Primeira Brassagem - Levedura S33

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FabioMZ

Member
Joined
Dec 4, 2015
Messages
12
Reaction score
2
Boa noite.

Está para chegar o restante do meu equipamento e pretendo fazer minha primeira brassagem no próximo final de semana ou no feriado (se tudo chegar a tempo).

Para aprender o processo, optei por comprar uma receita pronta, uma Amber Ale. Assim é uma coisa a menos para me preocupar.

A receita é a seguinte:

Kit Grãos para Cerveja Artesanal Ambar 20L



Pale ale leve e adocicada, corpo médio e coloração ambar que lhe confere o seu nome.

Ingredientes para 20L

3Kg Malte Pilsen

1,5Kg Malte Munich II

0,5Kg Malte Caraamber

15g Lúpulo Magnum

10g Lúpulo Hersbrucker

1pct Levedura S-33


OG: 1056

IBU: 21

Cor: 8 SRM

ABV: 5,5%

FG: 1014

Apesar disso, joguei a receita no beersmith para ir conhecendo o aplicativo e chegou próximo ao descrito pelo vendedor.

Mostura será com 67C sem correção de temperatura na panela com fundo falso. Tempo 90 min (ou menos pelo teste de iodo).

Minha única preocupação (por enquanto) é em relação ao fermento do kit. Li relatos aqui no fórum que o S33 é meio chatinho... começa trabalhando bem e depois para.
Planejava fazer a fermentação primária em 18C e, depois que parar de atenuar, ir subindo 1C por dia até chegar em 24C.

Alguém tem alguma recomendação para a temperatura/processo de fermentação?

Observo que já li o tópico de iniciantes, fermentação/maturação e muitos outros do forum... Sei também que é recomendado a utilização de 1g de fermento por litro e que ao usar apenas 1 pacote posso não chegar na FG estimada, mas vou manter o que veio no kit.
 
O S33 é guerreiro, hidrate bem e se conseguir controlar bem a temperatura é só felicidade.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
eu usaria o s33 tranquilamente, faça uma boa hidrataçao, e se puder, da uma lida no topico fixo do guenther sobre controle de temperatura na fermentaçao, é bem completo e facil de assimilar. boa cerveja...
 
O S33 não é chato, muito pelo contrário.

Assim como o S04, ele apenas exige que o cervejeiro tenha um controle de temperatura adequado.
A maioria das 'stuck fermentation' com S33/S04 que eu já vi é porque o ser humano que manipula o termostato ajusta o setpoint pra 1ºC de histerese que é "pra geladeira acender menos e economizar na força, né?" (sim, eu já ouvi isso, com essas palavras. Não, eu não insisti na conversa. :)

Sobre o pitch rate, não tenho o que dizer. Se você já leu, sabe os riscos que está correndo, os motivos e como evitá-los. :)

No mais, leia -> http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403988
 
Valeu.
Meu termostato está setado com 0.3 de histerese.
Está fermentando há 24 horas. Está trabalhando bem.
 
Back
Top