Primeira Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tavares

Active Member
Joined
Sep 19, 2014
Messages
37
Reaction score
26
Olá Pessoal!
Fiz minha primeira brassagem há uma semana com um kit (equipamentos e á
receita IPA) de 5l. O 'manual de instruções' orienta a fermentação em 24ºC controlados e, na falta de uma climatização controlada, deixar em temperatura ambiente.
Acontece que Ribeirão Preto faz 30ºC fácil dentro de casa!!!
O que pode acontecer com 1ª cerveja??
 
Cara, mesmo problema aqui, ainda bem que Sao Carlos é um pouco mais tranquilo.
O Palmer sugere colocar o fermentador numa banheira cheia de água, assim a temperatura tende a não variar muito. Colocar no banheiro ou no sotão ajuda também.

De qualquer forma, no meu tópico, disseram que a fermentação a uma temp alta ocorre mais rapido do que deveria, e logo pode gerar off flavors. Negócio é caprichar na maturação (ou seja, nao fique tão ansioso para beber a breja - dificil!). Dica que me deram: maturação a temp ambiente mesmo e depois 3a4 dias num temp bem baixo

Cheers
 
Nesse caso, acho que a melhor solução é colocar o fermentador em uma bacia com gelo no início da fermentação e tentar manter ele numa temperatura de uns 20 graus no máximo pelo menos nos primeiros 2 ou 3 dias.

A tendência é que uma fermentação em alta temperatura tenha muitos alcoóis superiores. Quem sabe uma maturação mais longa atenue um pouco isso, mas não sei dizer exatamente pois a leva que eu tive esse problema acabei consumindo antes de deixar pra maturar mesmo.

Abraços!
 
Senhores

Como a leva é pequena, existem alternativas viáveis, como por exemplo arrumar um isopor que caiba o fermentador, encher com água e periodicamente colocar garrafas PET cheias de água congelada dentro dele, junto com o fermentador.

De preferência um isopor que possa ser fechado com o fermentador.

Caso não possam acompanhar de perto a temperatura, podem abrir mão das garrafas PET congeladas e deixar só a água no isopor fechado. Só isso já vai garantir alguns graus a menos que a temperatura ambiente e minimizar a variação da temperatura no fermentador.

Pelo que andei lendo aqui no Fórum, mais prejudicial que uma temperatura relativamente alta é a variação excessiva da temperatura.

Boa Cerveja!
 
Tavares, por curiosidade.. que kit é esse que recomenda começar a fermentar a 24 graus?

Esse é uma temperatura absurdamente alta para começo de fermentação... de modo geral, Ales devem começar a fermentar pelos 18 graus, e às vezes até menos.

Abraço,
 
Kit de 5l de IPA da Lamas Brew Shop (Campinas).
9 dias por 24 graus...

Mas Guenther... você acha que a cerveja já esta perdida??
 
Kit de 5l de IPA da Lamas Brew Shop (Campinas).
9 dias por 24 graus...

Mas Guenther... você acha que a cerveja já esta perdida??
Não.

Cerveja perdida, na minha opinião, só se estiver contaminada ou se tenha acontecido algo muito grave como queimar os grãos durante a mosturação, ou clorofenol muito forte, ou qualquer outra coisa que envolva risco à saúde... coisas raras.

Cara, dá uma olhada novamente nas instruções do kit.... sinceramente, sem olhar nem me certificar, conhecendo os Lamas e o David bem como conheço, eu duvido que eles tenham instruído começar a fermentar a 24 graus. Podem ter citado esse valor na faixa de atuação do fermento, mas começar em 24... é uma recomendação muito fora do normal.

Bom, respondendo objetivamente tua pergunta.. pode acontecer de ela ficar com vários off-flavors, como diacetil (manteiga - chance menor de acontecer), acetaldeído (gosto de maça ainda verde ou outras frutas verdes, adstringente - grande chance), além de álcool superior (forte arome de gosto de álcool) e sulfuroso (aroma forte que lembra ovo podre).

Leva perdida... não creio. Mas provavelmente terá off-flavors, que talvez você note, talvez não.

Abraço!
 
Obrigado pelas respostas!
Acredito que a proposta do kit e da receita seja para iniciantes e, assim, os procedimentos sejam os mais simples e práticos possíveis.

De qualquer forma anexei a página da receita com os procedimentos de fermentação recomendado.
 

Attachments

  • 2014-09-21 20.49.45.jpg
    2014-09-21 20.49.45.jpg
    122.5 KB · Views: 167
Pois é, minha primeira leva foi essa aí também. 9 dias a 24'C e 15 dias a 10'C
 
Bom, hoje conversei longamente com o David sobre isso.

A explicação que ele me deu é que eles precisam explicar de forma simplória sobre as temperaturas, porque as instruções precisam ser simples, etc. Especificamente sobre essa receita, disse que 24 seria a faixa se esterificação recomendada pelo fabricante.

Bom, como eu disse a ele, eu entendo os argumentos, mas discordo.

A imensa maioria dos fermentos Ale não deve começar em temperaturas tão altas. Isso potencializa a geração de álcoois superiores, acetaldeído, etc. No livro Yeast, inclusive, citam experimentos que comparando uma cerveja fermentada a 19 graus, e outra a 24, a segunda gera em torno de 10 vezes mais acetaldeído que a primeira (e isso é gerado predominantemente no início da fermentação).

Terminar a fermentação primária em temperaturas altas, isso sim, é bom, as começar, não.

No Congresso Técnico ocorrido em Floripa (SC) neste ano, o Stan Hieronymus apresentou como muitas das principais Belgas fermentam suas cervejas, e na GRANDE maioria, eles começam fermentando em entre 14 a 18 graus (no máximo) e deixam a temperatura subir naturalmente até 24... 26.... algumas até 29 graus (Duvel).

Por fim, sim, existem exceções... existem cepas que podem começar mais alto e não ter problemas, mas via de regra, quando não se conhece um fermento direito, é sempre melhor testar em temperaturas mais baixas, e depois ir aumentando ou mudando o perfil de fermentação ao longo do tempo, assim corre-se menos risco de uma cerveja ficar com muitos off-flavors.

Abração,
 
Ontem fiz o manejo de recipiente para armazenar na geladeira pelos próximos 15 dias (maturação)...
A cor ficou nada atraente!!! rs

Aquela cor ambar cobreada bonita de uma IPA acontece na maturação!?!
 

Attachments

  • 20140923_183020.jpg
    20140923_183020.jpg
    119.5 KB · Views: 77
Guenther
Acho que os caras da Lamas não deixam ter certa razão. Um processo mais detalhado deixaria de ser para iniciante.
Armazenar algo em 18°C no interior paulista não é para iniciantes mesmo!! rs
Obrigado pelo interesse e compartilhar o conhecimento!.
 
Guenther
Acho que os caras da Lamas não deixam ter certa razão. Um processo mais detalhado deixaria de ser para iniciante.
Armazenar algo em 18°C no interior paulista não é para iniciantes mesmo!! rs
Obrigado pelo interesse e compartilhar o conhecimento!.
Eu particularmente discordo, porque não é necessário simplificar tanto.

Veja, alguns cervejeiros podem não ter condições de baixar pra 18, mas outros sim. Recomendando 24, você faz com que TODOS utilizem 24, mesmo aqueles que teriam controle.

Já se a frase frase tivesse uma dúzia de palavras a mais, como "A cerveja deve ser fermentada entre 18 e 24 graus, mas se puder, prefira começar a fermentação na faixa mais baixa, pelos 18 graus".

Pronto.. isso não é complica, e explica bem, gerando melhores resultados.

É preciso entender que muitos cervejeiros não são de pesquisar, e vão acabar usando essa "recomendação inicial" durante MUITO tempo, ou seja, mesmo que seja um primeiro ensinamento, isso pode fazer uma diferença grotesca na trajetória cervejeira do sujeito.

Abração,
 
Back
Top