Primeira brasagem - Duvida de fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gustavo Bastos

Well-Known Member
Joined
May 30, 2016
Messages
50
Reaction score
1
Boas!

Moro no Rio, e está uma onda de frio aqui bem forte. Agora a temperatura ambiente está entre 20 e 21 graus.

Fiz hoje minha primeira brasagem. É uma Pale Ale, rendeu 15 litros (a receita era de 20). Dei um pouco de mole pois não completei com agua o bastante antes de ferver, daí reduziu bem.

Mas minha duvida mesmo é sobre a fermentação. Retirei ela pro fermentador com o liquido em 30 graus. Usei o fermento T-58.

Fechei o fermentador já faz umas 3 horas, porém quando meço a temperatura por fora com meu termometro a laser, o liquido esta em torno de 25-26 graus. Quando meço a parte de cima do fermentador (aonde nao tem liquido), da uns 23 graus.

Outro termometro que está a cima do fermentador me dá 21 graus de temp. ambiente.

Não estou vendo nenhuma bolha de ar sair do airlock.

Isso é normal? O processo de fermentação faz com que o liquido esquente, ou sera que estou apressado demais?

Obrigado!
 
Complementando, a agua no airlock deu uma aumentada sim. É sinal de que o ar já está saindo :ban:

De toda forma, o liquido está em 25-26 graus. Pelo que li, a fermentação ocorre abaixo dos 24 graus.

É normal isso?

Essa medição da temperatura de 24 (ou menos) tem que ser pelo liquido ou pela temp. ambiente (externa ao fermentador) ?
 
Isso é normal? O processo de fermentação faz com que o liquido esquente, ou sera que estou apressado demais?
Sem atividade no fermentador é o Lagtime Perfeitamente normal.
A fermentação gera calor sim.


De toda forma, o liquido está em 25-26 graus. Pelo que li, a fermentação ocorre abaixo dos 24 graus.
Geralmente se fermenta cervejas Ales de 18 a 21 graus.

temperaturas assim no inicio é importante pois é no inicio que se gera a maioria dos off-flavors.

Como está sem controle de fermentação, vai fermentar... mas com temperaturas altas como você esta falando vai gerar muitos off-flavors.


Essa medição da temperatura de 24 (ou menos) tem que ser pelo liquido ou pela temp. ambiente (externa ao fermentador) ?
Eu que possuo Balde como fermentador, coloco o sensor do TIC pelo lado de fora, com um pedaço de isopor por cima e grudo com fita isolante, para evitar a medição da dentro da geladeira, e sim da parede do balde onde está o líquido.
 
Boas!

Moro no Rio, e está uma onda de frio aqui bem forte. Agora a temperatura ambiente está entre 20 e 21 graus.

Fiz hoje minha primeira brasagem. É uma Pale Ale, rendeu 15 litros (a receita era de 20). Dei um pouco de mole pois não completei com agua o bastante antes de ferver, daí reduziu bem.

Mas minha duvida mesmo é sobre a fermentação. Retirei ela pro fermentador com o liquido em 30 graus. Usei o fermento T-58.

Fechei o fermentador já faz umas 3 horas, porém quando meço a temperatura por fora com meu termometro a laser, o liquido esta em torno de 25-26 graus. Quando meço a parte de cima do fermentador (aonde nao tem liquido), da uns 23 graus.

Outro termometro que está a cima do fermentador me dá 21 graus de temp. ambiente.

Não estou vendo nenhuma bolha de ar sair do airlock.

Isso é normal? O processo de fermentação faz com que o liquido esquente, ou sera que estou apressado demais?

Obrigado!

Não é possível medir adequadamente a temperatura do mosto que está sendo fermentado sem a utilização de um poço termométrico ou em outro caso, sem colar o termostato do TIC na parede do balde, isolando-o com isopor ou outro material que não permita que a leitura seja realizada em contato com o meio externo...

Relaxa que a fermentação geralmente movimenta o airlock entre 8h a 12h...em alguns fermentos pode ocorrer antes ou mais tarde, mas na média são 12h.

Sim a fermentação gera calor e consequentemente o ideal é ter uma geladeira para controlar a fermentação com base na temperatura do líquido e não na temperatura ambiente.
 
Ontem a noite mesmo já tava borbulhando bastante! Por sorte, a temperatura aqui no Rio tá em 19 graus (clima europeu).

Porém, acho que fiz uma grande besteira.

Segui a receita de 20 litros, fiz com BIAB, mas na hora da lavagem dos grãos (na hora de tirar o saco), não repus com agua o bastante.

Como não conhecia direito a panela, não tinha noção do volume.

Pelas minhas contas, a receita que era pra ser 20 litros, resultou em uns 12 litros no fermentador.

Pelo que li, isso resultaria em uma cerveja muito alcoolida e/ou muito doce. Procede?

Será que a cerveja vai sair bebível? rsrs
 
Amigo,

Fiz minha primeira cerva com um kit Biab 15 litros que comprei na Malte e Arte.

Também dei esse mole de perder muita água na fervura. Comecei a brassagem com 15 litros e usei + 2 litros para lavar o saco do Biab. No final foi uns 10 litros pro Balde.

Fermentei 10 dias, maturei + 5 a 0 graus, No dia do envase quando passei ao balde envasador, rendeu uns 8,4 litros descartando a lama do fundo do balde, rendeu 14 garrafas de 600 ml que descansaram 15 dias com o priming. Ficou deliciosa.

Fiz uma segunda brassagem nesta sexta. Comecei com uns 14 litros. Lavei o saco do Biab com 2 litros. E joguei mais quatro durante a fervura. Minha receita pelo Bier Smith pedia 1051 de OG. Fiz uma primeira medição e tava em 1046. Deixei ferver mais um pouco e quando fui medir ao fim do resfriamento já a 20 graus estava em 1056. Novamente ferveu demais e perdi quantidade. Dessa vez foi uns 12 litros pro fermentador e acredito que renda entre 10-11 litros de cerveja. Mas se ficar sensacional como a primeira tá valendo.

Uso meu sensor do termostato no meio do balde, isolado por um pedaço de isolante térmico de barraca de camping, essa belgian specialty ale que faço fermento a 19 graus. Já saquei que a fermentação gera uns 5 graus de calor. Então se a geladeira estiver a 16 graus ali o balde tá marcando 21.

Abs!
 
Pelas minhas contas, a receita que era pra ser 20 litros, resultou em uns 12 litros no fermentador.

Pelo que li, isso resultaria em uma cerveja muito alcoolida e/ou muito doce. Procede?

Será que a cerveja vai sair bebível? rsrs


Qual foi o OG medido?
e qual era o OG estimado?

No seu caso que colocou menos agua...

Se tem maior OG do que era pra ser, então tem mais açúcar concentrado.

com mais açucar ela pode sim ficar mais alcoolica se tiver fermento suficiente. Se não ela vai pode ficar mais doce.

Quanto de fermento utilizou?


"Bebivel" vai ficar, tem tipos de cerveja com 20% de alcool.
 
Qual foi o OG medido?
e qual era o OG estimado?

No seu caso que colocou menos agua...

Se tem maior OG do que era pra ser, então tem mais açúcar concentrado.

com mais açucar ela pode sim ficar mais alcoolica se tiver fermento suficiente. Se não ela vai pode ficar mais doce.

Quanto de fermento utilizou?


"Bebivel" vai ficar, tem tipos de cerveja com 20% de alcool.

No dia da brasagem eu não tinha densimetro. Comprei um ontem rsrs. :tank:

24h depois da brasagem tinha 1036
48h depois da brasagem tinha 1031

Não sei qual o OG-alvo. Apenas segui a receita que recebi com o kit que comprei no site CERVEJA DA CASA.

Usei o fermento T58 , um sachê de 11,5 ou 13g eu acho.

Hoje já estou há 48h após a brasagem, e não sai mais borbulha pelo airlock. Ontem borbulhou demais, foi uma festa.
 
Ontem a noite mesmo já tava borbulhando bastante! Por sorte, a temperatura aqui no Rio tá em 19 graus (clima europeu).

Porém, acho que fiz uma grande besteira.

Segui a receita de 20 litros, fiz com BIAB, mas na hora da lavagem dos grãos (na hora de tirar o saco), não repus com agua o bastante.

Como não conhecia direito a panela, não tinha noção do volume.

Pelas minhas contas, a receita que era pra ser 20 litros, resultou em uns 12 litros no fermentador.

Pelo que li, isso resultaria em uma cerveja muito alcoolida e/ou muito doce. Procede?

Será que a cerveja vai sair bebível? rsrs

Se a quantidade de fermento stressar as leveduras, ainda mais se tratando de fermentação sem controle de temperatura, você pode ter alguns problemas com off flavours...mas acredito que a cerveja mesmo assim ficará boa. A nossa primeira cerveja sempre é boa...rs

Depois a gente percebe que não, mas a primeira sempre será inesquecível...kkk
 
Srs, acho que preciso de ajuda de voces.

Minha fermentação começou no Domingo, dia 12/06. Conforme mencionei, neste dia não tinha densimetro ainda, só fui comprar um na 2a. Ontem e hoje a densidade deu igual. Isso quer dizer que acabou a fermentação ?

Brasei ela entre 65 e 68 graus, e usei 1 pacote de fermento T58

Segue meu histórico de medições:

12/06 - Brasagem, sem densimetro, não medi OG
13/06 - 1036
14/06 - 1031
15/06 - 1027
16/06 - 1027

Achei muito alto o possível FG. Mas lembrando, botei uma quantidade de agua muito inferior (como falei antes nesse post), pra uma receita de 20 litros.

O que devo fazer agora? Devo tentar baixar mais isso?

A cor está bastante turva. O clareamento vem na maturação ou já é agora?
 
Srs, acho que preciso de ajuda de voces.

Minha fermentação começou no Domingo, dia 12/06. Conforme mencionei, neste dia não tinha densimetro ainda, só fui comprar um na 2a. Ontem e hoje a densidade deu igual. Isso quer dizer que acabou a fermentação ?

Segue meu histórico de medições:

12/06 - Brasagem, sem densimetro, não medi OG
13/06 - 1036
14/06 - 1031
15/06 - 1027
16/06 - 1027

Achei muito alto o possível FG. Mas lembrando, botei uma quantidade de agua muito inferior (como falei antes nesse post), pra uma receita de 20 litros.

O que devo fazer agora? Devo tentar baixar mais isso?

A cor está bastante turva. O clareamento vem na maturação ou já é agora?

Eu normalmente aguardo 2 dias para tirar a medida de estabilidade, sempre observando se o Airlock está praticamente inativo.

Se você tiver mais fermento é bom inocular mais...

Você pode promover uma agitação leve no balde, para que as leveduras que estão no fundo entre em suspensão novamente e de repente terminem o trabalho. (nem sempre funciona)

A clarificação vai ocorrer durante a maturação, lembrando que se maturar a frio (próximo de 0c o processo acelera e muito).

Dependendo do fermento que está usando a fermentação pode ser mais lenta mesmo...

Minha última leva de IPA atenuou tudo em 6~7 dias
 
Eu normalmente aguardo 2 dias para tirar a medida de estabilidade, sempre observando se o Airlock está praticamente inativo.

Se você tiver mais fermento é bom inocular mais...

Você pode promover uma agitação leve no balde, para que as leveduras que estão no fundo entre em suspensão novamente e de repente terminem o trabalho. (nem sempre funciona)

A clarificação vai ocorrer durante a maturação, lembrando que se maturar a frio (próximo de 0c o processo acelera e muito).

Dependendo do fermento que está usando a fermentação pode ser mais lenta mesmo...

Minha última leva de IPA atenuou tudo em 6~7 dias

O airlock tá parado há uns 2 dias. Sem bolhas.

Eu até tenho mais fermento, mas é um S-03. Tem problema misturar ?

Esse "agito" no balde, seria com ele fechado mesmo, tipo sacudir? Ou abrindo ele e mexendo com a colher ?
 
O airlock tá parado há uns 2 dias. Sem bolhas.

Eu até tenho mais fermento, mas é um S-03. Tem problema misturar ?

Esse "agito" no balde, seria com ele fechado mesmo, tipo sacudir? Ou abrindo ele e mexendo com a colher ?

Pega ele pela alça, fechado mesmo e na posição que ele está gira sentido horário e anti-horário, nada muito forte. É somente para tentar colocar as leveduras do fundo em suspensão novamente.

Como sua OG ficou alta, provavelmente faltou fermento aí...

Nunca misturei fermento, acredito que não seja uma boa ideia...Se você puder comprar o mesmo fermento pra colocar, melhor...Aí se quiser arriscar colocar esse outro, precisa dar uma estudada no assunto para saber o que pode causar. Se ele for um fermento bastante neutro, em teoria não alteraria tanto o sabor da cerveja. Mas nessa questão, prefiro não recomendar nada, pois nunca fiz isso.
 
Pega ele pela alça, fechado mesmo e na posição que ele está gira sentido horário e anti-horário, nada muito forte. É somente para tentar colocar as leveduras do fundo em suspensão novamente.

Como sua OG ficou alta, provavelmente faltou fermento aí...

Nunca misturei fermento, acredito que não seja uma boa ideia...Se você puder comprar o mesmo fermento pra colocar, melhor...Aí se quiser arriscar colocar esse outro, precisa dar uma estudada no assunto para saber o que pode causar. Se ele for um fermento bastante neutro, em teoria não alteraria tanto o sabor da cerveja. Mas nessa questão, prefiro não recomendar nada, pois nunca fiz isso.

Obrigado!

O problema é que se eu comprar isso hoje, só recebo, com sorte, na 2a ou 3a feira.

Até lá será que dá tempo?

Vou tentar sacudir
 
Acabei de sacudir um pouco, e a água do Airlock subiu bastante. Como se tivesse saindo CO2 ou ar de dentro.
 
acho que se você tem fé deveria começar a rezar agora...brincadeira :D

primeiro ponto, é legal fazer essas medições mas no inicio não quer dizer que devemos de fato fazer algo. Nas primeiras levas até pela falta de conhecimento que temos a melhor opção é esperar que a natureza jogue a nosso favor do que tentar corrigir algo sem saber se esta errado e sem saber se o que você está fazendo está certo.

Eu por hora te recomendo a seguir a cartilha basica...deixa ela na situação que esta por mais alguns dias e depois passa para a fermentação secundária. Pergunta simples, a quantos graus está a bebida neste momento?

Pra ocupar a cabeça enquanto isso da uma pesquisada no comportamento do fermento T58, veja pontos que podem influenciar no teu caso como se ele tem uma tendencia de fermentação rápida/lenta, o tempo que demora para focular etc.

Mais um ponto para refletir, qual o tamanho do teu densimetro?Falo isso pois o meu é relativamente pequeno e logo tenho dificuldades na precisão, assim sempre uso ele como referência e não como lei para algo certo ou errado.
Sobre a cor, é normal pensar isso pois enquanto fermenta geralmente ela está mais densa, após você resfriar para depois fazer a clarificação/filtragem ela tende a abrir um pouco a cor
 
acho que se você tem fé deveria começar a rezar agora...brincadeira :D

primeiro ponto, é legal fazer essas medições mas no inicio não quer dizer que devemos de fato fazer algo. Nas primeiras levas até pela falta de conhecimento que temos a melhor opção é esperar que a natureza jogue a nosso favor do que tentar corrigir algo sem saber se esta errado e sem saber se o que você está fazendo está certo.

Eu por hora te recomendo a seguir a cartilha basica...deixa ela na situação que esta por mais alguns dias e depois passa para a fermentação secundária. Pergunta simples, a quantos graus está a bebida neste momento?

Pra ocupar a cabeça enquanto isso da uma pesquisada no comportamento do fermento T58, veja pontos que podem influenciar no teu caso como se ele tem uma tendencia de fermentação rápida/lenta, o tempo que demora para focular etc.

Mais um ponto para refletir, qual o tamanho do teu densimetro?Falo isso pois o meu é relativamente pequeno e logo tenho dificuldades na precisão, assim sempre uso ele como referência e não como lei para algo certo ou errado.
Sobre a cor, é normal pensar isso pois enquanto fermenta geralmente ela está mais densa, após você resfriar para depois fazer a clarificação/filtragem ela tende a abrir um pouco a cor

Até lá dá tempo sim, sua cerveja não vai estragar em uma ou duas semanas...

O aumento da água do airlock não é necessariamente que voltou a fermentar, mas sim que ao movimentar o CO² que estava preso lá no fundo foi liberado.

Como nosso amigo aí disse, tenha calma...e dá uma pesquisada no fermento, pois como são microorganismos cada um tem suas particularidades...Uns fermentam em 3 dias, outros em 2 semanas...varia muito, por isso é ideal usar o densímetro.

Outra coisa que esqueci de mencionar, você disse que o mosto ficou mais denso pois evaporou demais e ficou com um volume menor. Isso não quer dizer necessariamente que precise de mais fermento, pois a quantidade de açúcar que o fermento deverá processar é a mesma. A única diferença é que estará menos diluído em água.

Recomendo a utilização dessa calculadora para saber a quantidade ideal de fermento: http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

A pergunta do amigo sobre a temperatura, também é bem pertinente. Nesses dias frios, se a temperatura do mosto está abaixo de 15c o fermento irá hibernar e a fermentação não irá ocorrer.

Nesse invernão bravo, para leveduras ALEs , as vezes é necessário controlar a temperatura usando uma lâmpada para gerar calor e elevar a temperatura ideal que o fermento precisa.
 
Pergunta simples, a quantos graus está a bebida neste momento?

Está a 21 graus hoje, direto. Antes esteve entre 19 e 20 graus sempre.

Mais um ponto para refletir, qual o tamanho do teu densimetro?Falo isso pois o meu é relativamente pequeno e logo tenho dificuldades na precisão, assim sempre uso ele como referência e não como lei para algo certo ou errado.

O densimetro vai de 1000 a 1100 , e meu tubo tem medição até 50ml.

:mug:
 
A pergunta do amigo sobre a temperatura, também é bem pertinente. Nesses dias frios, se a temperatura do mosto está abaixo de 15c o fermento irá hibernar e a fermentação não irá ocorrer.

Nesse invernão bravo, para leveduras ALEs , as vezes é necessário controlar a temperatura usando uma lâmpada para gerar calor e elevar a temperatura ideal que o fermento precisa.

Aqui no Rio, incrivelmente, a temperatura ficou entre 19, 20 e hoje esquentou um pouco, 21 graus. Não baixou disso não, to monitorando sempre.

Pelo que li, o fermento funciona em 15 a 24 graus.
 
entao @gxgx como o tomazela comentou e também é minha opnião, possivelmente tua fermentação primaria já esteja finalizada entao é normal essa queda na velocidade do airlock ou entao na redução da densidade. Nesse caso nao precisa adicionar mais fermento. Particularmente só recomendaria você fazer isso se tivesse dito algo como "desde que coloquei o fermento nao vi uma bolha de ar sair", mas nesse caso ai o mais provavel é ou que já tenha realmente passado a primaria ou entao que tua fermentação seja um pouco mais longa. Como você balançou tudo teoricamente vai gerar um ativação caso alguma tenha parado.

Segue o fluxo ai amigo, deixa a cerveja na dela que vai dar tudo certo. Agora para um pouco de medir a densidade se não daqui a pouco nao tem mais cerveja ai. Acredito que você esteja fazendo isso a temperatura ambiente entao deixa ela um bom tempo ai pra ver se consome tudo que foi gerado indevidamente pela falta de controle. Talvez umas 3 semanas contando do inicio da fermentação e depois tenta baixar a temperatura (se possível) pra clarificar ela.

Ultimo comentário deu densimentro é igual ao meu, e quando falo que ele é pequeno nao me refiro a escala que vai de 1000 a 1100 mas sim no tamanho da amostra que é de apenas 50 ml e isso faz com que em outras palavras "as letrinhas" fiquem bem próximas dificultando um pouco. Entao talvez onde vc le 1023 pode ser em um densimetro maior algo como 1028(to exagerando mas deu pra entender a ideia).

Primeira cerveja é assim mesmo, depois que ficar pronto compartilha conosco aqui a foto e o que achou dela.
 
Aqui no Rio, incrivelmente, a temperatura ficou entre 19, 20 e hoje esquentou um pouco, 21 graus. Não baixou disso não, to monitorando sempre.

Pelo que li, o fermento funciona em 15 a 24 graus.

Sim o ideal é que os ALEs fermentem nessa faixa. Aí fica a critério do cervejeiro escolher a temperatura que irá produzir os aromas e sabores de preferência. Lembrando sempre que a temperatura do líquido nunca será a mesma temperatura que está no meio externo, pois a fermentação gera calor, principalmente em seu início. Depois a tendência é que se equilibre com o meio externo.

Portanto se você quer produzir cervejas em outro patamar de qualidade e também pretende padronizar o processo, para produzir cervejas com os aromas e sabores mais próximos possíveis, estude seriamente a possibilidade de adquirir uma geladeira + termostato tipo o TIC17, para controle de temperatura. E como eu disse, o controle deve ser relacionado ao mosto e não à temperatura externa.

Para isso você precisará de um poço termométrico ou colar o termostato na parede do balde fermentador, isolando-o do meio externo com uma espuma e silver tape. O poço termométrico é bem mais prático...
 
Sim o ideal é que os ALEs fermentem nessa faixa. Aí fica a critério do cervejeiro escolher a temperatura que irá produzir os aromas e sabores de preferência. Lembrando sempre que a temperatura do líquido nunca será a mesma temperatura que está no meio externo, pois a fermentação gera calor, principalmente em seu início. Depois a tendência é que se equilibre com o meio externo.

Portanto se você quer produzir cervejas em outro patamar de qualidade e também pretende padronizar o processo, para produzir cervejas com os aromas e sabores mais próximos possíveis, estude seriamente a possibilidade de adquirir uma geladeira + termostato tipo o TIC17, para controle de temperatura. E como eu disse, o controle deve ser relacionado ao mosto e não à temperatura externa.

Para isso você precisará de um poço termométrico ou colar o termostato na parede do balde fermentador, isolando-o do meio externo com uma espuma e silver tape. O poço termométrico é bem mais prático...


Sim, recebi meu TIC-17 ontem! Devo configurar ele hoje :ban:

Aproveitando, medi a densidade hoje e realmente estacionou nos 1027. Mesmo "mexendo" o balde conforme vcs sugeriram :mad:

Tenho aqui comigo 2 fermentos, US-05 e S-04. Não sei se posso misturar com o T-58.

De toda forma já encomendei o T-58, devo receber daqui 1 até 3 dias.

Acho que até já sei qq fiz de errado, despejei o sachê quase que de uma vez. Pelo que li, recomenda-se despejar de pouquinho, espalhando bem na supercie. O ideal seria inocular em água antes de colocar, mas não tenho Erlemeyer.

Aproveitando, pergunto: quando devo colocar de novo fermento? Preciso aguardar mais 7 dias com esse novo?
 
Sim, recebi meu TIC-17 ontem! Devo configurar ele hoje :ban:

Aproveitando, medi a densidade hoje e realmente estacionou nos 1027. Mesmo "mexendo" o balde conforme vcs sugeriram :mad:

Tenho aqui comigo 2 fermentos, US-05 e S-04. Não sei se posso misturar com o T-58.

De toda forma já encomendei o T-58, devo receber daqui 1 até 3 dias.

Acho que até já sei qq fiz de errado, despejei o sachê quase que de uma vez. Pelo que li, recomenda-se despejar de pouquinho, espalhando bem na supercie. O ideal seria inocular em água antes de colocar, mas não tenho Erlemeyer.

Aproveitando, pergunto: quando devo colocar de novo fermento? Preciso aguardar mais 7 dias com esse novo?

O ideal é sempre hidratar o fermento seco antes de inocular, pois estima-se que metade das células morram quando despejadas diretamente sobre o mosto. Além de tudo você possivelmente formou grumos de fermento impossibilitando talvez a solubilização ideal e consequentemente uma perda ainda maior de viabilidade.

Leia esse tópico sobre Hidratar ou não: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083

Não é necessário ter exatamente um Erlenmeyer para a hidratação. Basta um recipiente de vidro com água devidamente filtrada e uma folha de papel alumínio cubrindo-o. Já fiz até em uma caneca para você ter ideia...
A vantagem do Erlen nesse caso é que pode misturar bem a solução e possui uma saída estreita o que é bom para um menor contato com o meio externo, além de facilitar na agitação...

Espere o fermento que você comprou chegar. A quantidade que precisa usar pode ser calculada através do www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

A mas qual é a OG que devo fornecer. Simples, a OG atual (1.027)

Pelo que simulei, meio pacote de levedura é suficiente. Se não quiser hidratar, aí pode colocar ele INTEIRO direto no balde, mas dessa vez espalhando bem por toda a superfície. Inteiro porque se meio pacote é necessário e ao jogar direto você mata metade, logo...

Preciso aguardar mais 7 dias com esse novo?
Não, você não precisa aguardar 1, 2, 3 ou 7 dias...você precisa aguardar a fermentação terminar.
Mas quando ela termina???? Leia esse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851
 
Fizeste a medição com densímetro mesmo? Ou refratômetro? Acho difícil que seja falta de fermento... o underpitching, ou mesmo a não hidratação, pode até gerar diversos off-flavours, porém ainda não vi problemas de baixa atenuação devido a isso. Como não fizeste a medição da OG, talvez tenha ficado com uma densidade inicial muito acima do esperado, o que consequentemente irá dar uma densidade final acima também. De qualquer maneira, poste os resultados aqui, irei acompanhar esse post.
 
Show de bola!

Por curiosidade, o que aconteceria se eu pulasse a fermentação e já botasse ela pra maturar com esse FG em 1027 ?
 
Fizeste a medição com densímetro mesmo? Ou refratômetro? Acho difícil que seja falta de fermento... o underpitching, ou mesmo a não hidratação, pode até gerar diversos off-flavours, porém ainda não vi problemas de baixa atenuação devido a isso. Como não fizeste a medição da OG, talvez tenha ficado com uma densidade inicial muito acima do esperado, o que consequentemente irá dar uma densidade final acima também. De qualquer maneira, poste os resultados aqui, irei acompanhar esse post.

Fiz com densimetro mesmo.

Nao entendo, mas como usei pouca agua, não era pro mosto ficar mais denso?

A receita éra pra 20L.
 
Além disso, como foi teu controle de temperatura na brassagem? Fizeste alguma rampa? No teu lugar eu partiria pra maturação, priming e envase. Provavelmente não vai ficar uma maravilha, mas é assim mesmo, o negócio é papirar mais um pouco pra próxima ficar melhor.
 
Show de bola!

Por curiosidade, o que aconteceria se eu pulasse a fermentação e já botasse ela pra maturar com esse FG em 1027 ?

o que acontece é que você teria uma cerveja considerávelmente doce e muito possível com baixo teor alcoolico já que atenuou pouco (diferença entre tua OG e FG). Porém se você pegar essa tua leva e engarrafar ele agora vai correr grande risco de tua fermentação nao ter terminado e ai ela continuaria na garrafa, gerando assim uma pressão imprevissível na tua garrafa com sério risco de explosão. Frisa bem isso que to falando aqui porque você vai precisar depois quando for passar para a garrafa, nao brinque com isso pois você pode se ferir gravemente caso alguma garrafa exploda.

Mantenho minha sugestão inicial, faça leituras e estude bem todo o processo principalmente os topicos que listaram ali antes pois eles são vitais para nosso hobby.

Ainda quanto a falta de erlen...eu uso uma caneca de aço inox...coloco no fogo, fervo a agua, espero a temperatura baixar, cubro com um plastico filme e faço a hidratação nela. Já vi gente fazendo até naqueles potes de servir sobremesa. Qualquer coisa que comporte algo como 100...200ml já é o suficiente
 
Porém se você pegar essa tua leva e engarrafar ele agora vai correr grande risco de tua fermentação nao ter terminado e ai ela continuaria na garrafa, gerando assim uma pressão imprevissível na tua garrafa com sério risco de explosão. Frisa bem isso que to falando aqui porque você vai precisar depois quando for passar para a garrafa, nao brinque com isso pois você pode se ferir gravemente caso alguma garrafa exploda.

Pelo que vi ele já verificou que a FG estabilizou, dessa formar creio que não corra risco de explosão, pois a fermentação já terminou, correto?
 
eu nao confiaria, até pq pelo relato dele acho complicado arriscar que está tudo dentro da normalidade.

Por isso minha sugestão de aguardar um período maior antes de passar para a garrafa. Pela lógica sim finalizou, mas por segurança nao vejo porque não cuidar
 
eu nao confiaria, até pq pelo relato dele acho complicado arriscar que está tudo dentro da normalidade.

Por isso minha sugestão de aguardar um período maior antes de passar para a garrafa. Pela lógica sim finalizou, mas por segurança nao vejo porque não cuidar

Realmente, acho que vale a pena deixar mais um tempo em uns 20ºC e conferir a densidade mais algumas vezes, para ter certeza.
 
1.027 é uma FG muito alta.
Não creio que tenha atenuado tudo. Mais fácil acreditar em que a fermentação parou devido ao stress sofrido pelo levedo.

O T-58 é valente, mas não faz milagre.
Talvez inocular um US05 corretamente hidratado e ver se ele termina o trabalho.
Eu não faria porque gosto de arcar com meus erros até o final, aprender com eles e corrigir na próxima.

Tem gente que prefere a correção. Respeito ambos. :)

Enfim, botar ela na garrafa neste estágio, do jeito que está, é pedir para ter problemas.

Se fosse aqui em casa, eu deixaria essa cerveja no balde por alguns meses.
No mínimo uns 6 meses com essa FG, pois sempre sobra algumas células para terminar o trabalho.

Como eu disse, o T-58 é valente e, nessas condições, precisa de tempo pra fazer o que tem que fazer.
 
1.027 é uma FG muito alta.
Não creio que tenha atenuado tudo. Mais fácil acreditar em que a fermentação parou devido ao stress sofrido pelo levedo.

O T-58 é valente, mas não faz milagre.
Talvez inocular um US05 corretamente hidratado e ver se ele termina o trabalho.
Eu não faria porque gosto de arcar com meus erros até o final, aprender com eles e corrigir na próxima.

Tem gente que prefere a correção. Respeito ambos. :)

Enfim, botar ela na garrafa neste estágio, do jeito que está, é pedir para ter problemas.

Se fosse aqui em casa, eu deixaria essa cerveja no balde por alguns meses.
No mínimo uns 6 meses com essa FG, pois sempre sobra algumas células para terminar o trabalho.

Como eu disse, o T-58 é valente e, nessas condições, precisa de tempo pra fazer o que tem que fazer.


2 votos por não mexer e deixar a natureza seguir seu caminho...
 
Putz.. Mas qual será que foi meu erro afinal?

Provavelmente foi mais de um fator que gerou a paralisação da fermentação.

Você não hidratou o fermento, nessa metade das células já morreram

Como estava a diferença de temperatura entre o fermento e o mosto, quando você jogou o fermento? Se a diferença de temperatura entre os dois estivesse a mais de 08ºC ou 10ºC, mais células morreram pelo choque térmico.

Muita variação de temperatura. Sem controle (geladeira + termostato) a variação de temperatura entre o dia e a noite, por exemplo, pode estressar o fermento e ele para de trabalhar.

No seu caso, o que eu faria seria tentar subir a temperatura para algo em torno dos 22ºC e deixar assim por uma semana, mais ou menos, para ver se voltava a atenuar.
 
Provavelmente foi mais de um fator que gerou a paralisação da fermentação.

Você não hidratou o fermento, nessa metade das células já morreram

Como estava a diferença de temperatura entre o fermento e o mosto, quando você jogou o fermento? Se a diferença de temperatura entre os dois estivesse a mais de 08ºC ou 10ºC, mais células morreram pelo choque térmico.

Muita variação de temperatura. Sem controle (geladeira + termostato) a variação de temperatura entre o dia e a noite, por exemplo, pode estressar o fermento e ele para de trabalhar.

No seu caso, o que eu faria seria tentar subir a temperatura para algo em torno dos 22ºC e deixar assim por uma semana, mais ou menos, para ver se voltava a atenuar.

Pode ser. O mosto estava mesmo mais quente, em torno dos 30 graus. E tbm joguei "de uma vez" o fermento kkk

Ontem fiz o seguinte, peguei um sache de US-05 que eu tinha, misturei com agua em temp ambiente, mexi bem por uns 10-15 min seguindo a orientação do fabricante, e despejei no mosto.

Dei uma mexida com a colher.

A temperatura hoje tá nos 22 graus. Mas vou ver se já levo ele pra geladeira com o TIC17, pra ficar nos 20.
 
Apliquei o US-05 ontem por volta das 23h30.

Fiz uma medição agora, as 10h da manhã, e já baixou pra 1025 :ban:

Acho que o prob era falta de fermento mesmo (mal uso).

Agora acho que é só aguardar. Muito obrigado a todos pela luz!!
 
Srs, medi hoje denovo e obtive 1027 na medição, novamente. Acredito que o mosto não tenha mesmo mais o que fermentar.

Quando medi a densidade, cheirei o mosto e tem um cheiro bem forte de alcool.

Decidi começar o processo de maturação. Coloquei o balde num freezer com TIC-17 regulado pra 1 grau.

Só que lembrei de um problema. Como adicionei mais 1 pacote de fermento (que não fez efeito), no priming, quando colocarmos mais açucar, é possível que volte a fermentar.

O que devo fazer?
 
Só que lembrei de um problema. Como adicionei mais 1 pacote de fermento (que não fez efeito), no priming, quando colocarmos mais açucar, é possível que volte a fermentar.

Isso é justamente o que queres que ocorra. O priming nada mais é do que uma refermentação na garrafa, afim de gerar CO2 que dará a tão esperada espuma na sua cerveja.
 
Pegando carona aqui na discussão.

A minha primeira cerva que fiz, deu tudo certinho. OG 1052 baixou pra FG 1005. Ficou forte, saborosa. 6% álcool, quem provou adorou. Uma Belgian Specialty Ale que fez sucesso.

A segunda, fui tentar botar mais água, na primeira medição durante a fervura deu 1046, deixei ferver um pouco mais pra chegar em 1051, mas perdi o tempo e acabou chegando em 1056. Beleza, resfriei, meti o fermento em 25 graus e mandei pro meu Frigobar na temperatura de 19 graus.

Faço todo o processo na casa do meu Pai que tem mais espaço, pois minha esposa a Ruiva Raivosa (nome da cerva) não deixa eu fazer a bagunça lá em casa.

Fiz numa sexta de noite e na terça fui lá medir estava em 1025 e a porcaria do sensor tinha soltado do balde, estava solto no frigobar. Pensei "porra, esta merda ao invés de ficar nos 19 graus, fermentou 4 dias a 24 graus (na primeira leva vi que o balde geralmente está 5 graus acima da temperatura da geladeira). Colei de novo o sensor. No dia seguinte (quarta) tinha baixado pra 1020 e quinta manteve o 1020. Fim da fermentação primáriam creio eu. Hoje faz 5 dias da fermentação secundária e vou lá medir. Mas creio que ela ficou com 4,7% de álcool. Perdeu feio pra primeira que a turma adorou. Nem se enquadra mais numa Belgian Specialty Ale eu acho.

Dúvidas:
1) Tem chance da FG cair ainda mais após a fermentação secundária?
2) Depois que ela está no balde fermentador há 4 dias e vemos que não vamos chegar na FG que queremos o que pode ser feito? Inocular mais fermento?
 
Back
Top