Postmix com oxidação interna

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kidh0

Well-Known Member
Joined
Mar 31, 2014
Messages
71
Reaction score
19
Buenas, recentemente comprei um postmix usado, daqueles que demoram para vir pela transportadora e geralmente chegam em estado lastimável.
Bom, tirando que parece que ele voltou da guerra, por dentro notei que ele está com uma parte com um arranhado, como se tivesse sido lixado e nessa parte ele tem oxidação.

Tem solução isso ? Alguém já passou por problema semelhante ?
 
Buenas, recentemente comprei um postmix usado, daqueles que demoram para vir pela transportadora e geralmente chegam em estado lastimável.
Bom, tirando que parece que ele voltou da guerra, por dentro notei que ele está com uma parte com um arranhado, como se tivesse sido lixado e nessa parte ele tem oxidação.

Tem solução isso ? Alguém já passou por problema semelhante ?

Já tive problema de ferrugem em postmix... removi com ácido fosfórico. Não lembro a concentração, mas não era baixa...

O ácido fosfórico não é muito forte em comparação aos ácidos que profissionais da área usam pra remover impurezas, incluindo ferrugem, da superfície dos metais (ex. ácido sulfurico) mas é o que eu tinha à mão e resolvi testar... acabou dando certo.

Deixei o postmix inclinado em uma posição em que a parte com ferrugem ficasse submersa no ácido. Ficou umas 24h eu acho.

Se for mancha leve de ferrugem às vezes uma boa escovada ou deixar de molho no vinagre pode resolver também, mas este é bem mais fraco.

Abraço
 
Parece ser uma ferrugem leve, pois passo uma esponja e sai, mas volta no outro dia. Uma solução de vinagre resolveria ?

Onde se compra ácido fosfórico ?

Já tive problema de ferrugem em postmix... removi com ácido fosfórico. Não lembro a concentração, mas não era baixa...

O ácido fosfórico não é muito forte em comparação aos ácidos que profissionais da área usam pra remover impurezas, incluindo ferrugem, da superfície dos metais (ex. ácido sulfurico) mas é o que eu tinha à mão e resolvi testar... acabou dando certo.

Deixei o postmix inclinado em uma posição em que a parte com ferrugem ficasse submersa no ácido. Ficou umas 24h eu acho.

Se for mancha leve de ferrugem às vezes uma boa escovada ou deixar de molho no vinagre pode resolver também, mas este é bem mais fraco.

Abraço
 
Parece ser uma ferrugem leve, pois passo uma esponja e sai, mas volta no outro dia. Uma solução de vinagre resolveria ?

Onde se compra ácido fosfórico ?

Então acho que vale a pena a tentativa com o vinagre...

O ácido fosfórico eu comprei em uma loja de produtos pra laboratório aqui na minha cidade. Mas se for manipular ele, cuidado e use luvas.

Existem alguns produtos prontos, removedores de ferrugem, que se compra em ferragens. Essa alternativa deve ser até melhor do que comprar um litro de ácido especialmente pra isso, e depois ter que manipular ele. Teria que ver se pode usar ou se tem algum específico pra inox.
 
Então, estava vendo alguns produtos que são removedores de oxidação para inox, mas queria tentar alguma coisa menos "agressiva" antes.
A principio, usando o vinagre, ele remove a oxidação e não volta?
 
Então, estava vendo alguns produtos que são removedores de oxidação para inox, mas queria tentar alguma coisa menos "agressiva" antes.
A principio, usando o vinagre, ele remove a oxidação e não volta?

Não sei... mas é simples testar.
 
Estranho a ferrugem "voltar" logo no dia seguinte, afinal o negócio é inoxidável. Sei que a qualidade do inox influencia mas enferrujar em apenas um dia é muito estranho, já peguei desses postmix usados depois que limpei e sequei a ferrugem não voltou.
De qualquer forma limão, assim como o Vinagre que o Tiago falou, ajuda a remover. Eu removi com limão e sal, molhei uma esponja com essa solução e esfreguei pra tirar. Tem que enxaguar bem pois o sal acelera a oxidação.
 
Também tenho um com ferrugem dentro, alguém sabe me dizer se essa ferrugem seria a mesma que fica quando fazem solda? Mandei soldar uma chapinha em cima de um buraco e o contorno da chapa do lado interior tá cheio de ferrugem.
 
Também tenho um com ferrugem dentro, alguém sabe me dizer se essa ferrugem seria a mesma que fica quando fazem solda? Mandei soldar uma chapinha em cima de um buraco e o contorno da chapa do lado interior tá cheio de ferrugem.

Bom... foi exatamente esse meu problema de ferrugem.

Meu postmix tinha um buraco feito intencionalmente, mandei soldar e enferrujou na solda, por dentro. Foi nesse episódio que removi com o ácido fosfórico. Faz muito tempo já, eu não lembro se cheguei a tentar com vinagre primeiro. Se vc não tem ácidos à mão, acho mais pratico buscar um removedor de ferrugem pra inox direto.

Abraço
 
Hoje consegui tirar uma foto do local.

Hoje pela manhã passei uma esponja com vinagre e saiu toda a ferrugem. Vou ver como vai estar a noite quando eu chegar em casa.
 

Attachments

  • Photo 10-02-16 10 18 57.jpg
    Photo 10-02-16 10 18 57.jpg
    137.6 KB · Views: 145
  • Photo 10-02-16 10 19 08.jpg
    Photo 10-02-16 10 19 08.jpg
    147.3 KB · Views: 150
Notícias do front. Passar vinagre com uma esponja parece ter removido 95% da oxidação. O que ficou agora são dois pontos minimos que vou dar uma esfregada extra para ver se eles saem e não voltam mais.
 
Bom... foi exatamente esse meu problema de ferrugem.

Meu postmix tinha um buraco feito intencionalmente, mandei soldar e enferrujou na solda, por dentro. Foi nesse episódio que removi com o ácido fosfórico. Faz muito tempo já, eu não lembro se cheguei a tentar com vinagre primeiro. Se vc não tem ácidos à mão, acho mais pratico buscar um removedor de ferrugem pra inox direto.

Abraço
Tenho acesso a ácido nítrico e peracetico, mas acho que vou tentar o vinagre primeiro também, valeu Tiago.
 
Back
Top