Primeira Brassagem - APA (Prática)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VitorHugo

Active Member
Joined
Jan 24, 2016
Messages
43
Reaction score
3
Pessoal, bom dia!

Ontem (20/02) fiz minha primeira brassagem de uma APA. Como já estava no Lamas Brew BH comprando uns últimos itens para completar meu equipamento, aproveitei de comprei um "kit" APA para 20 litros, conforme segue abaixo:

- 4kg Pilsen Muntouns
- 1kg Aber Muntons
- 15 gramas Magum
- 10 gramas Cascade
- 1 pacote M44 (Mangrove Jack's)

Apesar de terem me passado uma receita decidi colocar no BeerSmith seguindo da receita deles apenas as rampas de temperatura para a brassagem. Durante o processo surgiu algumas dúvidas e acho que posso ter errado nos seguintes pontos:

1 - Na água de brassagem eu aqueci 15 litros até 72º e coloquei o malte com o fogo desligado. A partir dai mantive a temperatura nos 68º por 60 minutos e fiz o teste do iodo. O teste ficava preto, porém após 1 ou 2 minutos a coloração passava para dourado. Eu não fiquei satisfeito e continuei a brassagem pois no meu entender a cor do teste não poderia em momento algum ficar na cor escura. O processo durou 3:20 horas.

Dúvida: a coloração do teste tem que ser no exato momento que pingo o iodo no mosto?

2 - Fiz o mash out por 10 minutos a 78º e parti para a lavagem e recirculação. Neste processo eu esgotei o mosto da panela num balde fermentador e peguei uns 4 litros de água de lavagem e espalhei por cima da camada de grãos e misturei (uso bazooka). Escorri o restante para o balde fermentador onde estava o restante do mosto, voltei tudo para a panela e liguei a bombinha para fazer a recirculação e adicionei mais 10 litros de aguá. O processo de recirculação durou acho que 1:30 até a coloração dar uma clareada e eu perceber que o mosto não estava tão turvo e que não possuía partes em suspensão.

Dúvida: a maior parte da recirculação a vazão da torneira para a bombinha era muito pouco. Pelo fato de ser bazooka é assim mesmo? Após feito a recirculação esgotei tudo para o balde fermentador novamente e percebi que a camada de grãos ficou com um tipo de "areia" por cima logo abaixo a camada de grãos propriamente dito. É assim mesmo?

3 - A densidade pré-fervura deu 1.046, um pouco acima do que o BS informava (1.039). Pois bem, parti para a fervura e foi bem vigoroso pelos 60 minutos adicionando o Magnum no início da fervura e o Cascade faltando 5 minutos. Notei que o mosto ficou bem mais escuro. Fiz o resfriamento com chiller passando água corrente. Fiz o redemoinho com o próprio chiller (cuidadosamente - esterilizei o chiller deixando ele uns 15min durante a fervura). Ao passar para o balde o que eu previa aconteceu. Apenas 12 litros foram para o balde. Medi a densidade e deu 1.067 bem acima dos 1.045-1.060 do estilo.

Dúvida: Iniciei a brassagem com 15 litros, então obviamente que na lavagem eu deveria ter acrescentado 1,5 vezes mais aguá, mas num vacilo fiquei com medo de acrescentar mais aguá na lavagem com medo de baixar muito a densidade. Na receita do Lamas dizia que na lavagem eu deveria adicionar água até ter entre 22 e 24 litros para levar para fervura. Acho que eu deveria ter seguido a receita deles neste ponto. Eu poderia sem medo ter acrescentado aguá na lavagem até obter os 22 ou 24 litros que eu precisava para levar para a fervura? Posso fazer isso sempre?

4 - Fiz o starter do M44 da seguinte maneira. Fervi por 10 minutos 150ml de aguá. Aguardei até resfriar próximo de 25º e coloquei com bastante cuidado o fermento. Aguardei uns 10 minutos e misturei. Fiz isso num canecão de alumínio. Esperei por 30 minutos e joguei no mosto dentro do balde fermentador que estava a 24º. Tudo certo esta etapa?

5 - Minha geladeira esta equipada com um TIC17 RGTI e programei para 22º ligando e desligando a 21,5º e 22,5º mas notei que a temperatura do mosto chegou a mínima de 20,2º e máxima de 22,9º (uso posso térmico). Essa diferença de temperatura pode atrapalhar em algo? Como minimizar essa diferença entre máxima e mínima?

Após 10 horas o airlock borbulha a cada 10 segundos +/-. Não balancei o balde. O balde fermentador é para 22 litros e tem 12 litros de mosto. É assim mesmo a atividade do airlock?

Galera, ficou monstruoso de grande meu relato, mas espero contar com a ajuda de vocês.

Grande abraço a todos.
 
A pessoal, esqueci de outra coisa. Me ajudem nas rampas de fermentação. Eu coloquei 7 dias a 22º, mais 7 dias a 10º. Maturação de 10 dias a 24º (temperatura ambiente). É assim mesmo? Podem me sugerir algo melhor?
 
A foto do mosto saindo da panela é logo após a brassagem. Bem mais escura que após a recirculação.
 

Attachments

  • 12698340_504686456382660_6088937673539542829_o.jpg
    12698340_504686456382660_6088937673539542829_o.jpg
    116.1 KB · Views: 95
  • 10392398_504686419715997_5607826364005978117_n.jpg
    10392398_504686419715997_5607826364005978117_n.jpg
    39 KB · Views: 96
Cara, 22° é uma temperatura um pouco alta para começar a fermentação! Geralmente, é finalizada a 24°, dependendo...
E em relação à maturação, depois de terminada a fase de fermentação sec., colocaria a temperatura perto dos 0° para clarificar...
Dê uma olhadinha nos tópicos fixos, vai te ajudar bastante!
Espero ter podido ajudar, já que também estou iniciando.
 
Cara, 22° é uma temperatura um pouco alta para começar a fermentação! Geralmente, é finalizada a 24°, dependendo...
E em relação à maturação, depois de terminada a fase de fermentação sec., colocaria a temperatura perto dos 0° para clarificar...
Dê uma olhadinha nos tópicos fixos, vai te ajudar bastante!
Espero ter podido ajudar, já que também estou iniciando.

Vou dar uma lida nos tópicos fixos. Na verdade já li a algumas emanas atrás, mas na hora de fazer é diferente. Vou ler e relembrar. Mas para este estilo, você fermentacao de que forma? Utilizando quais rampas?
 
Vou dar uma lida nos tópicos fixos. Na verdade já li a algumas emanas atrás, mas na hora de fazer é diferente. Vou ler e relembrar. Mas para este estilo, você fermentacao de que forma? Utilizando quais rampas?

Hehe, na hora realmente passa alguma coisa, mas é questão de tempo e estudo, já já a gente acerta!
Nas APAs que fiz, comecei com 18° aumentando 0,5° depois de 4 dias até chegar a 24°! Eu faço a clarificação com gelatina, então, após terminar a fermentação secundária, jogo a temperatura para 0.5° durante dois dias e coloco a gelatina, mais dois dias e engarrafo!
Tem dado certo!
 
Hehe, na hora realmente passa alguma coisa, mas é questão de tempo e estudo, já já a gente acerta!
Nas APAs que fiz, comecei com 18° aumentando 0,5° depois de 4 dias até chegar a 24°! Eu faço a clarificação com gelatina, então, após terminar a fermentação secundária, jogo a temperatura para 0.5° durante dois dias e coloco a gelatina, mais dois dias e engarrafo!
Tem dado certo!

Kbludo, vou fazer mais ou menos isso mesmo. Dei uma olhada nos tópicos de fermentação e encontrei uma recomendação do Guenther que é parecido com o que vocês faz. Ele diz:

"Para Ales, no geral, é recomendado começar a 18 graus, e então quando começar a atividade no air-lock, deixá-la subir lentamente até os 20 graus, e manter nisso até quase o final da fermentação, quando podemos aumentar novamente até os 25 graus para fermentação secundária."

Só fiquei com uma dúvida. A atividade no airlock já começou. Será que tem algum problema eu abaixar a temperatura agora? Pretendo baixar 1º a cada 12 horas até atingir os 18º.

Outra coisa. Eu mexi na configuração do TIC17 e a diferença entre a máx e min esta bem menor. Não chega nem a 0,5º. Isso é bom.
 
Vitor, deixe a temperatura como está, a variação dela pode estressar o fermento...deixe para aumentar mais pro final!
E quanto a diferença, acho que esta legal!
Cerveja vai sair!
 
Só fiquei com uma dúvida. A atividade no airlock já começou. Será que tem algum problema eu abaixar a temperatura agora? Pretendo baixar 1º a cada 12 horas até atingir os 18º.

Aprenda a carregar seus erros até o final do processo.

Se você mudar a temperatura agora, vai só gerar trabalho adicional e estresse para a levadura, já que o perfil de fermentação já foi definido lá atrás, nos 4 primeiros dias.

As vezes, a melhor correção é deixar o processo andar até o final ao invés de mudar tudo no meio do caminho.
 
Aprenda a carregar seus erros até o final do processo.

Se você mudar a temperatura agora, vai só gerar trabalho adicional e estresse para a levadura, já que o perfil de fermentação já foi definido lá atrás, nos 4 primeiros dias.

As vezes, a melhor correção é deixar o processo andar até o final ao invés de mudar tudo no meio do caminho.

Jalexandre, inoculei ontem próximo de 23:00 então faz pouco mais de 12 horas. Mesmo assim acha melhor continuar com a temperatura q deixei programado desde o início?
 
Vitor, deixe a temperatura como está, a variação dela pode estressar o fermento...deixe para aumentar mais pro final!
E quanto a diferença, acho que esta legal!
Cerveja vai sair!

Kbludo, vou deixar nos 22º então. O Jalexandre também me orientou assim. Quanto a densidade inicial de 1.067, no que isso poderá dar? Uma cerveja mais alcóolica?

Quanto a minha dúvida sobre o teste de iodo, ficar 3:20 brassando foi de mais. A colocarão pretejado assim que pingo o iodo no mosto é normal ou isso não pode acontecer?
 
Pessoal, boa noite!

Minha dúvida quanto a densidade pré-fervura continua. Nessa minha primeira brassagem a densidade pré-fervura era de 1.039 e acabou dando 1.046. Acabou que a OG estimada pelo BS era de 1.052 e após a fervura a OG medida foi de 1.067. Muito alta!!!

No momento que medi a densidade pré-fervura e vi que ela já estava acima do esperado eu poderia ter lavado mais um pouco os grãos até atingir a densidade desejável? Ou eu simplesmente poderia fazer a lavagem até completar a quantidade de mosto desejado para a fervura?
 
Pessoal, boa noite!

Minha dúvida quanto a densidade pré-fervura continua. Nessa minha primeira brassagem a densidade pré-fervura era de 1.039 e acabou dando 1.046. Acabou que a OG estimada pelo BS era de 1.052 e após a fervura a OG medida foi de 1.067. Muito alta!!!

No momento que medi a densidade pré-fervura e vi que ela já estava acima do esperado eu poderia ter lavado mais um pouco os grãos até atingir a densidade desejável? Ou eu simplesmente poderia fazer a lavagem até completar a quantidade de mosto desejado para a fervura?

Vamos por partes. Parabéns pela sua primeira breja.

Tem gente que lava até atingir o volume pré fervura e tem gente que lava até atingir a densidade pré fervura. Quem tem o equipamento calibradinho no programa acerta nos dois jeitos pois estão interligados.

Algumas vezes obtemos um densidade maior ou menor quando estamos calibrando o equipamento. No seu caso foram apenas 12 litros pro fermentador. Calculando aqui por cima você teve algo em torno de 55% de eficiência. Posso te dizer que você lavou sim com pouca água. Lavando até 22-24 litros ou lavando até a sua OG pré-fervura aumentaria o seu rendimento(lavando certo). Você adicionou 15 litros brassagem+14 lavagem. Não sei pra onde foi isso tudo mas você tem que descobrir. Absorção dos grãos, perda nas panelas de fervura e brassagem, trub, evaporação. Tudo isso serve pra você calibrar seu equipamento.


3:20 de brassagem é muita coisa. Não lembro onde li mas nesse tempo as enzimas até já estariam inativas. Há algum tempo EU parei de fazer o teste do iodo, dependo da onde você pega a amostra pode ser um falso-positivo. Eu faço as vezes aos 60min, mas geralmente eu faço 90min de brassagem.

Quanto a recirculação e lavagem, quando a pessoa não tem outras panelas ou baldes para fazer tudo certinho a gente até releva. Mas você tem tudo. Essas duas etapas do processo pelo que você descreveu foi uma bagunça danada. Você precisa ler os tópicos fixos e decorar ou fazer uma listinha na hora da brassagem, ao MEU ver a ordem que você fez, o jeito e a mistura dos mosto primário e de lavagem foram todas equivocadas.

Em resumo. Panela de brassagem com bazooka.

Brassagem > mashout > recirculação > drenagem mosto primario pro ``balde`` ou pro tanque de fervura > batch sparge > recirculação > drenagem mosto de lavagem.

Cara, isso é uma das dezenas de possibilidades. Eu não sou o cara chato que quer que todo mundo faça igual, mas com ctz fazendo do jeito acima terá um resultado melhor. Adaptações destes processos pra melhor ou pra facilitar é contigo, se esta bom pra você quem sou eu pra te fazer mudar.


Quanto a inoculação do fermento parece ok,. No entanto você não fez um STARTER, você somente hidratou a levedura seca e poderia ter feito em uma temperatura mais alta, veja no tópico dedicado.

Espero ter ajudado, geralmente nas primeiras brejas é assim mesmo. :mug:
 
Kbludo, vou deixar nos 22º então. O Jalexandre também me orientou assim. Quanto a densidade inicial de 1.067, no que isso poderá dar? Uma cerveja mais alcóolica?

Quanto a minha dúvida sobre o teste de iodo, ficar 3:20 brassando foi de mais. A colocarão pretejado assim que pingo o iodo no mosto é normal ou isso não pode acontecer?

Ó, o amigo respondeu muita coisa ai!
Mas, em relação a sua pergunta, vai sair com um pouco a mais de álcool sim!
E quanto ao teste de iodo, concordo com o que o Lucas disse!
:tank:.
 
Vamos por partes. Parabéns pela sua primeira breja.

Tem gente que lava até atingir o volume pré fervura e tem gente que lava até atingir a densidade pré fervura. Quem tem o equipamento calibradinho no programa acerta nos dois jeitos pois estão interligados.

Algumas vezes obtemos um densidade maior ou menor quando estamos calibrando o equipamento. No seu caso foram apenas 12 litros pro fermentador. Calculando aqui por cima você teve algo em torno de 55% de eficiência. Posso te dizer que você lavou sim com pouca água. Lavando até 22-24 litros ou lavando até a sua OG pré-fervura aumentaria o seu rendimento(lavando certo). Você adicionou 15 litros brassagem+14 lavagem. Não sei pra onde foi isso tudo mas você tem que descobrir. Absorção dos grãos, perda nas panelas de fervura e brassagem, trub, evaporação. Tudo isso serve pra você calibrar seu equipamento.


3:20 de brassagem é muita coisa. Não lembro onde li mas nesse tempo as enzimas até já estariam inativas. Há algum tempo EU parei de fazer o teste do iodo, dependo da onde você pega a amostra pode ser um falso-positivo. Eu faço as vezes aos 60min, mas geralmente eu faço 90min de brassagem.

Quanto a recirculação e lavagem, quando a pessoa não tem outras panelas ou baldes para fazer tudo certinho a gente até releva. Mas você tem tudo. Essas duas etapas do processo pelo que você descreveu foi uma bagunça danada. Você precisa ler os tópicos fixos e decorar ou fazer uma listinha na hora da brassagem, ao MEU ver a ordem que você fez, o jeito e a mistura dos mosto primário e de lavagem foram todas equivocadas.

Em resumo. Panela de brassagem com bazooka.

Brassagem > mashout > recirculação > drenagem mosto primario pro ``balde`` ou pro tanque de fervura > batch sparge > recirculação > drenagem mosto de lavagem.

Cara, isso é uma das dezenas de possibilidades. Eu não sou o cara chato que quer que todo mundo faça igual, mas com ctz fazendo do jeito acima terá um resultado melhor. Adaptações destes processos pra melhor ou pra facilitar é contigo, se esta bom pra você quem sou eu pra te fazer mudar.


Quanto a inoculação do fermento parece ok,. No entanto você não fez um STARTER, você somente hidratou a levedura seca e poderia ter feito em uma temperatura mais alta, veja no tópico dedicado.

Espero ter ajudado, geralmente nas primeiras brejas é assim mesmo. :mug:

@lucasfv, primeiramente obrigado. Você me ajudou muito nesse seu comentário.

O meu equipamento esta calibrado no BeerSmith2 (fiz medição de volume morto e todos os parâmetros que o sistema pede). O meu erro quanto ao baixo volume que foi para o balde fermentador foi de fato um erro no cálculo da água. Eu poderia ter lavado mais os grãos até atingir a OG Pré-Fervura indicada pelo BS. Outra coisa que acho que prejudicou muito minha eficiência foi o tempo de brassagem. Evaporava bastante.

Na minha próxima brassagem vou tentar fazer da forma como vi num post aqui do fórum que é: atingir a temperatura ideal, desligar o fogo, tampar a panela e aguardar 1:30 e pronto. Brassagem concluída. Dizem que a temperatura não diminui a ponto de atrapalhar a brassagem, mas ainda vou estudar mais sobre isso.

Já na minha recirculação e brassagem eu fiz na tentativa de seguir a orientação que vi num post do @Guenther no tópico de Equipamentos, Técnicas e Processos que diz o seguinte:

BATCH SPARGE - Lavagem por Batelada (técnica que entrou em evidência com o homebrewer Danny Conn, dos EUA)

- Você remove todo o mosto rapidamente (alguns recomendam não esgotar completamente e deixar alguns cm de mosto na panela, apesar de não ser algo obrigatório)
- Adiciona água
- MEXE todo o malte (para misturar grãos pouco "lavados" com grãos menos lavados, ou que possuam mais açúcar grudado.
- Recircula
- Extrai novamente o mosto e vai repetido isso até atingir o volume total de mosto que precisa na panela de fervura, ou a densidade, etc.


O link do post está logo abaixo e lá tem até algumas ilustrações retiradas do livro How to Brew, do Palmer.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406971

Cara pode ter certeza que você me ajudou muito e vou procurar melhorar com as dicas que você me deu. Já estou mais seguro e doido pra liberar minha geladeira para começar a próxima brassagem. Devo fazer outra APA pra poder diferenciar um processo do outro.

Ahhh. E sobre a hidratação e starter eu viajei. Vou dar mais uma estudada no tema.

Valeu. E obrigado mais uma vez.:mug:
 
Ó, o amigo respondeu muita coisa ai!
Mas, em relação a sua pergunta, vai sair com um pouco a mais de álcool sim!
E quanto ao teste de iodo, concordo com o que o Lucas disse!
:tank:.

@kbludo, obrigado também. Você tem sempre comentado meu post e isso tem me ajudado muito. Cara, errei mesmo no volume que levei pra fervura. Vacilo bobo!!!

Mas é isso ai, já estou louco pra fermentação terminar e eu liberar a geladeira para a próxima leva.

Abração e obrigado!!! :mug:
 
É isso ai, meu amigo tamos juntos!
Através das dúvidas dos amigo é que a gente acaba aprendendo as nossas!
E vamos que vamos :tank::D!
 
Back
Top