Pra quem ta usando Mangrove Jack

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Scaranello

Well-Known Member
Joined
Sep 18, 2013
Messages
230
Reaction score
95
Cervejeiros!

Não sei se já rolou por aqui esse documento, mas achei ele por ai lendo o homebrewtalk norte americano e vi que tem muito mais informação do que no site (não vi se esse manual ta no site também rsrsrs)

Mas o que mais me chamou atenção nesse manual e também nos tópicos do homebrewtalk USA, é sobre a cepa belga M27. Estou prestes a usá-la por isso busquei alguma info dela, além do que já tem postado por aqui.

Os grandes mestres Guenther, Paulo, Thiago, sempre alertam sobre o início da temperatura de fermentação que mesmo sendo brejas belgas é necessário começar baixo, a 18oC.

Porém, parece que andaram tendo problemas com fermentação abaixo de 26oC com essa cepa belga da Mangrove. Há vários relatos no fórum norte americano que a fermentação simplesmente não desenrolava, empacava, o resultado não era o esperado (de perfil sensorial), etc., quando fermentado a baixa temp. No PDF que estou anexando aqui também tem detalhes sobre isso. Parece consenso começar a 26oC a fermentação, para um resultado satisfatório balanceado entre atenuação, fenólicos e frutados!
Um trecho dele:

"The Belgian Ale Yeast strain is a long slow
fermenter especially at very high gravities
producing a moderately light krausen that
never threatens to overflow the fermenter.
A fairly long lag phase is typical and can
extend to a full 24 hours after pitching,
primary fermentation will build in intensity
and temperature after this period while never
threatening to get out of hand, wort of 1.050
can be at 1.010 in 7 days but this strain will
ferment down to between 1.002 and 1.005 so
care must be taken at bottling. This strain has
an extremely high alcohol tolerance up to 14%
abv although this can take as long as a month
to finish. Warmer fermentation temperatures
of 79-90 °F (26-32 °C) are recommended when
brewing with this strain to avoid sluggish or
stalled fermentations and to produce more
expressive beers."

Desculpe o post grande, mas o que vcs acham?
 
Eu usei esse numa belgian pale ale e não tive problema algum... muito pelo contrário...

fermentei a 18C pra ficar mais neutro, fermentou rápido e atenuou até 1.005.

só achei que ficou muito esterificado puxado pro apimentado/condimentado e não me agradou muito...

mas da fermentação em si não tenho o que reclamar...
 
Obrigado pela informação Leosardinha!

A discussão era exatamente essa. Tinha muita gente interessada em perfil mais esterificado com notas frutadas quando buscaram essa levedura e a conclusão geral era que pra ficar balanceado ésteres frutados com os fenolicos mais codimentados e apimentados a fermentação não podia ser a temperatura muito baixa porque favorece mais os condimentados. Pra poder balancear e até sobrepor teria que se fermentar um pouco mais quente.

Vamos ver, estou tendendo a utilizá-la a uma temperatura um pouco mais alta, mas também nem tanto... penso em começar a 20oC talvez!

Se alguem tiver ais info, será ótimo!
 
Usei essa cepa recentemente numa belgian blond e gostei do resultado.
Também fiquei receoso em começar a fermentar a 26º, então comecei em 20º. No primeiro dia a fermentação já apresentava muita atividade, então no segundo dia deixei que subisse naturalmente aos 26º.
No final de 5 dias minha medição apresentou uma leitura de 1.006.
Gostei bastante do resultado.
 
Usei o M27 final de semana para uma Blonde Ale, reidratei ele normalmente e iniciei a fermentação a 20ºC... um dia depois airlock estava funcionando a toda.
 
Eu usei o M27 pela primeira vez há algumas semanas, começando em 20 e terminando em 32°C (subindo 4°C por dia). Resultado bastante satisfatório, tanto em atenuação quanto em sabor.
 
Parceiros,

Muito obrigado pelas respostas e trocas de informações

Vou seguir nessa também, planejo começar a 20oC e ir subindo lentamente.

Vou manter vocês informados

Atualmente estou fermentando uma Pale Ale com o M44, west coast

Assim que tiver algo eu posto também.

Abraço!
 
Parceiros,

Muito obrigado pelas respostas e trocas de informações

Vou seguir nessa também, planejo começar a 20oC e ir subindo lentamente.

Vou manter vocês informados

Atualmente estou fermentando uma Pale Ale com o M44, west coast

Assim que tiver algo eu posto também.

Abraço!

Scararanelo, eu tem estou fermentando uma Ale com M44. Deixei 7 dias a 17 grau, subi para 24 grau durante 2 dias e agora está maturando a 1grau.

E vc, como fez as rampas da fermentacao?

Sds,

Fabiano
 
Fala Fabiano

Eu fiz uma infusão simples a 68oC, direto, 1h30. Baixou muito pouco a temp, baixou até 66.5oC depois de 1h30, porque fiz aqui no meus pais em S.J. Rio Preto e a coisa ta fervendo aqui!

Como vi que essa cepa tem esse perfil de atenuar muito, até um pouco mais do que sua similar a US-05, decidi fazer o mash mais alto pra nao ficar tão seca.

Eu to no 3o dia ainda, a 18oC.

Como está sua atenuação????
 
Scaranello, e em relação às temperaruras de fermentacao, qual perfil utilizou?

Em relação à atenuação, eu não consegui medir, pois o meu refratômetro está descalibrado e tinha emprestado o meu hidrometro. Sensorialmente, ela está levemente adocicada, mas credito ao Carahell e perfil de mostura a 69°C.

Sds,

Fabiano
 
Eu inoculei o fermento a 26oC, que já estava na geladeira, e em algumas poucas horas já tinha baixado pra 18oC. E assim ficou até agora, está no terceiro dia ainda.

A quantidade de células eu não tenho muita idéia, de acordo com as calculadoras de starter acho que foi uns 240bi. Tinha um pacote que estava a muito tempo guardado, por isso fiz um starter. Fiz com 2L de mosto e descartei o sobrenadante. Inoculei +- uns 900 ml entre borra e mosto de extrato.
A cerva é uma que batizei como Light German Pale Ale heheheheheh
Só malte Pale alemão e lúpulo alemão tbm, baixisssimo amargor... ó o fermento é forasteiro.

Vou mantendo vcs informado!
 
Back
Top