Pressao na garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lauro_J

Active Member
Joined
Apr 26, 2014
Messages
30
Reaction score
5
Buenas pessoal engarrafei uma lager esse fds com 7g açúcar / L, questão eh que a pressão ja está alta como se vê na imagem. A duvida eh, ela pode estourar no começo do vermelho ou so no final da tarja vermelha?
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1413575629848.jpg
    uploadfromtaptalk1413575629848.jpg
    197.7 KB · Views: 230
Poem essa ceva pra gelar logo, senao ela vai ficar super carbonatada.
Fiz um lote uma vez q calculei errado e passou dos 4 bar e nao estourou nenhuma.
A tarja é só pra indicar carbonatação:
Amarela - Baixa
Verde - Ideal pra maioria dos estilos
Vermelha - Alta
Não sei a pressão necessária para estourar uma garrafa, porém muito cuidado porque muitas garrafas tem imperfeiçoes que causam acumulo de tensoes fazendo essas estourarem a pressoes mais baixas.
 
Obrigado Luz! Quanfo chegar em casa hj a noite já vou botar na geladeira, mas to achando estranho essa carbonatação tão alta, não errei os calculos.
Foi 140g de açúcar pra 20L de ceva.
 
Obrigado Luz! Quanfo chegar em casa hj a noite já vou botar na geladeira, mas to achando estranho essa carbonatação tão alta, não errei os calculos.
Foi 140g de açúcar pra 20L de ceva.

Cara, 7g/L normalmente não explode garrafa não, agora se vc engarrafou antes de fermentar completamente a cerveja ou contaminou sua breja, aí corre risco.

Abraço!
 
Obrigado Luz! Quanfo chegar em casa hj a noite já vou botar na geladeira, mas to achando estranho essa carbonatação tão alta, não errei os calculos.
Foi 140g de açúcar pra 20L de ceva.

Qual foi sua FG? Tens certeza que fermentação terminou?
 
Então, meu OG foi de 1065, FG eu medi com o refratômetro deu 1031 joguei na calculadora sen me engano ficou em 1018 com as correções por causa do alcool
 
Tive um problema parecido.

Fiz uma leva de American pale Ale, deixei fermentando 7 dias na primaria (verifiquei a densidade 3 dias seguidos e estava normalizada), 7 dias no secundário e 1 mês e meio na maturação

Engarrafei com 7 G/l de açúcar normal e agora, com duas semanas o manômetro está acima de 4 bar (vide foto). Abri uma ontem e ela está perfeita, carbonatação ideal para meu gosto, espuma cremosa, um espetáculo.

0



Segunda feira eu mandei essa garrafa para a geladeira a 12 graus e depois de um dia abri e fechei a garrafa rapidamente. depois de 3 dias a pressão estabilizou em 3,5 bar. mandei ela para a geladeira e vou experimentar hoje. se ficar boa, vou fazer o mesmo procedimento com as outras. Deixo a 12 graus para abaixar um pouco a pressão, abro e tampo com um tampinha nova.

O que acham desse procedimento? Alguém já fez isso?
 
Quando se tem certeza absoluta de que a quantidade de açucar no priming foi certa e ainda assim supercarbonatou, 90% de chance de ter envasado uma leva que não terminou a fermentação direito, seja por flutuação muito grande de temperatura no final da fermentação, ou por ter fermentado frio e nao subido a temperatura no final, ou transferido pra outro recipiente/envasado muito cedo, etc...

Eu falo isso porque é o que normalmente sinto quando bebo uma cerveja supercarbonatada, quase sempre ela está com gosto de que nao fermentou até o fim (açucar residual, diacetil, etc)...
 
Tem também a questão de homogeneizar bem a solução de priming.

Caso o priming não tenha sido bem misturado, pode haver diferentes concentrações nas garrafas.
 
Tenho produzido laggers ja ha bastante tempo. Quando a fermentaçao ocorre em T baixa, a quantidade de CO2 dissolvido sera muito alta e portanto deve ser descontada no calculo do primming. 7g/L é muito pra lagers, 5 a 6 g é uma quantidade mais adequada.
 
Outra dúvida: mesmo ela sendo uma lager vai valer a pena botar na geladeira? A temperatura normal da geladeira deve ficar em torno de 14-17°
 
Outra dúvida: mesmo ela sendo uma lager vai valer a pena botar na geladeira? A temperatura normal da geladeira deve ficar em torno de 14-17°

Nessa temperatura ela tá bem ativa, se tiver açucar ela vai fazer o trabalho dela, a unica diferença talvez seja a velocidade.
 
Motivos que podem ter originado o meu problema:
Eu fermentei só no gelado, esqueci de subir a temperatura antes de baixar para 0º
Homogenização para o primming... Pode ter acontecido, mas eu misturei bastante com a colher!
Mas vamos acompanhando, em 12 horas ela subiu só 1 tracinho, talvez até domingo pare de subir antes de alcançar o 3,5 :~
 
Motivos que podem ter originado o meu problema:
Eu fermentei só no gelado, esqueci de subir a temperatura antes de baixar para 0º
Homogenização para o primming... Pode ter acontecido, mas eu misturei bastante com a colher!
Mas vamos acompanhando, em 12 horas ela subiu só 1 tracinho, talvez até domingo pare de subir antes de alcançar o 3,5 :~

Então... se ouver super-carbonatação, muito provavelmente foi por açucar residual. Se vc misturou bastante com a colher, acredito que não tenha ocorrido falta de homogeneização. Espere pra ver se realmente vai atingir o limite do manômetro...
 
Uma garrafa em perfeitas condições aguenta bem até 4,5 bar.
 
A minha aguentou bem, até coloquei foto nesse post. Claro que não dou bobeira e só mexo com elas de oculos e segurando com uma toalha.

Fiz um procedimento que está no meu post. Alguém me dá uma opinião?


Abraços!

Uma garrafa em perfeitas condições aguenta bem até 4,5 bar.
 
Uma garrafa em perfeitas condições aguenta bem até 4,5 bar.

Luccas, desculpe a pergunta, mas de onde você tirou esta informação? Pergunto porque estou pesquisando no google e não encontro referência.

Obrigado!
 
Já tinha visto esta página. Porém ainda fico na dúvida, pois não encontrei a informação em nenhum lugar, se a quantidade em "VOL" corresponde a pressão em "BAR".

Mas obrigado!

Na verdade acabei de verificar que não tem mesmo como fazer uma simples relação, visto que o "BAR" depende da temperatura. Ou seja, por exemplo, eu posso ter uns 3 VOL a 1 BAR ou a 9 BAR, dependendo da temperatura. Quanto maior a temperatura, maior a pressão, para um mesmo volume. Pensando bem, é meio óbvio.

Mas a questão permanece... quantos BAR uma garrafa aguenta? Na dúvida, não deixo passar de 3. Quando chega a 3.1, já jogo na geladeira.
 
Back
Top