Primeira brassagem, alguns erros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gmarchezetti

Member
Joined
Sep 23, 2015
Messages
7
Reaction score
1
Boa tarde pessoal, sou totalmente iniciante e fiz minha primeira brassagem no sabado a noite em um churrasco com amigos.

A receita foi uma American Pale Ale de 5 litros, e segue alguns erros que eu percebi.

1º Como estava muito ancioso, e com alguns amigos no churrasco, acabei esquecendo de fazer o whirlpool, tem algum problema?

2º Vi que o correto é colocar o mosto no balde fermentador e depois jogar as leveduras por cima, eu fiz exatamente ao contrario, deixei por baixo e coloquei o mosto por cima

3º Na primeira noite estava sem controlador de temperatura, deixei na geladeira, pois a temperatura ambinete estava muito quente, no outro dia deixei na temperatura ambiente e ja vi o airlock mostrando as bolinhas, hoje, apos 3 dias, instalei o controlador, mas de forma errada, o sensor esta somente perto do balde, não esta colado e isolado.


Como foi a primeira, ja esperava alguns erros, e estou fazendo apenas como um passa tempo.

oUP7KiU.jpg

primeiros minutos


KZxUy7O.jpg

primeira noite na geladeira


9oB8Zh6.jpg

controlador de temperatura
 
Fala gmarchezetti,

Também sou iniciante no hobby e estou indo para minha 3 leva. Apesar de estar iniciando agora, espero poder ajudar em algumas de suas dúvidas:

1. Sobre o whirlpool, o fato de ter esquecido de realizá-lo não vai estragar sua cerveja, mas acredito que você terá uma cerveja mais turva, pois não conseguirá isolar uma boa parte do trub com isso.

2. Sinceramente não sei dizer se isso influenciará na fermentação. Você hidratou o fermento antes de inocular ? Se sim, acredito que não vá influenciar tanto ...

3. Durante o primeiro dia, quando o fermentador ficou na geladeira sem controle de temperatura, acredito que não tenha acontecido a fermentação devido a temperatura da geladeira estar muito baixa, fora da faixa de trabalho do fermento. Acredito que quando a temperatura foi regulada, o fermento começou o seu trabalho, mas isso pode interferir no resultado final. O fermento não é algo simples, que possa ficar parando e iniciando seu trabalho a qualquer momento.
O sensor do controlador de temperatura deveria estar grudado no balde, na altura da metade do líquido, com uma camada de isolante térmico (isopor, por exemplo) por cima. Outra solução seria usar um fosso térmico. Caso contrário, você não está controlando a temperatura do líquido e sim do ambiente onde o líquido está armazenado. Da maneira que você fez, a temperatura dentro do lande pode estar muito mais alta do que você gostaria...

Sugiro que você dê uma lida nos tópicos fixos do fórum de Iniciantes e Fermentação. Qualquer dúvida, estou feliz em ajudar..

Abraços
 

Latest posts

Back
Top