Primeira Brassagem - English Pale Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

koerich

Active Member
Joined
Sep 29, 2015
Messages
43
Reaction score
15
Caros amigos, assim como peguei muitas dicas e aprendi muita coisa aqui no fórum, gostaria de compartilhar com vocês a minha primeira brassagem que ocorreu neste sábado, dia 17/10.

Na véspera, fiz vários testes com o meu equipamento enchendo as panelas, vendo volume morto, taxa de fervura para poder configurar o BeerSmith com o intuito de ter o melhor aproveitamento possível.

A receita que optamos em fazer é a seguinte:

English Pale Ale - 20 litros (eu chamei de english pale ale por causa dos lúpulos e do fermento, mas os maltes não são ingleses. Será que devo chamar de Pale Ale?)

Maltes:
2,29Kg - Chateau Pilsen
1,29Kg - Chateau Pale Ale
1,71kg - Chateau Vienna
0,39kg - Chateau Cara Gold

Lupulos:
Hallertau Northern Brewer 25g - 60 minutos de fervura
Hallertau Northern Brewer 25g - 30 minutos de fervura
Fuggle 15g - 15 minutos de fervura
Fuggle 15g - 5 minutos de fervura

Fermento: S-04 1pct startado conforme instruções do Gunther no topico fixo.


Começamos a brassagem por volta das 10:00 colocando a água da brassagem (15,55 litros) para aquecer e a água da lavagem também pois não tinha ideia quanto tempo ia levar (20,06 litros) .

Optamos por fazer uma brassagem sem rampas (até pelo fato de ser a nossa primeira vez) e tentar manter a temperatura em 68 graus. Confesso que foi bem difícil essa parte. Fiz a infusão dos maltes com temperatura aproximada em 72 graus e a temperatura não baixou tanto para os 68, ficou um bom tempo em 70 (acredito que foi uma das razões que me fez ter uma OG um pouco mais alta).

Fomos ligando e desligando mas não sei se meu termômetro não era dos mais confiáveis, mas percebia muita variação de temperatura durante as medições. As vezes dava um pouco mais frio, as vezes um pouco mais quente (mesmo sem ligar fogo). Enfim, acredito que tenho que melhorar nesta questão do controle para tentar manter um padrão mais para frente.

A brassagem durou 1:30 (segui também aqui a dica do Gunther) e o iodo bateu com a cor e iniciamos a recirculação. Meu pai fez uma gambiarra com uma tampa plástica toda furada presa em um suporte para facilitar e foi muito bom, o processo foi bem mais rápido do que imaginava. Entre a recirculação e a lavagem levamos em torno de 60 a 80 minutos.

Enchemos a panela até o volume indicado pelo BeerSmith (conforme as perdas que tinha medido na noite anterior) - 26,88 litros. E assim que começou a borbulhar coloquei a primeira parte de Lúpulo e aqui o amadorismo pegou feio... Não baixei o fogo e joguei tudo de uma vez, e subiu tudo e virou um pouco, perdi um pouco do Lupulo infelizmente (Meu calculo de IBU foi para o saco)... Continuei com a fervura, com mais cuidado é claro, até os 60 minutos previsto. Fiz o Whirpool e coloquei o Chiller para começar a fazer o resfriamento.

Depois de resfriar (foi bem tranquilo pois fazia uns 17 graus no sábado, nem precisei usar gelo), percebi que quando coloquei o Chiller, o trub deve ter se mexido e ficou muita coisa na parte superior da panela. Como eu vi que tem muita gente que faz a frio, decidi fazer um novo Whirpool antes de passar para o fermentador (não sei se era o certo)...

Tirei 100ml do mosto para medir no densimetro e a minha OG ficou em 1,070 (já ajustada com a variação de temperatura) enquanto a OG estimada era de 1,067.

Paralelo ao resfriamento, fiz o start do fermento em 150ml de água mineral fervida e resfriada em torno de 28 graus.

Parei o resfriamento do mosto em 22 graus e comecei a transferir para o fermentador com uma altura de 50cm (aproximado) para criar bastante oxigenio. Até aqui foi tudo certo, assim que acabou coloquei o fermento e aí acredito que fiz a maior cagada de todas logo no final...

Como tinha lido sobre a questão do oxigênio, de bombas de aquario, etc... Decidi mexer o fermentador algumas vezes com o intuito de criar mais oxigênio, só que fiz isso com o fermento já inoculado... Não tinha visto em nenhum lugar sobre fazer isso antes ou depois, mas logo pensei que matei todos os fermentos por agitação. Desde que coloquei na geladeira (mais de 24 horas) não sai nenhuma bolha da garrafa (coloquei uma garrafa com alcool 70 e mangueira). Como sou brasileiro, vou esperar até quarta-feira para tirar uma prova e ver a gravidade, se não chegou perto do que era a estimada (1,017) vou inocular mais um pacote de fermento.

Acabamos tudo (após a limpeza) por volta das 19:00

Aqui vão algumas fotos do processo. Tirei bem poucas mesmo, me esqueci!!

Quero agradecer a todos por compartilhar conhecimentos, ideias e experimentos. Mesmo fazendo uns dois cursos de cerveja, acredito que pelo menos 75% de tudo que fiz sábado foi por causa desse fórum maravilhoso!

P_20151017_134214_HDR.jpg


P_20151017_134239.jpg


IMG-20151017-WA0008.jpg


P_20151017_185300.jpg


P_20151017_185437.jpg



Sensor ajustado em 18 graus
P_20151017_185455.jpg
 
Boa Tarde Koerich!

Gostei da geladeira com porta de vidro, bem legal poder ver o andamento da fermentação sem ter que abrir a geladeira rsrs.

Mas você usou só um pacote de fermento! Pela quantidade de 20 litros e pela O.G. alta acho que deveria ter usado uns 3 pacotes.
 
Coltro, acabei indo atrás da informação do vendedor e do que está escrito no pacote, mas deveria ter seguido as dicas aqui do fórum e ter usado dois pelo menos ne? acha que devo jogar mais um pacote ou espero mais um pouco para ver a atenuação no densimetro?
 
Então Koerich, foi sábado agora que você fez a brassagem né?! Eu esperaria pelo menos até o próxima sábado, dai mediria a densidade para ver como está!

Como é sua 1° brassagem, acho que é interessante deixar correr sem fazer alterações, e depois de pronta guardar umas garrafas para poder comparar quando você fizer a 2°, 3°...brassagem, pra ver sua evolução.
 
Não vejo a hora da minha primeira brassagem kaka.

Uma dúvida de novato, você falou que fez a recirculação utilizando a tampa,pelo que eu sei, esse liquido deveria ficar voltando para a panela com os grãos, mais pelas fotos não conseguir identificar como esse mosto estava voltando para a panela. Ou a imagem está mostrando o processo de lavagem?
 
Caios, se você olhar ali em uma das fotos tem uma tampa verde em cima da panela de mostura que está toda furada. Meu pai fez um enjambre para ela ficar fixa ali no suporte enquanto eu ficava tirando o mosto na jarrinha e devolvendo em cima da tampa que servia como um chuveiro para devolver de volta na panela.
 
Não se preocupe com a agitação, afinal como é que a gente faz starter de leveduras com agitadores ?
A temperatura mais alta não deve significar OG mais alta mas pode significar uma FG mais alta que os 1017 previstos já que você deve ter gerado um pouco mais de açúcares não fermentáveis. Uma FG mais alta que o esperado não quer dizer falta de levedura.
Ah, e uma medida só da gravidade não quer dizer muita coisa: o importante é saber se a fermentação parou ou não. Pode estar longe dos 1017 mas ainda no meio da fermentação.
 
Parabéns pela brassagem...

Minhas considerações como iniciante também:
- o que você faz com água e fermento não é starter, e sim hidratação. Starter é normalmente feito com DME pra propagação das leveduras;
- sem problemas agitar o fermentador com as leveduras dentro;
- acho que falta você estudar uma calculadora pra saber quanto fermento precisa inocular e se precisar propagar fazer um stirplate (economizei R$ 168 em leveduras só em uma brassagem): http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/;
- a questão de não borbulhar não se preocupe, pode ser que tá escapando ar aí em algum lugar (acho que na torneira)

No mais foi uma ótima brassagem. Abraço!
 
Thadeu, obrigado pelo feedback. A minha ideia agora é deixar até quinta/sexta-feira e tirar uma amostra no densímetro e comparar com uma nova medição no dia seguinte para ver se parou de atenuar. Caso a medida tenha estabilizado muito mais alta (exemplo: 1.030) você não acha que devo colocar mais um pacote de fermento hidratado?

Juan, obrigado pela correção, usei a nomenclatura errada mesmo. Temos que cuidar com isso e são muitos termos técnicos que as vezes passam batido. Obrigado também pela dica da calculadora. Usando o parâmetro de 0,75 na formula eu deveria ter usado então 3 pacotes é isso? Acha que devo esperar ou coloco mais fermento durante esta etapa? Muito obrigado pelas considerações!
 
Thadeu, obrigado pelo feedback. A minha ideia agora é deixar até quinta/sexta-feira e tirar uma amostra no densímetro e comparar com uma nova medição no dia seguinte para ver se parou de atenuar. Caso a medida tenha estabilizado muito mais alta (exemplo: 1.030) você não acha que devo colocar mais um pacote de fermento hidratado?

Juan, obrigado pela correção, usei a nomenclatura errada mesmo. Temos que cuidar com isso e são muitos termos técnicos que as vezes passam batido. Obrigado também pela dica da calculadora. Usando o parâmetro de 0,75 na formula eu deveria ter usado então 3 pacotes é isso? Acha que devo esperar ou coloco mais fermento durante esta etapa? Muito obrigado pelas considerações!

exato... Dry packets, og 1070, 20L, Ale 0,75, fermento S-04 (a calculadora recomenda 8bi/g) precisa 32 gramas (3 pacotes daria certo). Mas a questão é que com 1 pacote com um starter de 1.2L já conseguiria também chegar na quantidade certa.
 
Juan, obrigado pelo trabalho em me recomendar estes links, vou tentar ler com calma depois pois este assunto ainda é desconhecido para mim.
 
Caios, se você olhar ali em uma das fotos tem uma tampa verde em cima da panela de mostura que está toda furada. Meu pai fez um enjambre para ela ficar fixa ali no suporte enquanto eu ficava tirando o mosto na jarrinha e devolvendo em cima da tampa que servia como um chuveiro para devolver de volta na panela.

Ah sim, é pq vi aquela mangueira na panela mais baixa, por isso a pergunta, vlw!
 
Não resisti (primeira cerveja acho que todo mundo fica com ejaculação precoce) e ontem tirei 100ml para fazer o teste no densimetro para ver a atenuação.

OG 1,070
FG Estimada: 1,017

Medição: 1,036

A cerveja está com uma cor linda e bem perfumada. Tomei um gole também e o sabor está bem bom (claro que adocicada ainda). Mas fiquei mais confiante agora, percebi que não teve contaminação (era uma dúvida devido o airlock não borbulhar) e o fermento trabalhou. Agora é acompanhar para ver se com este único pacote chego nos 1,017.

Se atenuar antes então faço hidratação de mais um pacote e coloco dentro do fermentador?
 
Não resisti (primeira cerveja acho que todo mundo fica com ejaculação precoce) e ontem tirei 100ml para fazer o teste no densimetro para ver a atenuação.

OG 1,070
FG Estimada: 1,017

Medição: 1,036

A cerveja está com uma cor linda e bem perfumada. Tomei um gole também e o sabor está bem bom (claro que adocicada ainda). Mas fiquei mais confiante agora, percebi que não teve contaminação (era uma dúvida devido o airlock não borbulhar) e o fermento trabalhou. Agora é acompanhar para ver se com este único pacote chego nos 1,017.

Se atenuar antes então faço hidratação de mais um pacote e coloco dentro do fermentador?
Caros colegas. Hoje tirei mais 100ml para fazer a medição no densimetro e estacionou em 1,034. Minha fg era para dar 1,017.

Hidrato mais um sache de fermento e coloco para tentar consumir mais açúcar? Comeco a ficar preocupado com a carbonatacao e a quantidade de açúcar q devo colocar no priming...

Algumas sugestões?
 
Segunda-feira dia 26/10 passada (10 dias após o inicio da fermentação) fiz outra hidratação de um novo pacote de fermento na tentativa de baixar a FG deduzindo que o fermento era pouco e que tinha ainda bastante acucar para cer consumido.

Segunda, dia 02/11 tirei mais uma mostra de 100ml e fiz a medição e baixou praticamente nada, dando 1,032 de FG. Ontem 03/11 fiz outra medição e parou de atenuar mesmo em 1.032.

Acredito que errei feio na brassagem e deixei a temperatura subir demais gerando açúcares não fermentaveis... Iniciei a maturação em 1,5º e sexta-feira irei colocar a gelatina.

Minha grande dúvida agora é em relação ao priming. A quantidade de açucar continua sendo de 6g/l certo? mesmo com essa FG mais alta né? já que os açúcares não são fermentáveis não terei problema de pressão demais nas garrafas certo?

Obrigado!

Raphael Koerich
 
Cara está bem alta sua FG, eu não teria coragem de engarrafar assim. Se está doce acredito ter o que fermentar ainda. Talvez esteja muito alcoólica pro fermento que você está usando. Não tenho muito conhecimento pra afirmar com certeza o que pode ter acontecido... Qual a temperatura que está agora?

Ah, outra coisa, sugiro melhorar o isolamento térmico do sensor, talvez colocar um isopor ou EVA por cima.

E aproveitando, nada a ver com a FG, mas a peça plástica que você usou na lavagem é de plástico alimentício? Na verdade nem precisaria isso, pode usar uma mangueira mais longa e deixar solta na panela, largando a água rente à borda da panela (tangendo a borda)
 
Cara está bem alta sua FG, eu não teria coragem de engarrafar assim. Se está doce acredito ter o que fermentar ainda. Talvez esteja muito alcoólica pro fermento que você está usando. Não tenho muito conhecimento pra afirmar com certeza o que pode ter acontecido... Qual a temperatura que está agora?

Ah, outra coisa, sugiro melhorar o isolamento térmico do sensor, talvez colocar um isopor ou EVA por cima.

E aproveitando, nada a ver com a FG, mas a peça plástica que você usou na lavagem é de plástico alimentício? Na verdade nem precisaria isso, pode usar uma mangueira mais longa e deixar solta na panela, largando a água rente à borda da panela (tangendo a borda)


Valtert então, pior que acabei colocando a gelatina ontem... A minha ideia era engarrafar no domingo... Eu usei dois pacotes de fermento S-04 (um no inicio da fermentação e o outro quase 10 dias depois, quando percebi que tinha parado de atenuar em 1.036). Fiz toda a hidratação certinha e depois de mais uma semana e fazer as duas medidas consecutivas estagnou em 1.032. Como é uma Pale Ale e usei lupulos ingleses optei pelo S-04...

Eu tenho conhecimento que vacilei na brassagem em relação a temperatura pois ficou um bom tempo na faixa de 71 graus que provavelmente gerou açucar nao fermentavel...

E agora José? já botei a gelatina ontem... será que vai explodir? eu tenho manometro, na pior das hipoteses jogo na geladeira mas ai a carbonatação vai para o saco...

A peça de plástico era sim alimenticio... fiz cagada? Sanitizei bem antes de usar...

Valeu pelo retorno Valter.
 
Calculei aqui, deu 5% de álcool, então o fermento que você adicionou deveria ter trabalhado. Talvez poderia ser amido residual, mas você fez o teste de iodo e não ficou preto, então provavelmente não é isso também (e nem sei se o amido iria afetar a densidade). E na faixa de 71 ainda tem enzima trabalhando, talvez seja açúcar não fermentável mesmo, aos montes! Se der vou querer provar essa hein :)

Cara relaxa, acompanha no manômetro e era isso. Está excelente para a primeira brassagem, e claramente você estudou bastante, está no caminho certo! O que achei estranho foi o seu post ter poucas respostas aqui no fórum, até por isso resolvi dar pitaco mesmo sem ter tanto conhecimento.

A peça de plástico está ok, não precisa sanitizar pois vai ferver depois, claro que não pode ter resíduos de outras coisas, gorduras, químicos, etc. O plástico comum poderia deixar gosto e/ou liberar substâncias tóxicas, mas se não é o caso tá de boa. Mas sugiro a técnica da mangueira, simples e funcional. Também cuida com a vazão durante a lavagem, quando mais lento melhor. Na última brassagem resolvi poupar tempo e aumentei a vazão, perdi mais de 5% de eficiência!
 
Calculei aqui, deu 5% de álcool, então o fermento que você adicionou deveria ter trabalhado. Talvez poderia ser amido residual, mas você fez o teste de iodo e não ficou preto, então provavelmente não é isso também (e nem sei se o amido iria afetar a densidade). E na faixa de 71 ainda tem enzima trabalhando, talvez seja açúcar não fermentável mesmo, aos montes! Se der vou querer provar essa hein :)

Cara relaxa, acompanha no manômetro e era isso. Está excelente para a primeira brassagem, e claramente você estudou bastante, está no caminho certo! O que achei estranho foi o seu post ter poucas respostas aqui no fórum, até por isso resolvi dar pitaco mesmo sem ter tanto conhecimento.

A peça de plástico está ok, não precisa sanitizar pois vai ferver depois, claro que não pode ter resíduos de outras coisas, gorduras, químicos, etc. O plástico comum poderia deixar gosto e/ou liberar substâncias tóxicas, mas se não é o caso tá de boa. Mas sugiro a técnica da mangueira, simples e funcional. Também cuida com a vazão durante a lavagem, quando mais lento melhor. Na última brassagem resolvi poupar tempo e aumentei a vazão, perdi mais de 5% de eficiência!

Grande Valter, valeu mesmo pelas dicas... Vou torcer para que fique bebivel e caprichar na minha proxima brassagem que será uma IPA. Posto aqui depois como ficou!
 
Bom, engarrafei a cerveja no último domingo. Fiz a transfega do balde da maturação para o balde do primming via cifão com muito cuidado. Fiz a calda de 6g/l e misturei direto no balde que ia engarrafar. Foi tudo certo... pelo menos tinha achado...

P_20151108_151347.jpg



Hoje fui dar uma conferida no manometro e as garrafas todas estão com alguma coisa dentro... parece até um tipo de fungo... não sei se é proteina coagulada, se é a gelatina q deu problema... enfim, queria saber onde errei para não repetir... Se alguém puder dar uma olhada no video abaixo eu agradeço...

Link do video:
http://vid16.photobucket.com/albums/b15/ph_koerich/V_20151110_112055.mp4
 
Cara, é normal ficar algum resíduo no fundo da garrafa. Até porque somos cervejeiros caseiros e isso é até meio que uma característica da cerveja de panela. Mas olhando o vídeo, apareceu uma garrafa com um resíduo bem grande e "sólido". como você disse, pode ser da gelatina mesmo. Sobre a gelatina, eu faço cerveja a 3 anos e ainda não vi necessidade de usar gelatina nas minhas levas. Talvez isso seja um "erro" de iniciante visto que não domina o processo e já vai incluindo novas técnicas na fabricação. Voltando a esse resíduo, abriu uma e tirou ele para ver o que pode ser ? E aproveita e já toma essa ceva pra ver como tá indo o resultado. Abraço.
 
Gustavo, nesse caso não foi residuo e sim uma coisa bem "nojenta" rs....

O gosto da cerveja não foi alterado em nada, bebi uma ontem e está OK. estou na duvida se é gelatina ou proteina coagulada que passou para o fermentador depois de esfriar na fervura... Proteina coagulada altera o gosto da cerveja?

De todo modo, já cortei a gelatina da leva que fiz ontem de IPA e vou fazer um cold crash mais demorado, em torno de uns 10 dias a 1 grau, para ver se consigo levar o minimo de sedimento para a garrafa...

Aqui segue a foto dela na taça depois de uma semana de carbonatação (A garrafa está fechada pois era só para foto, era a única com o rótulo, rs)

P_20151115_120207.jpg
 
Parabéns camarada!
Ficou muito bonita a sua cerveja!
Tim Tim!
 
Já aconteceu comigo qndo usei gelatina ficou muitos sólidos na garrafa parecia pedacinhos de nata mas não alterou o sabor
 
Olá!

Aproveitando a discussão, e como estou apreendendo e buscando informações, surgiu uma dúvida a respeito desta situação:

Se fosse feito uma rampa inicial em torno de 62 graus (55-65), não teria sido convertido mais amidos em açúcares fermentáveis? Se adotasse esta rampa de sacarificação beta, a cerveja talvez não teria uma fg menor? Ou não tem nada a ver, foi outro pode ser outro motivo?

Fiz a minha primeira brassagem e a fg também não chegou ao esperado ficando alta, e também só fiz uma única rampa a 67 graus...

Obrigado!!
 
Back
Top