Primeira Brassagem- BIAB-APA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Detoni

New Member
Joined
Aug 2, 2016
Messages
2
Reaction score
1
Boa Noite Galera !!!

Bom vou começar me apresentando . Meu nome é Ricardo Detoni e moro em Uberlândia - MG.

Galera , seguinte . Sábado passado (30/07/2016) eu executei minha primeira brassagem tive alguns probleminhas mas já era de se esperar . Vou postar os ingredientes que eu utilizei para uma produção de 5L

American Pale Ale

750g-Malte Pilsner
250g-Carahell
125g-Munich I
63g-Carapils
7,5g-Columbus
1 pacote de S-04

Moagem

Moagem foi tranquila , conservei as cascas mas conseguindo extrair os grãos
(tirei o lupulo mais o fermneto (geladeira) para pegarem a temperatura ambiente)

Brassagem

Iniciando a 70C° adicionei o malte e mantive a 66C°.(3L de agua) Toda vez qu eu acendia o fogão para manter a temperatura eu misturava o mosto por medo de caramelizar .10 min antes de acabar subi a temperatura para 75C°(TESTE DE IODO OK ) 4,5L De agua para lavagem a 75C°(60min)

Recirculação + Lavagem


Coloquei um escorredor de macarrão e depois o Voal . Despejei o mosto e executei a lavagem (4,5L 75C°) . Após a lavagem fiz a recirculação umas 8x com um copo de liquidificador .(Coloquei a patroa para tirar o grosso que restou na panela de brassagem para dar inicio a fervura ).Torci bem o voal (não sei se é aconselhável) para extrair o máximo do mosto .

Fervura (B.O) kkkk

Coloquei o mosto para ferver , assim que iniciou a fervura retirei 100ml para dar um start no fermento(metade) e em um outro copo +100ml de agua para colocar a outra metade do fermento. (esqueci de tampar !!!!). Retirei 250ml para efetuar o OG que deu míseros 1023!!!! (acho que medi muito cedo ). 5 min de Fervura 2,5g de lupulo , 40 min + 2,5 ,10min +2,5. Cara meu mosto peeeerdeu muuuito volume então encurtei 5min na fervura. (Que eram de 60min.

Resfriamento

Como não tinha o chiller eu comprei uma caixa de isopor enchi de gelo e água coloque a panela e mexi com a colher no sentido horário (5 min 25c° sou foda ! ). Enquanto tudo isso coloquei a patroa para esterilizar o balde de fermentação com álcool 70% . Despejei o mosto no balde de fermentação oxigenando bem o mosto . Joguei o fermento e lacrei beem lacrado .

Fermentação

Coloquei o balde dentro de uma caixa de isopor e consigo controlar a temperatura entre 15C°-20C° colocando garrafas congelada . Estou usando o sterilock . Meu problema aqui é que eu não consigo saber se está ocorrendo a fermentação ou não . Hoje estão fazendo 72h que esta fermentando . Irei deixar 10 dias e depois 10 dias maturando finalizando com 10 dias de carbonatação !


Galera o que vocês acham !!??? Onde errei ?
Se estiver alguem em udia quero enturmar !!! Sou novo na cidade.
 
Boa Noite Galera !!!

Bom vou começar me apresentando . Meu nome é Ricardo Detoni e moro em Uberlândia - MG.

Galera , seguinte . Sábado passado (30/07/2016) eu executei minha primeira brassagem tive alguns probleminhas mas já era de se esperar . Vou postar os ingredientes que eu utilizei para uma produção de 5L

American Pale Ale

750g-Malte Pilsner
250g-Carahell
125g-Munich I
63g-Carapils
7,5g-Columbus
1 pacote de S-04

Moagem

Moagem foi tranquila , conservei as cascas mas conseguindo extrair os grãos
(tirei o lupulo mais o fermneto (geladeira) para pegarem a temperatura ambiente)

Brassagem

Iniciando a 70C° adicionei o malte e mantive a 66C°.(3L de agua) Toda vez qu eu acendia o fogão para manter a temperatura eu misturava o mosto por medo de caramelizar .10 min antes de acabar subi a temperatura para 75C°(TESTE DE IODO OK ) 4,5L De agua para lavagem a 75C°(60min)

Recirculação + Lavagem


Coloquei um escorredor de macarrão e depois o Voal . Despejei o mosto e executei a lavagem (4,5L 75C°) . Após a lavagem fiz a recirculação umas 8x com um copo de liquidificador .(Coloquei a patroa para tirar o grosso que restou na panela de brassagem para dar inicio a fervura ).Torci bem o voal (não sei se é aconselhável) para extrair o máximo do mosto .

Fervura (B.O) kkkk

Coloquei o mosto para ferver , assim que iniciou a fervura retirei 100ml para dar um start no fermento(metade) e em um outro copo +100ml de agua para colocar a outra metade do fermento. (esqueci de tampar !!!!). Retirei 250ml para efetuar o OG que deu míseros 1023!!!! (acho que medi muito cedo ). 5 min de Fervura 2,5g de lupulo , 40 min + 2,5 ,10min +2,5. Cara meu mosto peeeerdeu muuuito volume então encurtei 5min na fervura. (Que eram de 60min.

Resfriamento

Como não tinha o chiller eu comprei uma caixa de isopor enchi de gelo e água coloque a panela e mexi com a colher no sentido horário (5 min 25c° sou foda ! ). Enquanto tudo isso coloquei a patroa para esterilizar o balde de fermentação com álcool 70% . Despejei o mosto no balde de fermentação oxigenando bem o mosto . Joguei o fermento e lacrei beem lacrado .

Fermentação

Coloquei o balde dentro de uma caixa de isopor e consigo controlar a temperatura entre 15C°-20C° colocando garrafas congelada . Estou usando o sterilock . Meu problema aqui é que eu não consigo saber se está ocorrendo a fermentação ou não . Hoje estão fazendo 72h que esta fermentando . Irei deixar 10 dias e depois 10 dias maturando finalizando com 10 dias de carbonatação !


Galera o que vocês acham !!??? Onde errei ?
Se estiver alguem em udia quero enturmar !!! Sou novo na cidade.

Bem vindo a este mundo!!!

Caso queiras fazer um BIAB a risca, elimina a lavagem....BIAB é para simplificar a coisa e poupar energia.

1- Moagem fina
2- Mosture a gosto, 60-90 minutos, 5litros/kg
3- Retire o voil, deixe escorrer de leve, sem fazer splash e nao expreme o voil.
4- Fervura de 60 minutos, com tempero a gosto
5- Resfrie- eu coloco gelo na bacia da pia e coloco a panelina ali- 10 mintos de 95 para 20
6- Fermentacao
7- Maturacao
8- Envaze
9- paciencia e mais paciencia- Respeite bem os itens 6,7, e capriche na sanitizacao.
 
Cara, pelo que entendi do texto, você mosturou com os grãos na panela, depois passou para outra usando o voil como filtro apoiado no escorredor de macarrão para reter os grãos e passar o mosto? Talvez eu tenha entendido errado, mas se for isso, está tendo trabalho desnecessário, dê uma pesquisada sobre BIAB, uns vídeos no Youtube, que esclarece muita coisa. Se eu entendi errado, desculpe.

Sobre a fermentação estar ocorrendo, você vai saber conforme a variação (diminuição, no caso) da densidade do preparo. Eu não utilizo airlock ou qualquer método, apenas fecho a tampa do galão que uso para fermentar sem vedar completamente a rosca, permitindo a saída de gases.

Eu também faço levas de 5 litros, então para medir a variação de densidade sem perder muita cerveja, é recomendável o uso de refratômetro, se for fazer várias medições com densímetro, vai acabar com duas garrafas de cerveja no final rs

Não se prenda a borbulhas de airlock, prazo em dias estimado pela receita, ou outros métodos auxiliares, você só vai ter certeza de que acabou a fermentação quando medir duas ou três vezes em dias consecutivos e verificar que não houve variação.

Bem vindo.
 
Bem, seria legal você medir a densidade pré-fervura para saber como foi a sua eficiência em relação ao planejado. Se a densidade pré-fervura foi maior que a estimada, você pode lavar com mais água para fazer mais cerveja...
A densidade pré-fervura eu meço para correção...
já medir a OG é obrigação para você saber o que esperar da cerveja...ter uma estimativa de ABV
 
Fala conterrâneo!! hehehehe

Cara, vc disse que mediu a densidade pré-fervura "logo que o mosto começou a ferver (e deu míseros 1.023 de OG)"... Vc verificou a temperatura que foi feita essa medição?

Densímetros são calibrados para realizarem leituras com o líquido a 20°. Se você fez uma medição no mosto em temperatura acima ou abaixo disso, é necessária uma correção...

Ex: Mosto a 70° deu 1.023, na verdade o correto seria 1.043, pois deve-se adicionar 20,3 pontos a mais de densidade em virtude da temperatura...

Segue uma tabela que vai te ajudar nisso: Fonte: http://www.lamasbier.com.br/2014/05/dicas-sobre-o-uso-de-densimetros-e-refratometros.html
 

Attachments

  • tabela_densimetro_lamas.png
    tabela_densimetro_lamas.png
    41.9 KB · Views: 64
Cara, isso que vc fez não é BIAB

BIAB é:

- Água na panela, esquenta;
- Saco na panela;
- Malte no saco;
- retira o saco e deixa escorrer (completa o volume com água, se necessário);
- Parte pra fervura.

Há algumas variações que podem ser feitas (como por exemplo lavar os grãos com água quente na hora em que o saco estiver suspenso, assim vc completa o volume d emosto e ainda extrai um bocadinho de caldo açucarado dos grãos), mas isso aí que vc fez não é BIAB.
 
Back
Top