precisão na FG?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leonardo Mantoani

Active Member
Joined
Sep 16, 2018
Messages
34
Reaction score
14
Location
videira
Olá amigos

costumo montar minhas próprias receitas, sempre baseadas em receitas já existentes. altero uma coisa aqui e outra ali. e por isso percebi q não me importo muito com a FG,
já que não rola a preocupação de 'cravar' como está numa receita original.

quando vocês fazem baseadas em receitas existentes, e a FG esperada é de 1010 por exemplo, e atenuou em 1014, vocês tem a preocupação de
fazer essa correção? vale a pena fazer?
 
vocês tem a preocupação de
fazer essa correção? vale a pena fazer?
Particularmente, eu procuro corrigir a FG nas brassagens subsequentes a fim de atingir o esperado, para poder jogar com aspectos como: corpo, secura, açúcar residual, subprodutos, etc... Contudo, às vezes presto mais atenção em correções no grist ou outros aspectos da mostura para depois dar maior atenção ao nível de atenuação, já que não é comum ficar "longe demais", desde que a fermentação tenha sido saudável.
 
Você usa algum software pra montar essas receitas ? Ou simplesmente tenta fazer uma parecida com a receita pronta ?

Se você faz por sua conta mesmo... tem a chance de você ter alterado algo que alterou a FG. Daí não tem que se apegar muito mesmo.
Se você usa um software, teoricamente a FG foi calculada pelo software e deveria bater. Daí... a maior preocupação se não bater... seria que houve algum erro de processo (temperatura de mostura, quantidade de levedura... etc).

A maior preocupação não seria em corrigir o problema nesta cerveja...
Mas sim em descobrir qual o motivo de não ter atendido a FG prevista. Descobrir se é erro de processo ou de configuração de equipamento, por exemplo.
 
Back
Top