Primeira Brassagem BIAB e logo MUITAS dúvidas!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renanfo

New Member
Joined
Oct 13, 2016
Messages
2
Reaction score
1
Fala galera, bão?

Depois de dois meses que comprei meu kit iniciante BIAB e muito ler por aqui, tomei coragem e resolvi fazer minha primeira brassagem.

A mesma foi feita em 26/10 (quarta-feira), receita de 10L de Belgian Pale Ale.

Na receita estava tudo muito confuso, então resolvi fazer um passo-a-passo bem elaborado para não me perder e poder acompanhar certinho.

Quando comecei já senti algumas dificuldades que mesmo lendo por aqui e lendo em bons livros que adquiri, não consegui resolver e vou listá-las, espero ajuda de vocês para melhorar nas próximas:

1. Fervi a água até 70° coloquei a grainbag e comecei a inserir o malte moído dentro da panela bem devagar e misturando para não formar as "pelotas", a temperatura baixou para 65° (como esperado pela troca de calor) e aumentei um pouco o fogo. Ai que já atrapalhou tudo, pois a temperatura subiu muito depressa e fiquei misturando o malte dentro da panela à 75° e desliguei o fogo até que baixasse aos 68° e deixei desligado. A temperatura dentro do mosto estava em 72° e na água estava a 68°. Dúvida: Onde coloco o termômetro? Na água que forma ao lado da grainbag ou dentro do mosto? E como mantenho a temperatura com o fogareiro?

2. Depois de 1 hora, retirei a grainbag e coloquei em cima de um escorredor de macarrão dentro do balde fermentador e utilizei água fervida à 68° para lavar a grainbag e aproveitar. Deixei a lavagem feita e fiz uma recirculação do mosto por uns 10 minutos (diminuiu bem a turbidez) e depois inseri o líquido do balde fermentador na panela novamente. Visto isso comecei então a fervura, na receita falava para deixar a fervura em 68° novamente (achei muito estranho) e deixei uns 15 minutos, quando percebi que não estava fazendo efeito nenhum, recorri aos YouTube da vida e vi que todos deixavam a fervura "solta" sem controle de temperatura. Deixei então por mais 45 minutos. "Obs: inseri os lúpulos nos momentos indicados". Foi então que resolvi começar o resfriamento do mosto (deixei o chiller dentro do freezer) e conectei as mangueiras submergi o chiller na panela, porém demorou quase 1 hora pro mosto resfriar, e não chegava aos 20° nem com reza brava, decidi retirar aos 25° mesmo. Tirei 250ml na proveta e fiz a OG e deu 1049 (na receita diz que poderia estar entre 1048 e 1052), show. Dúvida: Como posso resfriar o mosto mais rapidamente? e a OG 1049 realmente esta boa para uma Belgian Pale Ale?

3. Dito tudo acima, vamos começar para o tenebroso incio da fermentação, peguei água e a temperatura à 25° (ambiente, estava um calor infernal no dia) e coloquei metade do pacote de Fermentis S-04 para dar o starter, hidratou bastante, então misturei bastante o mosto já dentro do balde fermentador e inoculei o fermento. Até ai, beleza, porém o problema começou (e o terror dos iniciantes começa), meu air lock não borbulhou no primeiro, nem no segundo e nem no terceiro dia (não me xinguem eu sei que nem todos borbulham, depois de tanto ler por aqui), verifiquei e o balde estava bem vedado e venho fazendo o controle da temperatura (não tenho geladeira para mantê-los a 18°) e a temperatura sempre fica na casa dos 25° ambiente onde o balde esta. Muito insatisfeito resolvi abrir o balde para ver o que estava acontecendo e não tinha nem formado a espuma (logo pensei que não aconteceu nada), vedei o balde novamente e esperei mais um dia e, NADA! Abri o balde no outro dia e inoculei o resto do Fermentis S-04 e mexi bastante o balde. Hoje pude perceber que se pressionando a tampa bem de leve o airlock borbulha e bastante, mas não passa disso, só apertando. Dúvida: Podia ter colocado mais fermento depois? Fiz mal em abrir o balde, posso ter contaminado a cerveja ao fazê-lo?

Bom pessoal, ainda esperarei pelos 10 dias e depois maturarei na geladeira normalmente por mais 10 dias.

Qualquer dica e "puxão de orelha" será muito bem vinda.

Abraços à todos.
 
Fala galera, bão?

Depois de dois meses que comprei meu kit iniciante BIAB e muito ler por aqui, tomei coragem e resolvi fazer minha primeira brassagem.

A mesma foi feita em 26/10 (quarta-feira), receita de 10L de Belgian Pale Ale.

Na receita estava tudo muito confuso, então resolvi fazer um passo-a-passo bem elaborado para não me perder e poder acompanhar certinho.

Quando comecei já senti algumas dificuldades que mesmo lendo por aqui e lendo em bons livros que adquiri, não consegui resolver e vou listá-las, espero ajuda de vocês para melhorar nas próximas:

1. Fervi a água até 70° coloquei a grainbag e comecei a inserir o malte moído dentro da panela bem devagar e misturando para não formar as "pelotas", a temperatura baixou para 65° (como esperado pela troca de calor) e aumentei um pouco o fogo. Ai que já atrapalhou tudo, pois a temperatura subiu muito depressa e fiquei misturando o malte dentro da panela à 75° e desliguei o fogo até que baixasse aos 68° e deixei desligado. A temperatura dentro do mosto estava em 72° e na água estava a 68°. Dúvida: Onde coloco o termômetro? Na água que forma ao lado da grainbag ou dentro do mosto? E como mantenho a temperatura com o fogareiro?

2. Depois de 1 hora, retirei a grainbag e coloquei em cima de um escorredor de macarrão dentro do balde fermentador e utilizei água fervida à 68° para lavar a grainbag e aproveitar. Deixei a lavagem feita e fiz uma recirculação do mosto por uns 10 minutos (diminuiu bem a turbidez) e depois inseri o líquido do balde fermentador na panela novamente. Visto isso comecei então a fervura, na receita falava para deixar a fervura em 68° novamente (achei muito estranho) e deixei uns 15 minutos, quando percebi que não estava fazendo efeito nenhum, recorri aos YouTube da vida e vi que todos deixavam a fervura "solta" sem controle de temperatura. Deixei então por mais 45 minutos. "Obs: inseri os lúpulos nos momentos indicados". Foi então que resolvi começar o resfriamento do mosto (deixei o chiller dentro do freezer) e conectei as mangueiras submergi o chiller na panela, porém demorou quase 1 hora pro mosto resfriar, e não chegava aos 20° nem com reza brava, decidi retirar aos 25° mesmo. Tirei 250ml na proveta e fiz a OG e deu 1049 (na receita diz que poderia estar entre 1048 e 1052), show. Dúvida: Como posso resfriar o mosto mais rapidamente? e a OG 1049 realmente esta boa para uma Belgian Pale Ale?

3. Dito tudo acima, vamos começar para o tenebroso incio da fermentação, peguei água e a temperatura à 25° (ambiente, estava um calor infernal no dia) e coloquei metade do pacote de Fermentis S-04 para dar o starter, hidratou bastante, então misturei bastante o mosto já dentro do balde fermentador e inoculei o fermento. Até ai, beleza, porém o problema começou (e o terror dos iniciantes começa), meu air lock não borbulhou no primeiro, nem no segundo e nem no terceiro dia (não me xinguem eu sei que nem todos borbulham, depois de tanto ler por aqui), verifiquei e o balde estava bem vedado e venho fazendo o controle da temperatura (não tenho geladeira para mantê-los a 18°) e a temperatura sempre fica na casa dos 25° ambiente onde o balde esta. Muito insatisfeito resolvi abrir o balde para ver o que estava acontecendo e não tinha nem formado a espuma (logo pensei que não aconteceu nada), vedei o balde novamente e esperei mais um dia e, NADA! Abri o balde no outro dia e inoculei o resto do Fermentis S-04 e mexi bastante o balde. Hoje pude perceber que se pressionando a tampa bem de leve o airlock borbulha e bastante, mas não passa disso, só apertando. Dúvida: Podia ter colocado mais fermento depois? Fiz mal em abrir o balde, posso ter contaminado a cerveja ao fazê-lo?

Bom pessoal, ainda esperarei pelos 10 dias e depois maturarei na geladeira normalmente por mais 10 dias.

Qualquer dica e "puxão de orelha" será muito bem vinda.

Abraços à todos.
Olá,

Cara, confesso que não li toda a mensagem... só as perguntas, e de relance alguma informação pertinente.

Minha dica pelo menos, de cara, é.... você vai receber mais respostas sempre que postar perguntas equilibradas, que tenham a informação mínima necessária pra que respondam sua pergunta... mas que não sejam muito grandes como um romance. :)

1 - Primeiro, nunca misture o malte na água como fogo ligado. Segundo, meça a temperatura como se a Bag não existisse..... e se ela não existisse, vcs simplesmente iria medir a temperatura colocando o termômetro submerso uns 5 a 10cm e mexendo em circulos até homogeneizar. Ponto... sem mistérios.

2 - Resfriamento rápido = troca de calor adequada. Vejo um monte fazendo 1001 firulas com pré-chiller, gelo, etc........ na maioria dos casos, totalmente desnecessário. Se você tem um chiller de imersão grande o suficiente, o resfriamento completo tem que ocorrer em uns 30 minutos no máximo. Quando digo resfriamento completo, quero dizer o que? Resfriar até uns 4 graus acima da temperatura que a água sai da torneira. Se não dá pra resfriar até onde vc quer, é simples............ se você tiver controle de temperatura de fermentação (geladeira + termostato) basta resfriar até abaixo de 30 graus, inocular, colocar na geladeira, e deixar ela fazer o resto do serviço. Lager... já tem que deixar a geladeira baixar até a temperatura do mosto baixar o suficiente antes de inocular. Se não tem controle de temperatura, bom, aí não tem milagre.... vc vai ter que usar gelo ou seja lá o que for até baixar a temperatura do mosto para onde quer fermentar. Dando um exemplo de tamanho de chiller.... eu uso um chiller de 22m de inox 3/8 pra resfriar levas de 25 litros.... e elas resfriam em no máximo uns 25 minutos.

3 - Para essa resposta.... leia o post-fixo "Se vc for iniciante, leia isso", aqui da área de iniciantes. Não tente resolver um problema..... que vc não sabe se é um problema. :)

Abraço,
 
Last edited:
Fala galera, bão?

Depois de dois meses que comprei meu kit iniciante BIAB e muito ler por aqui, tomei coragem e resolvi fazer minha primeira brassagem.

A mesma foi feita em 26/10 (quarta-feira), receita de 10L de Belgian Pale Ale.

Na receita estava tudo muito confuso, então resolvi fazer um passo-a-passo bem elaborado para não me perder e poder acompanhar certinho.

Quando comecei já senti algumas dificuldades que mesmo lendo por aqui e lendo em bons livros que adquiri, não consegui resolver e vou listá-las, espero ajuda de vocês para melhorar nas próximas:

1. Fervi a água até 70° coloquei a grainbag e comecei a inserir o malte moído dentro da panela bem devagar e misturando para não formar as "pelotas", a temperatura baixou para 65° (como esperado pela troca de calor) e aumentei um pouco o fogo. Ai que já atrapalhou tudo, pois a temperatura subiu muito depressa e fiquei misturando o malte dentro da panela à 75° e desliguei o fogo até que baixasse aos 68° e deixei desligado. A temperatura dentro do mosto estava em 72° e na água estava a 68°. Dúvida: Onde coloco o termômetro? Na água que forma ao lado da grainbag ou dentro do mosto? E como mantenho a temperatura com o fogareiro?

2. Depois de 1 hora, retirei a grainbag e coloquei em cima de um escorredor de macarrão dentro do balde fermentador e utilizei água fervida à 68° para lavar a grainbag e aproveitar. Deixei a lavagem feita e fiz uma recirculação do mosto por uns 10 minutos (diminuiu bem a turbidez) e depois inseri o líquido do balde fermentador na panela novamente. Visto isso comecei então a fervura, na receita falava para deixar a fervura em 68° novamente (achei muito estranho) e deixei uns 15 minutos, quando percebi que não estava fazendo efeito nenhum, recorri aos YouTube da vida e vi que todos deixavam a fervura "solta" sem controle de temperatura. Deixei então por mais 45 minutos. "Obs: inseri os lúpulos nos momentos indicados". Foi então que resolvi começar o resfriamento do mosto (deixei o chiller dentro do freezer) e conectei as mangueiras submergi o chiller na panela, porém demorou quase 1 hora pro mosto resfriar, e não chegava aos 20° nem com reza brava, decidi retirar aos 25° mesmo. Tirei 250ml na proveta e fiz a OG e deu 1049 (na receita diz que poderia estar entre 1048 e 1052), show. Dúvida: Como posso resfriar o mosto mais rapidamente? e a OG 1049 realmente esta boa para uma Belgian Pale Ale?

3. Dito tudo acima, vamos começar para o tenebroso incio da fermentação, peguei água e a temperatura à 25° (ambiente, estava um calor infernal no dia) e coloquei metade do pacote de Fermentis S-04 para dar o starter, hidratou bastante, então misturei bastante o mosto já dentro do balde fermentador e inoculei o fermento. Até ai, beleza, porém o problema começou (e o terror dos iniciantes começa), meu air lock não borbulhou no primeiro, nem no segundo e nem no terceiro dia (não me xinguem eu sei que nem todos borbulham, depois de tanto ler por aqui), verifiquei e o balde estava bem vedado e venho fazendo o controle da temperatura (não tenho geladeira para mantê-los a 18°) e a temperatura sempre fica na casa dos 25° ambiente onde o balde esta. Muito insatisfeito resolvi abrir o balde para ver o que estava acontecendo e não tinha nem formado a espuma (logo pensei que não aconteceu nada), vedei o balde novamente e esperei mais um dia e, NADA! Abri o balde no outro dia e inoculei o resto do Fermentis S-04 e mexi bastante o balde. Hoje pude perceber que se pressionando a tampa bem de leve o airlock borbulha e bastante, mas não passa disso, só apertando. Dúvida: Podia ter colocado mais fermento depois? Fiz mal em abrir o balde, posso ter contaminado a cerveja ao fazê-lo?

Bom pessoal, ainda esperarei pelos 10 dias e depois maturarei na geladeira normalmente por mais 10 dias.

Qualquer dica e "puxão de orelha" será muito bem vinda.

Abraços à todos.
Amigo.
Fervura é perto dos 100°C (pode variar uns poucos graus a menos dependendo da altitude)...
Chiller no freezer não precisa, inclusive recomenda-se coloca-lo no mosto fervente faltando uns 15 minutos para terminar a fervura para estereliza-lo.
Outra coisa, não entendi, vc retirou o grainbag e fez recirculação? Biab por definição não precisa de recircular mas se mesmo assim você fez, o que usou para filtrar o mosto recirculante?
Acho que falta ter mais segurança em alguns processos, leia os tópicos fixos que tem muita dúvida esclarecida lá ok?
Abs e boas brejas!

Enviado de meu SM-G900F usando Tapatalk
 
Amigo.
Fervura é perto dos 100°C (pode variar uns poucos graus a menos dependendo da altitude)...
Chiller no freezer não precisa, inclusive recomenda-se coloca-lo no mosto fervente faltando uns 15 minutos para terminar a fervura para estereliza-lo.
Outra coisa, não entendi, vc retirou o grainbag e fez recirculação? Biab por definição não precisa de recircular mas se mesmo assim você fez, o que usou para filtrar o mosto recirculante?
Acho que falta ter mais segurança em alguns processos, leia os tópicos fixos que tem muita dúvida esclarecida lá ok?
Abs e boas brejas!

Enviado de meu SM-G900F usando Tapatalk

Sim, retirei a Grainbag e fiz a recirculação tirando o mosto em uma jarra e despejando lentamente de volta na panela.
Obrigado pela ajuda.
Abraços
 
Sim, retirei a Grainbag e fiz a recirculação tirando o mosto em uma jarra e despejando lentamente de volta na panela.
Obrigado pela ajuda.
Abraços

O objetivo da recirculação é a filtragem pelo grão. Se você tirou os grãos a recirculação é inútil.
 
Depois de dois meses que comprei meu kit iniciante BIAB e muito ler por aqui, tomei coragem e resolvi fazer minha primeira brassagem.

Então, cara. Me parece que vc leu demais, mas acabou confundido uma porrada de informação que deve ter absorvido...

Seguinte, BIAB é a coisa mais simples do mundo. Vc começou bem, esquentou a agua, chegou a 70ºC, colocou o bag e arriou o malte (chegando a 65ºC). Cara, é só isso que vc precisa fazer pra mostura BIAB.

Como já explicado, não faça isso com o fogo ligado, simplesmente não faz sentido. Chegou nos 70ºC (ou outra temp escolhida), desliga o fogo, coloca o bg, o malte e tampa a panela. Pronto. Aí é só esperar de 60 a 90 minutos (não precisa ficar medindo e controlando temperatura. Tem um post fixo do Guenther sobre isso, http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203).

Acabou a mostura? Ergue o bag e deixa escorrendo (o escorredor de macarrão é uma boa ideia, mas recomendo que dê um jeito de fazer isso diretamente acima da panela). Já pode ligar o fogo da panela pra iniciar o processo de fervura do mosto.

Vc até pode fazer esse esquema de jogar agua quente no malte restante, mas sinceramente acho perda de tempo pro método BIAB.
Fazer recirculação em BIAB tb não faz muito sentido pra mim. Mas do jeito que vc fez simplesmente não faz sentido nenhum.

Cara, "fervura em 68ºC"???? Onde vc descolou essa receita que disse isso? Isso é errado não apenas em relação á cerveja, mas tb em relação à língua portuguesa e à física :)
Fervura é 100ºC (pouquíssimo menos, dependendo da altitude)...

Em resumo, é isso. Esquenta a água, coloca o bag e o malte, tampa e espera de 60-90min.
Ergue o bag e deixa escorrer. Já inicia a esquentar o mosto até o ponto de fervura.
Começou a ferver (leia-se: está borbulhando)? Aí sim, começa a trabalhar a sua lupulagem.

Pra resfriar, esquece esse trem de deixar o chiller no freezer (tenho um colega que se fudeu por isso, o choque térmico rompeu a parede do chiller e começou a jorrar água pra dentro do mosto!). Coloca o chiller dentro do mosto uns 10-15min antes do fim da fervura (pro próprio calor esterelizá-lo), e quando der o tempo pra acabar a fervura, começa a circular água dentro. Simples assim.

Pra hidratar a levedura, vc tem que primeiro ferver a água a ser utilizada pra esterelizar. Depois que a temperatura dela chegar a 25º-30ºC, aí vc joga a levedura dentro (isso é hidratação, não é starter. Starter é outra coisa).
Eu acho meio pacote pouco pra 10 litros. Poderia ter usado o pacote todo sem problema.
Na próxima, esquece o airlock. Mede a densidade lá pelo terceiro dia. Se vc não tiver feito nenhuma besteira, vai ver que a densidade terá diminuído, o que é a melhor forma de saber se a cerveja está mesmo fermentando.
 
Back
Top