Primeira Brassagem (American Blond Ale)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Castello

Member
Joined
Mar 5, 2018
Messages
23
Reaction score
3
Olá pessoal, meu nome é Eduardo Castello, sou novo no fórum e no tema de fabricação caseira.

Fiz a compra no lamas de um daqueles kit receitas de 5L, pois meu frigobar só chega no final do mês e o único lugar que tenho para controlar a temperatura enquanto isso é pequeno (Isopor e garrafa congelada).

Vamos lá!

Ingredientes:
1,0kg Pilsen
0,1kg Caramalt
7g Lúpulo Willamette
Fermento US-05

Utilizei o BIAB, além de maior facilidade para iniciantes, minha panela não tinha torneira para recircular.

Brassagem
60 minutos a 68ºC
10 minutos descanso (fogo desligado)
Fiz algumas lavagens até alcançar um volume de 6L +/-
Fiz uma medição de densidade: 1035

Fervura
Lúpulo adicionado no inicio da fervura
60 minutos de fervura
Faltando 15 minutos, utilizei uma pastilha de Whirfloc
5 minutos descanso
Whirpool e aguardei mais 5 minutos

Resfriamento
Fiz em bacia com gelo. Esfriou bem rápido pois o volume não era tão grande.
Esqueci de medir a OG depois da fervura :(

Fermentação
Fiz a hidratação do fermento durante 30 minutos em 100ml de água e depois passei tudo para o balde fermentador.
A intenção é deixar até segunda (12/03) completando 9 dias em 18ºC.

Neste ponto, pela empolgação acabei não prestando muita atenção as instruções do fermento e acabei utilizando todo o pacotinho do US-05, em um volume teórico de 5L. Utilizei muito fermento correto? O que isso pode me causar? Fiz umas pesquisas e o pouco que achei foi dizendo que era melhor errar para mais do que para menos. Mas acho que errei para muito mais!! =[

Bom, o restante do processo vou atualizando no tópico conforme vou executando. Mas adianto que pretendo fazer maturação por 15 dias por volta dos 5ºC e carbonatação na garrafa visto que o kit veio balinha para facilitar.

Desculpem meus bem prováveis erros cometidos, mas como disse sou novato e estou aprendendo com os erros.
Pretendo fazer um curso básico esse final de semana, mas estava muito ansioso e precisei me aventurar kkkkk..

Depois coloco umas fotos dos processos já executados.

Tinha esquecido de falar... Fiz sanitização com Kalyclean e alcool 70 os baldes, mangueiras e tudo que teve contato com a cerva

[]´s
 
Show! pra primeira vez, fez bem certinho. Só deu bobeira por não medir a OG, agora fica complicado pra saber o teor alcoólico, já que esses kit nunca acertam a OG na prática, o valor que vem na receita escrita nunca bate, sempre está acima do real. Mas ok.

Por ser uma American Blonde acho que deveria ter algum lúpulo de aroma no fim da fervura, mas não teve... Paciência, ficará boa, mas sem aroma de lúpulo (clássico americano), o que não quer dizer que esta receita está errada, é apenas um gosto pessoal de um viciado em lupulagem.

Não esquenta tanto a cabeça de ter colocado todo pacote do US-05 nesses 5L de mosto, normal, muito provavelmente não trará prejuízos na breja pronta, na verdade a maior chance é de faze-la ficar melhor devido a taxa de inoculação ter sido alta.

Sobre a carbonatação, eu não usaria essas balas de açúcar do lamas, não entram direito na garrada (tem que ficar quebrando) e a chance de contaminação fazendo desta forma é mais alta. Faça com açúcar branco de mesa, na proporção de 5,5g/L. Ferva em aproximadamente 100ml (volume final do primming) de água filtrada e resfrie. O mais importante aqui em termos de uniformidade de carbonatação das garrafas é MISTURAR A CERVEJA NO PRIMMING, ou seja, joga o primming no balde de envase e por cima dele derrame lentamente a breja, assim a mistura será muito mais homogenia.

Em pouco tempo vc irá adquirir uma forma de fazer suas próprias receitas (beerSmith, Brewers friend, etc) e não mais irá comprar kits prontos.

Boa sorte!
 
Obrigado pela resposta JuniorBolzani!
Fiquei mais tranquilo quanto ao fermento rsrsrs.

Andei conversando com um amigo que tem um pouco mais de experiencia e ele me sugeriu que pela quantidade de fermento, talvez a fermentação termine mais rápido.
Por isso to querendo medir a densidade... Mas dei mole e o balde da fermentação está sem a torneira. Vou ter que abrir por cima mesmo para fazer essa medição. Tem algum problema em abrir caso ainda esteja em fermentação?

Vou sanitizar um copinho para tirar e tampar o balde logo em seguida.

[]´s
 
Em relação ao whirfloc uma pastilha normalmente e pra 100 lts...
Fraciona ela na próxima


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Verdade, tem a questão do whirlfloc. A dose usual recomendada é de 250mg/10L, ou seja, 2,5g (1 pastilha) para 100L. Melhor adequar, o excesso pode prejudicar a fermentação...

Para retirar a breja pela parte de cima, é mais fácil utilizar um sifão/auto-sifão. Se vai medir a densidade com um refratômetro só precisa retirar uma gota e tenha em mente que terá que corrigir o resultado, devido a presença do alcool e co2.
 
Pessoal, hoje eu abri para medir a densidade.
Deu 1.048 :confused:
Está alta não está? Tem algo a fazer?
Hoje é o sexto dia de fermentação.

Com relação ao sabor e aroma, estão bons.
Em anexo como anda a coloração.
 

Attachments

  • cor_fermentacao.jpeg
    cor_fermentacao.jpeg
    96.9 KB · Views: 41
Pessoal, hoje eu abri para medir a densidade.
Deu 1.048 :confused:
Está alta não está? Tem algo a fazer?
Hoje é o sexto dia de fermentação.



Mediu com densímetro ? Fez a correção de temperatura ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Achei ainda este trecho no tópico fixo sobre dúvidas:

"Mas se você mediu com densímetro, e está bem acima do esperado, bom, aí pode ter sido por uma SÉRIE de motivos que nem vou entrar em detalhes aqui, mas cogite a hipótese de hidratar mais fermento e adicionar no fermentador. Às vezes funciona."
 
Puts... Colocou 1 pk de US-05 em 5L e após 6 dias a densidade bateu 1,048?:confused:

Cara, alguma coisa muito errada aconteceu... Pode ser uma infinidade de coisas. Por exemplo, tirou o fermento da geladeira (gelado) e hidratou sem esperar algumas horas fora da geladeira, água de hidratação muito quente/fria, deixou o pacote de fermento muito próximo a uma fonte de calor alta (exemplo fogareiro, resistência, sol direto, etc), deu azar e comprou um pacote já bastante judiado ou fora da validade, etc, etc etc...

Uma coisa que foi crítica foi essa adição monstra de whirlfloc, 1 pastilha para 5L é excessivo demais. A dose normalmente gira em torno de 250mg/10L, ou seja, se uma pastilha tem cerca de 2,5g para esses 5L seria necessário apenas 125mg e vc usou uma dosagem 20 vezes maior. É sabido que o whirlfloc em excesso pode atrapalhar a atuação e saúde do fermento.

Tudo que eu fiz foi conjecturar, não há como saber ao certo o que ocorreu de fato. Se fosse eu vc, hidrataria mais um pacote de fermento US-05 e inocularia, lembrando sempre de equiparar as temperaturas dentro de um limite aceitável (cerca de até 5ºC de diferença).

Boa sorte.
 
Valeu JuniorBolzani, por mais uma vez dar dicas valiosas!

Então, essa minha brassagem foi a primeira e realmente cometi muito erros. Porém o aprendizado que trouxe foi enorme. Anotei tudo que fiz... Assim fica fácil saber onde errei e não errar novamente.

Meu fermento realmente eu tirei direto da geladeira para a hidratação (25-30ºC)
O Whirfloc foi em excesso.
Provei e não achei muito doce... tinha era muita lama.. aproximadamente 30-40% do volume total.

Concordo que o correto seria hidratar mais um pacotinho e tentar algo, mas tem tão pouca cerveja que achei melhor seguir e ver no que vai dar e continuar aprendendo com isso.
Deve ter próximo de 3L, talvez um pouco menos.
Troquei de balde fazendo uma filtragem e está maturando a 10ºC. É o mínimo que estou conseguindo chegar com isopor.

Meu frigobar chega no fim do mês e farei uma brassagem um pouco maior (20L), e dessa vez espero não cometer pelo menos os mesmos erros (rsrsrs).
 
Perae, trocou de balde e fez uma filtragem?

Ela terminou de atenuar antes de você baixar a temperatura para clarificar?
 
Cara, há uma grande chance de vc fabricar uma bomba se envasar em garrafas. Mediu a densidade novamente antes de baixar a temperatura?
 
Perae, trocou de balde e fez uma filtragem?

Ela terminou de atenuar antes de você baixar a temperatura para clarificar?

Troquei de balde com sifão, e botei tipo uma peneira na ponta para evitar de levar lama.

Mediu a temperatura do mosto qdo colocou o fermento?

Sim, abaixo de 30C. Entre 25-30.

Cara, há uma grande chance de vc fabricar uma bomba se envasar em garrafas. Mediu a densidade novamente antes de baixar a temperatura?

Medi sim.. Só passei para maturação pq a densidade estava estagnada.
Já li sobre o risco de explosão das garrafas.
Provei a cerveja e não achei doce, isso influencia em saber se ainda havia açucar fermentavel? Pq posso ter errado no controle de temperatura da mostura/fervura e ter soltado outros açucares, deixando mais denso?
 
Fala Castello.
Qual foi sua OG?
Com esse grist de maltes a sua FG não pode estar correta em 1048.
Como já disseram acima, vc não deve ter inoculado levedura sadia (ou mesmo viva).
Eu subiria a temperatura e inocularia um novo pacote de us-05 hidratado. A não ser que vc não esteja medindo corretamente.
Nessa densidade (1048) vc deveria sentir um residual bem doce na cerveja, arrisco dizer que há possibilidade de vc ter mosto em vez de cerveja.

* Lembrando que vc mediu a densidade ao fim da mostura e acusou 1038. Digamos que com a evaporação vc tenha passado de 1048, mas não foi muito mais do que isso.
 
Brassagem
60 minutos a 68ºC
10 minutos descanso (fogo desligado)

Esses 60 minutos tava com o fogo ligado então? Se Sim, manteve controlado para que ficasse em 68C?


Fermentação
Fiz a hidratação do fermento durante 30 minutos em 100ml de água e depois passei tudo para o balde fermentador.

Qual a temperatura desses 100ml que usou pra hidratar? Ajustou a temperatura e depois adicionou o fermento? Deixou em descanso/misturou a cada 5 minutos?
 
Eu recomendaria vc a olhar com cuidado as dicas e avisos que o peasoal está dando pra vc. Tá muito esquisito todo o processo de fermentação. Agora, com og nas alturas, vc passa pra maturação e faz uma "filtração" (?). Tá muito estranho...

"Garrafas bomba" acorrem com muito menos açúcar que a 1048. Nesse nível de açúcar, se a refermentação ocorrer na garrafa, vc vai fazer bombas atômicas...
 
Sem falar que tua filtração na trasfega não deve ter retirado quase nada de levedura. Uma peneira não segura a lama. teria que ser um filtro como os de água para isto, ai ficando praticamente sem levedura.
 
Vou responder a todos abaixo, mas antes gostaria de pedir desculpas pois pode parecer que estou sendo cabeça dura em não seguir as dicas de uma nova inoculação.
Entendi que o correto é realmente inocular outra levedura, mas tem tão pouca cerveja que fico pensando se não compensa fazer tudo denovo.
Estou esperando chegar meu frigobar, panelas e baldes no fim do mês para fazer levas maiores e já suprimindo os erros cometidos nesta primeira brassagem. Tenho aproximadamente 2L a 2,5L de cerva, o fermento sai mais caro que uma nova receita de 5L do zero.

Fala Castello.
Qual foi sua OG?
Com esse grist de maltes a sua FG não pode estar correta em 1048.
Como já disseram acima, vc não deve ter inoculado levedura sadia (ou mesmo viva).
Eu subiria a temperatura e inocularia um novo pacote de us-05 hidratado. A não ser que vc não esteja medindo corretamente.
Nessa densidade (1048) vc deveria sentir um residual bem doce na cerveja, arrisco dizer que há possibilidade de vc ter mosto em vez de cerveja.

* Lembrando que vc mediu a densidade ao fim da mostura e acusou 1038. Digamos que com a evaporação vc tenha passado de 1048, mas não foi muito mais do que isso.

Então... eu só medi 1038 pós mostura, mas acabei nao medindo depois da fervura porque só lembrei depois de inocular o fermento, então achei que não poderia mais fazer... outro erro.

Esses 60 minutos tava com o fogo ligado então? Se Sim, manteve controlado para que ficasse em 68C?


Qual a temperatura desses 100ml que usou pra hidratar? Ajustou a temperatura e depois adicionou o fermento? Deixou em descanso/misturou a cada 5 minutos?

Eu ligava o fogo, quando chegava em 69ºC eu desligava. Quando baixava para 66ºC eu ligava. Dessa forma tentei deixar mais próximo possível dos 68ºC.

Os 100ml estavam em temperatura ambiente. Usei a mesma água mineral.
Deixei uns 20min descansando e depois dei uma misturada suave para misturar o que ainda estava na superfície do liquido.

Eu recomendaria vc a olhar com cuidado as dicas e avisos que o peasoal está dando pra vc. Tá muito esquisito todo o processo de fermentação. Agora, com og nas alturas, vc passa pra maturação e faz uma "filtração" (?). Tá muito estranho...

"Garrafas bomba" acorrem com muito menos açúcar que a 1048. Nesse nível de açúcar, se a refermentação ocorrer na garrafa, vc vai fazer bombas atômicas...

Pode ter certeza que estou lendo tudo com muita atenção.

Sem falar que tua filtração na trasfega não deve ter retirado quase nada de levedura. Uma peneira não segura a lama. teria que ser um filtro como os de água para isto, ai ficando praticamente sem levedura.

Eu me expressei mal. Fiz uma forma de peneira, mas usei o hopbag. Ele é bem fininho e acho que não passou nada sólido. Pelo menos não de tamanho notável.

Anexei as fotos da lama dentro do balde, do volume de lama que ficou e do volume de cerveja "filtrada".
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2018-03-13 at 22.44.10.jpeg
    WhatsApp Image 2018-03-13 at 22.44.10.jpeg
    77.9 KB · Views: 31
  • WhatsApp Image 2018-03-13 at 22.44.11(1).jpeg
    WhatsApp Image 2018-03-13 at 22.44.11(1).jpeg
    76.4 KB · Views: 30
  • WhatsApp Image 2018-03-13 at 22.44.11.jpeg
    WhatsApp Image 2018-03-13 at 22.44.11.jpeg
    56.6 KB · Views: 29
Vou responder a todos abaixo, mas antes gostaria de pedir desculpas pois pode parecer que estou sendo cabeça dura em não seguir as dicas de uma nova inoculação.
Entendi que o correto é realmente inocular outra levedura, mas tem tão pouca cerveja que fico pensando se não compensa fazer tudo denovo.
Estou esperando chegar meu frigobar, panelas e baldes no fim do mês para fazer levas maiores e já suprimindo os erros cometidos nesta primeira brassagem. Tenho aproximadamente 2L a 2,5L de cerva, o fermento sai mais caro que uma nova receita de 5L do zero.



Então... eu só medi 1038 pós mostura, mas acabei nao medindo depois da fervura porque só lembrei depois de inocular o fermento, então achei que não poderia mais fazer... outro erro.



Eu ligava o fogo, quando chegava em 69ºC eu desligava. Quando baixava para 66ºC eu ligava. Dessa forma tentei deixar mais próximo possível dos 68ºC.

Os 100ml estavam em temperatura ambiente. Usei a mesma água mineral.
Deixei uns 20min descansando e depois dei uma misturada suave para misturar o que ainda estava na superfície do liquido.



Pode ter certeza que estou lendo tudo com muita atenção.



Eu me expressei mal. Fiz uma forma de peneira, mas usei o hopbag. Ele é bem fininho e acho que não passou nada sólido. Pelo menos não de tamanho notável.

Anexei as fotos da lama dentro do balde, do volume de lama que ficou e do volume de cerveja "filtrada".


É amigo... talvez seja mesmo inviável uma nova inoculação de levedura, seria interessante em termos de aprendizado, mas as chances de contaminação já devem estar bem altas, pois você está com esse mosto não fermentado (com muitos açucares) já há alguns dias.

Entretanto, não dá pra engarrafar assim em hipótese alguma! Então melhor é partir pra outra mesmo.

Se for fazer novamente, continue com levas pequenas até conseguir concluir todos os processos satisfatoriamente. Digo isso porque talvez haja algum erro ainda não identificado que esteja inviabilizando a fermentação, e se você partir para 20L o prejuízo será maior.
 
É amigo... talvez seja mesmo inviável uma nova inoculação de levedura, seria interessante em termos de aprendizado, mas as chances de contaminação já devem estar bem altas, pois você está com esse mosto não fermentado (com muitos açucares) já há alguns dias.

Entretanto, não dá pra engarrafar assim em hipótese alguma! Então melhor é partir pra outra mesmo.

Se for fazer novamente, continue com levas pequenas até conseguir concluir todos os processos satisfatoriamente. Digo isso porque talvez haja algum erro ainda não identificado que esteja inviabilizando a fermentação, e se você partir para 20L o prejuízo será maior.

Se inocular outra levedura seria bom para o aprendizado, então eu farei.
Acho que seria a única forma de saber se esse problema foi causado pelo fermento ou outro erro que possa ter cometido.

Da primeira vez utilizei um pacotinho inteiro, mas depois vi que era exagero.
Dessa vez, posso colocar quanto? ½ pacotinho?
 
Se inocular outra levedura seria bom para o aprendizado, então eu farei.
Acho que seria a única forma de saber se esse problema foi causado pelo fermento ou outro erro que possa ter cometido.

Da primeira vez utilizei um pacotinho inteiro, mas depois vi que era exagero.
Dessa vez, posso colocar quanto? ½ pacotinho?


½ pacote é suficiente, mas como você tem menos de 5L talvez possa até reduzir, se tiver dificuldades com essa precisão vai ½.

Eu faço levas de 10L finais (aprox. 11L no fermentador) e uso um pacotinho de 11g com hidratação em 115ml de água mineral a +/- 28C (ferver por 5 minutos antes e esfriar). Hidratação durante 15/20 minutos, agitando levemente a cada 5 min, depois reduzo a temperatura próximo a que o mosto está para não dar um choque muito grande na inoculação, fazendo um mini banho maria com o erlenmeyer.
Lembrando que precisa retirar o pacotinho da geladeira de 1 a 2 horas antes. Em 100% saiu cerveja boa hehe.
 
Se inocular outra levedura seria bom para o aprendizado, então eu farei.

Acho que seria a única forma de saber se esse problema foi causado pelo fermento ou outro erro que possa ter cometido.



Da primeira vez utilizei um pacotinho inteiro, mas depois vi que era exagero.

Dessa vez, posso colocar quanto? ½ pacotinho?



Pra saber a quantidade exata de levedura use a calculadora do brewersfriend

https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Se tiver alguma dúvida de como reidratar leia esse post

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Valeu galera!

Inoculei metade do pacotinho.
Fiz tudo que todos os videos e tópicos ensinam.

Em breve atualizo
 
Pessoal, até agora nada de atividade no airlock.
Ou deu um lag maneiro, ou existe a possibilidade dos açucares que extraí não serem fermentáveis?
Quando fui moer na Malte e Arte fui alertado que o malte não estava tão preservado quanto deveria.
Ou isso seria somente reservado a temperatura de mostura?

Enfim, talvez eu esteja com pressa.... mas o primeiro fermento no mesmo dia ja estava dando bolha no airlock.

A noite quando voltar eu vejo se está com alguma atividade.
 
Castello, abandona essa parada e parte pra outra velho.

Seguinte: recomenda-se resfriar o mosto rápido e inocular o fermento pra, sobretudo, correr menos risco de contaminação, saca? Assim a levedura da cerveja sai na frente de possíveis contaminantes, entre outras coisas. No seu caso, já tem mais de uma semana que você fez a brassagem não é? Seu mosto já foi exposto e ficou tempão sem o fermento que você quer. Velho, chance grande de já tá contaminado.

Fora outros possíveis problemas que você já relatou e outros que podem ter aparecido...

Pense aí. Eu abandonaria essa leva.
 
Há a possibilidade de vc estar com problema na medição e a sua densidade não estar em 1048. Pode estar bem mais "seca" do que isso. Até pq vc disse não sentir residual doce.
 
Eu fiz o teste com água e o densimetro deu certinho.

Acredito que caso não esteja fermentando que o problema tenha sido na minha mostura ou então no meu kit de maltes. Mas sei la... ainda não tenho experiência para saber bem ao certo.

Hoje a noite ou amanha verifico atividade do airlock e faço medição novamente pra ver...
Caso ainda esteja com a mesma FG, pensarei seriamente em descartar essa leva mesmo.
 

Latest posts

Back
Top