Primeira Cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xicoclj

Member
Joined
Dec 2, 2013
Messages
7
Reaction score
0
Pessoal,
gostaria de uma ajuda.
Estou me preparando para fazer minha primeira cerveja, decidi por começar com uma cozinha BIAB pelo baixo custo. (por hora não tenho nenhum tipo de controle de temperatura)

Porém não sei com qual receita começar! Alguém poderia me sugerir uma receita boa para começar? A Weiss é uma boa para começar?

Obrigado!
 
Eu acho que uma receita mais simples, uma composição com poucos maltes, rampa única e fermentação alta (ale).
A possibilidade de alguma coisa dar errado é grande e complicar só vai aumentar esta probabilidade.
É possível fazer uma weiss descomplicada, mas em geral, este tipo de cerveja exige pelo menos mais uma parada para quebrar as proteínas do trigo.
Eu iria de Pale ale, de preferência carregando nos lúpulos para ajudar a esconder algum problema...
 
Pelo menos um termometro para controlar a temperatura dos graos você precisa ter. Sobre receitas qual a capacidade do seu equipamento?
 
Tenho uma panela de 45 lts e um balde fermentador de 27 lts. Pode me sugerir uma receita?
 
eu concordo com o zerosa!
e indico pra vc ir de IPA, pelos mesmo motivos, por esconder possíveis erros...
IPA foi minha primeira tambem, e eu fiquei muito contente com o resultado, tinha uma cerveja super lupulada em mãos!!
com certeza me manteve empolgado pra continuar

boa sorte
 
Vou passar a receita da minha primeira IPA mas é para 3.8 Litros..

Maltes
900g pale malt (72%)
200g caramel 20 (16%)
100g victory (8%)
50g munich (4%)

Lupulos
3g columbus aos 60 min
3g cascade aos 45 min
3g cascade aos 30 min
3g cascade aos 15 min
3g cascade aos 5 min
3g cascade aos 0 min

Fermento US-05

14 dias fermentação
14 dias maturação+carbonação na garrafa.

deve dar 6.4% de alcool :) como meu refratometro ainda
não chegou não estou acompanhando esse tipo de medida por enquanto...
 
Bom dia.

Segue uma receita bem simples e barata para fazer, eu chamo de Ale Blond de pobre....heheheheheh.

Receita para 20 litros

4kg pilsen
200g malte cara 20.

1 Pt NOttingham ou USO5

20g hallertauer Magnun acima de 10%

Brassagem
15 litros para brassagem e 10 litros na lavagem a 75C, sempre faço BIAB e lavo o grão para extrair o máximo de açúcar dos grãos.
60 minutos a 65C
10 minutos a 75C

Mostura
Infunsao do lúpulo no 60 minutos
Como e tua primeira brassagem seria interessante colocar açúcar invertido, no caso 400g de açúcar com 400ml de água, no final da fervura. Cinco minutos antes de terminar esta etapa.

Fermentação 14 dias entre 15 e 20C
Maturação no balde, nao faço na garrafa. 5C por 7 dias.
Se quiser fizer a maturação na garrafa tudo bem, so cuida para a temperatura nao ultrapassar 20C.

Tu precisa de um termometro para a brassagem.
Ative o fermento para colocar na ceva.
Tente controlar a temperatura de fermentação, entre 15 e 20C, coloque o balde, se necessário em um ambiente mais frio (banheiro, balcão da cozinha) ou dentro de um isopor com agua e/ou gelo.
Nao se preocupe, neste primeiro momento, em OG e FG.
E principalmente, nao te estressa nesta primeira experiência, vai dar muita coisa errada.....mas e um aprendizado.
Boas cevas.
Anderson
 
A primeira brassagem normalmente é uma adaptação. Preocuparia-me e daria atenção primeiramente ao processo em si e aos detalhes de cada etapa e não na receita.

No início não estamos adaptados ou temos a agilidade em todos os passos da produção.

Por outro lado acho interessante uma receita simples para termos a noção do impacto que os componentes irão conferir.

Iria na receita mais "basicona" mesmo.
 
Pessoal, fiz a receita de uma English Pale Ale com extrato de malte da Alquimia da Cerveja (extrato para 10 litros).
-Panela de 38 litros;
-Fervura com 15 lts de água;
-5 lts de água fervidos separadamente, para adicionar ao mosto final no momento da fermentação;
-Adição de 3 tipos de lúpulos durante a fervura (utilizei um hop bag para adicionar os lúpulos, o que percebi que não adiantou de nada pois o lúpulo se dissolveu durante a fervura e foi para o fundo da panela);
-Resfriamento com uma bacia com gelo, atingimos a temperatura de 26° em 14min;
-Durante o resfriamento do mosto, ativei o fermento, que demonstrou atividade rapidamente dentro do erlenmeyer;
-enquanto resfriava o mosto, adicionei os 5 lts de água fervida (já resfriada) ao tanque fermentador (bombona de água mineral), esta água foi muito bem aerada dentro da bombona antes de receber o mosto resfriado;
-Adicionei o mosto resfriado ao tanque fermentador com a ajuda de um funil (como não usei nenhum tipo de filtro o trub foi quase todo para dentro do fermentador);
-Adicionei o fermento ativado dentro do fermentador e aerei mexi o fermentador vigorosamente;
-Vedei com a tampa de borracha para bombonas e coloquei o airlock (previamente sanitizados);
-Colocamos o fermentador dentro de uma panela com água para controlar precariamente a temperatura. Estamos conseguindo manter uma temperatura entre 22° a 24° (tá calor aqui nos pampas);
-Hoje faz uma semana do início da fermentação, e não tivemos nenhuma atividade no airlock. ( ou a vedação não foi bem feita, ou o mosto não fermentou) a espessura da espuma é dentro do tanque é bem pequena. Não possuo densímetro e nem refratometro para saber se fermentou ou não;

O que fazer agora?
Deixo mais uma semana fermentando/Maturando?

Abraço!!!
 
geralmente é de se esprerar fermentação intensa nos primeiros 3 dias.. se não fermentou o ideal seria tentar colocar mais fermento. Mas não sei se 1 semana depois da pra salvar.
 
Relaxa... aguarde mais um tempo até que a fina camada de espuma desapareça e depois experimente!
 
Inatividade no airlock não quer dizer falta de fermentação.

Fique tranquilo que o krauzen é sinal de que está fermentando sim. Deixe mais alguns dias ele assim.
 
Não me contive, 7 dias após a inoculação tirei o airlock e derramei um pouco em um copo para experimentar (rapidamente recoloquei o airlock no lugar).

Realmente fermentou, perceptível a presença do alcool, aroma agradavel.

* Obs: Tive que deslocar o fermentador para a casa de uma migo de carro, estrada de chão. Misturou tudo lá dentro, será que ferrei com tudo?

Quanto tempo ainda tenho que esperar para engarrafar?
A maturação acontece no próprio fermentador ou na garrafa?
 
é bom esperar pelo menos mais 7 dias pra dar uma boa baixada no sedimento antes de engarrafar... depois de engarrafar de 1 a 2 semanas para carbonar depois disso pode tomar.
 
Neste período antes de engarrafar tenho que ter algum controle de temperatura diferente da fermentação?

Após engarrafar, tenho que manter as garrafas a qual temperatura? por quanto tempo?
 
Eu depois de engarrafar deixo as garrafas em temperatura ambiente mesmo, num canto no banheiro de empregada, ali a temperatura nessa época se mantém na casa dos 20-22 graus. Dessa forma, a levedura vai consumir o açúcar invertido, gerando a carbonatação.

Eu tenho engarrafo também aquele resto sujo que fica no balde, mesmo que dê só duas garrafas não cheias, aí esse eu abro em uns 3-4 dias pra ver como carbonatou, dessa forma, tenho um controle.

Depois de engarrafar, deixa pelo menos uma semana em temperatura ambiente que já fica boa pra tomar, aí é só colocar pra gelar quando for beber.

Abraço!
 
Apesar de ser perfeitamente possível manter em temperatura ambiente durante a refermentação, o ideal é que se mantenha em temperatura controlada.

As garrafas devem ser mantidas entre 18 e 21C, e preferencialmente em temperatura constante. Em temperatura ambiente, por exemplo, de dia pode ficar em 30C e a noite em 10C, isso, mesmo que minimamente, pode afetar o trabalho do fermento (ele produz mais ésteres e álcoois fusel).

Mesmo que vc faça sem controle, acho que é uma boa prática manter as garrafas dentro de uma caixa térmica, para que a variação de T. durante o dia não seja tão grande, abrindo a caixa diariamente para deixar ventilar um pouco (claro que depende do local que vc more, se for um local quente, prefira fazer em geladeira, com T. constante).
 
Procure deixar as garrafas em local com baixa variação de temperatura. Mesmo que sejam gerados alguns compostos na refermentação, a quantidade é tão pequena que não deve ser perceptível.

Abração!
 
Após envasar, tenho deixado minhas garrafas fechadas em caixas de papelão, que é um bom isolante térmico. Creio que a variação de temperatura nas caixas sejam mais sutis!
 
Back
Top