Primeira brassagem - problemas na mostura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guilhermecfs

Well-Known Member
Joined
Aug 1, 2016
Messages
59
Reaction score
10
Pessoal, esta foi minha primeira brassagem e correu tudo relativamente bem. Meu problema foi durante a mostura, mais especificamente com a quantidade de água e com a medição de temperatura do mosto. O relato dessa fase é meio longo, parece uma história de terror, mas foi a única parte em que fiquei completamente perdido. Espero que não tenha estragado muito o resultado final.

Minha receita era uma Green Cow, 19 litros, com temperatura de mostura a aproximadamente 65 graus. Moí os grãos (aprox. 4,9 kg) e segui as indicações do Beersmith. Adicionei 12,8 litros de água a 71 graus. Misturei por um minuto e aferi a temperatura, 64 graus. Porém logo eu e meu amigo notamos que a água sequer cobria o malte e deveria ter algo errado nessa proporção. Pesquisei rapidamente no fórum e vi que muita gente usava uma proporção de 3 litros de água para cada kg de malte, e esquentei mais 2l a 71 graus, que adicionei à panela após alguns minutos. A água cobriu melhor o malte, mexemos mais um pouco e botamos o termômetro digital lá, com a ponta quase tocando o fundo falso. Seguindo a indicação do Guenther decidi deixar por 1h30 com a panela bem fechada, apenas conferindo a temperatura do termometro digital com fio. Porém enquanto fazia o teste do Iodo notei que o amido não convertia de jeito nenhum, mesmo após 1h. Com 1h30, ainda sem converter, ainda não tinha ideia do que podia ter acontecido. Resolvi seguir adiante com o mash out, pois se o amido não foi convertido nesse tempo, certamente eu ia converter alguma coisa recirculando o mosto ate atingir uma temperatura maior (75). Adicionei 8l de água a 95 graus e medi a temperatura, que estava abaixo do esperado. Liguei o fogo e comecei a recircular, dessa vez com o termômetro da Incoterm em uma extremidade da panela e o digital na outra... Dez minutos e a temperatura mal subia, aumentei o fogo... 15 minutos, 20, 30, 40... (E nada de subir. E toda vez que parávamos de recircular por um instante, os grãos subiam flutuando, normal?)

Bom, em algum momento o termômetro da Incoterm "escorregou" mais pro fundo, creio que tocando o fundo falso. Antes estava apenas nos grãos. Nesse momento a temperatura disparou para 85 graus! Eu tinha feito a recirculação com uma vasilha e uma escumadeira por toda a superfície do mosto, mas a temperatura não estava igualmente distribuída. Resumindo, desliguei o fogo e recirculei mais, dessa vez a temperatura foi aos 75. Mandei tudo pra fervura. No teste do iodo, a mistura ficou preta. Minha OG antes da fervura foi de 1058. Adicionei mais 4l de água, pois a quantidade ficou um tanto abaixo dos 21l que o beersmith indicava para a fervura. Ao fim da fervura devo ter ficado com uns 18 litros.

Identifiquei alguns erros meus durante o processo:

1) Não usei a proporção correta de água
2) Não aferi a temperatura corretamente (como fazer?)
3) Mosturei a uma temperatura provavelmente muito baixa para converter o amido
4) Alterei para uma temperatura muito maior (85+)

EDIT:
5) Por não ter estudado direito, achei que no teste de iodo, preto = tudo convertido e vermelho = ainda há amido. Como na minha mostura de 1h30 o mosto com iodo estava da mesma cor que o iodo, talvez tenha convertido... e aí eu fiz o mash out longuíssimo e ficou tudo preto no teste.. que burrice

Qual o tamanho do estrago que fiz?


O resto da brassagem correu bem. Lúpulos no tempo certo, whirlpool certinho, resfriamento bem rápido com dois chillers em série, hidratação do fermento, sanitização (espero!). Ta fermentando agora na geladeira a 19 graus. Sei que uma temperatura muito baixa na mostura seria algo possível de se corrigir, e talvez a falta de água também, mas uma temperatura alta demais... Pode ser algo grave. Já pensou se o mosto ficou nessa temperatura por 20 ou 30 minutos? É uma pena pois todo o processo foi bem tranquilo, e seria chato perder uma leva inteira por causa desse vacilo. De qualquer forma, foi uma boa experiencia, agradeço pelas dicas e logo estarei brassando novamente.
 
Calma, não vejo nenhum enorme problema que possa "estragar" sua cerveja.

A quantidade de água na minha opinião está correta, eu uso 2.5 litros para cada 1 kg de malte, então no seu caso, 4.9 kg daria 12.25 litros.

O malte não fica "mergulhado" em água, a mistura fica de certa forma homogênea e levemente "grossa"..

Eu fiz teste de iodo somente na minhas 2 primeiras brassagens, e em nenhuma das 2 tive o resultado esperado. Depois de ler os tópicos fixos do fórum desencanei com esse negócio de teste de iodo e sempre faço a mostura em 90 minutos.

O importante é ir medindo a densidade durante todo o processo para ter um controle adequado. Se não tiver um refratômetro, compre, pois ele é muito útil.

No mais, você atingiu a densidade esperada ?? Está fermentando ??

Relaxa que a primeira vez é tensa mesmo, e com certeza vai sair cerveja e você irá ficar feliz da vida..
 
Calma, não vejo nenhum enorme problema que possa "estragar" sua cerveja.

A quantidade de água na minha opinião está correta, eu uso 2.5 litros para cada 1 kg de malte, então no seu caso, 4.9 kg daria 12.25 litros.

O malte não fica "mergulhado" em água, a mistura fica de certa forma homogênea e levemente "grossa"..

Eu fiz teste de iodo somente na minhas 2 primeiras brassagens, e em nenhuma das 2 tive o resultado esperado. Depois de ler os tópicos fixos do fórum desencanei com esse negócio de teste de iodo e sempre faço a mostura em 90 minutos.

O importante é ir medindo a densidade durante todo o processo para ter um controle adequado. Se não tiver um refratômetro, compre, pois ele é muito útil.

No mais, você atingiu a densidade esperada ?? Está fermentando ??

Relaxa que a primeira vez é tensa mesmo, e com certeza vai sair cerveja e você irá ficar feliz da vida..

Cara, obrigado pelo incentivo! Realmente depois de ver a minha própria cerveja feita, vai ter valido todo o esforço! o resto do processo foi bem tranquilo, mas me preocupa essa coisa de não conseguir medir a temperatura corretamente, e de não ter entendido bem os processos de lavagem/recirculação.

A cerveja está no fermentador borbulhando a temperatura controlada de 19 graus. Tem uns 16 ou 17 litros aproximadamente.

Eu medi a densidade antes da fervura (1058), adicionei mais 4 litros de água depois disso (então ficaram aproximadamente 20l pra ferver) mas não medi a densidade após a fervura :( . Agora a cerveja já está no fermentador há 15 horas. Vale a pena tirar a densidade agora, ou já perdi totalmente o controle?
 
Bom, pelo seu procedimento creio que você perdeu o valor da Sua OG.
O que você pode fazer agora é medir a FG no final da fermentação. A OG você pode pegar o valor sugerido do BeerSmith, apenas como referência de valor para que você tenha uma idéia de quanto atenuou e de qual será seu ABV final, mas não será um dado muito preciso... mas eu faria assim, caso não tivesse o valor da OG.
 
Quanto a água, parece que vc não contabilizou o volume "morto" que fica sob o fundo falso. Este volume não vai estar em contato com os grãos diretamente. Então são 2.5 l/kg mais o volume abaixo do fundo falso.
Nos testes de iodo, fez a coleta pela torneira, recirculou antes de cada medida para homogeneizar o mosto abaixo do fundo falso? Se não recirculou a concentração de amido ali é maior. Se levar em conta a difusão das enzimas para converter o mosto sob o fundo, vai demorar muito. Difusão é muito lenta.
Estima a og pela densidade antes da fervura e quanto evaporou, caso tenha medido na panela. Da pra ter uma ideia. No beersmith deve ter calculadoras de boiloff.
Sucesso.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Quanto a água, parece que vc não contabilizou o volume "morto" que fica sob o fundo falso. Este volume não vai estar em contato com os grãos diretamente. Então são 2.5 l/kg mais o volume abaixo do fundo falso.
Nos testes de iodo, fez a coleta pela torneira, recirculou antes de cada medida para homogeneizar o mosto abaixo do fundo falso? Se não recirculou a concentração de amido ali é maior. Se levar em conta a difusão das enzimas para converter o mosto sob o fundo, vai demorar muito. Difusão é muito lenta.
Estima a og pela densidade antes da fervura e quanto evaporou, caso tenha medido na panela. Da pra ter uma ideia. No beersmith deve ter calculadoras de boiloff.
Sucesso.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Cara, vou confirmar amanhã mas estimo que tenha uns 5l sob o fundo falso.

E não, eu não recirculei para fazer o teste do Iodo, apenas peguei lá de cima mesmo após 1h com tudo parado.

Creio que vai ser difícil eu descobrir essa OG. A gravidade era 1058, e adicionei 4l de água fervendo direto na fervura. O boil off me pareceu de 1,5l, mas não posso afirmar com certeza.

Resumindo, nao medi a temperatura, a gravidade nem os volumes como deveria! Mas essas últimas horas tem servido pra estudar muito e encontrar onde errei. ENfim, tenho um fermentador borbulhando normalmente a 19 graus dentro da geladeira, mas não sei o teor alcoólico ou o tipo de cerveja que vai sair de lá. Tenho mais 80g de centennial que eram pra jogar no dry hop, mas pela forma que saiu a mostura, to pensando seriamente em guarda-los pra proxima receita, hehe.

abraço
 
O triste é que se ficar uma cerveja excepcional não vais conseguir repetí-la. Kkkk. [emoji482]


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
É isso ai, o importante é anotar os erros para corrigir da próxima vez..

Não sei se você ja leu, mas tem vários tópicos fixos no fórum que esclarecem muita coisa..

No mais, depois poste o resultado final..
 
A cerveja está fermentando. 48h se passaram e o airlock parou de borbulhar já. Tenho uma notícia boa e uma ruim.

A boa é que peguei uma amostra da cerveja na proveta, a cor está boa e o sabor/aroma estão ótimos.

A ruim é que meu densímetro não funciona. Deixo ele na proveta de 100ml e ele vai até o fundo, não bóia de jeito nenhum. Testei com uma solução de água e açucar, e também nada. Será que estou fazendo algo errado ou o bendito quebrou mesmo?
 
A proveta de 100ml só funcionará se você estiver usando o mini densímetro. Caso este não seja o mini, você terá que usar uma proveta maior senão ele vai bater no fundo mesmo.
 
Back
Top