Pouco corpo na cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabrieltell

Member
Joined
Aug 13, 2013
Messages
14
Reaction score
2
Bom dia, pessoal.
Eu e meus amigos estamos em nossa segunda brassagem e o fórum nos foi realmente útil pra sanar nossas dúvidas de principiantes!

Bom, nas duas brassagens fizemos uma Pale Ale e em ambas podemos constatar uma falta de corpo na cerveja, com pouca presença do malte no sabor dela, como se fosse, numa comparação chula, uma água gaseificada sabor cerveja (haha).

Gostaria que o vocês me apontassem possíveis causas pra que isso ocorra.
Desde já agradeço!
 
Detalhe sua receita e as temperaturas de mosturacão. Fica mais fácil dar opinião com esses dados
Abs
 
Bom também detalhar teus procedimentos... Leituras de densidade, principalmente..
 
Bom dia, pessoal.
Eu e meus amigos estamos em nossa segunda brassagem e o fórum nos foi realmente útil pra sanar nossas dúvidas de principiantes!

Bom, nas duas brassagens fizemos uma Pale Ale e em ambas podemos constatar uma falta de corpo na cerveja, com pouca presença do malte no sabor dela, como se fosse, numa comparação chula, uma água gaseificada sabor cerveja (haha).

Gostaria que o vocês me apontassem possíveis causas pra que isso ocorra.
Desde já agradeço!
Cara, como já disseram, sempre que descrever um problema é interessante acompanhar a descrição das informações como densidade inicial (OG), maltes, etc.

De qualquer forma, já antecipando, o corpo da cerveja está diretamente atrelado à temperatura de mosturação, quantidade de maltes, e tipo de maltes.

Ou seja, é bem possível que sua cerveja seja realmente uma receita projetada para ser leve, ou talvez tenha obtido uma eficiência muito baixa, gerando uma OG mais baixa que o esperado, ou que tenha usado temperatura muito baixa de mosturação, gerando uma quantidade de açúcares não fermentáveis bem baixa para uma cerveja que já seja fraca.

No geral, procurando um equilíbrio, é interessante usar temperaturas mais altas de mosturação para cervejas que já são bem fracas de OG e usam poucos maltes especiais, e pra cervejas com muito malte, fortes, é interessante tentar mosturá-las mais baixo, pois elas já terão tendência de ficar encorpadas ou doces pela quantidade de malte.

Abraço,
 
Cara, como já disseram, sempre que descrever um problema é interessante acompanhar a descrição das informações como densidade inicial (OG), maltes, etc.

De qualquer forma, já antecipando, o corpo da cerveja está diretamente atrelado à temperatura de mosturação, quantidade de maltes, e tipo de maltes.

Ou seja, é bem possível que sua cerveja seja realmente uma receita projetada para ser leve, ou talvez tenha obtido uma eficiência muito baixa, gerando uma OG mais baixa que o esperado, ou que tenha usado temperatura muito baixa de mosturação, gerando uma quantidade de açúcares não fermentáveis bem baixa para uma cerveja que já seja fraca.

No geral, procurando um equilíbrio, é interessante usar temperaturas mais altas de mosturação para cervejas que já são bem fracas de OG e usam poucos maltes especiais, e pra cervejas com muito malte, fortes, é interessante tentar mosturá-las mais baixo, pois elas já terão tendência de ficar encorpadas ou doces pela quantidade de malte.

Abraço,

Temperaturas muito altas na fermentação não poderiam estar acarretando nisso?
 
Bom, vou falar da segunda brassagem, proque a primeira não conseguimos medir OG/FG porque um imbecil quebrou o densímetro antes disso na hora de lavar. Talvez tenha sido eu.

Bom, a segunda Pale Ale foram 4kg de Pilsen e 1kg de Carared.
Mosturação com 14L à 67~68 graus.
Lavagem com 21lL.
OG 1,055
FG 1,016

Dentro do esperado pra uma Pale Ale, não?
 
Como sempre, Guenther já listou as variáveis mais pertinentes. Se fosse uma FG muito baixa, uma levedura selvagem e/ou contaminação também poderia agir dessa forma.
Não entendi o comentário sobre uma "segunda brassagem", mas uma FG de 1,016 é um pouco acima da esperada; portanto a reclamação deveria ser de MUITO corpo e/ou doçura (embora o Jamil insiste que essas são duas coisas diferentes). E não tem pouco malte cristal, mesmo para uma pale ale. gabrieltell, pode explicar melhor essa segunda brassagem? Usou quantas IBUs na receita?
 
Temperaturas muito altas na fermentação não poderiam estar acarretando nisso?
Não. Temperatura alta acarreta, além de vários off-flavors, numa atenuação mais completa, mas não termina com o corpo da cerveja que é predominantemente causado pela quantidade de açúcares NÃO fermentáveis.

Abraço,
 
Bom, vou falar da segunda brassagem, proque a primeira não conseguimos medir OG/FG porque um imbecil quebrou o densímetro antes disso na hora de lavar. Talvez tenha sido eu.

Bom, a segunda Pale Ale foram 4kg de Pilsen e 1kg de Carared.
Mosturação com 14L à 67~68 graus.
Lavagem com 21lL.
OG 1,055
FG 1,016

Dentro do esperado pra uma Pale Ale, não?
Cara, muito provável que isso seja questão de gosto mesmo, pois a FG até foi alta. Ou seja, o corpo deve estar e acordo para uma cerveja de 1055. Se quiser algo mais encorpado, mire nos 1064 de OG.. por aí. É difícil fazer uma cerveja nos 105X encorpada, pois muitas vezes fica doce.

Abraço!
 
Acho que entendi, galera.
Obrigado!
Continuem sempre dando essa força pra quem tá começando!
 
Quebrar o densímetro é muito fácil mesmo. Para quem usa e não quebrou um ainda, usou e guardou no estojo.
 

Latest posts

Back
Top