PRIMEIRA BRASSAGEM

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ROGER FILHO

Member
Joined
Jul 16, 2018
Messages
6
Reaction score
1
Location
CAUCAIA CE
Boa tarde,
me chamo Roger, sou de Caucaia Ceará,
Fiz minha primeira brassagem e acredito que a cerveja não fermentou legal, fiz uma blond ale, coloquei na geladeira, mais o termostato não funcionou bem, a geladeira é uma duplex e a temperatura variava muito entre 8 e 15 graus, acho que o fermento não agil na receita, esta com um aroma de massa crua.
aqui no nordeste a temperatura em bem quente, mesmo assim retirei 500ml do meu mosto e coloquei para fermentar em temperatura ambiente (30º), e deu certo.
será que consigo fazer algo com o mosto que nao fermentou?
ja passei ele para outro balde sem o trub.
 
Cara, acho que vc não configurou direito o termostato.
Fermentação de Ale deve ser entre 17 e 23 graus. Configura em 20 que é sucesso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Boa tarde,
me chamo Roger, sou de Caucaia Ceará,
Fiz minha primeira brassagem e acredito que a cerveja não fermentou legal, fiz uma blond ale, coloquei na geladeira, mais o termostato não funcionou bem, a geladeira é uma duplex e a temperatura variava muito entre 8 e 15 graus, acho que o fermento não agil na receita, esta com um aroma de massa crua.
aqui no nordeste a temperatura em bem quente, mesmo assim retirei 500ml do meu mosto e coloquei para fermentar em temperatura ambiente (30º), e deu certo.
será que consigo fazer algo com o mosto que nao fermentou?
ja passei ele para outro balde sem o trub.

Cara, vejo várias coisas que precisam ser melhoradas nos teus processos, ou você nunca vai ter uma cerveja boa.

1- Sem controle de temperatura não tem como fazer cerveja boa. Isolebo sensor de temperatura corretamente, colando ele no balde ou comprando um poço termométrico.
2-Essa variação de 8 a 15 graus dá um stress gigante nas leveduras. Elas não deveriam variar mais de 1 grau por dia.
3- Tu escolheu uma faixa de temperatura para fermento lager, mas fez uma ale. São fermentos diferentes. ALE precisam de uma temperatura maior. Começando a 18 por 3 ou 4 dias e após vai aumentando 1 grau por dia até chegar em 22 graus. Esse aumento de temperatura no final é sua maturação, consumo dos subcompostos liberados no início de sua fermentação.
4- Para saber como corrigir essa coisa toda, teríamos que ter mais informações, especialmente quanto tua cerveja atenuou.
 
Back
Top