Receita APA Single Hop

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Robinho

Active Member
Joined
Feb 13, 2019
Messages
34
Reaction score
21
Location
Sergipe
Fala galera, esta será a minha terceira brassagem, estou montando uma receita de APA single hop para poder conhecer melhor as características de cada lúpulo. Escolhi o Citra inicialmente após ter lido vários relatos de que ele é bom para esta modalidade.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre esta receita, que será devidamente consumida no dia do meu aniversário (olha a responsa! kkk). Valeu!

Recipe Specifications
--------------------------
Boil Size: 33,65 L
Post Boil Volume: 28,65 L
Batch Size (fermenter): 25,00 L
Bottling Volume: 23,50 L
Estimated OG: 1,051 SG
Estimated Color: 11,2 EBC
Estimated IBU: 35,5 IBUs
Brewhouse Efficiency: 65,00 %
Est Mash Efficiency: 71,5 %
Boil Time: 60 Minutes

Ingredients:
------------
6,40 kg - Swaen©Pale Ale (7,1 EBC)
15,00 g - Citra [12,00 %] - Fervura 60,0 min - 17,8 IBUs
1,00 g - Whirlfloc G - Fervura 15,0 min
30,00 g - Citra [12,00 %] - Fervura 15,0 min - 17,7 IBUs
55,00 g - Citra [12,00 %] - Fervura 0,0 min - 0,0 IBUs
2,0 pkg - Safale American (DCL/Fermentis #US-05)
 
Cara, se é pra conhecer o lúpulo, manda brasa! Citra é um excelente lúpulo.
Cuidado com essa adição de 0min. Pra não gerar IBU, ela precisa ser feita depois que o mosto estiver abaixo de 80º. Se quer mesmo conhecer o Citra, sugiro um DH de umas 3g/l também.
 
O Citra é um lúpulo que não tem erro. De fato é muito bom e casa bem com o estilo.

Acho que a receita está bacana, mas conforme nosso amigo Chrystian ponderou, reveja esta adição aos 0 min. Se fizer logo após desligar o fogo (flameout), estará isomerizando A.A. até o resfriamento do mosto chegar a cerca de 80°, portanto estará ganhando IBU.
 
Bom dia,
Eu usuária Magnum para o amargor e deixava o citra para adições finais. O magnum não vai interferir na sua avaliação.
 
Como a receita tá dando 35 IBU, ganhar mais um pouco com essa última adição não é problema.
E, como disse o camarada aí acima, não esqueça de um dry hop.
 
Muito boa a dica da adição somente após baixar a temperatura, não tinha atentado a este detalhe, ja que estou usando bastante lúpulo em 0 minutos.

Sobre fazer ou não dry hop, optei por não fazer porque falta pouco tempo até o dia de consumir a cerveja. Será que esta adição de lúpulo já não será suficiente para um bom sabor e aroma de citra?
 
Muito boa a dica da adição somente após baixar a temperatura, não tinha atentado a este detalhe, ja que estou usando bastante lúpulo em 0 minutos.

Sobre fazer ou não dry hop, optei por não fazer porque falta pouco tempo até o dia de consumir a cerveja. Será que esta adição de lúpulo já não será suficiente para um bom sabor e aroma de citra?

Robinho,

Acredito que já vai dar um bom aroma/sabor do Citra sim. Principalmente pelas adições tardias (0 minutos).

Porém não tem como.. adição por DH traz outros tipos de características. Inclusive, dependendo do momento que você faz o DH e o tempo de contato, terá características diferentes. Se ou seu caso é tempo, caso queira, pode fazer uma adição de lúpulo durante a fermentação primária (quarto/quinto dia). Muito do aroma possivelmente irá embora devido a expulsão de CO2, mas ocorrerão biotransformações interessantes que certamente irão trazer novos sabores ao produto final.

Att.,

Luis
 
Back
Top