Primeira brassagem - IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bhzanetti

Active Member
Joined
Feb 7, 2017
Messages
42
Reaction score
6
Boa tarde Galera.

Sou iniciante no ramo também, tenho lido bastante aqui no fórum e também o livro do Palmer, How To Brew.

Queria a opinião de vocês que já estão a algum tempo no ramo pra ver se estou a fazer algo errado ou se sugerem uma alteração nas etapas da brassagem.

Minha receita será uma American IPA usando LME e DME para 10L, sendo 6L para fervura e 4L para complementar no fermentador.

OG: 1.065; FG: 1.015; Cor: 10,5 EBC; ABV: 6,6%.

Insumos:
18,39g Lúpulo Hallertau Magnum;
13,28g Lúpulo Cascade;
13,28g Lúpulo Centennial;
1 pct Levedura US-05;
1,5kg LME Pale Ale (Briess);
0,5kg DME do lamas.

Não vou utilizar a técnica de Dry Hop ainda por falta de experiência.

Bom segue as etapas de fabricação:

1 - Quando inicar a fervura adicionar o malte, desligar o fogo e mexer até dissolver completamente, religar o fogo e prosseguir com as etapas seguintes (de acordo com o fabricante);
2 - Esperar o hot break;
3 - 60 min adição do lúpulo de amargor (hallertau magnum);
4 - 15 min adição do lúpulo de aroma (centennial);
5 - 5 min adição lúpulo de aroma (cascade).

Será feito o resfriamento do mosto usando chiller de imersão até a uns 20°C e depois será passado para o balde de fermentação, onde será feito a aeração e inoculação do fermento devidamente hidratado.

Depois de fermentado, será passado para outro balde onde será feito o priming e o envase.

O que acham dessa receita?
 
Não entendi o item 1: colocar o malte na fervura? Não seria na mosturação? Tipo, inserir o malte à 66º C?

Quanto à fermentação, considere fazer umas duas semanas pelo menos de maturação. Já sobre a receita, não fiz os cálculos para uma leva de 10l, mas achei a escolha dos insumos e a infusão dos lúpulos muito boa. Tem tudo para ser uma boa IPA.

Abraço e boa brassagem!
 
acho que vc pulou a etapa de mostura talvez esqueceu de mencionar quando faço ipa trabalho a mostura 65ºc a 66ºc por 90 minutos mash out 78ºc 10 minutos.. vc não tem 2 panelas importante aí fazer uma recirculaçao pra clarificar e lavagem dos graos essas etapas antes da fervura quanto aos insumos estao legais porem não usaria dme somente malte pale ale a não ser que não entendi direito e vc só está utilizando extrato de malte !!!! :D
 
Nunca testei o uso desses extratos, depois conte o resultado!

Minha dica alí em relação dos lúpulos, use numero inteiros, n vai conseguir pesar 18,39g nessa balanças comuns, no máximo uma aproximação. Eu particularmente também adiciono 5-10% a mais de lupulo que o estimado pras minhas receitas, pelo fato de não ser tão fresco com o tempo

Acho que com essa quantidade de lupulo de aroma, já vai conseguir uma pegada legal de aroma..
Mas não tenha medo de testar o Dry-hop, acabando secundária coloque, deixe 3-4 dias e parta para um cold-crash. Dá um boost legal de aroma, e cai bem pra IPAs

abraços
 
só adicionando: 2) a fervura vai desmanchar esse hot-break programado seu, deixe pro final após resfriar.. e tb n se preocupe tanto, faça o trub certinho e se for proteina pro fermentador, n vai prejudicar em nada
 
acho que vc pulou a etapa de mostura talvez esqueceu de mencionar quando faço ipa trabalho a mostura 65ºc a 66ºc por 90 minutos mash out 78ºc 10 minutos.. vc não tem 2 panelas importante aí fazer uma recirculaçao pra clarificar e lavagem dos graos essas etapas antes da fervura quanto aos insumos estao legais porem não usaria dme somente malte pale ale a não ser que não entendi direito e vc só está utilizando extrato de malte !!!! :D



Bom dia, estou usando somente o extrato de malte, pretendo só que mais pra frente começar a utilizar grãos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Nunca testei o uso desses extratos, depois conte o resultado!

Minha dica alí em relação dos lúpulos, use numero inteiros, n vai conseguir pesar 18,39g nessa balanças comuns, no máximo uma aproximação. Eu particularmente também adiciono 5-10% a mais de lupulo que o estimado pras minhas receitas, pelo fato de não ser tão fresco com o tempo

Acho que com essa quantidade de lupulo de aroma, já vai conseguir uma pegada legal de aroma..
Mas não tenha medo de testar o Dry-hop, acabando secundária coloque, deixe 3-4 dias e parta para um cold-crash. Dá um boost legal de aroma, e cai bem pra IPAs

abraços



Bom dia rodrigo, em relação aos lúpulos só passei oq o programa deu, mas sim não tem como ser tão certeiro e irei utilizar números arredondados.

Irei comprar os insumos essa semana e já irei fabricar, posto aqui depois de como irá ficar.

Em relação ao dry-hop, posso simplesmente jogá-los dentro do balde fermentador ou preciso por em um saco?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Bom dia rodrigo, em relação aos lúpulos só passei oq o programa deu, mas sim não tem como ser tão certeiro e irei utilizar números arredondados.

Irei comprar os insumos essa semana e já irei fabricar, posto aqui depois de como irá ficar.

Em relação ao dry-hop, posso simplesmente jogá-los dentro do balde fermentador ou preciso por em um saco?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

coloca os lupulos direto no balde, sem usar hop bag...eu costumo deixar uns 2-3 dias a 22°C, onde para a minha percepção é o ápice do aroma durante meus dry hoppings.

depois derruba a temperatura para -0,5°C, espera 2 dias e põe gelatina e espera mais 2 dias.


depois aplica o primming.
 

Latest posts

Back
Top