Primeira Brassagem de uma Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

uncodead

Well-Known Member
Joined
Feb 18, 2018
Messages
54
Reaction score
26
Pessoal, boa tarde.

Depois de só beber, quero fazer também! Então estou começando assim:

Panela de 26L, com BIAB. Escolhi fazer uma Witbier para a esposa beber e aprovar o novo cervejeiro (preciso justificar o investimento :mug:). Pretendo fazer uma receita para render +-10 litros.

Segue minha receita:

STATS:
Original Gravity: 1.049
Final Gravity: 1.015
ABV (standard): 4.52%
IBU (tinseth): 11.55
SRM (morey): 4

FERMENTABLES:
1.75 kg - German - Pilsner (61.2%)
1 kg - German - Wheat Malt (35%)
0.11 kg - Flaked Oats (3.8%)

HOPS: (Vou ferver por 60 minutos, existe uma temperatura ideal?)
7 g - East Kent Goldings, Type: Pellet, AA: 5, Use: Boil for 60 min, IBU: 9.63
7 g - East Kent Goldings, Type: Pellet, AA: 5, Use: Boil for 5 min, IBU: 1.92

MASH GUIDELINES:
* Adicionar 10L de água na panela para mostura e depois fazer a lavagem da bag com 5L no final
1) Temperature, Temp: 50 C, Time: 15 min, -> (Adicionar aveia e deixar por 15 minutos)
2) Temperature, Temp: 55 C, Time: 15 min, -> (Adicionar o resto do malte e deixar por 15 minutos)
3) Temperature, Temp: 60 C, Time: 60 min

OTHER INGREDIENTS:
20 g - Coentro, Time: 5 min, Type: Spice, Use: Boil
4 each - Casca de Laranja, Time: 5 min, Type: Flavor, Use: Boil

YEAST:
Fermentis / Safale - Safbrew - Specialty Ale Yeast T-58

Vou acompanhar a fermentação ate +-7 dias, e depois mais +-10 dias de maturação.

Estou fazendo algo muito errado? Montei essa receita com base nos estudos e outras receitas.

Obrigado e conto com ajuda dos amigos do Forum. Abs.

Obs: Link para o site que fiz a receita:
 
A fervura, até onde eu sei, não possui uma temperatura ideal (pode ser que exista alguma coisa em alguma literatura mais aprofundada). A questão é ter uma fervura intensa.

Sobre a mostura, duas coisas me chamam a atenção: 1) duas paradas protéicas? Isso pode não ser bom para a sua cerveja lá no final (problema com retenção de espuma). Uma parada protéica já está bom. 2) acho sua rampa a 60°C tá baixa, mais puxada para a beta amilase (cerveja mais seca e alcoólica). Vai ficar com o corpo bem baixo. Eu tentaria uma rampa mais alta, em torno de 66°C.

Boa brassagem!
 
Eu tiaria o trigo maltado e colocaria um não maltado, combina mais com o estilo.

Faria 45 por 10 minutos, 55 por 10 e depois a 66. E colocar todos os grãos desde o inicio.
 
Faala Leitão!!
Viiish conheço esse papo kkkk foi o mesmo que em casa! Minha primeira brassagem também foi uma witbier em especial para a esposa!
E deu tudo muito certo, pois o cervejeiro do meu endereço foi aprovado e a bagunça foi aceita pela minha superiora kkkk.


Hoje em dia eu só faço brassagens de Witbier ou Weiss, tenho um carinho muito especial pela linha das cervejas de trigo e principalmente pela escola Belga.
Bom a dica que eu te dou é: utilize trigo maltado e não maltado - no meu caso eu utilizo sempre 50% de malte + 30% trigo não maltado e 20% trigo maltado. Para 20L de receita sempre utilizo 200g de aveia (gosto mto do corpo e da turbidez que me da - te adianto que minha witbier é uma cerveja muito encorpada e pesada - aqui em casa funciona MTO bem!)

Em relação as rampas, no começo eu fazia várias, hoje em dia estou reduzindo ao máximo, te falaria para fazer a parada dos 42ºC por 20minutos e depois sigo direto para os 68ºC 1h na sequência mashout 76ºC por 10minutos.


Minha fervura de Witbier é sempre uma fervura leve (fica em 98ºC+-) e fervo lentamente durante 75 a 90minutos (o que determina meu tempo de fervura é o volume total de mosto).
Nas primeiras brassagens Wit eu sempre adicionei apenas lúpulos de amargos (no caso tinha utilizado magnum em 60-50')
Atualmente tenho gostado muito do mandarina bavaria, adiciono em 60-55' e em 2';
Gosto muito de adicionar um pouco de mel (na ultima leve foram 150g) assim que desligo a fervura.

Outro comentário, acho que vc está usando coentro d+, para 20L eu tenho utilizado apenas 8g e acho suficiente no paladar.
Já a casca da laranja (eu sempre compro um dia antes no supermercado - laranja do tipo seleta) utilizo em torno de 10 a 15g de casca fresca. (Coentro e casca em 5' como vc).


Últimos conselhos:
Se for possível, inicie sua fermentação em 17ºC e vá subindo dia após dia. Amo T58, utilizo ele até nas minhas weiss. Funciona muito melhor com temperaturas controladas do que sem controle.

Boa sorte, boa brassagem e arrasa ai com a patroa. :D :)
 
Obrigado pelas dicas pessoal, ontem fiz a cerveja e tudo foi muito bem... porém, a lavagem dos grãos foi abaixo do requerido pela receita e acabei com uma og muito alta 1063. Ficou o aprendizado.

Obrigado amigos.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Vou salvar sua receita aqui. Se puder postar uma avaliação da receita quando tiver o resultado final, fico agradecido.
 
Sim, posto o resultado. Mas de fato a minha leva nao será uma wit

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Sim, posto o resultado. Mas de fato a minha leva nao será uma wit

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
Bom, ontem medi a densidade, e incrivelmente esta com 1019.

Cheiro forte de álcool, baixo amargor, a cor similar a suco de caju (muito turva).

Estou com dificuldade de controlar a temperatura.

Estou em dúvida se sai a witbier...

O maior erro foi a lavagem da bag. O mosto ficou muito concentrado.

Abs

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Sim, posto o resultado. Mas de fato a minha leva nao será uma wit

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
Bom, ontem medi a densidade, e incrivelmente esta com 1019.

Cheiro forte de álcool, baixo amargor, a cor similar a suco de caju (muito turva).

Estou com dificuldade de controlar a temperatura.

Estou em dúvida se sai a witbier...

O maior erro foi a lavagem da bag. O mosto ficou muito concentrado.

Abs

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Amigos, deu certo!

Depois da fermentação de 7 dias, maturação de 7 dias e envase de 10 dias.... ficou pronta e muito boa! Envasei 5L e fiz priming com açucar invertido (6g/L) em um segundo balde.

Obrigado aos amigos pela ajuda e seguem as fotos:
 

Attachments

  • 6f47cf15-265a-4cdb-a2a9-43761421cc86.jpg
    6f47cf15-265a-4cdb-a2a9-43761421cc86.jpg
    107.6 KB · Views: 42
  • c3e2fe33-a349-45f0-be36-40e76fe86680.jpg
    c3e2fe33-a349-45f0-be36-40e76fe86680.jpg
    93.7 KB · Views: 36
  • 30004e4d-ed92-4a6d-92bc-a5695aef55fc.jpg
    30004e4d-ed92-4a6d-92bc-a5695aef55fc.jpg
    132.3 KB · Views: 36
Amigos, deu certo!



Depois da fermentação de 7 dias, maturação de 7 dias e envase de 10 dias.... ficou pronta e muito boa! Envasei 5L e fiz priming com açucar invertido (6g/L) em um segundo balde.



Obrigado aos amigos pela ajuda e seguem as fotos:



Boa, ficou bonita. Boa formação da espuma. Parabéns!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top