Preocupação Inverno

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Oi Pessoal boa tarde.
Procurei aqui no forum e vi principalmente de uma galera que mora no sul, que se faz necessário no inverno controlar a temperatura durante a fermentação com aquecedores, principalmente na produção de Ales.
Moro no interior de São Paulo, meu inverno não é nem de longe rigoroso igual ao do Sul, mas no auge do inverno aqui, as vezes temos temperaturas de 5 a 8 graus (somente na madrugada), sendo que durante o dia oscila em 12 a 15.

Vocês acham que vale a pena investir em aquecimento? pretendo fazer a minha primeira leva, que será provavelmente mes que vem (estudo, estudo e estudo até lá) e as temperaturas irão começar a abaixar. Com certeza mês que vem não teremos temperaturas entre 24 a 26 graus, principalmente a noite...
Acho que to desistindo da Ale e partindo para uma Lager...como as temperaturas são mais baixas, creio que será mais fácil controlar só com a geladeira. O que acham?
 
Sim, inverno tem um porém na fabricação de Ales, normalmente vai ser necessário um aquecimento para atingir a temperatura desejada de fermentação.

Agora no seu caso teria que calcular riscos e vantagens.
Você já tem geladeira e controlador de temperatura? Neste caso para instalar o aquecimento é simples, uma lampâda resolve, barato e funcional.

Porém se não tem nada disso, fazer lager é uma alternativa, porém lager é mais difícil, ainda mais para iniciantes. Por serem cervejas geralmente mais suaves e baseadas em sabores de malte e lúpulo, qualquer off flavor é facilmente percebido, além de demorarem mais para ficarem prontas, o que torna lager pouco atrativo para iniciantes.
 
Bom, estou na fase de levantamento de material. A geladeira já tenho, e o controlador de temperatura irei comprar na semana que vem. seria puxar um fio com um bocal e uma lampada candescente? 100w resolve será? Pensei em um cobertor eletrico também, envolvendo o balde de fermentação. O legal é que tem embutido nele um termostato que controla a temperadura. No Ali Express, 27 doletas. Será que funciona?

http://pt.aliexpress.com/item/High-grade-Plush-Heated-Blanket-Double-Electric-Blanket-Waterproof-Safety-Thermostat-Electric-Heating-Blanket-150-120cm/2041708901.html
 
Bom, estou na fase de levantamento de material. A geladeira já tenho, e o controlador de temperatura irei comprar na semana que vem. seria puxar um fio com um bocal e uma lampada candescente? 100w resolve será?



Sim, simplesmente puxar um fio do controlador para ligar a lâmpada.

Se conseguir lâmpada incandescente de uns 10w talvez já chega. 100w é absurdamente alto, vai transformar a geladeira em um forno. Eu usei agora uma de 20w eletrônica pra conseguir atingir minha temperatura, e as eletrônicas não esquentam quase nada.
 
Sim, simplesmente puxar um fio do controlador para ligar a lâmpada.
Então é necessário dois controladores? um para o frio e outro para o quente?
 
Então é necessário dois controladores? um para o frio e outro para o quente?

Bom dia @ferorsan
Ai depende do teu controlador de temperatura. Eu tenho três TIC17RGTi simples e tenho neles tanto a alimentação de energia da geladeira quanto da lâmpada de aquecimento no mesmo equipamento e usando o mesmo termostato, é bem simples. Nesse post o Guenther explica e até desenha o esquema para ligar ambos no TIC17, me baseei nele e fiz minhas instalações, funcionam perfeitamente.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403732


Obs: 100W é muito forte, eu uso lâmpadas incandescentes de 25W (as mais fracas que encontrei por aqui) e já acho forte demais, pretendo achar lâmpadas mais fracas ainda pro processo ser o mais lento possível. No meu caso as lâmpadas frias, tipo florescentes compactas não deram conta do recado, minha temperatura chegava ao máximo aos 21º, 22º, por isso troquei para as incandescentes.
Seguindo a lógica do frio e do calor (ar frio desce e ar quente sobe), instalei os meus cabos com as lâmpadas bem embaixo nas geladeiras, o mais longe possível do fundo dos fermentadores.


Abraço!
 

Attachments

  • TIC17_geladeira_e_lampada.jpg
    TIC17_geladeira_e_lampada.jpg
    104.4 KB · Views: 174
Legal! vou por este caminho então.
Na configuração do TIC é configurado apenas uma temperatura, que é a de resfriamento, correto?
Ex: quero começar a fermentar a 18 graus.. se a temperatura interna da geladeira está em 20, a geladeira funciona normalmente até abaixar para 18... se baixar para 17, ela desliga pelo TIC e a lampada automaticamente se acende... é isso? Só fazendo as ligaçoes dos fios o TIC já entende este esquema? Ou é necessário alguma configuração no aparelho?

Abçs! Valeu as dicas.
 
Legal! vou por este caminho então.
Na configuração do TIC é configurado apenas uma temperatura, que é a de resfriamento, correto?
Correto, deixa no resfriamento (0). Ainda não fiz o teste, mas tenho quase certeza que caso esteja temperatura ambiente muito fria, tu altera a operação (op), de "0" (frio) para muda "1" (aquecer), pois a lâmpada ligada vai prevalecer. Vou testar e depois posto aqui pra termos certeza, o inverno ta chegando né... :)

Ex: quero começar a fermentar a 18 graus.. se a temperatura interna da geladeira está em 20, a geladeira funciona normalmente até abaixar para 18... se baixar para 17, ela desliga pelo TIC e a lampada automaticamente se acende... é isso?
É isso mesmo, ele atingi a temperatura para ligar a lâmpada ou a geladeira de acordo com a temperatura (sp) e o diferencial/variação (df) setados.

Só fazendo as ligaçoes dos fios o TIC já entende este esquema? Ou é necessário alguma configuração no aparelho?

Sim, ligando os fios é pra funcionar as duas saídas.
É necessário configuração no TIC sim. Tem que ajustar a temperatura (sp) e a variação/diferencial (df) principalmente.
Eu uso uma variação bem pequena, que é o mais recomendado, uso 0,2. Com 0,2 a alternância entre um e outro é mais frequente, mas tu tem um controle fino de temperatura da tua fermentação, vale muito a pena. Por isso busco uma lâmpada mais fraca, pra o tempo entre aquecimento x resfriamento ser mais lento.

Minhas configurações aqui no TIC17:
sp = temperatura desejada
op = 0
df = 0,2
dl = 000
of = 000
lo = 000
hi = 25 (depois que comecei a utilizar lâmpadas, deixo assim por segurança, seria tipo a temperatura máxima permitida pelo TIC. Tem gente que usa 30, 105, etc. Acredito que tenha que ser no mínimo a temperatura mais alta que tu utilize)

Abraço!
 
@ferorsan, fiz o teste aqui, não precisa mudar o modo de operação entre 0 e 1. Deixa sempre no "0" (resfriamento) que ela atingi qualquer temperatura desejada, tanto calor quanto frio.

Abraço!
 
Olá pessoal. Apenas para compartilhar uma experiência. Eu sempre fermentei com temperatura controlada. Mas quinta passada comecei uma sem controle, a temperatura está variando de 10 a 20 mais ou menos, alguns dias com mais extremos.

O fermento que utilizei era de 18 a 24. Mas na real a fermentação não parou em nenhum dia. Mesmo cedinho ou a noite que estava lá nos seus 12 graus, o airlock tava mandando ver. E toda noite na medição de densidade tudo ocorrendo bem.

Esta um pouco mais lento obviamente, mas está acontecendo numa boa.

Não estou dizendo q é certo ou errado, mas eu particularmente estou menos preocupado que minha Ale não iria fermentar.

Usei a quantidade corretíssima de fermento, seguindo recomendações deste fórum.

Abraço
 
Olá pessoal. Apenas para compartilhar uma experiência. Eu sempre fermentei com temperatura controlada. Mas quinta passada comecei uma sem controle, a temperatura está variando de 10 a 20 mais ou menos, alguns dias com mais extremos.

O fermento que utilizei era de 18 a 24. Mas na real a fermentação não parou em nenhum dia. Mesmo cedinho ou a noite que estava lá nos seus 12 graus, o airlock tava mandando ver. E toda noite na medição de densidade tudo ocorrendo bem.

Esta um pouco mais lento obviamente, mas está acontecendo numa boa.

Não estou dizendo q é certo ou errado, mas eu particularmente estou menos preocupado que minha Ale não iria fermentar.

Usei a quantidade corretíssima de fermento, seguindo recomendações deste fórum.

Abraço

Dois pontos:
- Se você mediu a temperatura ambiente só, isso não quer dizer tanta coisa, fermentação gera calor e 20l de cerveja não desce tão rápido assim;
- Airlock também não quer dizer muita coisa visto que é possível ele funcionar por dias após a fermentação parar.

Ninguém ia te dizer que definitivamente não ia fermentar se vc tivesse dito que ia fazer isso, a questão é que a levedura se comporta de formas diferentes em diferentes temperaturas e essas variações muito altas fazem com que elas tenham que se focar em proteger suas membranas do choque térmico, tirando o foco do principal, que é a fermentação.
 
Dois pontos:
- Se você mediu a temperatura ambiente só, isso não quer dizer tanta coisa, fermentação gera calor e 20l de cerveja não desce tão rápido assim;
- Airlock também não quer dizer muita coisa visto que é possível ele funcionar por dias após a fermentação parar.

Ninguém ia te dizer que definitivamente não ia fermentar se vc tivesse dito que ia fazer isso, a questão é que a levedura se comporta de formas diferentes em diferentes temperaturas e essas variações muito altas fazem com que elas tenham que se focar em proteger suas membranas do choque térmico, tirando o foco do principal, que é a fermentação.

É, isso ai!
Como você disse, a fermentação gera calor! E depois que ela começou, se a temperatura ambiente baixar, como aconteceu, não parou e nem reduziu muito a eficiência da minha fermentação, pouca coisa mais lenta.

Eu escrevi o post compartilhando a minha preocupação - pessoal - pois eu achava que a fermentação ia parar, pois foi isso que aprendi no meu curso básico anos atrás. Mas nunca tinha fermentado a temperatura ambiente em épocas de mais frio.

E sobre os malefícios/riscos dessa variação de temperatura, concordo absolutamente.

Agora, sobre o airlock continuar funcionando mesmo após parar a fermentação, isso realmente está ocorrendo, e é novidade pra mim! Outras vezes eu não reparei, também porque agora o fermentador está quase cheio (mais de 90%), e normalmente o headspace do meu fermentador é grande, preencho uns 70% dele só.

Abraços
 
Agora, sobre o airlock continuar funcionando mesmo após parar a fermentação, isso realmente está ocorrendo, e é novidade pra mim! Outras vezes eu não reparei, também porque agora o fermentador está quase cheio (mais de 90%), e normalmente o headspace do meu fermentador é grande, preencho uns 70% dele só.

Não quer dizer nada isso. Se tá sofrendo grandes variações de temperatura pode ser simplesmente que o airlock esteja borbulhando pra dentro e para fora de acordo com as mudanças. Talvez vc não esteja vendo borbulhar pra dentro porque normalmente esfria de noite e esquenta de dia.

Abraço
 
@ferorsan, fiz o teste aqui, não precisa mudar o modo de operação entre 0 e 1. Deixa sempre no "0" (resfriamento) que ela atingi qualquer temperatura desejada, tanto calor quanto frio.

Abraço!

Precisa mudar o modo de operação sim.

Quando esta configurado para resfriamento ele vai ligar quando a geladeira esquentar demais e quando estiver em modo aquecimento ela vai ligar quando esfriar demais.

Por exemplo: Set Point 18ºC com DF 0,2ºC no modo resfriamento a geladeira vai ligar quando chegar a 18,2ºC e no modo aquecimento ela ligaria a lampada em 17,8ºC. Se tu deixares em modo resfriamento e a geladeira baixar muito a temperatura ela não vai ligar a lampada.

Eu sou de Porto Alegre e nunca precisei instalar nada na geladeira, como a geladeira tem um isolamento térmico muito bom eu acabo só usando um secador de cabelo quando quero aumentar a temperatura, depois de chegar na temperatura desejada ela dificilmente abaixa.
 
Inverno é complicado. Aqui em Curitiba, de madrugada a temperatura desce abaixo dos 10, e de dia chega aos 18-19.

Brassei uma DIPA esse domingo. Inoculei 3 pacotes de US-05 a 24 graus, desci a temperatura do liquido a 16 graus na geladeira, tirei da mesma e deixei fermentando a temperatura ambiente para fazer um teste. Estou deixando a temperatura subir lentamente sozinha, comecei com 16,4 e em 36 horas subiu para 17,1. O balde está isolado termicamente então acho muito difícil essa temperatura descer. Vou mantendo assim e acho que vai dar tudo certo. Fermentação começou em temperatura bem baixa (16) e não creio que passe dos 18 em 3-4 dias, assim sendo acredito que ficará muito boa.
 
Precisa mudar o modo de operação sim.

Quando esta configurado para resfriamento ele vai ligar quando a geladeira esquentar demais e quando estiver em modo aquecimento ela vai ligar quando esfriar demais.

Por exemplo: Set Point 18ºC com DF 0,2ºC no modo resfriamento a geladeira vai ligar quando chegar a 18,2ºC e no modo aquecimento ela ligaria a lampada em 17,8ºC. Se tu deixares em modo resfriamento e a geladeira baixar muito a temperatura ela não vai ligar a lampada.

Eu sou de Porto Alegre e nunca precisei instalar nada na geladeira, como a geladeira tem um isolamento térmico muito bom eu acabo só usando um secador de cabelo quando quero aumentar a temperatura, depois de chegar na temperatura desejada ela dificilmente abaixa.

@Luz, não precisa mudar a operação não... Do jeito que eu utilizo, SEMPRE a geladeira ou a lâmpada estarão ligadas, SEMPRE, ou seja ela vai esfriar (ou esquentar) até o set point, desliga o Na e liga o Nf (ou o inverso) onde esta a lâmpada (ou a geladeira) e automaticamente começa a esquentar (ou esfriar).
Pensei que tu tivesse testado pra dar a tua opinião contestando a minha, mas tu se quer utiliza esse método, como disseste...
 
@Luz, não precisa mudar a operação não... Do jeito que eu utilizo, SEMPRE a geladeira ou a lâmpada estarão ligadas, SEMPRE, ou seja ela vai esfriar (ou esquentar) até o set point, desliga o Na e liga o Nf (ou o inverso) onde esta a lâmpada (ou a geladeira) e automaticamente começa a esquentar (ou esfriar).
Pensei que tu tivesse testado pra dar a tua opinião contestando a minha, mas tu se quer utiliza esse método, como disseste...

Ata entendi agora, achei que estava usando somente a lampada e na entrada NA
 
Galera. Hoje sp com 18 graus e estou usando lampada pra chegar as 25.

Duvida

A luz nao vai interferir na cerveja?
 
Pessoal vi nas configurações postadas aqui do tic 17 que ninguém configura o parâmetro DL (tempo de retardo). Ele é super importante para prolongar a vida útil do compressor.
 
Galera. Hoje sp com 18 graus e estou usando lampada pra chegar as 25.

Duvida

A luz nao vai interferir na cerveja?

Bom dia @Mauro_francoso.
Amigo, depende do tipo de fermentador que estiveres utilizando. Se for transparente (tipo bombona de água mineral 20 litros por exemplo) pode SIM afetar, mas caso seja bombonas, baldes brancos ou escuros, sem problema algum, não vai prejudicar em nada. Eu só te aconselho a por a lâmpada na parte mais baixa da geladeira, o mais longe possível do fundo do fermentador, na página anterior tem uma foto de como utilizo aqui.
Abraço!
 
Pessoal vi nas configurações postadas aqui do tic 17 que ninguém configura o parâmetro DL (tempo de retardo). Ele é super importante para prolongar a vida útil do compressor.

Você pode explicar melhor como funciona isso? :)
 
Se vc gruda o sensor no fermentador, ou usa um poço termométrico, o delay será maior do que aquele que vc provavelmente irá configurar.

Nas minhas fermentações a temperatura sempre se mantém por um tempo razoável. Se vc não gruda o sensor e o deixa solto na geladeira ou imerso em outro líquido, está fazendo errado.

De qualquer forma pode setar um delay aí se vc tá com receio, vai fazer pouca diferença... mas é bem útil até em casos de queda de luz.

Abraço
 
Referente ao dL do TIC-17, para evitar o encurtamento da vida útil do compressor, em teoria a geladeira não pode dar partida antes de 4min após ter sido desligada. Então, como o Tiago já falou, basta fixar corretamente o sensor de temperatura que não haverá problemas, uma vez que o líquido jamais terá oscilações bruscas de temperatura.
 
Referente ao dL do TIC-17, para evitar o encurtamento da vida útil do compressor, em teoria a geladeira não pode dar partida antes de 4min após ter sido desligada. Então, como o Tiago já falou, basta fixar corretamente o sensor de temperatura que não haverá problemas, uma vez que o líquido jamais terá oscilações bruscas de temperatura.

Concordo. Eu quase queimei uma geladeira porque não tinha configurado o Delay e o sensor estava porcamente colado no fermentador, a combinação das duas coisas fez o motor superaquecer e a geladeira desligar por horas.

Hoje uso um poço termométrico e as variações de temperatura são bem menores e nem precisaria usar o delay, mas mesmo assim deixo em 120 segundos. Posso até abrir a porta da geladeira por 1 ou 2min e a temperatura nem se mexe.

Abraço
 
Em minha geladeira acontece o que o keller disse. Demora muito pra variar a temperatura. Coloquei ,5 grau de variacao. Demorou umas 4 horas pra ligar novamente.
 
Você pode explicar melhor como funciona isso? :)

É bem o que o Tiago falou @alemonez. Porém eu acho válido alertar para tal problema, pois pode danificar o compressor. Concordo que se o sensor estiver muito bem instalado esse parâmetro de configuração (DL) irá fazer pouca diferença. Mas eu prefiro chamar a atenção para tal fato porque acredito ser de extrema importância saber como funciona os nossos equipamentos para entender o seu funcionamento para não apenas entrar aqui no fórum ler um tópico sobre termostato e repetir em casa sem saber o porque da configuração de tais parâmetros. Essa foi uma dificuldade que tive, pois muitas coisas ditas aqui no fórum são "ditas" sem uma explicação.
 
Back
Top