Primeira Brassagem - IPA (webseries Eisenbahn)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiagoCP

Active Member
Joined
Mar 6, 2015
Messages
38
Reaction score
9
Fala, moçada!

Segue um vídeo de nossa primeira brassagem. Pra aprender o negócio fizemos a receita da webséries da Eisenbahn com pequenas modificações nos maltes e grandes modificações no processo de fermentação, clarificação e envase (graças às dicas que vimos aqui no fórum)

O vídeo mostra desde a nossa procura por umas garrafas diferentes (nossa ideia sempre foi conseguir essas garrafas do estilo de xarope) para nossa cerveja até o momento de degustá-la eheh, ou seja, 2 meses resumidos em 5 minutos. Nem todas as etapas foram filmadas, mas o que tem tá ai!

Com certeza temos muitas coisas para evoluir ainda, mas a cerveja ficou excelente! Muuuuito melhor do que qualquer um de nós esperava.

Comentários/críticas/sugestões serão bem vindos, mais abaixo coloquei umas fotos também do rótulo.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=MWFn4s9J8Xc[/ame]
 

Attachments

  • IMG_3779.jpg
    IMG_3779.jpg
    949.4 KB · Views: 172
  • IMG_3780.jpg
    IMG_3780.jpg
    731.1 KB · Views: 154
  • IMG_3778.jpg
    IMG_3778.jpg
    908.8 KB · Views: 162
  • IMG_3955.jpg
    IMG_3955.jpg
    908.1 KB · Views: 155
Aí só estão as partes menos feias. A parte de esquecer a torneira do fermentador aberta quando passa o mosto da panela pro balde não aparece, né hehe!

Aceitamos qualquer crítica/sugestão/opinião. Tudo pra aprimorar nossas técnicas.

Abraço!
 
Po... maneiro hein?

Que receita é essa?

Que lugar é esse cheio de garrafas? Caraca!

Abcs

Edit: achei a receita.
 
Muito legal, o vídeo ficou show!
Me deu inveja do espaço que vocês tem para fazer cerveja.
 
Po... maneiro hein?

Que receita é essa?

Que lugar é esse cheio de garrafas? Caraca!

Abcs

Edit: achei a receita.

Valeu man!

A receita é essa (mesmo que já tenha achado achei interessante colocar o link para outras pessoas):
https://www.eisenbahn.com.br/cervejafeitaemcasa/

O lugar é uma empresa chamada Alquim, em Ijuí - RS, é do lado de Santa Rosa (nossa cidade, bem no interior mesmo). Eles trabalham com vidro e demos sorte de achar essas garrafas lá, os caras tinham recebido um pequeno lote e nos venderam a um preço super bom, R$ 2,00, ainda com tampas novas.

Esteticamente eu acho elas muito fodas, só acho que podem apresentar PEQUENOS problemas de vedação (nada que possa estragar uma cerveja, acredito eu). Se observarem o fim do vídeo verão que abrimos duas garrafas, a primeira não estava TÃO carbonatada quanto a segunda - que chegou a "explodir" na minha mão (motivo da risada da galera). Parece que a segunda garrafa estava mais lacrada e não vazou nada, não sei... Ou erramos no primming, fizemos individual com seringa. O lance é que aquele tampãozinho que tem antes da tampa de rosca parece que tem garrafas que não lacra bem, e tem que apertar tudo na mão mesmo... Até se alguém tiver uma dica de como lacrar melhor agradeço eheh

Boas cevas!
 
Po que massa, o vocalista dos Detonautas brassou com vocês! :D:rockin:

ahahhaha tu não é o primeiro que diz isso! Temos uma banda e ele é vocalista também, então imagina quantas vezes já escutamos isso ahahhahahaha
 
Valeu man!

A receita é essa (mesmo que já tenha achado achei interessante colocar o link para outras pessoas):
https://www.eisenbahn.com.br/cervejafeitaemcasa/

O lugar é uma empresa chamada Alquim, em Ijuí - RS, é do lado de Santa Rosa (nossa cidade, bem no interior mesmo). Eles trabalham com vidro e demos sorte de achar essas garrafas lá, os caras tinham recebido um pequeno lote e nos venderam a um preço super bom, R$ 2,00, ainda com tampas novas.

Esteticamente eu acho elas muito fodas, só acho que podem apresentar PEQUENOS problemas de vedação (nada que possa estragar uma cerveja, acredito eu). Se observarem o fim do vídeo verão que abrimos duas garrafas, a primeira não estava TÃO carbonatada quanto a segunda - que chegou a "explodir" na minha mão (motivo da risada da galera). Parece que a segunda garrafa estava mais lacrada e não vazou nada, não sei... Ou erramos no primming, fizemos individual com seringa. O lance é que aquele tampãozinho que tem antes da tampa de rosca parece que tem garrafas que não lacra bem, e tem que apertar tudo na mão mesmo... Até se alguém tiver uma dica de como lacrar melhor agradeço eheh

Boas cevas!

Na verdade a primeira garrafa pelo que mostrou nem estava vedada.
Por isso que não estava tão carbonatada como a segunda.
E isso pode sim "estragar" a cerveja. Quanto mais tempo para consumir , mais "choca" elas vão estar.


[ame]https://www.youtube.com/watch?v=T07pTw0aayE[/ame]

E uma dúvida, foi transferido o mosto da fervura para o balde fermentador usando a torneira da panela?
 
Na verdade a primeira garrafa pelo que mostrou nem estava vedada.
Por isso que não estava tão carbonatada como a segunda.
E isso pode sim "estragar" a cerveja. Quanto mais tempo para consumir , mais "choca" elas vão estar.


https://www.youtube.com/watch?v=T07pTw0aayE

E uma dúvida, foi transferido o mosto da fervura para o balde fermentador usando a torneira da panela?

Pois é... não conseguimos ter esse mesmo nível de vedação nas nossas garrafas, mesmo com as tampinhas novas, não sei o que a Coruja faz pra lacrar bem, teoricamente usamos as mesmas coisas... isso me preocupa

Foi usada a torneira da panela sim, aos 3:02 do vídeo por ai... deixamos caindo de uma altura assim já oxigenaria... pelo menos foi assim que ensinaram no vídeo da Eisenbahn hehe está errado?

Valeu!
 
Pois é... não conseguimos ter esse mesmo nível de vedação nas nossas garrafas, mesmo com as tampinhas novas, não sei o que a Coruja faz pra lacrar bem, teoricamente usamos as mesmas coisas... isso me preocupa

Foi usada a torneira da panela sim, aos 3:02 do vídeo por ai... deixamos caindo de uma altura assim já oxigenaria... pelo menos foi assim que ensinaram no vídeo da Eisenbahn hehe está errado?

Valeu!

Então. Acredito que a maioria não faz assim.
O pessoal costuma usar um sifão e assim levar o mínimo de trub para o balde fermentador. Mas também tem pessoas que usam a torneira pelo fato de assim levar o máximo de mosto para o balde. Eu particularmente uso o sifão.
 
Então. Acredito que a maioria não faz assim.
O pessoal costuma usar um sifão e assim levar o mínimo de trub para o balde fermentador. Mas também tem pessoas que usam a torneira pelo fato de assim levar o máximo de mosto para o balde. Eu particularmente uso o sifão.

Fazendo o whirlpool direitinho da pra levar o minimo de trub mesmo usando a torneira.

Eu usei sifão nas primeiras 3 brassagens e torneira na minha 4ª. Vou dizer que gostei bastante de transferir pela torneira, mas tudo depende da maneira como você faz o whirlpool e também se atentar as dicas do pessoal do fórum.
 
Eu sempre uso a torneira.

Até porque um pouco de trub no fermentador não dá problema.

Então, entre escolher menos trub e menos cerveja ou um pouco mais de trub e mais cerveja, sempre escolho mais cerveja :p
 
Pois é, nós conseguimos um cone de trub bem certinho, então mesmo usando torneira conseguimos controlar bem a quantidade de trub que vai pro fermentador, e posso dizer que vai quase nada.
 
Fala Tiago Blz?

Cara sou novato, vou para minha primeira brassagem, vou realizar a mesma receita.

Você mencionou que fez algumas alterações na fermentação, clarificação e envase, quais foram esta alterações? surgiu efeito?

Na receita informa que apos o envase manter a cerveja a 20g por 30 dias, achei de mais.

Abraços
 
Fala Tiago Blz?

Cara sou novato, vou para minha primeira brassagem, vou realizar a mesma receita.

Você mencionou que fez algumas alterações na fermentação, clarificação e envase, quais foram esta alterações? surgiu efeito?

Na receita informa que apos o envase manter a cerveja a 20g por 30 dias, achei de mais.

Abraços

Basicamente mudamos o que eles falam pra fazer na fermentação, não fizemos aquela troca de balde que eles sugerem, pois baseados no que lemos aqui no fórum há um grande risco de contaminação se fizer esse processo, então a gente fez tudo no mesmo balde.

Até mesmo o dryhopping a gente não utilizou o hopbag... simplesmente largamos o lúpulo pelo buraquinho do airlock, assim não precisamos abrir o balde.

A fermentação a gente fez a primária com 18 graus, depois que demos por encerrada a primária, partimos para a secundária, aumentando 1 grau por dia até chegar as 25, então fizemos o cold crash por 2 dias e a clarificação com gelatina, mais dois dias. Só aí envasamos.

Pode ler mais sobre a fermentação aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

E sobre a clarificação aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403833

A cerveja ficou excelente, bem clarificada. Abrimos uma garrafa com 3 semanas depois do envase (não aguentamos esperar um mês hahaha) e já estava perfeita!

Qualquer outra coisa que eu puder ajudar, só pedir

Abraço
 
Perfeito, muito bem... já me ajudou muito.. kkkk

Outra dúvida que surgiu, pelo jeito você é do RS, eu moro em Campo Bom onde tem variação de temperatura, hoje por exemplo iniciamos o dia com 8graus, agora nesse momento esta 20graus, como você esta fazendo para manter a temperatura a 25graus? esta utilizando o TIC com lampada para aquecimento?

Abraços:rockin:


Basicamente mudamos o que eles falam pra fazer na fermentação, não fizemos aquela troca de balde que eles sugerem, pois baseados no que lemos aqui no fórum há um grande risco de contaminação se fizer esse processo, então a gente fez tudo no mesmo balde.

Até mesmo o dryhopping a gente não utilizou o hopbag... simplesmente largamos o lúpulo pelo buraquinho do airlock, assim não precisamos abrir o balde.

A fermentação a gente fez a primária com 18 graus, depois que demos por encerrada a primária, partimos para a secundária, aumentando 1 grau por dia até chegar as 25, então fizemos o cold crash por 2 dias e a clarificação com gelatina, mais dois dias. Só aí envasamos.

Pode ler mais sobre a fermentação aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

E sobre a clarificação aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403833

A cerveja ficou excelente, bem clarificada. Abrimos uma garrafa com 3 semanas depois do envase (não aguentamos esperar um mês hahaha) e já estava perfeita!

Qualquer outra coisa que eu puder ajudar, só pedir

Abraço
 
Massa! Tenho uns amigos aí em CB hehehe

Mas é isso ai mesmo, temos esses problemas do frio... Então, além do TIC, utilizamos uma lâmpada dentro da geladeira, mas não sei qual modelo especificamente. Vi que o Mateus, um amigo que tá fazendo a ceva junto criou um tópico sobre isso, dá uma lida: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405301

Espero que ajude!

Abraço

Perfeito, muito bem... já me ajudou muito.. kkkk

Outra dúvida que surgiu, pelo jeito você é do RS, eu moro em Campo Bom onde tem variação de temperatura, hoje por exemplo iniciamos o dia com 8graus, agora nesse momento esta 20graus, como você esta fazendo para manter a temperatura a 25graus? esta utilizando o TIC com lampada para aquecimento?

Abraços:rockin:
 
Opa, se vc sabe o caminho uma hora vamos fazer um brassagem juntos..kkk

Então essa semana vou comprar meu TIC, estou verificando alguns modelos.

Abraços

Massa! Tenho uns amigos aí em CB hehehe

Mas é isso ai mesmo, temos esses problemas do frio... Então, além do TIC, utilizamos uma lâmpada dentro da geladeira, mas não sei qual modelo especificamente. Vi que o Mateus, um amigo que tá fazendo a ceva junto criou um tópico sobre isso, dá uma lida: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405301

Espero que ajude!

Abraço
 
Opa, se vc sabe o caminho uma hora vamos fazer um brassagem juntos..kkk

Então essa semana vou comprar meu TIC, estou verificando alguns modelos.

Abraços

Fala, Egon! Beleza?

Tchê, nós compramos o tic17rgt da Full Gauge. Nunca usamos outro pra ter uma comparação, mas antes de comprar lemos bastante e vimos que esse seria o melhor para o que queríamos.

Sobre o nosso problema sulístico, resolvemos com uma lâmpada mesmo. Deixo uma lâmpada incandescente dentro do refrigerador (sem a tampa), aí a geladeira aquece sem ter contato da luz com o fermentador. Falaram pra usar lâmpada eletrônica de 5w que já fica certo, mas por enquanto seguimos usando a incandescente.

Abraço,
Mateus Schmidt
 
A fermentação a gente fez a primária com 18 graus, depois que demos por encerrada a primária, partimos para a secundária, aumentando 1 grau por dia até chegar as 25, então fizemos o cold crash por 2 dias e a clarificação com gelatina, mais dois dias. Só aí envasamos.
Tiago, parabens pelo post, video e breja hehe..

Pergunta, em qual etapa você fez o Dry Hopping? Quando chegou as 25 graus na secundária? Antes do cold crash? Depois do termino da primária enquanto subia a temperatura para a secundaria?

Manteram os mesmos lupulos (Cascade e Chinook) para o Dry Hopping?

Valeu!

[ ] 's
 
Tiago, parabens pelo post, video e breja hehe..

Pergunta, em qual etapa você fez o Dry Hopping? Quando chegou as 25 graus na secundária? Antes do cold crash? Depois do termino da primária enquanto subia a temperatura para a secundaria?

Manteram os mesmos lupulos (Cascade e Chinook) para o Dry Hopping?

Valeu!

[ ] 's

Valeu!

Faz tempo que fizemos a receita e não me recordo dos lúpulos que utilizamos, mas seguimos o que a receita indicou.

A gente fez o dryhopping no início da secundária, começamos com 18 graus e fomos subindo.

Abraço
 
Valeu!

Faz tempo que fizemos a receita e não me recordo dos lúpulos que utilizamos, mas seguimos o que a receita indicou.

A gente fez o dryhopping no início da secundária, começamos com 18 graus e fomos subindo.

Abraço

Valeu Tiago, dia 11 vou tentar fazer 50L dessa receita, só fiz alguns poucos ajustes no Beersmith... espero que de tudo certo.

[ ] 's
 
Fala, moçada!

Segue um vídeo de nossa primeira brassagem. Pra aprender o negócio fizemos a receita da webséries da Eisenbahn com pequenas modificações nos maltes e grandes modificações no processo de fermentação, clarificação e envase (graças às dicas que vimos aqui no fórum)

O vídeo mostra desde a nossa procura por umas garrafas diferentes (nossa ideia sempre foi conseguir essas garrafas do estilo de xarope) para nossa cerveja até o momento de degustá-la eheh, ou seja, 2 meses resumidos em 5 minutos. Nem todas as etapas foram filmadas, mas o que tem tá ai!

Com certeza temos muitas coisas para evoluir ainda, mas a cerveja ficou excelente! Muuuuito melhor do que qualquer um de nós esperava.

Comentários/críticas/sugestões serão bem vindos, mais abaixo coloquei umas fotos também do rótulo.

https://www.youtube.com/watch?v=MWFn4s9J8Xc
Muito massa o material! Ainda mais com um Stick Fingers rolando no vídeo hehe
Sou de Santa Maria/RS e nunca ouvi falar dessa empresa de garrafas em Ijuí/RS, mas achei bastante interessante!
Valeu, abraço!
 
Muito massa o material! Ainda mais com um Stick Fingers rolando no vídeo hehe
Sou de Santa Maria/RS e nunca ouvi falar dessa empresa de garrafas em Ijuí/RS, mas achei bastante interessante!
Valeu, abraço!

Obrigado cara! Sonzeira mesmo.

Essa fábrica em Ijuí é bem desconhecida mesmo, mas muito legal

Abraço
 
Back
Top