Primeira Brassagem - Densímetro x Refratômetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fsa100

New Member
Joined
Oct 7, 2016
Messages
3
Reaction score
0
Caros

No sábado passado fizemos a primeira brassagem de uma APA. Hoje medi a densidade com o refratômetro (para economizar a cerveja) e o valor lido foi 1033.

Achei que tinha feito algo errado com o fermento, mas antes de colocar mais, resolvi medir com o densímetro. O valor lido foi de 1015.

Na minha opinião, dentre outras coisas, a diferença se deveu pela amostragem. Como são necessárias algumas gotas para o refratômetro, a amostra não correspondeu ao que estava dentro do balde. Quando retirei a amostra para o densimetro (100 ml), a amostra foi bem mais representativa.

O que opinam?
 
Acho mais simples a resposta: correção da medição do refratômetro

a presença de alcool interfere na leitura do aparelho, necessitando correção (tem calculadora no brewers friends, beesmith entre outras).. caso faça a correção, vai ver que os valores estão relativamente próximos

ps. confie mais no no seu densímetro do que no refratômetro para mosto fermentado hehe
 
Rodrigo, obrigado pela resposta!

Interessante, não imaginava um erro tão grande. O refratômetro serve apenas para uma avaliação de tendência.

SDS

Fábio
 
O refratômetro funciona muito bem se fizer o cálculo de correção pela presença de álcool.
Tem gente que reclama que pode dar pequenas variações de tipo 0,002 mas acredito que seja uma margem de erro normal que o densímetro também pode ter (já vi vário relatos de densímetros descalibrados).
Também, duvido que alguém consiga diferenciar uma cerveja com 5% de uma com 5,2% de álcool.
 
O refratômetro funciona muito bem se fizer o cálculo de correção pela presença de álcool.
Tem gente que reclama que pode dar pequenas variações de tipo 0,002 mas acredito que seja uma margem de erro normal que o densímetro também pode ter (já vi vário relatos de densímetros descalibrados).
Também, duvido que alguém consiga diferenciar uma cerveja com 5% de uma com 5,2% de álcool.

Eu discordo que o refratômetro funcione muito bem...

Na presença de álcool a maioria das medidas que eu tiro não são confiáveis...

Uso ele somente nos processos pré-fermentação...

Se quer economizar cerveja para medições, utilize o mini densímetro.

Com 80mls você consegue medir a FG.

Essa quantidade já é suficiente pra dar uma degustada na cerveja e ver como ela está ;)

@fsa100
 
Rodrigo, obrigado pela resposta!

Interessante, não imaginava um erro tão grande. O refratômetro serve apenas para uma avaliação de tendência.

SDS

Fábio

ele é muito prático pro dia da brassagem e pra acompanhar a atenuação do mosto, uma boa prática no inicio pra conhecer as cepas de leveduras, como fermentam, qnt demoram.. essas coisas

pra fg, sempre desconfie das conversões.. as vezes batem com o densímetro, outras ficam distante..

abraço
 
Obrigado pelas respostas.

Refratômetro: use com moderação.

SDS
 
Nesse link abaixo ele explica bem as leituras e correções de refratômetro e densímetro. Vale o estudo (assim como os links que indica).

Por exemplo, além da correção de álcool do refratômetro, você deve gerar um índice geral de correção (que se aplica mesmo depois da correção do álcool) pois os refratômetros são fabricados para medir meio com açúcar, e mosto tem muito mais coisa do que só açúcar, e por isso deve ter uma correção "fixa" (cada refratômetro vai ter o seu). O meu ficou em 1.032 (isso é um fator de correção, não confundir com SG)

http://www.brewersfriend.com/refractometer-calculator/

Abs
 
Eu estou na primeira brassagem ainda, mas já percebi que é mais complicado um pouco medir com o refratômetro. Nem sempre a medição está clara, as vezes fica meio complicado ver a linha de divisão, tipo um sombreado que não deixa claro se é 10 ou 10,5, por exemplo. Ainda tem o lance do álcool e tal. Então estou fazendo o seguinte, OG e FG serão pelo densímetro e tenho usado o refratômetro apenas como referencial para saber a hora que parou a atenuação. Dessa forma acho que vou ter uma medição mais correta e durante o processo economizo cerveja. Mas é a opinião de um marinheiro de primeira viagem, hehe...
Abraço.
 
Eu estou na primeira brassagem ainda, mas já percebi que é mais complicado um pouco medir com o refratômetro. Nem sempre a medição está clara, as vezes fica meio complicado ver a linha de divisão, tipo um sombreado que não deixa claro se é 10 ou 10,5, por exemplo. Ainda tem o lance do álcool e tal. Então estou fazendo o seguinte, OG e FG serão pelo densímetro e tenho usado o refratômetro apenas como referencial para saber a hora que parou a atenuação. Dessa forma acho que vou ter uma medição mais correta e durante o processo economizo cerveja. Mas é a opinião de um marinheiro de primeira viagem, hehe...
Abraço.


Olha contra a luz que fica mais fácil de visualizar..
 
Olha contra a luz que fica mais fácil de visualizar..

Cara, talvez seja eu precisando de óculos mesmo, hehe, mas eu fiz de tudo. Tenho dois baldes, um com mel e outro sem. As amostras que pego do balde com mel ficam bem nítidas, a dificuldade fica saber exato de está em 12,4 ou 12,6, o que não acredito fazer a menor diferença. Já o balde que está sem mel fica um sombreado que não dá pra distinguir exatamente se é 10 ou 9, mas está há dois dias da mesma forma, seja lá 10 ou 9... então acho que pra acompanhar o processo tá valendo...

Tenho lido muito e acredito que possa estar vindo alguns sedimentos junto na amostra e isso pode estar atrapalhando... vou continuar estudando, valeu pela dica.
 
Atualizando... agora, terceiro dia de clarificação, está bem nítida a leitura. 13 de brix pra que tem mel e 10 para a pura.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top