.
15 g Perle - 15 min.
1 tablete Whirfloc - 15 min.
10 g canela em pau - 10 min.
2 pcts Safale American US-05

Fiz a mostura por 80 min a temperatura de 66ºC, e o mash out a 76ºC por 10 min.
O teste do iodo estava ok.
O Ph da agua foi ajustado para aproximadamente 5. Usei a fita de medição para ajuste e acido lático.
A OG foi de 1055 e a FG de 1011 para um volume de 19,5 litros levados para o fermentador.
Fiz whirpool no mosto ainda quente e resfriei com chiller de imersão.
O ABV segundo o BeerSmith deveria ser de 4,9%, porém obtive 5,8%.
A fermentação foi feita com inicio em 18º, mantendo por uns 3 dias depois do inicio das bolhas no airlock, a partir daí aumentei 1º por dia até chegar aos 25º, o que levou uns 10 dias.
Após isso, baixei a temperatura para 0,5º e ficou assim entre 7 e 10 dias.
Fiz o prime usando açucar invertido na composição de 140g de açucar,
420ml de agua e 5 gotas de limão, o que seria suficiente para 2,6 volumes no nivel de carbonatação.
Hoje abri a primeira garrafa para experimentar.
Achei ela bem maltada, com um aroma bem caramelizado. Não senti tanto lúpulo e nem tanto alcoolica. Achei a cor compatível com o beersmith.
Não me decepcionei com o resultado, achei a cerveja gostosa, não está amarga, mas não achei ela uma boa Red Ale.
Gostaria de ouvir opiniões sobre o que posso tentar para melhorar a proxima leva. Quero uma cerveja mais avermelhada e com mais aroma/sabor de canela.
Seguem algumas fotos.
Obrigado pela ajuda.
 

Attachments

  • IMG_20160916_193928060.jpg
    IMG_20160916_193928060.jpg
    168.3 KB · Views: 130
  • IMG_20160916_193940642.jpg
    IMG_20160916_193940642.jpg
    110.2 KB · Views: 154
  • IMG_20160916_193957415.jpg
    IMG_20160916_193957415.jpg
    125.2 KB · Views: 118
Olá,

Cara, da receita em si eu acrescentaria maltes Melano, e eu particularmente não uso nenhuma adição fora a inicial, já que Red não tem que ter aroma de lúpulo.

A cor dela me parece perfeita. Com uma boa clarificação, e colocando o copo contra uma fonte luminosa, o tom avermelhado deve ficar perfeito.

Sobre ela ficar boa, muitas vezes isso demanda somente tempo. Para o meu gosto, Reds ficam ótimas com 3 meses de maturação, mas isso varia de pessoa pra pessoa já que cada cervejeiro decide, de acordo com seu gosto pessoal, com quanto tempo fica o auge da sua própria cerveja (já que é para o seu próprio gosto).

Sobre a canela... simplesmente aumente a quantidade.

Se quiser algo mais avançado, podes usar Cloreto de Cálcio que acentua o maltado e da uma sensação de mais arredondamento na sensação na boa. Eu particularmente gosto muito da calculadora de água do www.brewersfriend.com.

Sobre colocar limão no priming... não faz diferença. Isso em tese ajuda a inverter o açúcar, que nada mais é do que separar a Glicose da Frutose que tem na Sacarose, e isso o fermento vai fazer de qualquer maneira através da enzima Invertase.

Tenha paciência, cervejas maltadas e escuras normalmente só melhoram com o tempo.

Em tempo, eu particularmente gosto de Reds um pouco mais alcoólicas, ali pelos 1064.... pouco me importa se está dentro do estilo. :rockin:

Abraço,
 
Cara, da receita em si eu acrescentaria maltes Melano, e eu particularmente não uso nenhuma adição fora a inicial, já que Red não tem que ter aroma de lúpulo.

Olá Guenther,

Os Maltes Melano a que você se referiu seriam a mais do que todos os outros que já utilizei ? Não seriam para substituir nenhum dos que usei ?

Sobre ela ficar boa, muitas vezes isso demanda somente tempo. Para o meu gosto, Reds ficam ótimas com 3 meses de maturação, mas isso varia de pessoa pra pessoa já que cada cervejeiro decide, de acordo com seu gosto pessoal, com quanto tempo fica o auge da sua própria cerveja (já que é para o seu próprio gosto).

Com relação a maturação, esse deveria ser feita trasfegando a cerveja para um outro balde após o cold crash e armazenando em temperatura ambiente para depois fazer o priming e engarrafar ?
Ou é correto eu deixa-la quientinha agora já engarrafada, carbonatando em temperatura ambiente e conforme o tempo passa eu ir experimentando algumas para decidir o quanto estará boa para minha percepção ?

Obrigado pela atenção.

Abraço. :mug:
 
Olá Guenther,

Os Maltes Melano a que você se referiu seriam a mais do que todos os outros que já utilizei ? Não seriam para substituir nenhum dos que usei ?



Com relação a maturação, esse deveria ser feita trasfegando a cerveja para um outro balde após o cold crash e armazenando em temperatura ambiente para depois fazer o priming e engarrafar ?
Ou é correto eu deixa-la quientinha agora já engarrafada, carbonatando em temperatura ambiente e conforme o tempo passa eu ir experimentando algumas para decidir o quanto estará boa para minha percepção ?

Obrigado pela atenção.

Abraço. :mug:
Malte melano é melano, cristal é cristal, e assim vai.

Sobra maturação, tanto faz.... maturar antes de engarrafar, depois... tanto faz. Eu particularmente prefiro engarrafar/embarrilar e deixar maturando já carbonata, pois assim posso provar a hora que quiser.
 
Aproveitando: a maturação deve ser feita a temperatura ambiente ou pode ser na geladeira, entre 5 a 8 graus?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Maravilha.

Muito Obrigado pela informações Guenther.
Espero que na próxima leva eu consiga alcançar um resultado melhor.

Abraço.
 
Se quiser algo mais avançado, podes usar Cloreto de Cálcio que acentua o maltado e da uma sensação de mais arredondamento na sensação na boa. Eu particularmente gosto muito da calculadora de água do www.brewersfriend.com.

Você usa água da concessionária local e se baseia nos dados que eles fornecem ou solicitou uma análise específica da sua água?
 
Bom dia André,

Fiz minha primeira IRA em 02/2016, foi minha segunda brassagem, com a seguinte receita:
Pale Ale 4 kg
Cararuby 1 Kg
Melanoidina 0,5 kg
Special B 0,3 kg

Achei que ficou bem legal, um vermelho bacana na mostura que tende a escurecer após a maturação.
 

Attachments

  • NYX-02.jpg
    NYX-02.jpg
    53.2 KB · Views: 132
  • NYX-04.jpg
    NYX-04.jpg
    32.7 KB · Views: 132
  • NYX-03.jpg
    NYX-03.jpg
    84.9 KB · Views: 117
Você usa água da concessionária local e se baseia nos dados que eles fornecem ou solicitou uma análise específica da sua água?
Exato, enviei e-mail pra minha concessionária de água dizendo meu endereço exato, e eles me enviaram o laudo.

Abraço,
 
Bom dia André,

Fiz minha primeira IRA em 02/2016, foi minha segunda brassagem, com a seguinte receita:
Pale Ale 4 kg
Cararuby 1 Kg
Melanoidina 0,5 kg
Special B 0,3 kg

Achei que ficou bem legal, um vermelho bacana na mostura que tende a escurecer após a maturação.

Bom dia Teco,

Ficou com uma coloração bem legal cara.
Vou ver se tiro umas fotos com a iluminação ideal para postar depois.
Vou dar uma segurada na ansiedade e deixa-las mais um tempo quietas maturando. Tem apenas 10 dias de engarrafadas, achei até que a carbonatação ainda não está num nível legal.

:mug:
 
Malte melano é melano, cristal é cristal, e assim vai.

Sobra maturação, tanto faz.... maturar antes de engarrafar, depois... tanto faz. Eu particularmente prefiro engarrafar/embarrilar e deixar maturando já carbonata, pois assim posso provar a hora que quiser.

Guenter, desculpe mas não ficou claro para mim sobre a questão do Melano.
Com base na receita inicial, deve-se retirar algum malte para colocar o Melano, ou apenas adiciona-lo a receita original?
E qual quantidade de Melano sugeres?

Obrigado
Caio
 
Guenter, desculpe mas não ficou claro para mim sobre a questão do Melano.
Com base na receita inicial, deve-se retirar algum malte para colocar o Melano, ou apenas adiciona-lo a receita original?
E qual quantidade de Melano sugeres?

Obrigado
Caio
Caio, essas perguntas que fizeste... não tem resposta perfeita.

Isso é o mesmo que você ter postado uma receita de feijão sem usar louro, e eu dizer que gosto de usar louro no feijão.

Ou seja, usar maltes Melano (exemplo, da Castle Malting, Melano normal e Melano Light) não implicam em tirar outros maltes que tu colocou já que são maltes diferentes.

Quantidade também é algo subjetivo, eu sempre basicamente coloco os maltes especiais até atingir a cor que desejo.

Fazer receita é muito parecido como cozinhar... tem que fazer, testar os ingredientes, e usar na quantidade que preferir de acordo com teu conhecimento sobre aquele ingrediente.

Uma dica que dou é... se vc fizer receitas com muitos maltes especiais diferentes, dificilmente vai aprender a característica de cada um desses maltes. Exemplo... se não conhece bem Maltes Melano.. ou Aroma, ou Crystal... faça cervejas simples com esses maltes, como 90% algum malte base, mais 10% só de malte melano, ou crystal, ou seja lá o que for... aí sim vc vai conhecer os ingredientes tal qual se estivesse cozinhando uma comida e utilizasse um tempero pela primeira vez.

Estudar ingredientes até ajuda, mas vc só realmente aprende a utilizar um malte ou lúpulo depois que fizer uma cerveja praticamente só com ele... não tem caminho fácil.

Abraço,
 
Exato, enviei e-mail pra minha concessionária de água dizendo meu endereço exato, e eles me enviaram o laudo.

Abraço,

Sem custo?
Como eu solicito? Informando que preciso de um laudo com a composição química da água já vem a informação que preciso?
 
Caio, essas perguntas que fizeste... não tem resposta perfeita.

Isso é o mesmo que você ter postado uma receita de feijão sem usar louro, e eu dizer que gosto de usar louro no feijão.

Ou seja, usar maltes Melano (exemplo, da Castle Malting, Melano normal e Melano Light) não implicam em tirar outros maltes que tu colocou já que são maltes diferentes.

Quantidade também é algo subjetivo, eu sempre basicamente coloco os maltes especiais até atingir a cor que desejo.

Fazer receita é muito parecido como cozinhar... tem que fazer, testar os ingredientes, e usar na quantidade que preferir de acordo com teu conhecimento sobre aquele ingrediente.

Uma dica que dou é... se vc fizer receitas com muitos maltes especiais diferentes, dificilmente vai aprender a característica de cada um desses maltes. Exemplo... se não conhece bem Maltes Melano.. ou Aroma, ou Crystal... faça cervejas simples com esses maltes, como 90% algum malte base, mais 10% só de malte melano, ou crystal, ou seja lá o que for... aí sim vc vai conhecer os ingredientes tal qual se estivesse cozinhando uma comida e utilizasse um tempero pela primeira vez.

Estudar ingredientes até ajuda, mas vc só realmente aprende a utilizar um malte ou lúpulo depois que fizer uma cerveja praticamente só com ele... não tem caminho fácil.

Abraço,

Concordo plenamente.

Tenho até um caso recente pra compartilhar...

Como ainda estou começando a conhecer os maltes e sempre ouvi o pessoal falar que Maris Otter é o néctar dos deuses, fiz uma ESB usando somente ele e um pouco de melano só para ajustar a cor.

Vou falar pra vcs hein...Nunca bebi uma cerveja com o sabor dela...Pode ser por falta de oportunidades mesmo, mas ela ficou com um sabor muito interessante. Tem um quê de nozes (que só fui de fato associar qd li que o malte tinha um sabor de nozes) e associei o sabor a maçã, um pouco terroso tb...mas acredito que nesse último caso tenha sido pelo lúpulo.

Agora preciso repetir a receita com um Pale Ale mais barato pra analisar o custo x benefício.

Usei o Mangrove Liberty Bell.
 
Sem custo?
Como eu solicito? Informando que preciso de um laudo com a composição química da água já vem a informação que preciso?

Olá,

Eu achei o da minha cidade no site da concessionária (Campinas, Sanasa).

Se você for de Sorocaba, tem no site da SAAE: http://saaesorocaba.com.br/site/?page_id=308

EDIT: Veja se faz sentido para você as regiões, se você sabe a origem da sua água, senão acho que eles informam isso facilmente. No da Sanasa foi mais simples porque no próprio site você seleciona o bairro e já dá a análise para aquela região.
 
Olá,

Eu achei o da minha cidade no site da concessionária (Campinas, Sanasa).

Se você for de Sorocaba, tem no site da SAAE: http://saaesorocaba.com.br/site/?page_id=308

EDIT: Veja se faz sentido para você as regiões, se você sabe a origem da sua água, senão acho que eles informam isso facilmente. No da Sanasa foi mais simples porque no próprio site você seleciona o bairro e já dá a análise para aquela região.

Eu já havia baixado, mas não consta a informação com a quantidade dos minerais
 
Eu já havia baixado, mas não consta a informação com a quantidade dos minerais
Eu enviei e-mail para a concessionária pedido as informações de minerais no geral, e eles me enviaram.

Todas as concessionárias são obrigadas a fazer isso sem custo, afinal você compra a água deles assim como compra uma garrafa de água no mercado (que vem com os dados no rótulo).

Abraço,
 
André, boa noite.
Fiquei com uma duvida com relaçao a tua receita: qual o objetivo de cada um dos maltes especiais que usaste na tua receita? Ou seja, por que 4 maltes especiais (vienna, cristal, caraaroma, special B)?
Nao poderia ser usado apenas um ou dois maltes especiais?
Pergunto apenas para entender a funçao de cada um na receita.
Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
André, boa noite.
Fiquei com uma duvida com relaçao a tua receita: qual o objetivo de cada um dos maltes especiais que usaste na tua receita? Ou seja, por que 4 maltes especiais (vienna, cristal, caraaroma, special B)?
Nao poderia ser usado apenas um ou dois maltes especiais?
Pergunto apenas para entender a funçao de cada um na receita.
Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Bom dia Caio.

Cara, sinceramente estaria mentindo se dissesse a você a contribuição de cada malte que utilizei nessa receita.
Encontrei essa receita em pesquisas, não me lembro se aqui mesmo ou no HB americano. Simplesmente achei ela interessante e resolvi faze-la.
Para a proximas que fizer, pretendo seguir algumas dicas do pessoal com mais experiencia aqui do forum e elaborar a receita e usar apenas um ou dois maltes especiais, como vc mesmo citou em sua pergunta. Dessa forma poderei identificar o que cada malte contribui para o resultado final da cerveja.
Como disse anteriormente, vou deixar a cerveja maturando um pouco mais e conforme for provando, pretendo postar minhas impressões aqui. A pricipio posso dizer que não ficou uma cerveja ruim, mas acredito que possa melhorar-la bastante.
Sabe como é .....ansiedade de iniciante !!!! Ainda não elaborei nenhuma receita que tivesse criado completamente do zero.

:mug:
 
Obrigado Andre. Ja fiz duas IRA, usando receitas da WE. Agora vou montar uma receita propria, com Maris Otter e RedX, e Melano (10%), e apenas lupulo East Kent Golding. Quando fizer posto tb.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Obrigado Andre. Ja fiz duas IRA, usando receitas da WE. Agora vou montar uma receita propria, com Maris Otter e RedX, e Melano (10%), e apenas lupulo East Kent Golding. Quando fizer posto tb.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Bom dia Caio.

Estava verificando as receitas que já brassei e cheguei à conclusão que os maltes vienna e cristal que utilizei na IRA foram adicionados pois eram maltes que haviam sobrado de uma Cream Ale que havia feito anteriormente e não queria que ficassem muito tempo guardados.
Sendo assim, a principio a IRA teria apenas o maris otter, o caraaroma e o specialB.

:mug:
 
Ah, ok, informação importante, obrigado André!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top