Primeira Imperial Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

danilonog

Active Member
Joined
Jan 9, 2016
Messages
35
Reaction score
3
Vou fazer minha primeira imperial stout e estou com dúvida sobre a receita.
Que lúpulo utilizar, qual fermento utilizar e quantos pacotes de fermento.

receita para 10L:
 

Attachments

  • stout2.JPG
    stout2.JPG
    142.2 KB · Views: 237
Tem como mandar o arquivo do beersmith?

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk
 
Vou dar meu pitaco; conforme o BJCP em relação ao lúpulo, pode ser usado qualquer variedade...
E de fermento, tanto um neutro (US05 por exemplo) ou ingles (S04)...
A quantidade, não posso mensurar, pois não tenho experiência com cervejas com alto ABV!
Espero ter ajudado!
 
Qual o programa (aplicativo) que vc está utilizando para montagem da receita? Esta à venda em algum lugar?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
O lúpulo pode ser um lúpulo normal de alto AA para dar o IBU desejado, um Magnum por exemplo, joga no começo só para isomerisação dos AA. O fermento eu fiz e usei o S04, mas estou tendo problemas que a FG ficou muito alta, imagino que ele não aguentou o Álcool próximo de 11%, eu faria novamente com S05.
Taxa de inoculação é simples, lê esse tópico e aprende a calcular:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424


Outra dica, tua eficiência ta 72%, se esse for teu padrão, pode ter certeza que com essa quantidade de malte vai baixar muito, eu chuto que cai pra 60%. Não sei qual teu sistema, mas te prepara pra demorar mais que o normal, pra entupir, ficar pesado, etc, não é uma cerveja simples.
 
O lúpulo pode ser um lúpulo normal de alto AA para dar o IBU desejado, um Magnum por exemplo, joga no começo só para isomerisação dos AA. O fermento eu fiz e usei o S04, mas estou tendo problemas que a FG ficou muito alta, imagino que ele não aguentou o Álcool próximo de 11%, eu faria novamente com S05.
Taxa de inoculação é simples, lê esse tópico e aprende a calcular:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424


Outra dica, tua eficiência ta 72%, se esse for teu padrão, pode ter certeza que com essa quantidade de malte vai baixar muito, eu chuto que cai pra 60%. Não sei qual teu sistema, mas te prepara pra demorar mais que o normal, pra entupir, ficar pesado, etc, não é uma cerveja simples.

vc acha que eu devo baixar a eficiência para uns 65%?

e quanto aos maltes escolhidos, esta correto?
 
vc acha que eu devo baixar a eficiência para uns 65%?

e quanto aos maltes escolhidos, esta correto?

Eu baixaria pra 60.

Os maltes é mais complicado opinar em uma cerveja dessas, mas acho que ta ok.
 
Qual melhor temperatura para fermentar uma RIS? Pensei em 20°c. Alguém com experiência aí recomenda alguma outra coisa?
Penso em usar fermento US05.
 
Esse tipo de cerveja, com alto teor de álcool já causa estresse natural na levedura, recomendo iniciar a fermentação na temperatura usual para ales (18ºC) e ao longo da fermentação ir aumentando gradativamente a temperatura para contribuir com uma melhor atenuação. Quando eu faço RIS sigo mais ou menos esse esquema:
0 - 24h : 18ºC
24 - 72h: 18,5ºC
Daí pra frente vou aumentando aos poucos até chegar 20ºC lá pelo 5º dia;
 
Esse tipo de cerveja, com alto teor de álcool já causa estresse natural na levedura, recomendo iniciar a fermentação na temperatura usual para ales (18ºC) e ao longo da fermentação ir aumentando gradativamente a temperatura para contribuir com uma melhor atenuação. Quando eu faço RIS sigo mais ou menos esse esquema:
0 - 24h : 18ºC
24 - 72h: 18,5ºC
Daí pra frente vou aumentando aos poucos até chegar 20ºC lá pelo 5º dia;

Irei seguir essa temperatura ai mesmo então. Tinha pensado:
0h - 24h - 18ºC e ir aumentando 1ºC por dia até os 20ºC. Mas essa dica sua acho que fica melhor.
Me diz uma coisa vou fermentar 20 litros em um balde para 30ltr. Você acha que vou ter problemas?
 
o que acha dessa receita:
8kg de pale ale
1kg munich
600gr de cevada torrada
400gr de special B
350gr de malte chocolate
250gr de malte defumado
500gr de aveia

75gr de magnum 60min
50gr de goldings

2pct de US05
 
É difícil falar da receita dos outros, mas acho que você não vai conseguir chegar na cor de um RIS com esses maltes, me aprece muito claro ainda e acho que não faz sentido usar só 250g de malte defumado, não vai dar gosto nenhum nessa quantidade.
 
Realmente kbid, essa receita ai foi o primeiro rascunho. Analisando melhor resolvemos reduzir 500gr de pala ale e colocar 300gr de male black, pela cor.
Quanto o malte defumando não tinha pensado nisso, até porque nunca usei, queria somente um toque sutil de defumado. Você acha que não vai agregar nada mesmo?
 
Back
Top