Post-mix em Chopeira!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pitangui-cristiano

Active Member
Joined
Jan 30, 2014
Messages
29
Reaction score
5
Pessoal, boa noite!

Tenho uma chopeira Memo Ice Fort I com 24 metros de serpentina. Esse fim de semana, servi uma Weiss do Post-mix que estava estabilizado em 3kgf/cm2 à temperatura ambiente (me lembro que li no Fórum que à temperatura ambiente, a pressão deveria estar estabilizada entre 2,5 a 3,0 kgf/cm2).

Pois bem, na hora de servir tirei toda a pressão do barril e usei a sugestão no manual da chopeira (e de outras) que a pressão de entrada no barril deveria estar entre 2 a 2,5 kgf/cm2. Essa pressão para mim se mostrou muito forte, resultando apenas em espuma no bico da chopeira (embora regulasse a vazão da torneira italiana). Meu melhor resultado foi com 1 kgf/cm2 de pressão na entrada do barril. Mesmo assim, o chopp ainda saia com mais espuma do que o ideal (creio que meu resultado ficou uns 70% do ideal para se tirar um chopp). Dava para ver que a esta pressão existiam bolhas (espuma) na linha que sai do barril e entra para a chopeira. Suspeito que isso possa ter acarretado a saída ainda não 100% no chopp no bico da torneira!

Alguém aqui do Fórum já utilizou uma chopeira com um Post-mix à temperatura ambiente? Como foi o resultado? Gostaria de "roubar" uma pouco esta experiência de vocês já que foi a minha primeira vez com este equipamento.

Obrigado!

Abs!
 
Até onde eu sei, quando tua ceva ja ta carbonatada tu precisa colocar a pressão somente o suficiente para extração do chopp, pois essa pressão depende de algumas váriaveis como linha, temperatura etc.

Então tu poderia baixar tua pressão no mínimo para sair um chop em uma vazão boa e sem espuma, não tem mistério.
 
Até onde eu sei, quando tua ceva ja ta carbonatada tu precisa colocar a pressão somente o suficiente para extração do chopp, pois essa pressão depende de algumas váriaveis como linha, temperatura etc.

Então tu poderia baixar tua pressão no mínimo para sair um chop em uma vazão boa e sem espuma, não tem mistério.

Oi Fagner, boa noite!

Obrigado pela resposta.

A questão é que se a pressão fosse menor que 1kgf/cm2, como coloquei, o chopp saia ainda mais espumado.

Creio que a pressão de entrada deva ser configurada levando-se em consideração a extensão da linha (comprimento da mangueira de entrada da chopeira + comprimento da serpentina) devido ao atrito das mesmas com o chopp (arrasto?).

Mas posso estar falando bobagem, por isso o de eu querer escutar os mestres ... ;-)

Abs!
 
Cara, tudo isso depende de um MONTE.......... MONTE de fatores.

Primeiro.... quer fazer as coisas certo? Então....... calcule.

Exemplo, use uma calculadora: http://www.brewersfriend.com/keg-carbonation-calculator/

Nessa calculadora você seleciona a temperatura, e a quantidade de volumes de carbonatação que quer. Na tela, abaixo, há inclusive uma sugestão de pressão para cada estilo.

Ou seja, você coloca a temperatura da cerveja, o nível de carbonatação que deseja, e ele te diz a pressão em PSI que desejada (1kg de pressão fica em torno de 14,5 PSI).

Ou seja, primeiro de tudo, tua cerveja tá bastante carbonatada. Não quer dizer que esteja errada, mas quando mais carbonatada, mais cuidado é preciso para conseguir servir perfeito.

---

Bom, eu pergunto a todos vocês........ quando há pressão de CO2 sobre um líquido, uma parte do CO2 se dissolve nele até que a pressão de CO2 sobre o líquido não tenha mais força de dissolver mais CO2 ainda........... o que faz liquido e head-space entrarem num equilíbrio.

Muito bem, a partir dai............ agora pensando calmamente.............. o que faz....... o CO2....... não se desprender do liquido? A pressão exercida sobre o liquido.

Isso quer dizer que com o barril fechado....... pode sacudir ele que não vai espumar.

Agora, no momento que baixar a pressão do barril, o que acontece? Acontece que o liquido já não sobre mais a pressão que antes............. e o CO2 consegue se soltar do líquido.

Looooooooogo? Esse é o princípio de contra pressão, ou seja, pra não espumar, o líquido dentro do barril e NA LINHA DA CHOPEIRA precisa estar SEMPRE sofrendo uma pressão PELO MENOS IGUAL AO QUE FOI CARBONATADO, ou maior. Isso faz com que o CO2 não se solte do liquido porque a pressão sobre a cerveja não deixa.

Resumindo....... com a cerveja quente......... carbonatou e estabilizou o barril em 3kg? O certo é usar pelo menos 3kg pra servir.

Agora..... ainda tempos outros complicadores nessa história como tipo de torneira, tipo de conexão, etc, pois muitas vezes a cerveja no final da linha já está sob uma pressão menor, e devido a conexões que mexem com o líquido muito violentamente na hora de servir.

Barril já gelado? Aí e coisa facilita.

Líquido que já está gelado é mais difícil de espumar, porque a temperatura faz as moléculas da cerveja se movimentarem mais lentamente, e isso faz com que o índice de choques entre elas faça menos CO2 se desprender.

Nesse caso, é possível usar uma grande variedade de pressões e comprimentos de mangueira para conseguir servir e manter a cerveja carbonatada apropriadamente.

Abraço,
 
Resumindo....... com a cerveja quente......... carbonatou e estabilizou o barril em 3kg? O certo é usar pelo menos 3kg pra servir.

Agora..... ainda tempos outros complicadores nessa história como tipo de torneira, tipo de conexão, etc, pois muitas vezes a cerveja no final da linha já está sob uma pressão menor, e devido a conexões que mexem com o líquido muito violentamente na hora de servir.

Abraço,

Olá Guenther, boa noite!

Obrigado pela resposta clara e objetiva!

Está aí, esta pressão eu não tentei! ;-)

Pelo raciocínio podemos concluir então que a sugestão de pressão nos manuais das chopeiras é de 2 a 2,5 kgf já que a grande maioria dos chopes (inclusive os de grandes cervejarias) ficam estabilizados no barril mais ou menos nessa pressão considerando temperatura ambiente .... Mas no nosso caso, temos mesmo que igualar a pressão de serviço à pressão estabilizada e, a partir daí, fazer ajustes finos...

Abs!
 
Olá Guenther, boa noite!

Obrigado pela resposta clara e objetiva!

Está aí, esta pressão eu não tentei! ;-)

Pelo raciocínio podemos concluir então que a sugestão de pressão nos manuais das chopeiras é de 2 a 2,5 kgf já que a grande maioria dos chopes (inclusive os de grandes cervejarias) ficam estabilizados no barril mais ou menos nessa pressão considerando temperatura ambiente .... Mas no nosso caso, temos mesmo que igualar a pressão de serviço à pressão estabilizada e, a partir daí, fazer ajustes finos...

Abs!

A quem interessar!

Tinha outro barril de Old Ale estabilizado a pressão de 2,3 kgf/cm2 à temperatura ambinete (uns 22 C). Não retirei a pressão do barril e coloquei a pressão do regulador à 2,5 kgf/cm2, pressurizando a mangueira de gás. Encaixei a mangueira direto no barril a esta pressão. Resultado: chopp perfeito, profissional, modéstia à parte!! Lembro que a chopeira tem torneira italiana, então você consegue calibrar a vazão - para a calibragem, não perdi mais que meio copo!

Abs a todos!
 
Back
Top