Primeira brassagem - IPA. Sugestões?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Beernardes

Active Member
Joined
Jun 21, 2016
Messages
30
Reaction score
5
Olá Cervejeiros, para minha primeira brassagem eu decidi fazer uma American IPA, e decidi elaborar uma receita que apresente características frutadas/florais.

Volume 5 litros

Maltes:
1,2kg Pilsner (79%)
0,32kg Melanoidin (21%)

Lúpulos:
6,68g Amarillo 60 min
2,67g Cascade 60 min
2,67g Citra 60 min
6,68g Cascade 5 min
6,68g Saphir 5min

Fermento:
US-05

Valores estimados
EBC: 22,8
IBU: 61,5
ABV: 7,1%

Queria a opinião de vocês para possíveis correções ou melhorias.

:mug:
 
Bom, eu trocaria os lúpulos que você está usando para amargor.

Citra e Amarillo, na minha opinião, são muito melhor aproveitados em adições tardias.

Colocaria um lúpulo de amargor no first Wort Hopping, ao invés de aos 60 minutos.

Depois colocaria os lúpulos de aroma e sabor em adições a partir dos 30 minutos.

30 min - Cascade
20 min - Citra
10 min - Amarillo
5 min - Citra + Amarillo
0 min - Citra + Amarillo +Saphir

E faria um dry hopping também, algo entre 3 ou 4 g/l com Citra e Amarillo

Na divisão dos IBUs, eu faria uns 60% no FWH e os 40% restantes nas adições tardias.

Se você gosta de aroma frutado, recomendo experimentar também o Lúpulo Azacca, acho ele sensacional, um aroma frutado ótimo.
 
Esqueci de comentar sobre os maltes...

Está faltando malte Pale Ale na receita.

Eu colocaria pelo menos metade do grist de Pale Ale.

Obrigado pelas dicas cara, sempre bom ter uma segunda opinião.
Sobre o malte, eu pensei em usar o Pilsner como base e o Melanoidin pra dar uma ajustada na cor e na OG.
 
Qual lúpulo com caracterísicas floral/frutada você indicaria para amargor?

Na verdade os lúpulos de amargor praticamente só contribuem mesmo com amargor (considere lúpulos de amargor os lúpulos adicionados faltando mais de 30 minutos para o término da fervura).

As características de aroma e sabor (fora o amargor) se perdem quase que totalmente durante a fervura.

Então não compensa usar um lúpulo caro de de ótimas características de sabor e aroma para amargor.

Existem vários lúpulos de amargor, veja a lista de alguns:

https://www.malteecia.com.br/produtos/0042/amargor

Sobre o malte, o comentário foi mais para seguir o estilo mesmo. IPA significa India Pale Ale, então, normalmente se usa malte Pale Ale na receita.

Mas, nada impede que você faça do jeito que quiser. :mug:
 
Na verdade os lúpulos de amargor praticamente só contribuem mesmo com amargor (considere lúpulos de amargor os lúpulos adicionados faltando mais de 30 minutos para o término da fervura).

As características de aroma e sabor (fora o amargor) se perdem quase que totalmente durante a fervura.

Então não compensa usar um lúpulo caro de de ótimas características de sabor e aroma para amargor.

Existem vários lúpulos de amargor, veja a lista de alguns:

https://www.malteecia.com.br/produtos/0042/amargor

Sobre o malte, o comentário foi mais para seguir o estilo mesmo. IPA significa India Pale Ale, então, normalmente se usa malte Pale Ale na receita.

Mas, nada impede que você faça do jeito que quiser. :mug:

Compreendi, irei procurar um lúpulo com que seja mais em conta e que tenha uma porcentagem de AA considerável.
Referente ao malte, sei que o malte base pra IPA é o Pale Ale, tinha escolhido o Pilsner como uma forma de deixar a receita mais barata, já que é minha primeira brassagem. Mas como vou fazer apenas 5 litros, acredito que o valor é irrisório. Irei rever essa parte.

Mais uma vez, obrigado pelas dicas!

:mug:
 
Realmente, o valor é irrisório, pesa se vale a pena.
Mas "o malte base pra IPA é o Pale Ale" não procede, não tem nada de errado usar malte pilsen!
 
Com certeza não tem problema em usar malte pilsen. Eu só tomaria cuidado com a melanoidina nesta receita. Eu, particularmente, não gosto do malte melanoidina nas ipas. Para o meu gosto, a ipa fica bem maltada e acaba mascarando um pouco os lúpulos.

Enfim, está é uma opinião minha, mas acredito que o legal é você ir experimentando e ver como prefere fazer a cerveja.

Toda experiência é válida! Boa brassagem! :mug:
 
Com certeza não tem problema em usar malte pilsen. Eu só tomaria cuidado com a melanoidina nesta receita. Eu, particularmente, não gosto do malte melanoidina nas ipas. Para o meu gosto, a ipa fica bem maltada e acaba mascarando um pouco os lúpulos.

Enfim, está é uma opinião minha, mas acredito que o legal é você ir experimentando e ver como prefere fazer a cerveja.

Toda experiência é válida! Boa brassagem! :mug:

Fiz aquela regra pra o equilíbrio da cerveja: BU/GU. Tá dando 0.9, bem próximo de 1. O que eu vi que IPAs geralmente são acima de 0.8.

Tenho de ir testando tanto malte quanto lúpulo.
Obrigado pela dica.
 
Sugestão: 90% malte base, 10% malte caramelo e 1 lúpulo de aroma e 1 lúpulo de amargor.

Comece simples, e faça incrementos graduais.
 
Back
Top