Primeira cervja concluida, dicas e sugestões para melhoria

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

senhorthiago

Member
Joined
Mar 13, 2017
Messages
9
Reaction score
0
Fala galera,

A minha primeira cerveja foi aberta ontem, apesar dos vários erros fiquei orgulhoso por que ela estava boa. Precisa de muitas melhoras, mas pelo menos eu não perdi a primeira leva. Foi uma produção para 20 L que só renderam 9 L, 15 garrafas (bem pouco). Foi uma English Pale Ale (ordinary bitter), com receita pronta.

Entre os erros que pude perceber.

Eu tive um pouco de dificuldades em manter a rampa de brassagem na temperatura de 68.

O teste com iodo não foi satisfatório

Esqueci de colocar o whirfloc e a cerveja ficou com o trub muito distribuído, indo para um pouco no fermentador

Esqueci de tirar as medidas de tudo (sem OG, FG)

Devo ter feito mais coisa errada mas até onde me lembro foi isso.

A fermentação levou 7 dias a 19º
A maturação levou 14 dias começando em 4º e finalizando em 0º

Carbonatação: usei as "polêmicas" balas do lamas, 2 por garrafa, ontem após uma semana de uso coloquei uma cerveja pra gelar e achei a a quantidade de gás boa.

Ontem degustando a cerveja, pude notar o seguinte:

- Leve gosto metálico ao fundo (imagino que seja devido ao erros na rampa de brassagem)

- Espuma pouco consistente, e rapidamente se desfazendo (bolhas muito grandes)

- Muitos sedimentos

Vocês teriam sugestões para eu efetuar na minha próxima brassagem ? E tentar diminuir esses problemas

O que eu posso fazer pra diminuir essa perda ? (de 20L sair só 9L, achei pouco demais)

Obrigado a todos, o fórum foi de grande ajuda nessa minha primeira leva
 

Attachments

  • IMG_4432.jpg
    IMG_4432.jpg
    174.8 KB · Views: 104
  • IMG_4433.jpg
    IMG_4433.jpg
    154.2 KB · Views: 99
Ficou bonita.. eu aconselho fazer primming e deixar uns 10 dias parada. Abre uma no quinto dia. Uma das etapas mais importantes tu controlou, que foi a temperatura da fermentação. O resto é ajuste e atenção. Abraco!

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
 
Eu tive um pouco de dificuldades em manter a rampa de brassagem na temperatura de 68.

R.: tem um tópico fixo onde é explicado que não é necessário ficar corrigindo a temperatura, dá uma lida depois..

O teste com iodo não foi satisfatório

R.: eu não faço teste de iodo, faço a mosturação em 90 minutos e pronto

Esqueci de colocar o whirfloc e a cerveja ficou com o trub muito distribuído, indo para um pouco no fermentador

R.: também não uso whirfloc, é só fazer uma maturação a frio mais prolongada ou usar gelatina para clarificação

Esqueci de tirar as medidas de tudo (sem OG, FG)

R.: primeira vez a gente fica meio perdido mesmo... dá próxima vez você pode anotar o que fazer em cada etapa para não esquecer nada

Leve gosto metálico ao fundo (imagino que seja devido ao erros na rampa de brassagem)

R.: pode ser oxidação, tem que tomar cuidado nas transferências para não injetar o2 na cerveja

Espuma pouco consistente, e rapidamente se desfazendo (bolhas muito grandes)

R.: pode ser várias coisas, tem um tópico fixo sobre espuma, depois dá uma procurada
 
Fala Thiago,

Por se tratar de um primeira leva, o gosto metálico pode ter sido causando pelo equipamento novo (se for de alumínio) ou pelo nível de ferro da água utilizada. Existe também a possibilidade de problemas de armazenamento do malte.

Mas olhando ela ficou realmente bem bonita! Parabéns!!

Abraços
 
Eu tive um pouco de dificuldades em manter a rampa de brassagem na temperatura de 68.

R.: tem um tópico fixo onde é explicado que não é necessário ficar corrigindo a temperatura, dá uma lida depois..

O teste com iodo não foi satisfatório

R.: eu não faço teste de iodo, faço a mosturação em 90 minutos e pronto

Esqueci de colocar o whirfloc e a cerveja ficou com o trub muito distribuído, indo para um pouco no fermentador

R.: também não uso whirfloc, é só fazer uma maturação a frio mais prolongada ou usar gelatina para clarificação

Esqueci de tirar as medidas de tudo (sem OG, FG)

R.: primeira vez a gente fica meio perdido mesmo... dá próxima vez você pode anotar o que fazer em cada etapa para não esquecer nada

Leve gosto metálico ao fundo (imagino que seja devido ao erros na rampa de brassagem)

R.: pode ser oxidação, tem que tomar cuidado nas transferências para não injetar o2 na cerveja

Espuma pouco consistente, e rapidamente se desfazendo (bolhas muito grandes)

R.: pode ser várias coisas, tem um tópico fixo sobre espuma, depois dá uma procurada


Eu já até li esse tópico do Gunther sobre ficar controlando a temepratura na mosturação, mas além de não possuir uma tampa, foi assim que eu aprendi a fazer, e na primeira brassagem eu tentei fazer tudo o mais proximo possivel daquilo que aprendi, dps a gente vai desenvolvendo.

Obrigado pelas dicas
 
Fala Thiago,

Por se tratar de um primeira leva, o gosto metálico pode ter sido causando pelo equipamento novo (se for de alumínio) ou pelo nível de ferro da água utilizada. Existe também a possibilidade de problemas de armazenamento do malte.

Mas olhando ela ficou realmente bem bonita! Parabéns!!

Abraços


Agua eu usei mineral e o malte comprei na loja do Lamas, fiz moagem e utilizei no mesmo dia

Muito obrigado!!
 
Parabens antes de qualquer coisa... e vamos aos comentarios.
:mug:

Eu tive um pouco de dificuldades em manter a rampa de brassagem na temperatura de 68.
- Não precisa se matar: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

O teste com iodo não foi satisfatório
- Se praticar o indicado acima (mostura de 90 min) descarte teste de iodo

Esqueci de colocar o whirfloc e a cerveja ficou com o trub muito distribuído, indo para um pouco no fermentador
- Não necessariamente isto solucionaria o problema, Trub envolve quebra de proteinas, tempo de descanso, chiler dentro ou fora da panela, momento de resfriamento, quantidade de lupulo etc... mas para tudo, a solução é uma boa maturação a frio e se não tiver muito tempo, use gelatina e leia este topico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403833

Esqueci de tirar as medidas de tudo (sem OG, FG)
- Este é o principio de todos os indicadores, inclusive para seu problema de volume final, se vc não sabe quanto tem de OG, vc não é capaz de dizer se precisa ou não de mais agua / conversão de acucar e por aí vai...

A fermentação levou 7 dias a 19º
A maturação levou 14 dias começando em 4º e finalizando em 0º
- Perfil legal de fermentação, pense em mais dias a frio ou gelatina para anular o trub nas garrafas

Carbonatação: usei as "polêmicas" balas do lamas, 2 por garrafa, ontem após uma semana de uso coloquei uma cerveja pra gelar e achei a a quantidade de gás boa.
- Gas não necessariamente é um bom creme, deixe mais tempo para as bolhas se consolidarem no liquido e deixar uma espuma mais cremosa, mas isto também vai depender das suas rampas de mosturação e dos grãos, alguns tem uma proteina menor que ajuda na espuma, outros nem tanto.

Leve gosto metálico ao fundo (imagino que seja devido ao erros na rampa de brassagem)
- Isto pode ser do proprio equipamento, na segunda ja não terá.

Espuma pouco consistente, e rapidamente se desfazendo (bolhas muito grandes)
- Isto é devido ao pouco tempo de Priming aliado à falta de controle de temperatura na brassagem - Leia isto: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407145

Muitos sedimentos
- Tenha um bom processo para Whirlpool, eu recomendo fazer o redomoinho a quente, esperar uns 20 minutos, trasfega para outra panela ou balde fermentador sem aerar, iniciar o resfriamento com chiler

O que eu posso fazer pra diminuir essa perda ? (de 20L sair só 9L, achei pouco demais)
- Com um bom software indicando quanto precisa ter de OG num momento especifico, vc ajusta isto; por exemplo...
Antes de partir para a fervura, o software irá indicar quanto precisa ter em Litros e OG, basta ajustar para o volume final ;)
Recomendo Beersmith - custa algo em torno de 80 pilas e foram os 80 reais mais bem investidos

Espero ter ajudado
Boa sorte e bons processos na proxima :tank:
 
Fala galera,

A minha primeira cerveja foi aberta ontem, apesar dos vários erros fiquei orgulhoso por que ela estava boa. Precisa de muitas melhoras, mas pelo menos eu não perdi a primeira leva. Foi uma produção para 20 L que só renderam 9 L, 15 garrafas (bem pouco). Foi uma English Pale Ale (ordinary bitter), com receita pronta.

Entre os erros que pude perceber.

1-Eu tive um pouco de dificuldades em manter a rampa de brassagem na temperatura de 68.

2-O teste com iodo não foi satisfatório

3-Esqueci de colocar o whirfloc e a cerveja ficou com o trub muito distribuído, indo para um pouco no fermentador

4-Esqueci de tirar as medidas de tudo (sem OG, FG)

Devo ter feito mais coisa errada mas até onde me lembro foi isso.

A fermentação levou 7 dias a 19º
A maturação levou 14 dias começando em 4º e finalizando em 0º

5-Carbonatação: usei as "polêmicas" balas do lamas, 2 por garrafa, ontem após uma semana de uso coloquei uma cerveja pra gelar e achei a a quantidade de gás boa.

Ontem degustando a cerveja, pude notar o seguinte:

6- Leve gosto metálico ao fundo (imagino que seja devido ao erros na rampa de brassagem)

7- Espuma pouco consistente, e rapidamente se desfazendo (bolhas muito grandes)

- Muitos sedimentos

Vocês teriam sugestões para eu efetuar na minha próxima brassagem ? E tentar diminuir esses problemas

8- O que eu posso fazer pra diminuir essa perda ? (de 20L sair só 9L, achei pouco demais)

Obrigado a todos, o fórum foi de grande ajuda nessa minha primeira leva

Comecei também há pouco tempo mas posso passar a experiência do que fiz nas minhas primeiras brassagens.

Primeiro, leia este tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529
Segundo: procure receitas simples como APA, Cream Ale, etc.

1 e 2: Esquece rampa de brassagem agora no começo. Coloca a temperatura no nível correto, abafa o caldeirão com um pano e deixa lá por 1h ou até 1:30h (no máximo) com fogo desligado. Depois desse tempo com certeza não precisa do teste do iodo. Se for fazer uma cerveja com aveia (por exemplo) daí faz uma parada proteica entre 45 e 55 graus (http://www.cervejahenrikboden.com.br/parada-proteica/) que é facil fazer.

3: Não esquenta com um pouco de trub no fermentador. Clarifica com gelatina (http://concerveja.com.br/como-usar-gelatina/) ou com temperaturas baixas. Até acho que um pouco de turbidez em uma cerveja artesanal é interessante, mostra que é artesanal. A cerveja clara não diz que é melhor que a turva.

4: Este ponto não é interessante esquecer. Como você vai saber se sua receita ficou igual a receita do papel ou do software se não sabe OG e FG? Nas primeiras levas, no intusiasmo, vá lá... mas depois de umas 5 levas você já vai querer fazer a cerveja IGUAL a receita se sem controle não dá. Sem contar que terá que repetir a receita uma hora e sem o controle é impossível.

5: O volume de CO2 pode mudar de um estilo para outro. Não conheço "as polêmicas balas" mas se fizer priming com açucar invertido vai controlar melhor o volume de CO2 daquele estilo que está fazendo. Não sei se dá pra usar 1/2 bala kkkkk. Pelo software você vai saber a quantidade de açucar usar pra sua quantidade de cerveja. Outra coisa, a temperatura da cerveja na hora do envase influencia. Quanto mais baixa menos açucar vocẽ deve usar. Procura informação aqui no forum que tem.

6: Cuidado com panela nova. Tem que ferver com água antes de utilizar pra fazer cerveja. As panelas de casa também kkkkk. Dá uma pesquisada no fórum que também tem informação.

7: CO2 ainda não foi totalmente absorvido. Pode ser que abriu uma com pouco tempo. Abra depois de 7 dias no mínimo. Plagiando o Guenther: "nunca abro antes de 10 dias". 14 dias pra mim é o mínimo. Pode ser outra coisa também mas minha experiências não chega a este ponto, talvez faltou malte que ajude na formação e retenção.

8: Melhorar os seus cálculos de perda por evaporação, trub, perda com fundo falso, etc. Ou seja, conhecer melhor seu equipamento. Pelo jeito usou menos água do que o correto e assim teve pouca cerveja no final. Conselho: gaste um pouco de água e gás e faça as medições necessárias e no final ferva uns 20L de água por 1h pra saber quanto vai evaporar.

Espero ter ajudado.

Valeu
 
Muito obrigado pela ajuda de todos, estou anotando tudo aqui pra usar na minha próxima brassagem

valeu mesmo galera
 
Eu costumo fermentar por mais dias. Em 7, a primária já terminou, mas ainda tem muita porcaria pro seu fermento comer.

Recomendaria fermentar por uns 15 dias e depois fazer o cold crash por uma semana a uma temperatura próxima de 0.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Back
Top