Primeira Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chiari

New Member
Joined
Apr 3, 2019
Messages
4
Reaction score
0
Location
Paraná
Bom dia, vou realizar minha primeira brassagem. Porem ainda não sei qual receita vou fazer. Comprei uma panela de 40 litros, e estava dando uma olhada em uma receita para um volume final de 25 Litros. O que me deixou pensativo é o volume de água que será utilizado, como não tenho experiencia, ainda não consigo julgar se essa receita está correta ou não. Creio que não sera essa receita que farei. Mas a dúvida surgiu.
É uma receita de uma Munich Helles la da We...
A receita diz o seguinte: (Meu metodo de brassagem sera o biab)

Tipo: Puro grão
Volume do lote: 25 l
Volume fervido: 30,5 l
Tempo de fervura: 60 min
Volume após fervura: 26 l
Volume Final Engarrafado: ~ 24 l

Água para lavagem: 18,0 l
Temperatura de lavagem: 76° C
Estimativa de cor: 6,8 EBC

Aqueça 17,5 l de água até 68°C e adicione os maltes

Então nesse caso eu coloco 35,5 L (Água Lavagem + Água Inicial) logo para aquecer até os 68°C ? (Como saber que esse volume de água e grãos não transbordarão da minha panela kkk .

Mais uma pergunta, meu fermentador é de 30 L.

Um headspace muito grande pode causar algum problema? Como dito acima a receita é de 25 L, mas e se for uma de 20L?
 
Vamos lá, Minha opinião é que teu equipamento, se for de uma panela (metodo BIAB) para toda mostura, é melhor tu reajustar as próximas receitas para 20 litros finais, ok? Da para fazer 25Litros, mas é muito no limite e como tu está começando, é melhor tu conhecer o equipamento antes de dar voos maiores.

Com relação às tuas perguntas, sim, você pode colocar a quantidade de água total até 68º e adicionar os maltes, moídos (eu acho que não vai caber tudo mas tenta ai, qualquer coisa tira um pouco de água e adiciona depois na fervura, o ideal é reajustar teu equipamento), e fazer a Sacarificação pelo tempo indicado na receita, acredito que seja rampa única. Minhas levas eu faço com a quantidade total de água + grãos, mas conheço meu equipamento e acho importante tu fazer o Mash Out para aumentar tua eficiência.
O Headspace está perfeito, não há porque se preocupar. Pode fazer 20 ou 25 que não tem problema, eu diria que os 25Litros seriam o limite do fermentador para não ocorrer nenhuma caca.
Boa brassagem e boas cervejas.
 
Vamos lá, Minha opinião é que teu equipamento, se for de uma panela (metodo BIAB) para toda mostura, é melhor tu reajustar as próximas receitas para 20 litros finais, ok? Da para fazer 25Litros, mas é muito no limite e como tu está começando, é melhor tu conhecer o equipamento antes de dar voos maiores.

Com relação às tuas perguntas, sim, você pode colocar a quantidade de água total até 68º e adicionar os maltes, moídos (eu acho que não vai caber tudo mas tenta ai, qualquer coisa tira um pouco de água e adiciona depois na fervura, o ideal é reajustar teu equipamento), e fazer a Sacarificação pelo tempo indicado na receita, acredito que seja rampa única. Minhas levas eu faço com a quantidade total de água + grãos, mas conheço meu equipamento e acho importante tu fazer o Mash Out para aumentar tua eficiência.
O Headspace está perfeito, não há porque se preocupar. Pode fazer 20 ou 25 que não tem problema, eu diria que os 25Litros seriam o limite do fermentador para não ocorrer nenhuma caca.
Boa brassagem e boas cervejas.

Muito Obrigado, allan k.
 
Fala Chiari!
Deixe eu dar meu pitaco aqui!

"Então nesse caso eu coloco 35,5 L (Água Lavagem + Água Inicial) logo para aquecer até os 68°C ? (Como saber que esse volume de água e grãos não transbordarão da minha panela kkk ."

Se sua panela é de 40L realmente não deverá caber tudo! Sugiro deixar na panela uns 3,5L de água para cada kg de grão, e o restante da água você faz uma lavagem no bag após retirá-lo da panela. Depois junta tudo na panela para iniciar a fervura.


"Um headspace muito grande pode causar algum problema? Como dito acima a receita é de 25 L, mas e se for uma de 20L?"

Como disse o amigo aí encima, não tem problema nenhum com o tamanho do head space. O problema seria se fosse o contrário... pouco espaço!

Manda bala aí!
 
Normalmente uso 1.5x o total de água em relação a quanto quero levar pro fermentador.
Exemplo:
(Cálculos grosseiros, pois temos outras variáveis, mas funcionarão muito bem para o início da sua vida cervejeira)
Se quero levar 10 litros pro fermentador, uso 15 litros de água no total, divididos entre 10 pra mostura, e 5 pra lavagem...
Se quero levar 20 litros, uso 30 de água no total, divididos em 20 pra mostura, e 10 pra lavagem...
Se quero levar 40 litros, uso 60 litros de água, divididos entre 40 pra mostura, e 20 pra lavagem...
E assim por diante.
É só manter a proporção 1x mostura, 0.5x lavagem.
(/Cálculos grosseiros, pois temos outras variáveis, mas funcionarão muito bem para o início da sua vida cervejeira)
 
Fala Chiari!
Deixe eu dar meu pitaco aqui!

"Então nesse caso eu coloco 35,5 L (Água Lavagem + Água Inicial) logo para aquecer até os 68°C ? (Como saber que esse volume de água e grãos não transbordarão da minha panela kkk ."

Se sua panela é de 40L realmente não deverá caber tudo! Sugiro deixar na panela uns 3,5L de água para cada kg de grão, e o restante da água você faz uma lavagem no bag após retirá-lo da panela. Depois junta tudo na panela para iniciar a fervura.


"Um headspace muito grande pode causar algum problema? Como dito acima a receita é de 25 L, mas e se for uma de 20L?"

Como disse o amigo aí encima, não tem problema nenhum com o tamanho do head space. O problema seria se fosse o contrário... pouco espaço!

Manda bala aí!

Neste caso então eu vou fazer um biab, mas com uma panela de lavagem? (Para ajustar a receita ao equipamento)
Existem prós e contras nesse processo? Ou no final fica elas por elas?
 
Neste caso então eu vou fazer um biab, mas com uma panela de lavagem? (Para ajustar a receita ao equipamento)
Existem prós e contras nesse processo? Ou no final fica elas por elas?
Não não... não necessita de outra panela. Basta um recipiente grande o bastante para caber o restante da água. Pode ser uma bacia grande ou mesmo uma panela. Só para que você possa jogar o restante da água sobre o bag. Após fazer isso, levante o bag e deixe escorrer. O mosto que ficar no recipiente você coloca na panela para completar e iniciar a fervura.
É o mesmo processo do biab, mas com uma lavagem do bag. O resultado seria o mesmo caso sua panela coubesse toda a água inicial.
Valeu! Vamos!
 
Não não... não necessita de outra panela. Basta um recipiente grande o bastante para caber o restante da água. Pode ser uma bacia grande ou mesmo uma panela. Só para que você possa jogar o restante da água sobre o bag. Após fazer isso, levante o bag e deixe escorrer. O mosto que ficar no recipiente você coloca na panela para completar e iniciar a fervura.
É o mesmo processo do biab, mas com uma lavagem do bag. O resultado seria o mesmo caso sua panela coubesse toda a água inicial.
Valeu! Vamos!
Entendi Wellington, obrigado pela ajuda! Bora
 
Back
Top